Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 01 Jun 2011, 01:16

Semana passada troquei as engrenagens do diferençial do meu baja, hoje depois de 3 dias as engrenagens quebrarão novamente...
então pedi um diferençial completo, novo e de aluminio na DDM... o foda seria esperar os 30 dias com o carro parado, então resolvir fazer algo pra poder usar o carro neste meio tempo, e como meu diferençial eu nao iria mais usar, resolvi usa-lo para testes...

Seguem as fotos do bloqueio de diferençial que eu fiz:

Primeiro peguei 3 destas engrenagens maiores do DIff e soldei ( as 3 juntas da a altura certinha)
Imagem

Depois da solda:
Imagem
Imagem
Imagem


Dai encaixei a parte no case, e fui enchendo de durapox, comprimindo bem pra espalhar, botei o maximo possivel de durapox dentro.
Imagem

(Recomendado tbm furar do meio do bloqueio e atravessar um pino pra ter mais resistençia, ou fazer pequenos cortes pro durapox fixar bem)
Tbm pode ser usado resina no lugar no durapox.

Acabei de fazer o procedimento agora a pouco, vou deixar secar bem e vou testar amanhã, acredito que vá ficar bom pois ficou muito firme e resistente...
talvez gaste o durapox interno pois eu nao atravessei nenhum pino no meio do case ou fiz estria no bloqueador pra ficar melhor... mas se der problema eu abro e do uma boa reforçada...

att


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1286
Registrado em: 27 Set 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor nbrancalhaojr » 01 Jun 2011, 01:52

Que gambiarra hein? Kakakaka
Depois conta como ficou.
Não prendeu nada na caixa do diferencial né?
Depois é só tirar o miolo e montar o novo, certo?

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 153
Registrado em: 06 Dez 2009, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor batadel » 01 Jun 2011, 02:31

Dessa vez não vai sobrar nada do ROVAN. O que vai quebrar depois?




 Savage Flux,GT2,RC8T,MBX6R,DM1      MMM ; Novarossi; Go      DX3S e DX3R      Corvette ; Stock ; JConcepts      Alpha; Stock; AKA      Barigui;AMEC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 01 Jun 2011, 09:44

nbrancalhaojr escreveu:Que gambiarra hein? Kakakaka
Depois conta como ficou.
Não prendeu nada na caixa do diferencial né?
Depois é só tirar o miolo e montar o novo, certo?


Na caixa de diff não prendi nada, só o durapox pra aguentar mesmo, se não aguentar vou fazer um furo e atravessar um pino...
não faz mal estragar o diff, pois vou comprar um novo completo já..


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 01 Jun 2011, 09:45

batadel escreveu:Dessa vez não vai sobrar nada do ROVAN. O que vai quebrar depois?

Tá quase um HPI já!! tudo que eu acho que esta fraco já troco por peça do HPI ou upgrade...


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 153
Registrado em: 06 Dez 2009, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçia

Mensagempor batadel » 01 Jun 2011, 10:05

Não quero desanimar mais ta longe de virar um HPI.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 01 Jun 2011, 13:43

Testei agora o carro, usei quase um tanque, na grama, terra e aslfato, fiz zerinhos, fiz varias coisas pra forçar o bloqueio mesmo, e passou no teste!!
o carro não ficou ruim para pilotar, senti até que melhorou, e tem lugares onde antes encalhava pois pegava o fundo, agora passa tranquilo!
Ficou muito bom o boqueio!!
Depois vou gravar um video dele andando.


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 03 Jun 2011, 00:57

Hoje gastei mais um tanque com ele, andando muito mesmo, troquei a coroa e pinhao por uma pra mais veloçidade final, deve estar passando dos 100km/h já...

O o bloquei tá perfeito!
não tem nenhuma folga, e testei ele pra forçar mesmo, mas tá aguentando muito bem!
Passou no teste!!


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 383
Registrado em: 28 Abr 2011, 23:00
Localização: Ribeirão Preto SP

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçia

Mensagempor cesar_baraldi » 10 Ago 2011, 13:12

Renan, vira e mexe, sai aqui na oficina o assunto comparando mecânica real com modelos rc, e a coisa as vzs pega fogo na discucao quando cai no impasse onde os paradigmas intransponíveis dos mestres do modelismo impõe regras d o que pode ou nao nos carrinhos, frente ao q c usa em veiculos reais!
Me propuz a fabricar um modelo, assim como o faço em real escala, sou um restaurador e construtor automobilista e anticomobilista, vou usar um DLA112 bicilindrico, e no diferencial quero confeccionar algo próximo do real, q agüente o tranco, pq um mtor d 2 cil tem mto + torque q um mono...e não vi nada no mercado q consiga aguentar o que vou usar d mtor!
Fato eh q para uso em terra, o desafio em um veículo real, sempre exige bloqueio no diferencial, mesmo em asfalto, a falta d um, torna o veículo incontrolável !!!E perigosamente instável...Lógico q usando um mtor forte, claro !!!aí pergunto:
Analisando friamente, o bloqueio que você fez, mudou em que a dirigibilidade do carro !?
Em situações com reta, para entrar em curva socado, um bloqueio forca o carro a um drift naturalmente na curva!Você sentiu isso no baja também !?
O controle ficou + facil !?
Pq em reta, os papas dos rc podem espernear, mas bloqueio traciona melhor, sempre, isso eh física vetorial básica ...n adianta teimar !!!
Fora isso, o q + t impressionou com o bloqueio !?
Desculpa aí intervir ao post, mas são duvidas q só quem tem um carro full block pode responder ...!
E parabéns pela iniciativa!!!
valeu a atenção...


http://www.facebook.com/rpmrc
www.rpmrc.com.br
coming soon!

 RC8T/RC8Be/8IGHT2.0e/RC8Te      orion.26/mamba2200/turnigy1965      Dx3s/Dx3/4pks/e alguns oem...      biron      varias      AKA/JC/RCW/proline

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 10 Ago 2011, 14:59

Opa fazer um automodelo é complicado hein... mas se tem as ferramentas, maquina pra moldar e fazer peça fica bem mais facil..
Te dou uma dica, vai no site da HPI.COM e baixa o manual do BAJA SS KIT, nele tem como montar o carro inteiro, e tem o desenho de cada peça em tamanho real...

Quanto ao diferençial bloqeado, ele ficou muito bom pra arrancada no asfalto, pois ele segue em linha reta, com o diferençial normal as vezes ele sempre puxa pra um lado... a arrancada fica mais forte tbm..
Na terra ele traçiona bem mais...
Mas tbm força bem mais a transmição, comigo quebrou os dogbones na primeira semana.. e tbm ele disterçia menos, faz as curvas mais abertas..
Por isso resolvi voltar pro diferençial normal...

A diferença não é tão grande assim.. mas tirando a parte dele fazer curva mas aberta, o blocado é melhor, pois se tem mais força de tração, e mais controle sob o carro...

e não esqueça de postar fotos do seu projeto se for fazer mesmo...


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 383
Registrado em: 28 Abr 2011, 23:00
Localização: Ribeirão Preto SP

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçia

Mensagempor cesar_baraldi » 10 Ago 2011, 15:48

Renan, valeu a atenção, pode aposta q sim, vou em breve abri um post com o projeto em andamento...
P mim n tem novidade, pq naturalmente enfrento em rotina a construção d pecas q ja não existem a décadas, na restauração d autos antigos....
Para a construção, vou adotar um layout d chapas estruturais, semelhante ao baja e savage...
Fiz alguns desenhos e o mais facil eh esse mesmo, pq posso obter ótima qualidade no corte d alumínio em água.
Para bandejas, tenho fresa.
Para cubos, stering blocks, fresa e torno...
Dog bones vou fazer bem + fortes em 1045 temperado.
E assim vai !
Vou pedir um motor p montar o assemble central e lançar as chapas ao corte, aí abro o post!!!
Mas vou com cuidado, pq tem mto noh cego palpiteiro doido p dar pedrada. Rsrsrsrssrsrs


http://www.facebook.com/rpmrc
www.rpmrc.com.br
coming soon!

 RC8T/RC8Be/8IGHT2.0e/RC8Te      orion.26/mamba2200/turnigy1965      Dx3s/Dx3/4pks/e alguns oem...      biron      varias      AKA/JC/RCW/proline

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Fev 2011, 21:00
Localização: SC

Re: Reaproveitar engrenagens diferençial - Bloquer difereçial.

Mensagempor renan_schuller » 10 Ago 2011, 18:10

Se vc tem todas as ferramentas pra fabricar peças já fica beem mais facil...
Pode até fazer algumas peças pra vender pra galera aqui! :) hehehe

Mas era ideal vc ter um baja pra ir tirando as medidas e ver como cada parte funçiona...
Construir um assim, "do nada" é complicado...
eu Tenho um baja e uma savage, com certeza a mecanica do baja é mais simples eu acho...
Pelo menos pra mim, pois prefiro mexer mais no baja do que na savage...

quanto aos diffs, porque não comprar um pronto do baja 5SC? que é bem mais reforçado...

e esse motor que vc quer usar, tem quantos HP? qual tamanho? é 2T?
att


=D

 HPI BAJA 5B 1/5 / Savage Flux      Zenoah 26cc 3HP      Dx3S / Fly Sky      Podium + Castrol 2T / Eletrico      HPI BAJA Black      Hostile e Tarmac on road      Alfredo Wagner

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes