POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 638
Registrado em: 23 Fev 2006, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo

POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor surfista » 27 Nov 2006, 10:46

PESSOAL,

TENHO UM FW05, GOSTARIA DE SABER SOBRE A FIXAÇÃO DOS AMORTECEDORES, TANTO ATRÁS QUANTO NA FRENTE, VC TEM 3 PONTOS DE FIXAÇÃO PARA O AMORTECEDOR, O QUE ELAS INFLUENCIAM NO TRABALHO DO AMORTECEDOR? SEI QUE ELAS ALTERAM O CURSO DO MESMO, DANDO MAIS OU MENOS CURSO, MAS QUANDO USAR UM FURO OU OUTRO?




 TRF416X      SpeedPassion      3PM FM Fasst      Lipo      LTC-R      AlphaRC      AARC do ABC

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor bugnet » 27 Nov 2006, 12:38

surfista, acho que aquilo muda o comportamento do downforce da bolha e efeito alavanca dos amortecedoresXbandejas, como não se ve ninguem por aí com setup pra esse carro, fica dificil dizer aonde é melhor em qual situação, o jeito é mandar lenha em telemetria . . .


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1587
Registrado em: 03 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor Ramiel » 27 Nov 2006, 12:40

Eu sinceramente não sei o q exatamente muda, mas o V-One utiliza o mesmo esquema, talvez quem tenha um V-One possa esclarecer melhor




 V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus      Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15      Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST      Byron      Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR      Jaco/Kawahara/Alpha RC      Jundiaí Parque/AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 137
Registrado em: 21 Jun 2005, 23:00
Localização: Santo André

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor Lele » 27 Nov 2006, 13:04

Pelo que já li em alguns artigos, quanto mais o amortecedor estiver na posição vertical, vai ter mais curso e a suspensão fica mais suave; quanto mais inclinado o amortecedor, menos curso e suspensão mais dura. Se não me engano é isso.

Abs


Mugen MTX2 (Highlander)
AARCdoABC
CONTINUO DEVAGAR....MAS SEMPRE......NEM QUE FOR SÓ OLHANDO.

 MTX2 (Highlander) / Challenger      MT12 / 12BZX      Futaba 2PEKA / 2PCKA      Traxxas      Lexus / Mustang / Buggy      Alpha      AARC do ABC (nas férias)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 638
Registrado em: 23 Fev 2006, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor surfista » 27 Nov 2006, 13:56

lele,

poderia se dizer então q em pistas com mais ondulações e desníveis qto mais vertical melhor?




 TRF416X      SpeedPassion      3PM FM Fasst      Lipo      LTC-R      AlphaRC      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 137
Registrado em: 21 Jun 2005, 23:00
Localização: Santo André

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor Lele » 27 Nov 2006, 15:55

É isso ai. Eu também entendo dessa maneira.

Abs

Alexandre


Mugen MTX2 (Highlander)
AARCdoABC
CONTINUO DEVAGAR....MAS SEMPRE......NEM QUE FOR SÓ OLHANDO.

 MTX2 (Highlander) / Challenger      MT12 / 12BZX      Futaba 2PEKA / 2PCKA      Traxxas      Lexus / Mustang / Buggy      Alpha      AARC do ABC (nas férias)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 638
Registrado em: 23 Fev 2006, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor surfista » 27 Nov 2006, 15:58

lele,

vc é o alexandre q tem um mtx2?lnão sei se vc se lembra de min..andamos algumas vezes de dia de semana no ano passado eu tava de férias e vc tbém...




 TRF416X      SpeedPassion      3PM FM Fasst      Lipo      LTC-R      AlphaRC      AARC do ABC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor TIAGO » 27 Nov 2006, 22:22

Bom, eu entendo também da maneira descrita, pois os off por exemplo usam os amorteçedores na posição mais vertical possivel para absorver melhor as rampas e ondulações...

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 137
Registrado em: 21 Jun 2005, 23:00
Localização: Santo André

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor Lele » 28 Nov 2006, 07:22

E ai Surfista, blz? Desculpa mas só pelo apelido tá difícil lembrar. Qual o nome?

Abs

Alexandre


Mugen MTX2 (Highlander)
AARCdoABC
CONTINUO DEVAGAR....MAS SEMPRE......NEM QUE FOR SÓ OLHANDO.

