Engrenagens do Inferno MP7.5

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 17 Out 2011, 20:43

Pessoal, sou novo aqui, mas nos últimos dias tenho passado bastante tempo pelo fórum, pois comprei um carrinho pra andar com os amigos e tenho que admitir que estou viciado no hobby e nesse fórum agente que é novo encontra muita informação útil que nos ajuda nesse início tão complicado.

Porém quando comecei a andar, a primeira coisa que aprendi é que não é "só ligar e andar", enfim, vcs conhecem mt melhor que eu né? kkkkk

Então, na quarta-feira passada andando com os amigos, a coroa da transmissão que é de plástico ficou totalmente gasta, como na foto em anexo. Comprei uma de metal original da Kyosho (o código da peça é IF105) e instalei no carro, regulei certinho de acordo com o tutorial que tem no site que diz que tem que colocar o papel e tudo mais e acho eu que ficou tudo certinho, e até um amigo meu que tem mais experiência do que eu com os carrinhos viu e disse que estava certinho e que o dele (um inferno US2) ele tinha regulado como o tutorial e ficou certo também. Porém ao instalar eu liguei o carro e deixei ele ligado por uns instantes em cima da mesa de partida mesmo, quando desliguei percebi que o pinhão estava com as engrenagens gastas.

Estou na dúvida se foi alguma coisa que eu regulei errado, ou se a engrenagem original foi feita para funcionar somente com a engrenagem de plástico ou até se esse pinhão não é tão original quanto eu acho que ele seja (comprei o carrinho usado, porém em ótimo estado acho eu). to precisando de uma luz pois estou com medo de colocar o carro para andar e a engrenagem estragar de vez.

Que que eu faço? compro outro pinhão, coloco uma coroa de plástico ou tento regular de novo? Se for para comprar outro pinhão, qual vocês me aconselham a comprar?

Anexei umas fotos do pinhão e uma da engrenagem de plástico que comeu.

Muito obrigado pela ajuda.
Anexos
dsc02266-2.jpg
pinhão2
dsc02266-2.jpg (40.82 KiB) Exibido 2533 vezes
dsc02263-2.jpg
pinhão1
dsc02263-2.jpg (45.46 KiB) Exibido 2535 vezes
dsc02268-2.jpg
Engrenagem de plástico comida.
dsc02268-2.jpg (79.47 KiB) Exibido 2533 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor guilcm123 » 17 Out 2011, 21:25

Verifique a fixação do seu motor (parafusos). Geralmente esses casos ocorrem porque o motor se desloca com a vibração e o esforço, e acaba saindo do ponto que você regulou inicialmente.

Recomenda-se sempre usar trava-rosca nos parafusos de fixação do motor.

E o grande problema em usar a coroa de aço é que em um caso como esse, pode acabar "moendo" as duas partes (pinhão e coroa), e um pinhão e coroa de aço são bem mais caros que apenas uma coroa de plástico, que é uma peça barata. Mas se o ajuste estiver correto, ocorrerá apenas o desgaste natural, e as peças durarão muito mais tempo...

Qual motor você tá usando?


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 17 Out 2011, 21:39

Olá, guilcm123, estou usando o motor original o GX21.

mas isso pode acontecer por o pinhão ser específico para engrenagens de plástico ou isso não existe?

o estranho é que o pinhão estava perfeito, só liguei o motor deixeo ele em cima da caixa de partida e aconteceu isso.




 Hot Bodies D8 / Inferno MP 7.5      Novarossi P5XLT / GX21      Syncro KT201      O'Donnell Speed Blend 25%

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor guilcm123 » 17 Out 2011, 21:55

lfvtavares escreveu:Olá, guilcm123, estou usando o motor original o GX21.

mas isso pode acontecer por o pinhão ser específico para engrenagens de plástico ou isso não existe?

o estranho é que o pinhão estava perfeito, só liguei o motor deixeo ele em cima da caixa de partida e aconteceu isso.


Se você comprou a coroa de aço original do Inferno, pode ser uma outra coisa também:

O pinhão tem módulo diferente da coroa... ou seja, o antigo dono pode ter colocado um pinhão de outro carro ou de outra marca, com outro módulo... (o módulo é a relação entre o tamanho dos dentes da engrenagem e o seu diâmetro). Não posso dizer com certeza, mas é uma possibilidade. Tente verificar se o dono anterior não trocou o sino de embreagem ou o pinhão por um de outro carro...

Para verificar o módulo das engrenagens, faça o seguinte:

Divida o diâmetro de cada uma das engrenagens pelo seu respectivo número de dentes... o resultado dessa conta entre as duas peças (pinhão e coroa) deve dar o mesmo valor aproximado. Se o número der diferente, é porque o módulo das engrenagens é diferente. Se a diferença é grande, você consegue perceber visualmente a diferença de tamanho das engrenagens...


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 18 Out 2011, 01:03

fiz as medições aqui e deram o seguinte resultado:

Pinhão:
1,6cm / 13 dentes = 0,1230769230769231

Coroa:
4,8cm / 46 dentes = 0,1043478260869565

ta certo?




 Hot Bodies D8 / Inferno MP 7.5      Novarossi P5XLT / GX21      Syncro KT201      O'Donnell Speed Blend 25%

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor rodrigomoschetto » 18 Out 2011, 04:42

Verifique os rolamentos desse sino também, pois, com coroa de aço eles não podem haver folgas.

Pode ser que a tempera do pinhão seja diferente da tempera da coroa.

No Inferno US Sports 2 não ocorre isso.

Eu acho q você vai ter que usar o pinhão original do US2 também.

