Diferencial duro - óleograxa

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 57
Registrado em: 04 Fev 2010, 21:00
Localização: Valinhos - SP

Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor fernandu3 » 07 Jul 2010, 23:15

Fala pessoal. Dei uma procurada no fórum e não achei nada que esclarecesse bem a minha dúvida.

Resolvi fazer uma manutenção hoje no meu carro.
O diferencial estava fazendo um pouco de barulho (engrenagem raspando em engrenagem).
Ele veio sem óleo de silicone, só com graxa.
Coloquei silicone 7500 na frente e 10000 atrás (info do manual)
Pra colocar o silicone tem que retirar toda a graxa ?
(do jeito que está a graxa misturou no silicone).

O que acontece é que ele ficou muito duro. Se empurro ele com a mao ele logo já para(como se estivesse brecando).
Antes quando empurrava ele no chao, levantava no ar e as rodas ficavam girando por um tempao.

Tiro todo o óleo e coloco só a graxa ?

Ando só por lazer, fiz a manutenção pra evitar desgaste e não para ganhar potencia, melhorar dirigibilidade, etc.;

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor gligoco » 08 Jul 2010, 00:14

Amigo, você colocou o óleo de silicone aonde? O correto é você abrir a caixa onde fica o diff, e então abrir o diff, retirando os 4 parafusos daquela engrenagem grande, e lá dentro que se deve colocar o silicone.

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 18 Ago 2009, 23:00
Localização: Araucária / Curitiba - PR

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor marsan29 » 08 Jul 2010, 00:17

Cara, não sei se entendi direito mas onde você colocou o silicone? Dentro do diff onde vai o silicone não tem graxa, somente o óleo. O silicone vai dentro de uma caixas de engrenagens (planetárias).
Estou entendendo, pela sua descrição de "ter somente graxa", que você colocou o silicone dentro da caixa externa do diff. Alí mesmo vai ser somente graxa, não vai óleo.
Quando você coloca óleo de silicone no lugar certo não deveria interfirir no giro das rodas desta forma, a interferência seria no caso da tração ou seja quando segura uma roda e gira a outra para outro lado aí sim vai ficar mais duro.
Na minha opinião você colocou silicone no lugar errado.
Abraço.




 Serpent Cobra GT / TRF 417      .21 / 10R MMM      2.4      Explosive mixture / Lipo      Alpha (R3.2 e R6) / Stratus      Compostos Alpha      CAAR / STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 947
Registrado em: 08 Jan 2005, 21:00
Localização: Curitiba - PR

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor MarcosAlphaRc » 08 Jul 2010, 01:31

fernandu3 escreveu:Fala pessoal. Dei uma procurada no fórum e não achei nada que esclarecesse bem a minha dúvida.

Resolvi fazer uma manutenção hoje no meu carro.
O diferencial estava fazendo um pouco de barulho (engrenagem raspando em engrenagem).
Ele veio sem óleo de silicone, só com graxa.
Coloquei silicone 7500 na frente e 10000 atrás (info do manual)
Pra colocar o silicone tem que retirar toda a graxa ?
(do jeito que está a graxa misturou no silicone).

O que acontece é que ele ficou muito duro. Se empurro ele com a mao ele logo já
para(como se estivesse brecando).
Antes quando empurrava ele no chao, levantava no ar e as rodas ficavam girando por um tempao.
Tiro todo o óleo e coloco só a graxa ?

Ando só por lazer, fiz a manutenção pra evitar desgaste e não para ganhar potencia, melhorar dirigibilidade, etc.;



Amigo, o correto é limpar a graxa da sua caixa de diferencial com querosene e após isto, colocar o silicone ate o nível das cruzetas e assim fechar. O carro não deveria estar brecando, creio que isto esta ocorrendo devido a um erro na montagem.


Team Alpha R/C
http://www.alpharc.com.br

BI - Campeão Brasileiro 1/10 e 1/8 GT !!!
Alpha R/C - Brazilian Performance Tires

 Serpent Cobra GT      NovaRossi .21      Ko Propo Ex-10 Helios      Speed Blend 30%      Alpha R3      Alpha R/C      STAR / CAAR

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 57
Registrado em: 04 Fev 2010, 21:00
Localização: Valinhos - SP

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor fernandu3 » 08 Jul 2010, 13:37

marsan29 escreveu:Cara, não sei se entendi direito mas onde você colocou o silicone? Dentro do diff onde vai o silicone não tem graxa, somente o óleo. O silicone vai dentro de uma caixas de engrenagens (planetárias).
Estou entendendo, pela sua descrição de "ter somente graxa", que você colocou o silicone dentro da caixa externa do diff. Alí mesmo vai ser somente graxa, não vai óleo.
Quando você coloca óleo de silicone no lugar certo não deveria interfirir no giro das rodas desta forma, a interferência seria no caso da tração ou seja quando segura uma roda e gira a outra para outro lado aí sim vai ficar mais duro.
Na minha opinião você colocou silicone no lugar errado.
Abraço.


realmente eu fiz burrada... coisa de iniciante heheh.
Eu coloquei o óleo na caixa externa do diff. Bom, vou limpar a caixa externa, passar um pouco de graxa. Depois vou abrir o diff e colocar o óleo.

Muito obrigado a todos!!! Valeu!

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 138
Registrado em: 13 Mai 2010, 23:00
Localização: Carlos Barbosa Rio Grande do Sul

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor tobiasferrari » 11 Ago 2010, 14:36

Uma dica que já vi em algum forum fora do brasil. Usar oleo de caixa de carros 1/1. é um oleo super grosso, bem parecido com o silicone que é usado em diff. E dizem que o resultado é super bom. Abraço




 HPI HellFire--Kyosho DBX      k4.6 HO      Futaba-Traxxas TQ      Nos dedos de tando acelerar!      Qualquer lugar

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor mach » 11 Ago 2010, 14:59

Mas achei estranha essa informação do manual, normalmente se coloca um silicone mais DURO na FRENTE não atrás.


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Avatar do usuário
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Ago 2010, 23:00
Localização: São Sebastião

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor Afonso150 » 13 Ago 2010, 18:44

Amigos, ai vai um pergunta em relação a informação dada pelo nosso amigo tobiasferrari, SE USARMOS ÓLEO DE CAMBIO AUTOMOTIVO, ESSE ÓLEO É UM DERIVADO DE PETRÓLEO FORTISSIMO ALÉM DE GROSSO, ELE NÃO DISSOLVER O PLASTICO DA CAIXA DE DIFERENCIAL?




 Bug Inferno MP 7.5      21      FM      nitro      Bug ORIGINAL POR ENQUANTO      ORIGINAIS      MOTO CROSS - EM SÃO SEBASTIÃO

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1286
Registrado em: 27 Set 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor nbrancalhaojr » 13 Ago 2010, 20:31

Silicone também não vem do petróleo?
Acho pouco provável o óleo de caixa dar algum problema fora o péssimo desempenho.
Neste hobby não adianta querer economizar trocados.
Gasta R$15,00 num tubo de silicone próprio e esqueça o assunto.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 138
Registrado em: 13 Mai 2010, 23:00
Localização: Carlos Barbosa Rio Grande do Sul

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor tobiasferrari » 19 Ago 2010, 18:53

exatamente, quem ta nesse hobby tem que estar disposto a gastar seus trocados. hayhaha vai saber, essas dicas as vezes podem se tornar caras.
por isso sempre e bom gastar um pouco a mais. abraço




 HPI HellFire--Kyosho DBX      k4.6 HO      Futaba-Traxxas TQ      Nos dedos de tando acelerar!      Qualquer lugar

 
Mensagens: 31
Registrado em: 21 Ago 2010, 23:00
Localização: Sorocaba

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor tatosorocaba » 07 Set 2010, 21:34

O silicone vai dentro da engrenagem??? Isso ainda não sabia. Eu coloquei graxa lá... graxa branca própria para indústria, devo trocar e colocar silicone?Posso ter estragado a caixa?


Tô meio perdido :)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1154
Registrado em: 31 Jul 2008, 23:00
Localização: Cubatão SP

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor Edsel » 08 Set 2010, 00:26

Estragar não estragou, mas prejudicou o funcionamento de diff... Com óleo de silicone vc tem mais controle e noção do que melhorar no setup. Da forma que está vc não tem parâmetro nenhum.




 Hot Bodies D8      O.S 21 XZB Speed      DX3R      Byron 30%      ProLine Shift      ProLine, RCW, Sintec      Morro da Nova Cintra

 
Mensagens: 31
Registrado em: 21 Ago 2010, 23:00
Localização: Sorocaba

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor tatosorocaba » 08 Set 2010, 01:56

Humm... e este óleo de silicone eu compro só em lojas de modelismo ou consigo em algum outro tipo de loja tb???Digo isso pq estou mexendo nele amanhã e podia já dar um jeito nisso se eu encontrar por aqui


Tô meio perdido :)

 
Mensagens: 23
Registrado em: 02 Set 2009, 23:00
Localização: Miracatu

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor Bruno-Miracatu » 11 Nov 2010, 12:01

eu ia usar graxa branca tbm no meu dbx!!! :roll:
vcs ñ aconselham tbm???

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 605
Registrado em: 18 Ago 2009, 23:00
Localização: Araucária / Curitiba - PR

Re: Diferencial duro - óleograxa

Mensagempor marsan29 » 11 Nov 2010, 16:48

Bruno-Miracatu escreveu:eu ia usar graxa branca tbm no meu dbx!!! :roll:
vcs ñ aconselham tbm???


Dentro da caixa do diferencial onde tem as planetárias (pequenas engrenagens) deve-se usar o silicone, encontrado em qualquer loja de hobby, já na parte externa (na coroa e pinhão do diff) no meu caso uso uma graxa industrial grafitada (pode ser a branca também).

Próximo

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante