Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Este este fórum somente para assuntos sobre automodelos escala 1/5.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 10 Jun 2015, 12:43

Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Pimenta26 » 21 Jul 2016, 12:35

Pessoal, a pouco tempo comprei um Baja Rovan 1/5 30.5cc usado e estou com algumas dúvidas, se alguém puder me tirar estas dúvidas desde já eu agradeço:
- Quanto tempo posso utilizar o aumotodelo sem precisar de recarregar a bateria dos servos? estou falando de uso constante.
- De quanto em quanto tempo eu tenho que verificar o óleo do diferencial e das suspensões - amortecedores?
- Qual a diferença do kill switch da killer bee para o da rovan?
- Se eu usar aquela capinha de proteção contra poeira para o filtro de ar eu preciso colocar óleo no filtro?
- Uso um Rádio Fly Sky GT3B, qual o alcance deste rádio?
Desde já Obrigado

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Abib » 21 Jul 2016, 13:59

Pimenta26 escreveu:Pessoal, a pouco tempo comprei um Baja Rovan 1/5 30.5cc usado e estou com algumas dúvidas, se alguém puder me tirar estas dúvidas desde já eu agradeço:
- Quanto tempo posso utilizar o aumotodelo sem precisar de recarregar a bateria dos servos? estou falando de uso constante.

Não há resposta certa para esta pergunta.. Depende do terreno, de como é a tocada da pilotagem, quanto de freio de usa, quanto se esterça, etc.. O melhor é medir de vez em quando a tensão da sua bateria sob carga, como com o carro freado, por exemplo.
- De quanto em quanto tempo eu tenho que verificar o óleo do diferencial e das suspensões - amortecedores?

Quando perceber que algo está errado, ou se há algum vazamento.

- Qual a diferença do kill switch da killer bee para o da rovan?

Uma é da Killer Rc - empresa americana sediada em Ohio, a outra é da Rovan.
- Se eu usar aquela capinha de proteção contra poeira para o filtro de ar eu preciso colocar óleo no filtro?

Sim, pois a tela segura apenas até um certo diametro de sujeira.

- Uso um Rádio Fly Sky GT3B, qual o alcance deste rádio?
Desde já Obrigado


Também é uma pergunta sem resposta certa.. Tudo depende de onde você vai andar, se como o sistema será instalado, se há outras fontes de interferência no trajeto, etc.. Normalmente os rádios para superfície possuem alcance mínimo de 100 metros, e podem chegar a mais de 500 se tudo estiver a favor: sem interferências, terreno plano e liso, dia de baixa umidade, ambas as antenas em fase (as duas no mesmo alinhamento vertical, por exemplo). Se bem que além dos 50 metros já fica difícil identificar a silhueta do veículo.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 10 Jun 2015, 12:43

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Pimenta26 » 21 Jul 2016, 14:02

Entendi, e qual seria a tensão minima da bateria do veiculo?

Enviado de meu LG-D690n usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Abib » 21 Jul 2016, 14:04

Depende de quanto seus servos e receptor aguentam antes de pifar.. Qual a bateria e tensão que irá usar no seu modelo?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 10 Jun 2015, 12:43

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Pimenta26 » 21 Jul 2016, 14:05

E outra dúvida, tanto o kill switch da killer bee quanto o da rovan desligam o motor se a tensão da bateria do automodelo ficar baixa?

Enviado de meu LG-D690n usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Abib » 21 Jul 2016, 15:05

Segundo o site do produto, sim.
http://www.rovanrc.com/engine/remote-gas-killer-switch/
Mas é possível sentir que a bateria está acabando quando você perceber que a direção começa a a ficar lenta (se utilizar NiMh ou NiCd).




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 10 Jun 2015, 12:43

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Pimenta26 » 22 Jul 2016, 02:04

Entendi, muito obrigado pela ajuda, vou comprar esse da rovan estão. Obrigado

Enviado de meu LG-D690n usando Tapatalk

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 10 Jun 2015, 12:43

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Pimenta26 » 31 Jul 2016, 12:49

Mais uma duvida gente, como q eu coloco oleo nos amortecedores do baja, vi o meu agora e a tampa inferior de três estão soltas.
E outra duvida,
Meu baja ta com dificuldade para ligar, tenho q acelerar pra ele ligar e quando liga ele demora a sair, parece q o carburador enche de gasolina, e demora a queimar e depois sai, alguém sabe como resolver isso tbm?

Enviado de meu LG-D690n usando Tapatalk

Avatar do usuário
Mensagens: 13
Registrado em: 10 Jun 2015, 12:43

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Pimenta26 » 31 Jul 2016, 16:25

Consegui troca o óleo dos amortecedores, criei outro tópico com uma pergunta do problema que aconteceu, não sei se poderia fazer isso

Enviado de meu LG-D690n usando Tapatalk

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2017, 18:15

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Jorge André » 18 Jul 2017, 13:32

Boa tarde!

Comprei um baja kingmotor recentemente... O servo do acelerador que veio de fabrica travou; o carro saiu em disparada, capotou e me custou um servo novo, cilindro, pistão.

Comprei um controle fly sky gt3b pensando que foi perda de sinal.
Fiz a retifica do motor, instalei o servo e fiz os precedimento do radio(bind) mas o servo continua acelerando sozinho e travando.
Gostaria de saber de alguém, se pode ser problema na elétrica(servo da direção ou o interruptor de ligar o carro) esteja causando interferência no servo da aceleração ou a bateria fraca do carro?
Fiz o teste no receptor de fabrica e está realmente com problema mas quando comprei o fly sky e instalei o novo receptor, tbm o servo do acelerador ficou movimentando-se sozinho
A bateria do carro é de 3000mah 6V. Comprei e estou esperando chegar uma de 4500mah 6V.
Peço ajuda a vcs!
Obrigado.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Abib » 18 Jul 2017, 13:55

faça um teste com o outro servo da direção no canal do servo do acelerador.. Se o problema for no rádio (transmissor ou receptor) você verá o mesmo fenômeno acontecendo no servo de direção.

Se for problema do servo do acelerador, a direção responderá corretamente...

PS: Não é dificil servos travarem ou pararem de responder deixando o modelo todo acelerado, principalmente se forem de baixa qualidade...




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2017, 18:15

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Jorge André » 18 Jul 2017, 14:15

E a relação com a potência da bateria, pode ocasionar essa confusão? Ou seja, a bateria de 3000mah não tá tendo força pra gerar energia pros servos?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Abib » 18 Jul 2017, 14:59

Eu particularmente acho pouco provável isso acontecer... Considerando uma capacidade de descarga de 5C, sua bateria conseguiria fornecer 15A de corrente para o sistema..
Um servo de 20Kg deve consumir uns 6A em plena carga.. um de 15Kg consome uns 5A.. sua bateria conseguirua fornecer corrente suficiente para estes servos.. a não ser se ela estiver no fim da vida e esteja dropando a tensão a ponto de derrubar a comunicação do rádio e deixar o servo louco..

você pode testar com um multimetro para ver se a tensão cai abaixo dos 4,5v quando o servo fica travado em plena carga..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2017, 18:15

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Jorge André » 18 Jul 2017, 18:06

Ok. Muito obrigado pelas informações.
Abraço

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2017, 18:15

Re: Ajuda baja 1/5, sou novo no automodelismo

Mensagempor Jorge André » 18 Jul 2017, 20:37

Sobre a instalação de um capacitor de 16v no terceiro canal(vi no youtube) para equilibrar a energia, funciona? Já que o problema aconteceu no servo do acelerador tanto com o controle e receptor que veio de fabrica, quanto com o fly sky e seu receptor...

Próximo

Voltar para Escala 1/5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes