A experiência de compra de um Baja 5B SS HPI

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

A experiência de compra de um Baja 5B SS HPI

Mensagempor fellipeborges » 31 Ago 2012, 21:59

Olá pessoal!
Depois de muito pesquisar, ler, conversar, perguntar e juntar dinheiro, finalmente comprei meu auto 1/5 movido a petróleo!
Optei pelo Baja 5B SS da HPI.

Já quero adiantar a resposta de algumas perguntas que serão feitas:

- Optei pelo HPI e não por um similar chinês porque não queria ter dor de cabeça com algo de baixa qualidade. Eu sei que posso ser apedrejado ao falar isso aqui porque tem bastante gente que defende as marcas mais baratas, e eu não tenho nada contra isso. Mas o fato é que se você pesquisar (e eu pesquisei bastante, aqui e nos fóruns americanos) vai ver que grande parte das pessoas que compra esses autos tem problemas que levam a gastar algo aproximado ao valor do carro da HPI. Eu não sou abastado, então optei esperar mais para poder comprar e pegar um auto com menos chances de me dar dor de cabeça.

- Eu gosto mais do visual do 5SC, mas como não sou abastado fui de 5B mesmo. Aí eu tinha basicamente duas opções: o RTR (5B 2.0) ou o KIT (5B SS). Eu optei pelo KIT pelos seguintes motivos:
----- Ele vem todo desmontado e eu quero ter a experiência de monta-lo;
----- O motor é de 26CC, contra o de 23CC do RTR;
----- Ele vem com diversos UPs, como uma pipa de alumínio, amortecedores mais fortes, embreagem de 8000rpm, , entre outros;
Um detalhe importante: pra quem compra o Kit, vai ter que comprar depois (caso não tenha em casa): pack de bateria para o receptor, tinta para a bolha, rádio e servo de aceleração.

A COMPRA
Comprei com o Vilmar Malacrida (automodelo2008@hotmail.com). Pesquisei muito e ele foi o que conseguiu o melhor preço. O cara é gente fina e super honesto.
Dei um pequeno sinal para ele fazer a compra e recebi o código de rastreamento do pacote vindo dos EUA para a loja dele. No mesmo dia que foi liberado pela Receita aqui no Brasil, eu transferi o restante do valor e ele me enviou o carro. No dia seguinte estava em casa.
Do dia em que comprei até o dia que chegou em casa foram 33 dias.

O QUE TIVE QUE COMPRAR ALÉM DO CARRO
O kit é só o começo. É necessário investir mais umas $dilmas$ em outras coisas que são necessárias para fazer o carro ficar pronto para o uso.

Essenciais
- Baja 5B SS
- Servo de aceleração (Futaba S3305 - comprei junto com o carro com o Vilmar)
- Kill Switch Super Bee (desliga o motor em casa de perda de sinal do rádio ou perda de tensão da bateria)
- Óleo 2 tempos - Motul 800 (cada litro de gasolina leva 40ml de óleo)
- Tintas preta e prata
- Rádio Futaba 3PM-X usado (fiquei com medo de usar o Bajão com um rádio de 15 dólares da Hobby King)
- Bateria para o receptor (Life Turnigy Nano-tech 2100mAh 2S) - A bateria para o receptor é um capítulo a parte. O indicado é comprar uma NiMh de 5000mAh, só que achei muito cara. Vou tentar com essa Life para ver como vai ser o desempenho. Detalhe: é LiFe e não LiPo. A LiFe tem voltagem menor do que a LiPo, então não tem perigo de torrar os servos e não precisa de UBEC.

Frescurites
- Monitor de Voltagem e Temperatura
- Farois (plasticos, leds e bateria)

Geralmente não se fica falando o valor das coisas, mas sei como é a curiosidade principalmente daqueles que estão ansiosos para algum dia adquirir uma máquina dessas. Então lá vai:

R$ 3.000,00 (carro)
R$ 100,00 (servo)
R$ 310,00 (kill switch)
R$ 70,00 (óleo 2t)
R$ 50,00 (tintas)
R$ 300,00 (rádio futaba)
R$ 40,00 (bateria receptor)
R$ 25,00 (monitor)
R$ 35,00 (farois)
------------------------------
R$ 3.930,00 (total)

É possível gastar menos quando já se tem algumas coisas, como o rádio por exemplo... e também se pode arriscar andar sem o Kill Switch... mas eu sinceramente não acho que vale o risco, afinal ele custa 10% do valor do carro e, se o carro sai disparado, ou pode machucar alguém seriamente ou vai espatifar num obstáculo e o prejuízo provavelmente vai ser maior do que R$ 310,00.

Pra deixar todo mundo com inveja branca, dá uma olhada no motor da criança:

Imagem

Em breve farei outro tópico com as fotos da montagem do carro.
Abraços e até lá.


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 71
Registrado em: 01 Abr 2011, 23:00
Localização: São Paulo

Re: A experiência de compra de um Baja 5B SS HPI

Mensagempor DEKY » 01 Set 2012, 20:03

Parabéns! To vendo q os bajas vão dominar geral kkkkkk! Brincadeira.....

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 63
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Cascavel

Re: A experiência de compra de um Baja 5B SS HPI

Mensagempor Cris_LB » 03 Set 2012, 15:13

Estou acompanhando... não para de postar, quero ver fotos do bixo andando!!! :twisted: :twisted:

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

Re: A experiência de compra de um Baja 5B SS HPI

Mensagempor fellipeborges » 03 Set 2012, 17:31

Pessoal, fotos da montagem:
/viewtopic.php?p=475788#p475788


DEKY, é nóis! rsrsrs
Cris_LB, em breve colocarei algum vídeo dele no post linkado acima.


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes