Relação entre tamanho do pneu/gear ratio/velocidade

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Relação entre tamanho do pneu/gear ratio/velocidade

Mensagempor jpzulian » 12 Nov 2010, 23:09

Olá. Tenho uma monster truck e em breve vou trocar os pneus dela. Mas a questão é geral, independente do tipo e tamanho do carro. Tenho algumas dúvidas. Supondo que a gear ratio dela seja 10:1. O motor tem que dar 10 giros pro pneu dar 1. Supondo também que o pneu tenha 10cm de diâmetro. Se eu colocar um pneu de 5cm, teoricamente o motor teria que dar apenas 5 giros pra ele dar 1. Teria mais velocidade final com menos arranque. Mas, ao mesmo tempo, a trilha do pneu teria também a metade da trilha percorrida pelo pneu de 10cm. Ou seja, velocidade final e "arranque" seriam os mesmos do pneu de 5cm. Ou não? Eis a dúvida: não sairia tudo na mesma? Que influência teria colocar-se um pneu de diâmetro maior ou menor? Já li alguma coisa sobre ter cuidado ao se colocar pneus de tamanhos muito contrastantes com os tamanhos dos pneus originais, pois podem danificar relação, câmbio, motor, etc. Como funciona essa questão? Confesso que "rachei" a cuca, mas não consegui chegar a um esclarecimento plausível. Aguardo comentários. Obrigado. Abraço.


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Re: Relação entre tamanho do pneu/gear ratio/velocidade

Mensagempor rodrigomoschetto » 13 Nov 2010, 00:26

Não.

Numa VELOCIDADE CONSTANTE DE GIRO DO MOTOR, dentro de uma DISTÂNCIA PADRÃO, o pneu maior chegará ao destino mais rápidamente, enquanto o pneu menor irá chegar depois.

Porém, durante o arranque ou retomada de velocidade, com pneu maior o motor precisará de mais força para desempenhar a performance. Enquanto que, com pneu menor o motor precisará de menos força para atingir a performance.

Ou seja:

Qto maior o pneu, maior velocidade final e menos torque.

Qto menor o pneu, menor velocidade final e mais torque.

Tudo deve ser levado em consideração qdo pensamos em gear ratios. Relação peso potência, centro de gravidade, torção do chassis, tipo de material empregado na transmissão e freios, potencia de torque e giro do motor, etc...etc...etc....

Bitólas de pneus muito grandes tendem a forçar todo o conjunto sim, pois, a força de giro exercida pelo motor é maior, gerando superaquecimentos e a vida útil do mesmo comprometida.

não só estraga motor, cambio e diferenciais, mas o freio tb terá um desgaste maior, pois, na hora de parar, o peso será maior com bitolas maiores.

Cada kit de chassis, com seu centro de gravidade e peso, e cada motor com sua potência de torque e rpm, são devidamente calculados para serem utilizados com um tipo específico de rodas e pneus para atingirem um desepenho e performance padrão e otimizada sem causar danos ao conjunto.

Alterando a bitola dos pneus e rodas DRÁSTICAMENTE trará sérias consequências a todo equipamento com desempenho e performance prejudicados.

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Re: Relação entre tamanho do pneu/gear ratio/velocidade

Mensagempor jpzulian » 13 Nov 2010, 12:10

Valeu, Rodrigo. Dúvidas sanadas. Obrigado. Abraço.


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