Dureza de amortecedor - o que fazer

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Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor papalegua » 05 Nov 2006, 22:10

Como todos sabem os amortecedor podem varia de mole a duro. Isto significa que podemos mecher na mola, no êmbolo interno ou na viscosidade do silicone para alcançar o ajuste desejado.
Minha pergunta é a seguinte, se quiser por exemplo endurecer um amortecedor devo mecher apenas na mola ou também em êmbolo e silicone?

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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor bugnet » 05 Nov 2006, 22:44

a do amortecedor não tem influencia a mola, provavelmente fique mais por conta da viscosidade do silicone, e embolo usado, a função da mola é outra !


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor denis.roschel » 06 Nov 2006, 06:50

Na minha opinião, quando você muda uma coisa tem que mudar a outra...

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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor rgaluzzi » 06 Nov 2006, 14:34

Amortecedor é um fator crucial no bom acerto do carro.
molas mais moles requerem amortecedores mais moles,e molas mais duras requerem amortecedor mais duro, isso é o certo
Acontece que conjunto amortecedor,mola e embolo fazem parte de um todo e qualquer mudança em uma variável influi em outra,assim geralmente se muda 1 variável e se testa, mas o conjunto muda por inteiro.
Também existe uma vertente em se fazer mudanças muito extremas, para se sentir a diferença, pois no caso de mudar apenas 1 variável o resultado pode não ser tão aparente para pessoas pouco experientes.
Assim, toda a vez que sentir a necessidade de se mudar por exemplo o óleo do amortecedor mude tb as molas, pois o resultado será bem mais aparente,assim que chegar numa situação desejável mude um ou outro.
Uma coisa que o pessoal não dá muita atenção é se o amortedor está funcionando bem ou não, pois as pessoas as vezes acham que o óleo no interior dele não vaza nunca, isso é mentira e eu particularmente faço todas as vezes que ando.pois ele vaza e perde a ação pra mim em um dia.
Voltando ao amortecedor, imagine o carro somente com as molas, ao passar por uma ondulação,teoricamente se não houvesse amortecimento nenhum a suspensão oscilaria eternamente. a função do amortecedor neste caso é diminuir o mais rápido possível o balanço da suspensão ao passar por uma ondulação,mas não tão rápido a ponto de fazer a frente ou a traseira do carro pular,visto que a frente ou traseira parou antes da ondulação terminar,batendo os pneus na ondulação levando a frente ou traseira do carro fora do solo.assim deve-se dosar a função amortecedora até o ponto que suaviza-se a ondulação fazendo o carro não perder estabilidade direcional,mas não deixando a frente ou traseira pular
falta de amortecimento é visivel, pois o carro parece que está pulando que nem cabrito, como se fosse um carro normal rebaixado por meio de molas cortadas,excesso de amortecimento tb é visivel se seu carro ao passar por determinada ondulação pular e tirar a frente ou traseira do solo.
molas duras permitem um controle mais preciso da direção,mas pode-se começar a perder velocidade na direção,deixando o carro lento na resposta a direção
mas o fator de molas é algo que envolve muitas variáveis,e a mudança delas influi no comportamento geral do carro.
assim..diria que deve-se analisar com cuidado onde o carro está com problemas e assim decidir em endurecer a suspensão ou o amolece-la.
Teoricamente a função das molas é na verdade fazer parte do conjunto de amortecimento da suspensão..não se mexe na regulagem das molas para deixa-las mais firmes ou mais mole, isso é um erro que muita gente comete,a regulagem das molas é apenas regular a altura do carro,nada mais que isso, se vc quiser utilizar molas mais duras é necessário troca-las e não comprimi-las,ao passo que se vc quiser molas mais moles deve-se trocar as molas por uma de menor carga,e não diminuir o pre-colar de ajuste.
E falando sobre o embolo do pistão do amortecedor, este é um ajuste fino,apenas utilizado quando se quer realmente tirar uma dúvida em relação ao conjunto utilizado e que funcionava naquelas condições e hj não estão funcionando, quanto mais furos,mas fácil a passagem do pistão,assim pode-se utilizar o mesmo grau de viscosidade de óleo e ainda assim ter um amortecedor mais mole,por exemplo, se vc utiliza um óleo de viscosidade 35 mas achou ele um pouco duro naquelas condiçõe sde uso,aumente um ou dois furos no pistão para testar e ver o que acontece,ao passo que se vc estiver utilizando um pistão com 5 furos com óleo 35 vc pode passar a usar óleo 40 com menos furos,entendeu?

lógico que antes de tudo tenha em mente que o set-up ideal é aquele set-up balanceado para a pista,visto que qualquer alteração sozinha determina um alteração final no conjunto do carro,tenha em mente tb que ao mexer no amortecedor vc estará comprometendo outra partes que resultará num conjunto final satisfatório ou não,imagine uma balança que se vc mexer de um lado alterará o outro lado tb, e isso só com experiência vc vai poder ttirar proveito.
Pense da seguinte maneira, o que eu vou perder se fizer determinado ajuste,endureçendo a suspensão eu vou perder curva,reta,saída de curva sobre potência,freada, e veja se é interessante pra depois tentar ajustar,pois senão vc pode se perder num set-up que não vai ser saitsfatório pra vc e seu modo de pilotagem.não pense no que vai ganhar,e sim qual ajuste é necessário para corrigir determinada falha e no que vc vai perder com isso...assim vc chega num nível de balanceamento de set-up que será idela pra vc..

Quanto a sua pergunta, se vc deseja endurecer o amortecedor primeiramente diminua o número de furos do pistão e caso não resolva,use um óleo mais grosso,e lembre-se que talvez seja necessário trocar a mola por uma mais dura para equilibrar o conjunto ok?

Espero ter ajudado
Rodrigo


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor rgaluzzi » 06 Nov 2006, 17:01

Texto de autoria do Sérgio Boca,retirado aqui do site e do site www.sixspeed.com.br:

Igualmente como as barras estabilizadoras, os amortecedores e molas atuam no equilíbrio e transferência de peso do carro. O princípio nos carros on-road e off-road são os mesmos, mas a coisa fica por aí, as dimensões, cargas, regulagens de suspensão e etc... são completamente diferentes, em função do tipo de piso para o qual cada um é destinado. Os amortecedores e molas funcionam da seguinte forma:

AMORTECEDORES
Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles têm três funções:
- absorver choques (pressão do óleo)
- distribuir a transferência de peso (pressão do óleo e molas)
- ajustar a tensão da mola (molas)

AMORTECIMENTO (PRESSÃO DO ÓLEO)
O amortecimento (pressão do óleo) é feito no cilindro cheio de óleo do amortecedor. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor entra e sai. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da restrição do pistão.


Os amortecedores podem vir com com duas opções:
- pistões fixos (1-2-3 orifícios)
- a viscosidade do óleo e/ou número de orifícios tem que ser alterada para que a taxa de pressão seja alterada
- pistões duplos ajustáveis
- absorção externamente ajustável, nenhuma mudança de óleo é exigida


O óleo de silicone para amortecedores é desenvolvido especialmente para dar uma pressão consistente. Esse óleo apresenta graus de viscosidade:
peso 20 leve pressão
peso 30 pressão média
peso 40 pressão de média à forte
peso 50 pressão forte


Os pistões ajustáveis fornecem uma grande variedade de ajustes de pressão sem mudança de óleo. É importante ajustar os amortecedores da direita e da esquerda igualmente, nunca ajuste apenas um amortecedor. Certifique-se de que o amortecedor funciona suavemente e de que não há ar no amortecedor. Isso pode exigir paciência, pois "montar" um amortecedor não é uma tarefa fácil.

ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA NA CARGA
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção. ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESO


A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais rápida, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores. EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD / 2-WD


AJUSTES NA ABSORÇÃO DOS AMORTECEDORES
Absorção mais pesada
- resposta de direção mais rápida
- mais tração
- usada com molas mais rígidas
- pistas planas e uniformes Absorção mais leve
- resposta de direção mais lenta
- menos estabilidade em linha reta
- menos tração
- usada com molas mais flexíveis
- pistas acidentadas MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA


As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:
- espessura do arame
- comprimento total
- número de espirais
- progressividade dos espirais

DIÂMETRO DO ARAME
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez.

COMPRIMENTO DA MOLA
O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o números de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta. NÚMERO DE ESPIRAIS


O número de espirais também afeta as características da mola, mais espirais em um dado comprimento de mola a tornam mais mole, menos espirais a tornam mais rígida, pois cada espiral deve "comprimir" mais e, portanto, exige mais força. ESPIRAIS PROGRESSIVOS


Algumas molas têm os chamados espirais "progressivos". Isso significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, os espirais que estiverem mais próximos uns dos outros, serão comprimidos primeiro e, quando esses espirais estiverem unidos, os outros espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC têm que lidar com as mesmas condições de pista que os carros reais; fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores ! Ao mudar de direção (entrar na curva), a suspensão tem que enrigecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direção . Uma mola progressiva enrigesse-se e quando o carro, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.

SELEÇÃO DE MOLAS EM ESPIRAL
Molas dianteiras mais moles
- mais direção
- usadas em pistas acidentadas
- maior "mergulho" em freadas
- resposta de direção mais lenta
Moles dianteiras mais rígidas
- menos direção
- usadas em pistas planas
- resposta de direção mais rápida
Molas traseiras mais moles
- mais tração na saída da curva
- usadas em pistas acidentadas
- resposta de direção mais lenta
- a dianteira levanta sob aceleração
Molas traseiras mais rígidas
- resposta de direção mais rápida
- usadas em pistas suaves
- requer mais absorção dos amortecedores traseiros
- menos tração
Editado pela última vez por rgaluzzi em 07 Nov 2006, 18:00, em um total de 1 vez.


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor trollah » 06 Nov 2006, 17:12

Simplesmente Perfeito...


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor papalegua » 06 Nov 2006, 20:14

Rgaluzzi, sua resposta na verdade foi uma aula de informação, muito obrigado pela ajuda. Agora tenho condição de praticar alguns testes na pista, pois acho que assim irei fixar estes conceitos.

So para fechar o entendimento, amortecedor duro ( melhora saida de curva, diminui resposta da direcao), amortecedor mole ( aumenta velocidade direcao e curva ).

Quando vc diz em troca do silicone, concordo com vc da dificuldade em realizar esta tarefa. A informação que tenho é de que o amortecedor sem mola ao ser comprimido ou expandido não deve se mexer após solto, deve ficar estático. Bem quando solto meu amortecedor no meio do curso realmente nada acontece, ótimo.... mas quando faço isto em qualquer um dos batentes este se move 3 ou 4 mm e para, isto é normal? Percebi que se afrouxo um pouco a porca de fechamento este fenômeno desaparece.
Outro detalhe para fazer o fechamento o êmbolo deve estar na parte inferior ou superior, isto porque o nível do silicone é diferente nestas duas posições.

Normalmente se trabaha com a dianteiro mais mole que a traseira?

E finalmente a posição que amortecedor trabalha influencia sua ação ( mais vertical ou horizontal ). Teoricamente se queremos gerar forç na roda para baixo quanto mais na vertical melhor. Então se mudar a posição do amortecedor para regular a altura do carro devo mecher no silicone.

Desde já agradeço a ajuda.

ps.: estou rodando em Jundiaí, ouvi dizer que por lá se roda mais tendendo a mole é verdade?

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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor adelcios » 07 Nov 2006, 09:15

heheh, se observamos pelo nosso forum, existem muitos tipos de respostas , existem outros amigos que igual a rgaluzzi ,tambem sentem prazer em explicar , e se alguem ai comentar que ele apenas copiou e colou de outra pagina, isso não ira tirar o merito da bela explicação !
Parabens por ter prazer em explicar !
Editado pela última vez por adelcios em 07 Nov 2006, 09:16, em um total de 1 vez.


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor rgaluzzi » 07 Nov 2006, 09:16

Olá papalégua
Realmente é muito complicado falar e falar e falar, o certo é vc talvez levar algumas publicações na pista,impressas e ir lendo e fazendo as modificações,assim você verá a diferença de um acerto e ver se o que está escrito naquela publicação realmente aconteceu...talvez seja melhor caso vc seja iniciante faça uma mudança brusca pois vc verá a diferença que faz um ou outro ajuste, pois as vezes vc pode confundir as coisas,como já fez..hehehehe
amortecedor duro dá a resposta de direção mais rápida e não o contrário.. :)

Quanto a montagem dos amortecedores, eu não vou dizer qual é o certo,tem muita gente que monta de um jeito e outras montam de outro,isso falando em pessoas com bastante experiência..vou explicar técnicamente pra vc o funcionamento do amortecedor e vc tira suas próprias conclusões,ok?

o amortecedor é composto de: o cilindro do embolo, a haste do embolo, o embolo, a membrana de compensação,a tampa (dã) e os orings de vedação
-o cilindro do embolo existem basicamente 2 tipos: de plástico (Material Composto), alumínio com tratamento ou não. ele dá a suavidade na passagem do embolo,no caso o de material composto é pior que o de aluminio sem tratamento,que é pior que o de aluminio tratado, pois quando mais perto da taxa zero de atrito entre o embolo e a parede melhor
-a haste do embolo é de aço tratado ou não..a diferença é que a de aço tratado não agride tanto o oring de vedação..além de ser mais resistente e ser mais suave na passagem pelo oring
-o embolo basicamente existem 2 tipo..os ajustáveis ou os fixos.os ajustáveis torcendo a haste do embolo ele fica com 2,3,4,5 furos sem precisar abrir o amortecedor,que no caso do fixo é necessário a abertura do mesmo para a troca..
-a membrana de compensação é quem vai fazer a compensação volumétrica da haste que entra no cilindro,assim imaginando talvez ela possa permitir a passagem de ar do ambiente pra dentro do amortecedor,o que não é desejável..ela deve ser lacrada e não permitir a expulsão do ar no seu interior,assim,quando o pistão subir ela vai se comprimir e quando aliviar a carga na haste ela tende a voltar ao seu estado original..empurrando a haste para fora e voltando ao estado original. vc percebeu que afrouxando a tampa a haste não volta porque tá entrando e saindo ar da membrana. entendeu?
quanto a montagem do amortecedor,acredito ser a melhor opção com a haste para fora do amortecedor,pois todo o cilindro vai ser preenchido com óleo.

Quanto a posição dos amortecedores, mais inclinados dão mais suavidade a eles,deixando o carro mais progressivo,com mais grip lateral e uma sensação mais suave da ação deles,ao passo que mais perpendiculares deixa o carro com menos grip lateral,mas com um resposta mais direta da ação. quanto ao último parágrafo não entendi direito..mas se vc inclinar o amortecedor e for regular a altura,vc deve mexer no colar de ajuste da mola,nada mais que isso


não posso te ajudar com o setup de jundiaí pois não sei como é pista de jundiaí!ok?

Abraços
Rodrigo


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor rgaluzzi » 07 Nov 2006, 13:45

Olá adelcios:
Das tres respostas minhas somente uma foi copiada, que se não me engano foi o Boca que escreveu...

Quanto a explicar,acho que é uma coisa muito boa, pois eu exercito minha mente,aumento meu conhecimento pra pesquisar as coisas..e mais um monte de coisa...

Qualquer coisa estamos ai!
Abraços
Rodrigo Piva


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor adelcios » 07 Nov 2006, 16:26

rgaluzzi escreveu:Olá adelcios
Das tres respostas minhas somente uma foi copiada, que se não me engano foi o Boca que escreveu...

Quanto a explicar,acho que é uma coisa muito boa, pois eu exercito minha mente,aumento meu conhecimento pra pesquisar as coisas..e mais um monte de coisa...

Qualquer coisa estamos ai!
Abraços
Rodrigo Piva
Blz ,
Achei que deveria comentar , pois as melhores explicações são aquelas mais tecnicas mesmo, nada se compara á pratica , mais é sua caracteristica ,igual a sua um post sobre DRIFT , onde vc citou exemplos , um modelo da HPI lembra ?

Mais é isso ai .. Abraços


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor rgaluzzi » 07 Nov 2006, 16:52

aldecios:
é isso mesmo cara, e outra...isso aqui é um post onde outras pessoas poderão ler,aprender algo que não sabia, e eu mesmo for corrigido quando falar alguma coisa que não é o certo mas que as vezes achamos que é o certo, o que eu mais gosto neste hobby não é andar propriamente dito,mas sim mexer em alguma coisa no carro e perceber o quão significativa aquela mudança foi..se pra pior ou melhor,lógico que todos queremos chegar em 100% de aproveitamento do carro,mas se pararmos pra pensar,todos os carro atuais são 90% competitivos,lógico que se bem montados e com todas as peças em ordem,esses 10% que faltam é vc quem determina,com seu estilo de pilotagem e as condições da pista
Isso porque estamos falando apenas de um componente do carro..e todos nós sabemos que muitas coisas são passíveis de ajuste,que fazem com que exercitemos nossa mente.

é legal porque existem muitos textos explicativos sobre determinados componentes do carro, e que posteriormente podem ser consultados,assim uma pessoa que entrar no hobby daqui a um tempo vai ter um bom conteúdo para pesquisar.

Quanto ao post do drift..sim eu me lembro, e fico com pena até hj porque montei o carro e nunca mais andei..hehehe...bati cabeça pra kct..
e tb este tipo de informação serve para pessoas que não fazem noção o quão complexo um R/C é, que não é com 2 linhas que se consegue explicar algo para alguém.
Quanto a prática,as vezes alguém em zoa porque eu levo um livro de coisas impressas para a pista pra ter uma referência do que mudar ou acertar no carro...ler no momento de por em prática é a melhor coisa..pois é muito fácil se confundir e fazer um ajuste visando uma coisa que na verdade muda ao contrário.

Obrigado
Abraços
Rodrigo Piva


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor schlickmann » 07 Nov 2006, 17:42

Rgaluzzi muito boa sua explicação, eu também sempre peço ajuda aqui no forum e sempre contribuo com os colegas quando posso.

Uma dica que eu gostaria de dar seria sempre que o pessoal copiar textos de outros atores deve ser colocado o nome do autor do texto, como foi o caso do texto de amortecedores acima que é de autoria do do Sérgio (Boca) - Techspeed - www.sixspeed.com.br

Sei que aqui é um forum e é para todos aprenderem, mas imagine agora se fosse o seu caso eu pegando o seu texto dizendo que fui eu quem escrevi não ficaria legal não é mesmo... Entao sempre é legal a gente fazer citações de textos mas sempre com a referencia para não discorrer depois no caso do autor ler e vir reclamar com a gente blz...

Abraço




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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor rgaluzzi » 07 Nov 2006, 18:01

Concordo com vocês, já alterei a mensagem colocando os créditos a ele..na hora nem me passou pela cabeça!
Abraços
Rodrigo


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Re: Dureza de amortecedor - o que fazer

Mensagempor papalegua » 07 Nov 2006, 19:38

pessoal obrigado pela resposta, vamos para a pratica.

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