Cambio não troca

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 21 Ago 2006, 10:29

Senhores .
Ontem quando fui andar com meu FW05 descobri que meu cambio não estava mais engatando a segunda , como na vez anterior tudo estava normal e a única coisa que fiz no carrinho foi uma faxina , suponho que seja uma obra divida .
Depois de chegar em casa desmontei o cambio inteiro , montei novamente aproveitei para soltar mais um pouco os parafusos da mola e adivinha só , nada aconteceu , meu carrinho ainda não engata a segunda .
Durante o processo de limpeza do cambio , notei que as sapatas estão um pouco gastas , não me pareceu ser nada que venha a comprometer o funcionamento .

Isso já aconteceu com alguém ? Alguém tem alguma dica de como resolver esse problema ?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 662
Registrado em: 30 Abr 2006, 23:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Cambio não troca

Mensagempor Mugen_Rossi » 21 Ago 2006, 11:14

opa, a sapata funciona da seguinte maneira: qto mais você aperta o parafuso, mais vai demorar pra trocar para segunda, ou seja, vai esticar mais a primeira, se soltar o parafuso vai começar a trocar mais rápido, pra mim o seu carro ou tá com o parafuso da sapata muito solto ou esta com mistura de combustivel muito gorda, sendo assim, vc terá que fechar a agulha de alta um pouco, mas não muito, uma meia volta acho que já pode dar resultado... fique atento a temperatura, não deixe passar dos 120 graus... qto mais aperto na agulha de alta, mais sua temperatura vai subir, por isso tome cuidado.. abraços




 Mugen Seiki - MTX4      Nova Rossi PLUS 3-SCT      Sanwa      Byron      Stratus 3.1      Jaco/Alpha Rc

Piloto Racer
 
Mensagens: 324
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Florianopolis

Re: Cambio não troca

Mensagempor CrisCareca » 21 Ago 2006, 11:24

Luiz, no cambio do Fw, existe um parafuso que costuma soltar, que é o que prende o suporte central da 2ª no eixo do cambio. O suporte é aonde as sapatas da 2ª são montadas. Quando aquele parafuso se solta, o suporte gira em falso no eixo, não engatando a segunda. Sendo isto ou não, aplique um pouco de trava rosca neste parafuso e aperte bem, pois ele costuma se soltar.
Abraços

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Re: Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 21 Ago 2006, 11:25

Então é justamente ai que está o problema , o cambio estava funcionando perfeitamente quando derrepente parou de trocar marcha .
A primeira coisa que fiz foi justamente soltar os parafusos aproximadamente 1/2 volta em cada e depois mais 1/2 e nada de trocar depois achei que ra alguma sujeira , fio pra casa desmontei tudo limpei bem limpinho e ainda nada mesmo com 1 volta solta a mais que antes .
Para referencia ele estava com aproximadamente 2 voltas no parafuso do cambio agora está com 3 a ainda nada , dá para soltar mais um pouco depois o parafuso bate na engrenagem .
O motor está bem afinado a agulha de alta já está no limite mais que isso esquenta muito , estou andando com um pouco menos de 1 volta e 1/2 e dá para ouvis o motor gritando com vontade e sai cantando os quatro pneus .

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Re: Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 21 Ago 2006, 11:28

cristiano escreveu:Luiz, no cambio do Fw, existe um parafuso que costuma soltar, que é o que prende o suporte central da 2ª no eixo do cambio. O suporte é aonde as sapatas da 2ª são montadas. Quando aquele parafuso se solta, o suporte gira em falso no eixo, não engatando a segunda. Sendo isto ou não, aplique um pouco de trava rosca neste parafuso e aperte bem, pois ele costuma se soltar.
Abraços

Não é esse o caso ,esse parafuso que vc se refere estava bem apertado mas mesmo assim valeu a dica , vou colocar trava rosca nele .

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 71
Registrado em: 21 Abr 2006, 23:00
Localização: Jabaquara/SP

Re: Cambio não troca

Mensagempor Andsu » 21 Ago 2006, 12:00

Estava conversando com o cara para quem vendi o meu FW estes dias e ele estava passando pelo o mesmo problema, solução, foi colocar oleo específico para OneWay. Acho que na limpesa vc deve ter passado nos rolamentos WD e etc e acho que deve estar patinando....

Abraços


Andsu
Shark Team
Faster than ever !!

 MTX4 WC      JP Plus      M8 / Spektrum      Byron 20%      Mazda6 / Stratus (Pintando)      JACO      Carrefour Tatuapé/AARC

Piloto Racer
 
Mensagens: 324
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Florianopolis

Re: Cambio não troca

Mensagempor CrisCareca » 21 Ago 2006, 14:47

No caso do one way, o carro perderia completamente a tração e não só a segunda. Este carro tambem dá muito problema no one way, mas pelo que o Luiz descreveu acho que não é o caso.
Eu reintero. O suporte interno da sapata da 2ª marcha vai preso ao eixo do cambio através de um parafuso alen sem cabeça. Este parafuso é apertado num CHANFRO que existe no eixo só para isso. Verificar simplesmente se esta apertado não é suficiente. Retire a sapata do eixo e verifique se estava apertado no CHANFRO. Se estiver apertado no eixo, fora do chanfro, mesmo que vc aperte com 100 KG de pressão, o eixo vai virar em falso na engrenagem e não vai engatar. Eu tenho FW05 RR, tive 2 FW05T, e tive muitos problemas aí mesmo aonde vc se refere.

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Re: Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 21 Ago 2006, 15:26

Como falei anteriormente , eu desmontei completamente o cambio retirando inclusive o suporte da sapata .
Quando remontei tomei bastante cuidado para o parafuso fique no chanfro e apertei com vontade mas o problema continua .
Não é essa pç que está escorregando .
Quanto a One-Way é um problema que não tinha me ocorrido mas de fato mas como ela estava demorando para travar eu meti WD sem dó para ver se tirava alguma sujeira e destravava algo .
As vezes quando eu ecelerava notava que o motor estava virando e o resto não mas isso não foi sempre , na maior parte das vezes ele sai com os quatro pneus patinando .
Um teste que eu vou fazer é lavar bem lavada a One-Way e colocar o óleo especifico para ela.
Virando na mão ela trava bem e rápido agora com o carrinho andando a coisa é diferente .

Piloto Racer
 
Mensagens: 324
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Florianopolis

Re: Cambio não troca

Mensagempor CrisCareca » 21 Ago 2006, 15:48

Luiz. O problema de engatar segunda no FW é cronico mesmo. Eu sou novo no Hobby, apenas 6 meses. Mas, ja tive 2 FW05 T como dissera e hj tenho 2 RR, aonde participo do campeonato do AARC do ABC. Este sabado, inclusive, encontrei um cara que anda no Paulista, que tinha RR e reclamava bastante da segunda que demorava para entrar. Na ultima corrida do AARC, eu fiquei os primeiros 5 minutos correndo sem segunda, pois ela resolveu não entrar não sei porque! Então, eu percebi, que a coroa da 2ª (tenho umas 10 em casa, e são iguais no T e no RR), ela faz um chanfro bem no meio, pelo jeito produzido pelo atrito doa parafusos da sapata com a parte interna da coroa. Eu achava aquilo errado, e troquei umas 4 coroas por causa disto. Mas, nos ultimos finais de semana, percebi que:
Vc põe uma coroa nova, regula o cambio aonde vc quer que entre a segunda (andando na pista), passa alguns tanques e a segunda começa a demorar para entrar. Aí vc torna a regular (soltando os parafusos), fica bom mais um tempo, depois torna a demorar para entrar. Quando a coroa fica com um chanfro considerado bem no meio aonde a sapata abre e age, aí sim vc regula e ela não desregula mais por um bom tempo. Eu ainda estou tentando entender isto, e fazendo testes com coroas e acertos, já até troquei os parafusos das sapatas por outros de cabeça menor e tal, mas nada adiantou. Acho na verdade que este é um problema cronico deste carro. Mas, leia com atenção o que escrevi. Va para a pista, com calma. Esquente o carro. Certifique-se que ele esta afinado sem estar detonando de tão quente(isto ébom fazer sempre que for andar), de as primeiras voltas na manha, na reta longa tire o pé quando não entrar a segunda para não superaquecer o motor. Aí, vai andando umas 10 voltas de cada vez e soltando os parafusos ma manha até a segunda entrar. Ela tem que entrar! Cuidado. A regulagem dos parafusos é muito sensivel, vire um oitavo de volta por vez. E, mexa sempre nos dois parafusos em par. Ela tem que entrar.
Quanto ao one way, nunca mais aplique WD. Mas, ainda não o jogue fora. Limpe-o novamente com um paninho seco, ou aplique querosene de leve , e use o óleo para one way que vc comprou. Se o óleo não der resultado, existe uma graxa para one way que ressucita qualquer um. Não sei aonde vc anda, mas se quizer, vá no ABC sábado de manha que estarei lá e te dou uma força.
Abraços

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Re: Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 21 Ago 2006, 16:37

Cristiano eu vou fazer esse trabalho na One-Way e tentar regular o cambio da forma que vc está falando caso tenha problemas sem duvida vou aceitar a sua oferta , esse fim de semana eu vou estar totalmente enrolado mas assim que puder eu te procuro e marcamos .
Muito obrigado pela ajuda .

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Re: Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 22 Ago 2006, 09:48

Uma ultima pergunta uma vez feita a besteira com o que eu lavo a One-Way para tirar o WD antes de colocar o óleo apropriado ?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Cambio não troca

Mensagempor denis.roschel » 22 Ago 2006, 10:31

Eu uso Spray de limprar freio ou Spray descarbonizante




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

 
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Jul 2006, 23:00

Re: Cambio não troca

Mensagempor Luiz-sp » 31 Ago 2006, 11:00

Limpei bem a One-Way coloquei o óleo apropriado e finalmente meu cambio está engatando sem problemas porem depois disso um problema voltou e outro apareceu .
1- Eu estou achando que a One-Way está meio presa , tipo difícil de girar quando deveria estar solta .
2- Ela ainda está escapando , quando senta o dedo com fé que o motor faz força ela funciona corretamente porem quando se acelera pouco para uma leve retomada depois de uma curva por exemplo o motor sobe o giro e não trava a One-Way

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Cambio não troca

Mensagempor denis.roschel » 31 Ago 2006, 11:07

Pode ser eixo gasto então...

Ai só trocando mesmo...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Racer
 
Mensagens: 324
Registrado em: 18 Mai 2006, 23:00
Localização: Florianopolis

Re: Cambio não troca

Mensagempor CrisCareca » 31 Ago 2006, 12:42

Cara, com certeza vc deve ter zuado o one way quando o lavou da primeira vez. Mas, não o substitua ainda. Vá na loja do Renato Paiva (RCPerformance) que ele tem uma "graxa para one way" , que ela dá uma sobrevida para o rolamento. Ligue antes para ver se ele tem em estoque. O FW 05T dá muito problema de one way mesmo. Alguns saíram de fabrica com pau.
Ps: descobriu o defeito da segunda? O que era?

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes