Como fazer os amortecedores?

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

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Como fazer os amortecedores?

Mensagempor jlrsrubro » 28 Jul 2011, 15:22

Galera tenho um buggy elétrico 1/10 FS RANCING, e tenho que fazer os amortedores dele. Pois o mesmo está completamente sem pressão nenhuma, ando sempre no asfalto mais dou alguns saltinhos com ele. E tenho um truck exceed elérico dinamite, qual o óleo me indicam com que viscosidae? Li aqui no forum que recomendam fazer os amortecedores a 100%, isto é enche-los até a boca, está certo? Como fazer corretamente, gosto de fazer as coisas da maneira certa. Pretendo fazer os amortecedores de ambos os carros. Se puderem da uma força, fico agradeçido a todos.


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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor Jason » 28 Jul 2011, 15:41

Tirado a parte OFICINA aqui do forum..

link encontrado facilmente no menu no lado esquerdo da pagina, aonte tem dicas tbm de setup e outras coias

Amortecedores Igualmente como as barras estabilizadoras, os amortecedores e molas atuam no equilíbrio e transferência de peso do carro. O princípio nos carros on-road e off-road são os mesmos, mas a coisa fica por aí, as dimensões, cargas, regulagens de suspensão e etc... são completamente diferentes, em função do tipo de piso para o qual cada um é destinado.
Os amortecedores e molas funcionam da seguinte forma:

AMORTECEDORES
Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles têm três funções:

absorver choques (pressão do óleo)
distribuir a transferência de peso (pressão do óleo e molas)
ajustar a tensão da mola (molas)



AMORTECIMENTO (PRESSÃO DO ÓLEO)
O amortecimento (pressão do óleo) é feito no cilindro cheio de óleo do amortecedor. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor entra e sai. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da restrição do pistão.

Os amortecedores podem vir com duas opções:

pistões fixos (1-2-3 orifícios)
a viscosidade do óleo e/ou número de orifícios tem que ser alterada para que a taxa de pressão seja alterada
pistões duplos ajustáveis
absorção externamente ajustável, nenhuma mudança de óleo é exigida



O óleo de silicone para amortecedores é desenvolvido especialmente para dar uma pressão consistente.
Esse óleo apresenta graus de viscosidade:
peso 20 leve pressão
peso 30 pressão média
peso 40 pressão de média à forte
peso 50 pressão forte

Os pistões ajustáveis fornecem uma grande variedade de ajustes de pressão sem mudança de óleo. É importante ajustar os amortecedores da direita e da esquerda igualmente, nunca ajuste apenas um amortecedor. Certifique-se de que o amortecedor funciona suavemente e de que não há ar no amortecedor. Isso pode exigir paciência, pois "montar" um amortecedor não é uma tarefa fácil.

ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA NA CARGA
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção.

ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESO
A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais rápida, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores.

EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD / 2-WD

AJUSTES NA ABSORÇÃO DOS AMORTECEDORES

Absorção mais pesada

resposta de direção mais rápida
mais tração
usada com molas mais rígidas
pistas planas e uniformes

Absorção mais leve

resposta de direção mais lenta
menos estabilidade em linha reta
menos tração
usada com molas mais flexíveis
pistas acidentadas


MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA

As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:

espessura do arame
comprimento total
número de espirais
progressividade dos espirais


DIÂMETRO DO ARAME
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez.

COMPRIMENTO DA MOLA
O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o números de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta.

NÚMERO DE ESPIRAIS
O número de espirais também afeta as características da mola, mais espirais em um dado comprimento de mola a tornam mais mole, menos espirais a tornam mais rígida, pois cada espiral deve "comprimir" mais e, portanto, exige mais força.

ESPIRAIS PROGRESSIVOS
Algumas molas têm os chamados espirais "progressivos". Isso significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, os espirais que estiverem mais próximos uns dos outros, serão comprimidos primeiro e, quando esses espirais estiverem unidos, os outros espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC têm que lidar com as mesmas condições de pista que os carros reais; fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores! Ao mudar de direção (entrar na curva), a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direção. Uma mola progressiva enrijece-se e quando o carro, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.

SELEÇÃO DE MOLAS EM ESPIRAL

Molas dianteiras mais moles

mais direção
usadas em pistas acidentadas
maior "mergulho" em freadas
resposta de direção mais lenta

Molas dianteiras mais rígidas

menos direção
usadas em pistas planas
resposta de direção mais rápida

Molas traseiras mais moles

mais tração na saída da curva
usadas em pistas acidentadas
resposta de direção mais lenta
a dianteira levanta sob aceleração

Molas traseiras mais rígidas

resposta de direção mais rápida
em pistas suaves
requer mais absorção dos amortecedores traseiros
menos tração

Escrito por Sérgio (Boca) - Techspeed - www.sixspeed.com.br



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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor jlrsrubro » 28 Jul 2011, 16:06

Amigo te agradeço mais já li este link, porem fico na dúvida. Não sei qual a viscosidade usar. E se tenho que colocar ólo até a boca. Se puder ajudar, fico agradeçido.


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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor Jason » 28 Jul 2011, 16:14

costumo fazer assim.... coloco silicone até a boca com a haste toda estendida.

mexo suavemente umas vezes na haste, pra cima e pra baixo (para tirar as bolhas do silicone)

deixo ele com a haste toda estendida num suporte descansando pra sair totalmente as bolhas do silicone ...

depois que não tiver mais bolhas... coloco a membrana, a tampa e rosqueio até a metade, e dou uma leve empurradinha na haste pra cima pra "sangrar" um pouco de silicone... e termino de apertas a tampinha..

faço essa sangria pro amortecedor ficar + suave, com um rebound legal, se ficar 100% ele fica muito "forte" na minha opinião.... mas isso vai de gosto..

agora viscosidade, depende do terreno aonde irá andar!

tenta ver no manual seu, ou até no site do fabricante qual o oleo recomendado... ou.... ver com o pessoal que anda com vc, que tenha um carro + ou - parecido.. pra ter uma idéia..

Abraços ..


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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor jlrsrubro » 28 Jul 2011, 17:54

Valeu Jason, a ajuda foi muito bem vinda. Pois ainda nâo entendo muito, vou fazer desta maneira e testar. Um abraço


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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor Vidalzim » 06 Ago 2011, 01:24

bom eu tbm até hoje não achei nenhuma tabela dizendo qual viscosidade usar p/ on road ou off road.

No mais eu tenho um truck , ando em estradinha de terra e uso viscosidade 450 pq fiquei em duvido entre 350 e 500...

Se alguém puder esclarecer melhor a questão da viscosidade nos terrenos , valeu !

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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor Johnny_bill » 06 Ago 2011, 01:47

Ve se ajuda um pouco!

/viewtopic.php?t=255852

eu uso assim
Asfalto: mais duro
Terreno acidentado: mais mole


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Re: Como fazer os amortecedores?

Mensagempor Vidalzim » 06 Ago 2011, 04:18

valeu :D

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