Dúvidas sobre Sapatas e Molas (embreagem)

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flywheel com 2 ou 3 sapatas? Qual o melhor?

Mensagempor Losfer » 28 Ago 2006, 12:47

Poderiam dizer as vantagens/desvantagens de se ter 3 sapatas no flywheel ao inves de apenas 2?


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Re: flywheel com 2 ou 3 sapatas? Qual o melhor?

Mensagempor Losfer » 04 Dez 2006, 12:28

E aí pessoal, alguém se habilita ?


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Re: flywheel com 2 ou 3 sapatas? Qual o melhor?

Mensagempor MAsterDV » 14 Dez 2006, 00:06

Com 3 voce tem uma resposta mais imediata do motor e melhor durabilidade, principalmente se vc tiver um motor forte, a embreagem pode deslisar e demorar para fazer seu carro reagir, agora se vc tem um motor fraco a diferença é insignificante....




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Dúvidas sobre Sapatas e Molas (embreagem)

Mensagempor DiegoMR » 21 Jun 2012, 13:52

Bom dia pessoal,
Gostaria de saber qual o conceito atras do tipo de molas e sapatas de embreagem, pois tenho 2 buggy losi e vi que existem sapatas de alumínio azul, dourada e prateada ( existe diferença entre elas, alem da cor), e existe também a de composite, nao deixei de reparar que no RR usam 2 de comp. e 2 em alumínio, no truggy sao 4 de alumínio( rtr) e no buggy rtr apenas 2 em alumínio, qual o conceito disso?
Alem de existirem vários tipos de mola ( que mudam a rigidez), tentando pegar o conseito, quanto mais rígida for maior a dificuldade dela abrir, assim ela só vai "engrenar"(abrir), quando o motor estiver com maior rotação,isso esta correto? E oque na pratica isso influencia?

Obrigado,
Diego
Editado pela última vez por DiegoMR em 21 Jun 2012, 14:58, em um total de 1 vez.

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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor Abib » 21 Jun 2012, 14:08

Todo motor a combustão possui uma curva de torque e potência..

Esta curva é crescente.. Ou seja: Quanto menor a rotação que o motor engatar na embreagem, menor será o torque e potência de saída do carro..

Quanto maior rotação que o motor engatar, maior será o torque de saída..


Mas cuidado que nem sempre arrancar com o modelo em torque máximo é a melhor coisa.




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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor DiegoMR » 21 Jun 2012, 14:45

Então para uma saída mais forte eu uso uma mola mais rígida?

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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor DiegoMR » 21 Jun 2012, 14:57

Humm, estou começando a entender... Então a escolha da mola vai depender do motor que esta usando, porém só tem como acertar esse ajuste trocando a mola e vendo o comportamento do auto, até achar uma que vc ache que a arrancada do auto fique adequada a pista ou ao seu jeito de guiar... Pois no off, muito Torque na saída faz o auto patinar perdendo a aderência, e pouco nem precisa comentar, agora percebi a importância disso a nível de competição




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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor Abib » 21 Jun 2012, 14:59

Olhando por este aspecto, sim..




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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor DiegoMR » 21 Jun 2012, 15:01

Então quanto mais próximo o engate for da rotação onde o torque é máximo do motor maior será a arrancada.

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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor Abib » 21 Jun 2012, 15:11

Sim..

O motor possui um pico de torque e um pico de potência..

A maior arrancada acontecerá no pico máximo de torque..

Abaixo está a curva de torque feita em um VZB num dinamômetro:

Imagem


As curvas de baixo são as curvas de torque.. Se você colocar uma mola que permita o motor engatar a 24000rpm, por exemplo, você teria o maior torque possível de saída para aquela combinação de motor/pipa/combustível, pois estaria no pico de torque daquele motor..

Edit: Mudei para Maior torque de saída.. O Melhor torque na saída não é o maior torque de saída..
Editado pela última vez por Abib em 21 Jun 2012, 17:35, em um total de 1 vez.




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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor DiegoMR » 21 Jun 2012, 17:26

Que bacana esse gráfico, esse gráfico é fornecido pelo fabricante, ou vc tem um dinamometro? Bom acho que a função das molas esta bem explicada já, agora falta as sapatas, acredito que oque muda é o atrito que cada uma gera, a de composite deve "agarrar" mais nas paredes do sino, isso confere? Ou estou viajando?




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Re: Sapatas e molas (embreagem)

Mensagempor Abib » 21 Jun 2012, 17:36

Este gráfico é feito por um dinamometro..

Sobre as sapatas, eu não conheço muito, mas imagino que existam materiais que agarrem melhor que outros, e outros que possuem uma vida útil maior que os outros.




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Flywheel 3 sapatas

Mensagempor boblow » 10 Jan 2014, 14:24

galera,o que muda em termos de potencia e torque um Flywheel de 3 sapatas em relação ao de duas??

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Re: Flywheel 3 sapatas

Mensagempor m.affonso » 10 Jan 2014, 18:46

boblow escreveu:galera,o que muda em termos de potencia e torque um Flywheel de 3 sapatas em relação ao de duas??


Digamos que dará mais "pegada" no sino, gerando assim mais torque.

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Re: Flywheel 3 sapatas

Mensagempor bielão » 20 Jan 2014, 16:33

Tem muito mais eficiência do que a embreagem convencional, mais grip no sino.




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