[ ]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 18 Out 2011, 05:15

rodrigomoschetto, verifiquei os rolamentos aqui e realmente eles tem uma pequena folga, será que isso pode ter causado esse desgaste prematuro? lembrando que eu não andei com o carro, só instalei a coroa e liguei o motor e deixei o carro em cima da mesa por uns instantes.

vou comprar outra coroa mesmo, pois acho no estado que está a minha não vai durar muito, vc pode me dizer se essa vai servir pra funcionar em conjunto com a coroa de metal? fiz várias perguntas ao vendedor e ele me garantiu que funciona, mas prefiro saber a opinião de quem sabe.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

Obrigado.




 Hot Bodies D8 / Inferno MP 7.5      Novarossi P5XLT / GX21      Syncro KT201      O'Donnell Speed Blend 25%

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor rodrigomoschetto » 18 Out 2011, 05:43

lfvtavares escreveu:rodrigomoschetto, verifiquei os rolamentos aqui e realmente eles tem uma pequena folga, será que isso pode ter causado esse desgaste prematuro? lembrando que eu não andei com o carro, só instalei a coroa e liguei o motor e deixei o carro em cima da mesa por uns instantes.

vou comprar outra coroa mesmo, pois acho no estado que está a minha não vai durar muito, vc pode me dizer se essa vai servir pra funcionar em conjunto com a coroa de metal? fiz várias perguntas ao vendedor e ele me garantiu que funciona, mas prefiro saber a opinião de quem sabe.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

Obrigado.


Éhhhhh...rsrsrrsrs... quer arriscar? rsrsrsrsrs Bom, o vendedor garantiu né? Quem sabe.

Olha, os rolamentos pode até ter uma folguinha, mas tem q ser bem pouca viu?

Segundo o manual do IUS2, o cara é esse http://www.competitionhobbies.com.br/de ... =3732&r=78
código IFW-133.

[ ]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 18 Out 2011, 06:15

pois é cara, fico com mt receio de comprar peças não originais, mas não estou conseguindo achar para comprar em nenhuma loja aqui no brasil. essa foi a única que eu achei por aqui..

essa do US2 é de 15 dentes, será que a relação não vai ficar mt longa? meu motor aguenta empurrar tranquilo?

Obrigado mais uma vez.




 Hot Bodies D8 / Inferno MP 7.5      Novarossi P5XLT / GX21      Syncro KT201      O'Donnell Speed Blend 25%

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor rodrigomoschetto » 18 Out 2011, 18:11

lfvtavares escreveu:pois é cara, fico com mt receio de comprar peças não originais, mas não estou conseguindo achar para comprar em nenhuma loja aqui no brasil. essa foi a única que eu achei por aqui..

essa do US2 é de 15 dentes, será que a relação não vai ficar mt longa? meu motor aguenta empurrar tranquilo?

Obrigado mais uma vez.


Aguenta sim, tranquilissimo.

[ ]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 18 Out 2011, 23:07

rodrigomoschetto, rodrigo, obrigado pela ajuda, acabei comprando o MP777 (/viewtopic.php?t=40343) do usuario rdreher, além de ter a peça que eu to querendo tem muitas outras, afinal é um carro inteiro, se mais pra frente quebrar outra coisa eu já tenho reserva..


Um abraço.




 Hot Bodies D8 / Inferno MP 7.5      Novarossi P5XLT / GX21      Syncro KT201      O'Donnell Speed Blend 25%

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor rodrigomoschetto » 19 Out 2011, 06:57

lfvtavares escreveu:rodrigomoschetto, rodrigo, obrigado pela ajuda, acabei comprando o MP777 (/viewtopic.php?t=40343) do usuario rdreher, além de ter a peça que eu to querendo tem muitas outras, afinal é um carro inteiro, se mais pra frente quebrar outra coisa eu já tenho reserva..


Um abraço.


Legal, pelo menos agora tem todas de reposição.

[ ]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 28 Out 2011, 15:52

bom seguindo minha jornada para resolver o problema descrito aqui no tópico, comprei uma coroa nova e coloquei no carro, juntamente com um pinhão de 14 dentes da protek (http://www.amainhobbies.com/product_inf ... osho-Style)

mas olha o que aconteceu, as engrenagens não estão "batendo" quando eu parafuso o motor e o diferencial no chassi, olhem as fotos:

q q eu to fazendo de errado? comprei as engrenagens erradas? ou oque pode ser?

ahh, isso aconteceu com o pinhão original de 13 dentes tb que eu tenho usado aqui.
Anexos
dsc02311.jpg
3
dsc02311.jpg (96.18 KiB) Exibido 2454 vezes
dsc02311.jpg
2
dsc02311.jpg (96.18 KiB) Exibido 2454 vezes
dsc02310.jpg
1
dsc02310.jpg (83.32 KiB) Exibido 2454 vezes

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 252
Registrado em: 14 Out 2011, 23:00
Localização: Niterói - RJ

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor lfvtavares » 28 Out 2011, 15:55

a foto do chassi com tudo no lugar:
Anexos
dsc02313.jpg
4
dsc02313.jpg (115.98 KiB) Exibido 2452 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Engrenagens do Inferno MP7.5

Mensagempor rodrigomoschetto » 28 Out 2011, 16:13

Eu acho que o seu flywheel ou o sino está muito calçado, ou seja, deve ter arruela demais ou muito grossa atrás de um dos dois.

Tem que desmontar o sino e tirar o flywheel para verificar a espessura das arruelas e a quantidade e se possível, remover alguma.

[ ]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Próximo

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante