Peças em alumínio

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: Dona Francisca - RS

Peças em alumínio

Mensagempor tomascdc » 25 Dez 2010, 22:11

Boa Noite
Gostaria de saber se alguem já tentou fazer peças para auto em aluminio?
Tenho um Buggy e quebrei o braço inferios da suspensão dianteira, vendo seu formato vi que seria possivel realizar a usinagem em alumínio.
Parti para o desenho da peça em CAD e fiz alguns protótipos em MDF em uma CNC caseira que tenho e obtive um ótimo resultado,
mas alumínio ela não usina daí Contatei um amigo que trabalha em uma empresa que tem um centro de usinagem e ele conseguiu que eles fizessem a peça.

Agora falta terminar seu desenho em 3D para que seja usinada.

Será que ficará bom?

Alguem tem alguma esperiencia nesse tipo de trabalho? Obteve bons resultados?

Tomás

Piloto Master
 
Mensagens: 2653
Registrado em: 24 Jul 2010, 23:00
Localização: Passo Fundo RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor rafael61333 » 25 Dez 2010, 22:18

O resultado é que custa caro , mas se vale apena não sei !


Imagem
Potência não é nada sem controle!!!

 /RB one R      / Orion alpha mte      Airtronics m11x/      VP 25/9      / RB one R v2      Sweep exgon/ pro circuit      pista off road paddock racing

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Ago 2009, 23:00
Localização: Cubatão - SP

Re: Peças em alumínio

Mensagempor FlavioGP » 26 Dez 2010, 00:47

Olá.
Dependendo do modelo do RC, já é fabricado peças em aluminio. Mas como a duvida não é essa, postarei minha opinião.
Eu não acho interessante investir em aluminio nessas partes (as famosas "bandejas"). Acho menos pior quebrar uma bandeja do que passar o impacto para o Diferencial ou para o Bulk, pois a bandeja tem uma manutenção mais facil e barata.

Abraços!




 Mugen MBX6      Novarossi P4      Sanwa MT-4      O'Donnell (?)      Bitty      Sweep      São Paulo

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: Dona Francisca - RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor tomascdc » 26 Dez 2010, 08:59

Olá.
Dependendo do modelo do RC, já é fabricado peças em aluminio. Mas como a duvida não é essa, postarei minha opinião.
Eu não acho interessante investir em aluminio nessas partes (as famosas "bandejas"). Acho menos pior quebrar uma bandeja do que passar o impacto para o Diferencial ou para o Bulk, pois a bandeja tem uma manutenção mais facil e barata.

Abraços!


Tinha pensado nisto também, o alumínio foi minha primeira opção de material por ser leve e resistente, mas a peça poderá ser usinada em qualquer material não necessariamente alumínio, e dessa formar poderei usinar na minha própria CNC.
Alguém tem alguma ideia de algum material que tenha resistência e que fique o mais próximo do original?

Abraço

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: Peças em alumínio

Mensagempor K.C.O » 26 Dez 2010, 10:17

Aqui vai a minha opinião.

1º - Se o alumínio fosse tão ruim assim como o pessoal faz questão de falar e espalhar, os fabricantes de automodelos não investiriam tanto na utilização deste material em para fazer peças de “UP GRADE” para os modelos “RTR” ficarem mais competitivos.

2º - Os automodelos que são “PRO”, tem muitas peças em alumínio e fibra de carbono, e poucas peças em resina termo plástica, o que no leva a perceber que alumínio e fibra de carbono são melhores que o plástico.

O problema com bandejas de alumínio é o custo muito alto, já pensou se depois de um salto você empenasse uma das bandejas de alumínio? O pessoal ia passar uma semana chorando e tentando desamassar a peça.

Com as bandejas de plástico, o pessoal joga fora e compra uma peça nova devido ao peço ser relativamente baixo.

Como você tem uma maquina CNC em casa e o custo de produzir uma peça em alumínio para a sua suspensão sereia basicamente a compra do alumínio, não vejo problema em você utilizar alumínio na confecção desta peça.

Mas é bom que você saiba que depois de alguns saltos, as bandejas podem ficar comprometidas. Outra coisa é que o peso do automodelo vai aumentar um pouco.

Att. K.C.O

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: Dona Francisca - RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor tomascdc » 26 Dez 2010, 22:44

Meu problema é mais em encontrar peças do que custos de compra-la.
Tenho um GS storm e ainda não consegui falar com o Haroldo da difference para ver se ele tem a peça pelo fato do feriado de Natal, ai foi que pensei em fazer.
Dei uma pesquisada e encontrei algo que dizia que as peças eram feitas de Delrin, este é um Poliacetal.
Poliacetal é fácil de encontrar e de usinar, então acho que vou fazer um teste.

Tomás

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Ago 2009, 23:00
Localização: Cubatão - SP

Re: Peças em alumínio

Mensagempor FlavioGP » 27 Dez 2010, 10:32

As unicas peças que sou contra usar aluminio são as bandejas, de resto acho interessante. Um outro ponto interessante é tomar cuidado com os contatos. Quando eu eixo gira, ou trabalha, em uma peça plástica é diferente de quando trabalha em uma peça de aluminio.

Mas se voce tem tempo e condições de testar, faça-o, assim voce poderá desvendar vários mitos e ainda partilhar sua experiencia com a gente.

Eu falo isso tudo sobre as bandejas, mas nunca utilizei uma, entao minhas opiniões não são 100%, mas acho que vale.. hehe

Abraços!




 Mugen MBX6      Novarossi P4      Sanwa MT-4      O'Donnell (?)      Bitty      Sweep      São Paulo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1704
Registrado em: 25 Out 2008, 21:00
Localização: Cachoeira do Sul-RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor Manoeliot » 10 Fev 2011, 22:19

Fala tchê!
Já fez alguma para testar ?

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: Dona Francisca - RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor tomascdc » 10 Fev 2011, 23:10

Bah, era para ter feito, mas não fiz.
Como teria que passar o desenho para solidworks e eu nunca usei esse soft acabei desistindo por enquanto de fazer em alumínio.

Na verdade eu fiz uma peça, mas em nylon mesmo, comprei um pedaço de uma chapa de nylon e recortei em minha CNC home made. Ficou 99,9%, e foi com ela que o carro andou a maior parte do tempo pois quebrei a original logo na primeira semana do bicho.
Ainda rodo com a peça caseira pois não chegou em estoque ainda na difference, ela apresentou boa resistência e acredito que seja forte tanto quanto a original.

Se alguém estiver com um GS Storm parado por falta da balança dianteira, prende o grito que posso fazer mais se preciso, ou se alguém conhece alguma loja boa de comprar e que tenha a peça também pode avisar.


Abraço

Tomás

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1704
Registrado em: 25 Out 2008, 21:00
Localização: Cachoeira do Sul-RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor Manoeliot » 10 Fev 2011, 23:23

OK !
Ótima iniciativa e parabéns !
Estou no teu aguardo no link! baita abraço.


Carros: HIMOTO MEGA E8MTL 1:8 RTR BRUSHLESS / HIMOTO MEGAP MXT-2S 1:8 NITRO SH21

 HIMOTO MEGA E8MTL 1:8      BRUSHLESS / NITRO SH21      Original      Originais      Cachoeira do Sul - RS

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Peças em alumínio

Mensagempor LAGOS » 11 Fev 2011, 07:46

lendo tudo acredito que para a bandeja o alumínio é desvantagem ..... pois ... é mais pesado , é mais rígido , desvia a força dos impactos para partes ainda mais frágeis , a suspensão vai ficar mais rígida pois a flexibilidade das bandejas também influenciam no conjunto da suspensão !! vai de nylon mesmo !! mais prático !!! agora diz uma coisa ... tem como mandar uma imagem da sua CNC home made ??? fiquei curioso !!! abraço !!! guga


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Peças em alumínio

Mensagempor Alexpar » 11 Fev 2011, 08:11

O projeto destes carros, da forma como é, visa outro objetivo:

"Fusível Mecânico"

Que vem a ser uma proteção para as partes internas do carro.

Perceba que as partes onde se faz necessário rigidez mecânica é feita de alumínio ou fibra (chassis e rádio plate por exemplo) e que justamente nelas se encontram os componentes de controle mais sensíveis do carro (eletrônica - receptor e servos) que merecem proteção.

As demais partes, vamos dizer mais externas como bumper e bandejas, são obrigatoriamente de materiais mais "moles".

Por que?

É fato verídico e notório que TODOS BATEM seus carros.

Se as bandejas forem feitas de material metálico (mais duro), não haverá amortecimento para suportar a pancada, não mais protegendo as partes internas, ou seja, toda a energia do impacto será transferida em sua totalidade para o carro inteiro, vindo a afetar seus componentes centrais.

Desta forma, o custo de reparo da batida fica muito superior e muito mais trabalhosa, por exemplo, além de trocar a bandeja de alumínio, o chassis se entortará com maior frequência facilitando sua quebra, e a parte eletrônica ficará suscetível a sofrer grandes impactos, o que não é nada bom, já que propicia a perda de controle do automodelo.

Podem ser muito bonitas, mas deve se levar tudo isso em consideração.

Minha opinião.


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: Dona Francisca - RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor tomascdc » 11 Fev 2011, 08:18

Buenas.

Não tenho nehuma foto dela aqui nesse pc, mas ta ai um vídeo dela que um amigo meu fez, tava fazendo umas placas com os nomes deles.
Vídeo cnc

Não repara na barulheira, hehehe

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 26 Out 2010, 22:00
Localização: Dona Francisca - RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor tomascdc » 13 Fev 2011, 23:03

Algumas fotos da balança que fiz para meu buggy, ficou muito boa.
Anexos
3.jpg
3.jpg (89.86 KiB) Exibido 1617 vezes
1.jpg
1.jpg (119.06 KiB) Exibido 1845 vezes
Editado pela última vez por tomascdc em 03 Fev 2012, 22:25, em um total de 1 vez.


Tomás Dalla Corte

 MBX7      ARGUS      DX3S      VP Power Master Fuels      Bitty Design      ProCircuit      Pista Santa Maria

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1704
Registrado em: 25 Out 2008, 21:00
Localização: Cachoeira do Sul-RS

Re: Peças em alumínio

Mensagempor Manoeliot » 13 Fev 2011, 23:06

Show mesmo! parabéns pela iniciativa!


Carros: HIMOTO MEGA E8MTL 1:8 RTR BRUSHLESS / HIMOTO MEGAP MXT-2S 1:8 NITRO SH21

 HIMOTO MEGA E8MTL 1:8      BRUSHLESS / NITRO SH21      Original      Originais      Cachoeira do Sul - RS

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes