Motor BAJA!

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 21 Nov 2013, 16:28

Olá amigos... Gostaria de saber o q pode ter acontecido com meu baja!!
Seguinte:
Tava andando com ele de boas, como sempre, qdo de repente ele morreu (Obs: morreu "andando", eu estava acelerando. E o combustível ainda não havia acabado), e não quis mais pegar de jeito nenhum... Tentei, tentei, e nada!!
Aí chegando em casa, desmontei o carburador e fiz uma limpeza...
Mas não adiantou, a mesma coisa... Tentei, tentei, e nada!! E de tanto ficar puxando o recoil, parece q o motor travou (Obs: não foi o recoil que estragou, pois tirei, ele "gira" e recolhe normalmente). Ok??
O q preciso fazer?? Comprar um kit de reparo com as pçs (pistão, virabrequim, biela, juntas)?? Sabem dizer o q pode ter acontecido?? Vale lembrar q eu ainda não abri o motor para ver como está por dentro... Andei pesquisando, e parece q precisa de umas chaves para abrir o motor, é realmente necessário??
Aguardo....
Obg

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Motor BAJA!

Mensagempor SDBorges » 21 Nov 2013, 20:20

Tem que ver se seu combustível estava com boa qualidade e mistura adequada de óleo 2T, se não era velho demais, ou se não entrou sujeira pelo filtro de ar. A gente pensa que veda direitinho mas pode ocorrer de estar mal encaixado e entrar sujeira, aí é batata...
Sua vela pode ter ido pro pau, e se o motor travou, alguma coisa na falta de lubrificação pode ter acontecido. aí já é pior..
Quando o motor morre sem explicação, tem que tirar a vela e tentar olhar pela rosca dela no cabeçote se não tem nada anormal, mesmo que seja muito apertado aquele lugar. Mas tirar o escape e o carburador e tentar movimentar o pistão devagar para ver se o anel não quebrou, se não tem terra lá dentro, se um clip não se soltou ou se de repente não está tudo arranhado. É meio complicado ver assim de fora, mas pode te dar um sinal para não ir tentando até estragar de vez..




 5B + gaiola tubular personaliz      30.5cc Full mod      GT3B      Gasolina + óleo 2T Motul 800      Variados      Parque e L2 Brasilia

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 21 Nov 2013, 20:39

Então...
Uso Podium com 25% de óleo (não lembro a marca), era nova!!
Sujeira pelo filtro pode até ser, mas acho difícil, pois só ando no asfalto... A vela tá funcionando normal.
Ok, vou tentar fazer isso então... Tirar o motor, pipa, vela, carburador, etc
Caso eu abra e veja algo anormal, tem como comprar um kit de reparo (pistão, virabrequim, biela, juntas, etc)?? E só trocar eles, ou compro um motor novo??
valeu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Serpadu » 21 Nov 2013, 21:49

25% de óleo? Se for isso mesmo seu carro andar BEM lubrificado hein.




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 21 Nov 2013, 21:54

Qual a porcentagem ideal por litro?? Qto vc costuma usar "Serpadu"??
Obg

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Serpadu » 21 Nov 2013, 22:07

É 4% de óleo, 40ml por litro.

Se vc realmente ta usando 25% acho q o motor nem funciona direito, é MUITO óleo. No outro post até fui meio ironico achando que vc tinha digitado errado.




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 21 Nov 2013, 22:14

Opss... Pode crê!!! Falei uma coisa e faço outra HUAHAUHU'
É isso mesmo, costumo sempre colocar uns 35/40mL por litro
valeu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Serpadu » 21 Nov 2013, 22:23

Kkkk, menos mal. Achei dificil andar com tanto óleo, seria quase uma máquina de fumaca...

Valeu!




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 21 Nov 2013, 22:24

KKKKK' Verdade
falou

 
Mensagens: 28
Registrado em: 19 Mar 2013, 22:00
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Motor BAJA!

Mensagempor geruz » 22 Nov 2013, 15:44

E ai blz, vc já viu do lado da embreagem se está tudo ok se não teria acontecido algo que possa estar travando??? se estiver tudo ok e vc não consegue puxar o recoil, ao meu ver acho que vc deveria abrir o motor antes de sair comprando as peças ( no youtube vc consegue uns videos do passo a passo como desmontar é bem facil ) pode ter ocorrido quebra do anel, algum rolamento ter estourado, só abrindo vc tera a certeza do que aconteceu, qual a cilindrada do seu, na loja pedix tem um kit que já deixa ele 30,5cc com preço interessante, já comprei varios itens e até o meu novo baja ( meu baja velho já deu todo tipo de problema uauauaua) lá e veio tudo certinho com nota, fica a dica sorte pra vc...

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 22 Nov 2013, 16:09

Beleza!!
Então, sobre embreagem ainda não vi nada... Mas será q tem algo haver?? Pois ele morreu (desligou) andando :?
Sim, já andei dando uma olhada no youtube... Mas me parece q é preciso umas chaves para abrir (trava pistão, trava embreagem flywheel, etc). É realmente necessário?? Ou tem como eu abrir sem elas??
Tem como vc passar o link de alguns vídeos do Youtube q vc acha bem interessante e útil??
O meu já é 30,5CC da K.M.
Obg

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 351
Registrado em: 07 Set 2009, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor alethatty » 22 Nov 2013, 16:20

Oh filho do Davi......rsrsrs
Acho q sua mola da embreagem quebrou ?
Qdo puxa o recoil ele anda ?

Abs


HPI BAJA 5SC SS 2 speed...108Km/h
HPI BAJA 5B SS
HPI BAJA 5T
HPI SAVAGE OCTANE XL
KYOSHO SCORPION XL VE

 Baja 5SC/5B/5T/ OctaneScorpion      26cc / 29cc / 30.5cc/mamba      Futaba 4PKSR      GASOLINA PODIUM / LIPOS

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 22 Nov 2013, 16:38

HSUAHSU' Nem... Se fosse isso saberia KKK'
O recoil tá travado, (Obs: não está quebrado, pois já tirei e ele "vem" e recolhe normalmente). Parece q foi algo no motor mesmo...
Gostaria q me passassem alguns links do Youtube, mostrando como se abre o motor, pois é a primeira vez q farei isso no bajão HEHE'
E queria saber tbm, se é realmente necessário comprar aquelas chaves "especiais" para abrir o motor??
valeu

 
Mensagens: 28
Registrado em: 19 Mar 2013, 22:00
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Motor BAJA!

Mensagempor geruz » 26 Nov 2013, 16:19

E ai arrumou o baja, se vc fez o que o SDBorges recomendou, e se revisou o lado da embreagem e não achou nada anormal, procure por este video
Video #1 Tutorial Rebuilding the CY 23CC Engine, vc terá um passo a passo para desmontar o seu motor, bem o ideal é ter o trava pistão e o saca flywheel, quando tive que desmontar o meu a primeira vez ainda não tinha e com calma e cuidado no meu caso um bom alicate de pressão deu conta de tudo.. Fica a dica vá com calma e sem pressa que vc consegue, sorte ai e nos diga como anda o processo e se conseguiu...

 
Mensagens: 34
Registrado em: 14 Set 2013, 23:00
Localização: S.P. - São Paulo

Re: Motor BAJA!

Mensagempor Vitinho_ » 27 Nov 2013, 10:19

Então...
Estou desmontando, mas meu baja é 2 marchas, e sempre tive problemas em o parafuso dos pinhões soltar. Até q resolvi colocar com trava-rosca (o vermelho), e soltou novamente... Aí então, pela 2ª vez, coloquei um pouco mais de trava-rosca (vermelho) e agr não consigo tirá-lo HEHEHE'
Já até fiz uma fenda no parafuso, e nada KKKK'
Tem alguma sugestão de como prosseguir??
valeu

Próximo

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes