Baja feito em casa: chassis tubular

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 12 Jun 2014, 20:31

Olá galera... há um bom tempo atrás, eu iniciei meu projeto de baja 1/5 feito em casa, com mecânica do 5B; porém depois de muito ralar no projeto e principalmente nas fotos aqui, um moderador gente "boníssima" apagou meu tópico e não quis nem saber de me alertar primeiro. Ele pensou que eu estava negociando chassis e promovendo meu projeto, porém entendeu errado.
Bom, vou postar como ficou o resultado: o carro está 96% concluído hoje e me faltam umas pequenas peças que estão para chegar e botar o bicho pra andar.
Quem acompanhou, lembra do início... apenas alguns tubos e tal.
Fiz a calandra que dobra o aço inox de 3/8" e soldei tubo por tubo.

Hoje ele está assim. Não vou postar fotos do início pois como falei, o camarada apagou meu tópico que tinha dado um trabalho danado e vamos ver se não apaga esse de novo...

Imagem
Imagem

Lembrando que é 100% tubular, desde balanças de suspensão, toda a gaiola, tudo mesmo.

Abraços

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 376
Registrado em: 30 Abr 2008, 23:00
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor RODRIGOrio » 12 Jun 2014, 22:18

Muito bom mesmo, meus Parabéns pela iniciativa. !

pra quebrar esse demora.... 10 !!


AEROMODELISMO + AUTOMODELISMO NA VEIA

 HPI BAJA 5B      GAS 23CC / Avgas      FUTABA / HK-GT3B      GASOLINA PODIUM/ODONNELL/MOTUL      EU MESMO FAÇO AS MINHAS      DIRT BUSTER / "Pin-Spike"/      QUALQUER UMA O BAJA ENFRENTA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 12 Jun 2014, 23:04

Valeu!

Ainda será pintado, provavelmente de verde como na foto do meu avatar, todas as peças pretas com parafusos bicromatizados (ficam dourados).
Hj chegaram mais peças e vou montando devagar...
Fiz os faróis, as carcaças deles em tecnil, mas vou fazer mais uns em aluminio, soldar os leds como fiz pros primeiros e fazer suportes de faróis, ainda tem um reforço para fazer acima do diferencial, algumas buchas de suspensão, etc.

Abraços




 5B + gaiola tubular personaliz      30.5cc Full mod      GT3B      Gasolina + óleo 2T Motul 800      Variados      Parque e L2 Brasilia

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 12 Jun 2014, 23:06

Vou tingir de preto com aquele Rit Dye, o tanque, os beadlocks, a carcaça do servo de acelerador que hj é laranja, e as demais peças em aluminio serão preto fosco, eletrostático..
Chassis verde na eletrostática tbm, como citei agora..




 5B + gaiola tubular personaliz      30.5cc Full mod      GT3B      Gasolina + óleo 2T Motul 800      Variados      Parque e L2 Brasilia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1286
Registrado em: 27 Set 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor nbrancalhaojr » 12 Jun 2014, 23:38

Belo trabalho, parabéns!!
Como vai montar a elétrica?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor zumpano » 12 Jun 2014, 23:44

Cara que show! Ainda bem que voltou!! Não faz muito tempo, eu e o Xann perguntamos sobre esse tópico, pois havia sumido! Parabens! Ficou muito bom!!


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 12 Jun 2014, 23:53

Pois é.. valeu moçada... eu falei com o Xann esses dias e resolvi postar umas fotos aqui...

A elétrica vai ficar 3 chavinhas como na foto. Uma liga a bateria do carro (fica ao lado do tanque), a outra os faróis principais e a outra os milhas que vou fazer ainda. A bateria do radio é aquela original de 6V 3000mAh e a dos faróis é um pack com 3 pilhas AA de 1,2V cada recarregáveis, separada pra nao sugar da fonte do rádio.

O receiver vai ficar dentro de um tubo de aluminio que fiz de caixa de servo, à frente do tanque, bonitinho pra caramba.

Arrumei uma massa siliconada de dentista que vai envolver o receptor e i killw switch de vibrações.

O mais legal desse baja é que fiz coxins de motor e diferencial:Ou seja, o motor + diferencial + escape são dotados de coxins e não estão diretamente aparafusados no chassis. Isso dá um pouco de movimento a eles e nao passa tanta vibração para o chassis..




 5B + gaiola tubular personaliz      30.5cc Full mod      GT3B      Gasolina + óleo 2T Motul 800      Variados      Parque e L2 Brasilia

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 13 Jun 2014, 00:02

Conta-giros TTO
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Achei esse extintor que era um isqueiro e esvaziei, modifiquei e vai ficar de decoração amarrado num lugar estratégico e visível no baja.. ficou certinho na escala...

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 13 Jun 2014, 00:11

Ah... estava esquecendo de falar do mais importante... o MOTOR do safado...

Fui à França em fevereiro e um amigo meu mandou um motor fuçado até a alma para mim, lá da UK.

Trata-se de um motor de 31,5cc, porém ele tem:
Parte de baixo CY porém com rolamentos duplos de cerâmica
Cabeçote fuçado Zenoah, janelas abertas, trabalhadas e polidas
Pistão com 4 janelas
Virabrequim big bore + 2mm
Escape semelhante ao V2 trabalhado
Carburador ligeiramente trabalhado ( e ainda vou retirar a borboleta do afogador e tampar o lugar do eixo dele para não entrar porcaria) para dar mais admissão.

O bicho vai saltar de 5,5cv para aproximadamente uns 6Cv.

Vai empinar fácil...
Estou muito satisfeito com a evolução do projeto, a qualidade do motor e vamos ver como vai render...
Uso gasolina podium e óleo Motul 800 e o motor berra lindo demais.
Até acho que vou precisar fazer um pequeno abafador em carbono pra ele.. acelerando pra valer, vai hurrar demais...kkkkk




 5B + gaiola tubular personaliz      30.5cc Full mod      GT3B      Gasolina + óleo 2T Motul 800      Variados      Parque e L2 Brasilia

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor Xann » 14 Jun 2014, 21:53

Fala meu Brother! Nem acreditei quando ví esse tópico por aqui hehe. Mas muito bom ver que o projeto andou bastante desde a ultima vez que nos falamos.
Desistiu dos tanques de gasosa em alumínio?
Cara achei ótimo o lance dos coxins, motores 2T vibram demais, mas dessa forma estará prevenido de futuras trincas nos suportes.

Outro dia tava vendo por aqui um dispositivo que agora não me lembro o nome, que desliga o motor do baja caso ocorra qualquer interferência na parte elétrica. Achei muito útil pois um carro desse porte não pode arriscar bater, e por mais que o sistema de rádio possua o Fail Safe, proteção nunca é demais. Outra que outro dia após uma pequena pancada num meio fio o plugue do RX desconectou desligando-o completamente, sorte que o carro estava pouco acelerado e foi rumo ao mato, se não seria PT, nesse caso o Fail Safe não adiantou de nada.

Acompanhando...


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 23 Nov 2013, 21:00
Localização: Rockville-MD USA

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor Favelander » 15 Jun 2014, 00:03

Parabéns cara,

Top de mais seu projeto, tenho certeza, que o carro está ficando superior a muitos vendidos prontos.

abraço
Favelander


O Senhor é o meu pastor e nada me faltara.

 8igth 4.0 RR      Protec      DX3S      20%

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 76
Registrado em: 09 Jun 2014, 23:00
Localização: São Paulo / SP

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor TiagoFerrs » 15 Jun 2014, 10:26

Muito show..... curioso para ver esse baja andar....


O segundo nada mais é que o primeiro dos perdedores - Ayrton Senna

 Baja 1:5 KSRC-002B      2t 30.5cc      FS 2,4 GHz 3 Canais      Gasolina      King Motor      Mistos      Rua de Casa

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 198
Registrado em: 09 Dez 2011, 21:00
Localização: Taboão da Serra

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor Marcão-Losi » 15 Jun 2014, 15:02

Muito bom mesmo, estou fazendo um dragster sobre um chassi 966, que é bem mais simples q o seu e já da um trabalhão.


Revo - Losi 8IGHT Buggy - Serpent 733 te - Serpent 966 - Serpent 411 eryx

 Losi 8ight-t 2.0 / Serpent 747      Alpha Plus 21 A872      Futaba 4pks      Pista Jundiaí - PQ da Cidade

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 15 Jun 2014, 18:55

Valeu moçada!! Estive ausente esse fds mas voltei agora.
Xann, o dispositivo que citei é o Kill Switch. Se ele perceber que o rádio não responde ou que há alguma interferência, ele corta a centelha do motor na hora e puxa o freio. Eu tenho esse circuito ligado no terceiro canal do meu rádio. Posso desligar o motor do carro através do botão que fica no cabo do rádio tbm


Valeu gente boa.. abraçoss




 5B + gaiola tubular personaliz      30.5cc Full mod      GT3B      Gasolina + óleo 2T Motul 800      Variados      Parque e L2 Brasilia

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Set 2013, 23:00
Localização: Brasília DF

Re: Baja feito em casa: chassis tubular

Mensagempor SDBorges » 15 Jun 2014, 18:59

Usei a resistência da churrasqueira elétrica pra moldar o acrílico... ficou até bom!!! HAhahahah....
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Próximo

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes