DownStop duvida.
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DownStop duvida.
OLÁ TURMA.
Estou percebendo entre meus colegas, durante os nossos pegas, que eles estão ajustando a altura do chassis pelo DownStop.
Realmente este ajuste diminue a altura do automodelo mas não é a maneira correta.
Quando o DownStop deixa o chassis do automodelo lá em baixo, não compromete o trabalho da suspenção do automodelo?
Estou percebendo entre meus colegas, durante os nossos pegas, que eles estão ajustando a altura do chassis pelo DownStop.
Realmente este ajuste diminue a altura do automodelo mas não é a maneira correta.
Quando o DownStop deixa o chassis do automodelo lá em baixo, não compromete o trabalho da suspenção do automodelo?
Re: DownStop duvida.
O downstop é o limite de quanto o braço a suspensão abaixa e determina o quanto que o chassis levanta. Isso influencia na dirigibilidade e causa um impacto direto sobre a transferência de peso. O efeito pode mudar de acordo com o tipo de pista e/ou o quanto de grip a pista possui.
Fonte: index.php?name=News&file=article&sid=181
A altura do carro é a altura do chassis em relação ao chão. A altura muda a tração do carro desde que mude o centro de gravidade e rolagem. Por causa da mudança na geometria da suspensão e a distância do chão, existem conseqüências negativas se mudar muito a altura do carro.
(...)
ATENÇÃO: Para o ajuste da altura do carro, não se acerta pelos parafusos de downstop, e sim pela carga da mola dos amortecedores.
Fonte: index.php?name=News&file=article&sid=182
Espero ter ajudado.
Abraço!
Re: DownStop duvida.
Ok, esta reportagem já li mas, gostaria de opniões na pratica.
Realizei uma simulação de uma curva de seguinte forma: seguro o chassis no chão, enclinando o chassis para a esquerda ou para a direita.
Observo duas situações: Percebo que, de um lado da suspensão, a mola é comprimida junto com o movimento do amortecedor (haste para dentro) e do braço da suspensão e do outro lado, ocorre o inverso ou seja, a mola se estende junto com o movimento do amortecedor (haste para fora) e do braço de suspensão.
É claro que isso todos devem saber mas, quando o donwStop está muitissimo baixo (com o carro no chão e o parafuso já tocando no chassis), o lado da suspensão onde ocorre a extensão (mola se estende e a haste do amortecedor pra fora) não acontece pois o parafuso se ajuste do donwstop está no maximo, e esse movimento não existe ou não acontece.
Os amigos podem até fazer esta simulação para verificar isso em corrida e acho que, realmente o ajuste da altura do chassis deve fazer com o amortecedor.
Parece pouca coisa entre um racha no meio de hobbysta de finais de semana mas em competição oficial, este item pode fazer a diferença de um carro rapido ou lento em curvas.
Realizei uma simulação de uma curva de seguinte forma: seguro o chassis no chão, enclinando o chassis para a esquerda ou para a direita.
Observo duas situações: Percebo que, de um lado da suspensão, a mola é comprimida junto com o movimento do amortecedor (haste para dentro) e do braço da suspensão e do outro lado, ocorre o inverso ou seja, a mola se estende junto com o movimento do amortecedor (haste para fora) e do braço de suspensão.
É claro que isso todos devem saber mas, quando o donwStop está muitissimo baixo (com o carro no chão e o parafuso já tocando no chassis), o lado da suspensão onde ocorre a extensão (mola se estende e a haste do amortecedor pra fora) não acontece pois o parafuso se ajuste do donwstop está no maximo, e esse movimento não existe ou não acontece.
Os amigos podem até fazer esta simulação para verificar isso em corrida e acho que, realmente o ajuste da altura do chassis deve fazer com o amortecedor.
Parece pouca coisa entre um racha no meio de hobbysta de finais de semana mas em competição oficial, este item pode fazer a diferença de um carro rapido ou lento em curvas.
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