 MTX2 (Highlander) / Challenger      MT12 / 12BZX      Futaba 2PEKA / 2PCKA      Traxxas      Lexus / Mustang / Buggy      Alpha      AARC do ABC (nas férias)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 638
Registrado em: 23 Fev 2006, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor surfista » 28 Nov 2006, 07:57

Fala aí Alexandre,

Sou o Fabrício, tava com um FW05 com bolha da BMW.




 TRF416X      SpeedPassion      3PM FM Fasst      Lipo      LTC-R      AlphaRC      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 12 Jun 2006, 23:00
Localização: Santo André

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor rgaluzzi » 28 Nov 2006, 12:58

Opa pessoal:

bom é o seguinte, amortecedor como vcs perceberam tem uma infinadade de ajustes, talvez seja o item de maior quantidade de ajustes numa peça só, como óleo de viscosidades diferentes,quantidade de furos do amortecedor,tipo de membrana, tipo de copo, dureza da mola e por ai vai

um ítem muito importante nos amortecedores é a posição dele e muitos carros vem com diversas opções para ajuste, lembre-se que nossos carro são pequenos e qualquer mudança por menor que seja dá uma diferença grande, mas que infelizmente só com o tempo conseguimos perceber (tempo digo treino,andar,testar).

a posição do amortecedor podemos dizer assim:

Amortecedor mais inclinado suaviza a ação dos amortecedores, e gera mais grip lateral, ajudando na transferência de peso

Amortecedor mais em pé deixa a ação mais dura,gera menos grip lateral .

é comum ouvir que em pista travada quanto mais inclinado o amortecedor melhor

Espero ter ajudado!

Abraços
Rodrigo


Serpent 720 - Full Option
Ko Propo EX-10 Helios
Spektrum DSM Transmitter and Telemetry
Mega ZX-12 Race
Traxxas Top Fuel
E mais alguns carros...

 Serpent 720 Full Option      Orion Wasp / Mega /Sirio      Ko Propo Helios Ex-10      Traxxas / RC Performance      Protoform Nemesis      GRP / Jaco      AARC do ABC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor cadinho.bh » 28 Mar 2007, 19:17

rgaluzzi escreveu:Opa pessoal:

bom é o seguinte, amortecedor como vcs perceberam tem uma infinadade de ajustes, talvez seja o item de maior quantidade de ajustes numa peça só, como óleo de viscosidades diferentes,quantidade de furos do amortecedor,tipo de membrana, tipo de copo, dureza da mola e por ai vai

um ítem muito importante nos amortecedores é a posição dele e muitos carros vem com diversas opções para ajuste, lembre-se que nossos carro são pequenos e qualquer mudança por menor que seja dá uma diferença grande, mas que infelizmente só com o tempo conseguimos perceber (tempo digo treino,andar,testar).

a posição do amortecedor podemos dizer assim:

Amortecedor mais inclinado suaviza a ação dos amortecedores, e gera mais grip lateral, ajudando na transferência de peso

Amortecedor mais em pé deixa a ação mais dura,gera menos grip lateral .

é comum ouvir que em pista travada quanto mais inclinado o amortecedor melhor

Espero ter ajudado!

Abraços
Rodrigo


Putz Rodrigo,

Agora vc me confundiiu todo, no meu caso pro exemplo, a pista é muito ondulada, mas o circuto que teremos para a próxima etapa do mineiro é de alta.

Na verdade tem 3 retas longas e 3 freadas bem fortes (3 grampos) e aí como fica meu caso?

Pelo que estava entendendo, eu deveria colocar o amortecedor mais na vertical, por causa da pista ondulada...

E aí, como fica isso?!

valeu

Ricardo

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 221
Registrado em: 05 Nov 2006, 21:00
Localização: Belo Horizonte

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor MAsterDV » 08 Mai 2007, 03:35

Galera, vamos falar de posição aqui, bom todos conhecem monoamortecimentos de motocicletas? Beleza, como funciona? A bandeja traseira tem um curso enorme, como nas motocicletas de cross, a roda traseira trabalha quase 1 metro pro amortecedor e mola trabalhar apenas uns 30cm talvez? Ok, isso significa que esta forma de trabalhar as oscilações é mais precisa, vc tem um trabalho enorme da roda traseira e uma absorção minima onde a mola pracisa trabalhar pouco para absorver o relevo do solo, claro que a mola tem que ser muito mais dura do que a forma tradicional das motocicletas onde são fixadas nos eixos das rodas (EX: Todas as motocicletas populares brasileiras), todos conhecem a frase do grande "Arquimedes - Dê me um ponto de apoio e moverei o mundo." sobre a lei das alavancas? Bom, quando vc inclina os amortecedores de um carro ele passa a ter um "MOMENTO" maior agindo sobre ele, ele trabalha com um curso menor mas se movimenta sendo exigido com maior força, assim ele pode absorver maiores ondulações com maior precisão, agora se vc andar em uma pista muito lisa, na qual a suspensão vai apenas absorver o peso do carro no Downforce e na força G, e uma irregularidade minima do solo o trabalho dos amortecedores vai ser bem menor, sofrento um movimento angular muito pequeno e vai diminuir a eficiência de ação do amortecedor, então mudamos os amortecedores pra posição mais em pé, pois eles trabalharão como suspensão das mencionadas Motocicletas Populares fazendo precisamente o movimento do solo por menos que ele seja o amortecedor irá trabalhar por ele. Bem ,no mais existem milhares de acertos, eu costumo andar com eles sempre deitados, com maior precisão, e ajusto óleo e molas pra isso. Ok




 V-ONE RRR WC      Rossi PLUS-12 3SCT      3PK      TOP FUEL      NSX-R      Alpha R/C      AMARC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor cadinho.bh » 09 Mai 2007, 00:11

MAsterDV escreveu:Galera, vamos falar de posição aqui, bom todos conhecem(...)(...) Bem ,no mais existem milhares de acertos, eu costumo andar com eles sempre deitados, com maior precisão, e ajusto óleo e molas pra isso. Ok


Bom, vamos lá... Meu cometária certamente vai gerar uma grande discução aqui em BH no FDS.

Velho, venho discutindo esse assunto com o Marco (se auto intitula masterdv :lol: ). Vou te dizer o q fiz no meu caro...

Tenho um HPI RS4 18ss, que hoje roda com um motor OS 18CV-R (muuuiiittto mais bravo q o original) isso me acarretou um problema, o carro ficou ótimo nas retas, mas quando chego nas curvas, é complicado.
Bom, fiz mílhões de testes e uma das coisas que testei foram todas as possibilidades de inclinação que pude imaginar para ele. Detalhe, durante grande parte desses teste o Marco (masterdv) esteve comigo discutindo e ajudando (acho q nunca concordamos na primeira, hehe).
Resultado, meu carro ficou melhor no circuito travado que estamos usando, como os amortecedore um pouco mais na vertical, o que deixou o carro mais alto e com mais curso na suspensão.
Pude perceber que como coloquei a suspensão mais mole (pista ondulada), quando os amortecedores estavam mais horizontais ele acabava levantando uma das rodas, aí atrapalhava tudo, porque?
Bom, pelo que pude observar, com o amortecedor na horizontal, normalmente o peso do carro afeta menos sua reação (tire um carro de rua do chão e o amortecedor abaixa pra caramba, tire um carro de F1 do chão e a suspensão praticamente não se moverá), ou seja, como amortecedor na vertical, dei ao amortecedor o curso da compressão (normal) e melhorei o curso da descompressão.
Quando o carro inclina nas curvas devido ao amortecedor macio, não tira a roda do outro lado do chão, pois possui o movimento para baixo.

Espero que tenha me entendido (acho q até eu me confundi :? )

Abs,

Ricardo

P.S.: Quer uma sugestão de amigo e companheiro de Hobby? Vai lá e testa tudo que puder, garanto que vc conseguirá ótimos resultados com o tempo, eu tenho feito isso e venho aprendendo (eu acho :lol: ).

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 221
Registrado em: 05 Nov 2006, 21:00
Localização: Belo Horizonte

Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05

Mensagempor MAsterDV » 09 Mai 2007, 00:41

No meu caso era melhor ja que o corro inclinava fazendo mais força sobre a molha endurecer as estabilizadoras ou endurecer as molas com calços... Ok




 V-ONE RRR WC      Rossi PLUS-12 3SCT      3PK      TOP FUEL      NSX-R      Alpha R/C      AMARC

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes