Amortecedores Buggy 1/8

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Out 2011, 22:00
Localização: Porto Alegre, RS

Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor Guintersi » 19 Abr 2012, 19:55

Olá amigos


Pode ser que essa minha dúvida seja ridicula, mas vou perguntar mesmo assim:

No meu buggy 1/8 os amortecedores traseiros são instalados na parte de trás da torre traseira, ou seja, eles ficam atrás da torre traseira. Este é a maneira que ele veio de fábrica.

Mas olhando as peças eu vi que se eu inverter as balanças traseiras e a barra estabilizadora traseira, da para instalar os amortecedores traseiros na frente da torre traseira.

Mas isso não é um tipo de "gambiarra". Pois as peças traseiras do carro te possibilitam e foram feitas para proporcionar essa mudança caso a pessoa queira fazer.

Vi umas fotos de outros usuários do mesmo carro e alguns fizeram isso (instalar os amortecedores traseiros na frente da torre traseira.).

Agora minha pergunta: Isso é somente para estética ou é uma mudança que vc pode fazer porque vai mudar algo como um Setup que vc faz para alguma corrida, por exemplo ?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor mach » 19 Abr 2012, 20:15

qualé o teu carro?!


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Out 2011, 22:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor Guintersi » 20 Abr 2012, 14:44

É o RB One da marca RB.


Não é um modelo pro mas tem bastante opções de setup.

Este carro só tem um incoveniente, é muito dificil de conseguir peças, dependendo da peça tem que esperar 1 mês.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor mach » 20 Abr 2012, 18:53

Se vc encontrou um pessoal q faz esta modificação e não teve perda de desempenho, acredito q seja válida..


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor guilcm123 » 20 Abr 2012, 20:41

Guintersi escreveu:Olá amigos


Pode ser que essa minha dúvida seja ridicula, mas vou perguntar mesmo assim:

No meu buggy 1/8 os amortecedores traseiros são instalados na parte de trás da torre traseira, ou seja, eles ficam atrás da torre traseira. Este é a maneira que ele veio de fábrica.

Mas olhando as peças eu vi que se eu inverter as balanças traseiras e a barra estabilizadora traseira, da para instalar os amortecedores traseiros na frente da torre traseira.

Mas isso não é um tipo de "gambiarra". Pois as peças traseiras do carro te possibilitam e foram feitas para proporcionar essa mudança caso a pessoa queira fazer.

Vi umas fotos de outros usuários do mesmo carro e alguns fizeram isso (instalar os amortecedores traseiros na frente da torre traseira.).

Agora minha pergunta: Isso é somente para estética ou é uma mudança que vc pode fazer porque vai mudar algo como um Setup que vc faz para alguma corrida, por exemplo ?


Mudará sim!!! Pelo que vi no site da RB, as bandejas traseiras são similares a dos outros buggys... então, ao inverter a balança, você terá os seguintes efeitos:
1 - Alteração do toe traseiro - ficará com toe out ao invés de toe in... irá alterar totalmente a dirigibilidade do carro, provavelmente tornando-o muito instável.
2 - Alterar a distância entre eixos - irá aumentar um pouco.
3 - O efeito das molas e amortecedores também será um pouco alterado (reduzido).

Não conheço nenhum precedente desse tipo de alteração. E estou considerando a sua informação de que essa alteração é possível no seu carro.

Outros efeitos também poderão ser provocados, estes acima são os principais. Na prática, a inversão do toe traseiro poderá deixar o carro totalmente instável. Por isso, não considero uma boa idéia essa inversão. Mas como a alteração pode ser desfeita, não custa testar esse setup, caso possível...


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 266
Registrado em: 06 Dez 2008, 21:00
Localização: bh/ouro branco

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor duiliodutra » 20 Abr 2012, 22:08

guilcm123 escreveu:
Guintersi escreveu:Olá amigos


Pode ser que essa minha dúvida seja ridicula, mas vou perguntar mesmo assim:

No meu buggy 1/8 os amortecedores traseiros são instalados na parte de trás da torre traseira, ou seja, eles ficam atrás da torre traseira. Este é a maneira que ele veio de fábrica.

Mas olhando as peças eu vi que se eu inverter as balanças traseiras e a barra estabilizadora traseira, da para instalar os amortecedores traseiros na frente da torre traseira.

Mas isso não é um tipo de "gambiarra". Pois as peças traseiras do carro te possibilitam e foram feitas para proporcionar essa mudança caso a pessoa queira fazer.

Vi umas fotos de outros usuários do mesmo carro e alguns fizeram isso (instalar os amortecedores traseiros na frente da torre traseira.).

Agora minha pergunta: Isso é somente para estética ou é uma mudança que vc pode fazer porque vai mudar algo como um Setup que vc faz para alguma corrida, por exemplo ?


Mudará sim!!! Pelo que vi no site da RB, as bandejas traseiras são similares a dos outros buggys... então, ao inverter a balança, você terá os seguintes efeitos:
1 - Alteração do toe traseiro - ficará com toe out ao invés de toe in... irá alterar totalmente a dirigibilidade do carro, provavelmente tornando-o muito instável.
2 - Alterar a distância entre eixos - irá aumentar um pouco.
3 - O efeito das molas e amortecedores também será um pouco alterado (reduzido).

Não conheço nenhum precedente desse tipo de alteração. E estou considerando a sua informação de que essa alteração é possível no seu carro.

Outros efeitos também poderão ser provocados, estes acima são os principais. Na prática, a inversão do toe traseiro poderá deixar o carro totalmente instável. Por isso, não considero uma boa idéia essa inversão. Mas como a alteração pode ser desfeita, não custa testar esse setup, caso possível...


O toe não muda assim radicalmente, pq o fator determinante não é a bandeja e sim o suporte da suspensao traseiro (suspension bracket).


viciado em nitro

 Xray xb8 19      Novarossi      MT-4      AKA/JConcepts      ouro branco/BHz/Cwb

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor guilcm123 » 21 Abr 2012, 00:24

duiliodutra escreveu:O toe não muda assim radicalmente, pq o fator determinante não é a bandeja e sim o suporte da suspensao traseiro (suspension bracket).


Tem razão... o alinhamento das rodas traseiras permanecerá o mesmo independente da posiçõa da bandeja... então, nesse caso, pode ser uma opção de setup interessante a ser testada...

- Segue a pergunta ao autor do tópico: onde você viu essa opção de setup?


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 70
Registrado em: 20 Out 2011, 22:00
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor Guintersi » 21 Abr 2012, 12:12

Galera

Eu vi essa possibilidade neste site:

http://www.oople.com/forums/showthread.php?t=64693

Mas antes de ver as fotos neste site eu já tinha percebido que poderia fazer esta modifição mas como nunca tinha visto isso feito antes fiquei na meio dúvida.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Amortecedores Buggy 1/8

Mensagempor guilcm123 » 21 Abr 2012, 12:18

Guintersi escreveu:Galera

Eu vi essa possibilidade neste site:

http://www.oople.com/forums/showthread.php?t=64693

Mas antes de ver as fotos neste site eu já tinha percebido que poderia fazer esta modifição mas como nunca tinha visto isso feito antes fiquei na meio dúvida.


Segue as imagens do site que você viu:

Imagem
Imagem

Pelo visto, parece ser um setup "viável", e pode ser totalmente desfeito, se você não gostar. Não custa fazer a experiência.


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Voltar para Suspensão

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes