Centax sem rolamento axial.

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 245
Registrado em: 25 Nov 2010, 21:00
Localização: Sao Paulo

Centax sem rolamento axial.

Mensagempor Fara » 02 Fev 2015, 10:54

Moçada é o seguinte, desmontei a centax do MTX3 e notei que ela estava sem o rolamento axial, na verdade estava só com as arruelas externas do rolamento e no lugar das arruela central com as esferas tem uma arruela normal, lisa, enfim, o carro estava andando normal... aí eu pergunto, pra que serve esse rolamento axial então? Qual a função dele já que estava andando normalmente sem?




 Hyper 7 / Sakura Zero      Xerun 2.200kv / Ezrun 5.5T      HK-310      Turnigy 4s /2s      Original / Dodge / Mazda      Losi XBT / Alpha / Xceed      Jundiaí / Pelezão / APPA

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Fev 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Centax sem rolamento axial.

Mensagempor magrao » 02 Fev 2015, 22:29

Funcionar , até funciona, mas imagine o atrito que está fazendo nas arruelas de encosto!!!

Além de gerar mais calor, vc perde velocidade! :wink:


Fara escreveu:Moçada é o seguinte, desmontei a centax do MTX3 e notei que ela estava sem o rolamento axial, na verdade estava só com as arruelas externas do rolamento e no lugar das arruela central com as esferas tem uma arruela normal, lisa, enfim, o carro estava andando normal... aí eu pergunto, pra que serve esse rolamento axial então? Qual a função dele já que estava andando normalmente sem?


www.rcnitro.com.br

 XRAY NT1      NOVAROSSI      KONDU KAGADU      CEVADA      MUIDA      REDONDO      ASSAUTO

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 245
Registrado em: 25 Nov 2010, 21:00
Localização: Sao Paulo

Re: Centax sem rolamento axial.

Mensagempor Fara » 03 Fev 2015, 09:19

Andei bastante tempo assim, na verdade nem sabia da existência desse rolamento... até que precisei desmontar agora para trocar os pinhões e fui dar uma olhada no manual pra conferir se estava tudo certo e vi que estava faltando o rolamento...mas acho que agora entendi a função dele... diminuir o atrito entre as arruelas quando a sapata acopla na campana... acho que é isso... rs... então vou providenciar um.




 Hyper 7 / Sakura Zero      Xerun 2.200kv / Ezrun 5.5T      HK-310      Turnigy 4s /2s      Original / Dodge / Mazda      Losi XBT / Alpha / Xceed      Jundiaí / Pelezão / APPA

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Centax sem rolamento axial.

Mensagempor Abib » 03 Fev 2015, 09:44

Correto. Ele serve para não haver atrito entre a arruela fixa pelo parafuso e o sino quando a rotação entre as duas peças estiverem diferentes, que dependendo da pista, pode ocorrer diversas vezes durante a volta.

Imagem

Este rolamento é conhecido como Thrust Bearing..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 245
Registrado em: 25 Nov 2010, 21:00
Localização: Sao Paulo

Re: Centax sem rolamento axial.

Mensagempor Fara » 03 Fev 2015, 16:35

Foi olhando essa foto mesmo do manual que dei falta do rolamento, na verdade só da parte central com as esferas... uma dúvida, faz diferença se eu colocar uma arruela de 0,3mm ao invés de 3 de 0,1mm como pede no manual?




 Hyper 7 / Sakura Zero      Xerun 2.200kv / Ezrun 5.5T      HK-310      Turnigy 4s /2s      Original / Dodge / Mazda      Losi XBT / Alpha / Xceed      Jundiaí / Pelezão / APPA

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Centax sem rolamento axial.

Mensagempor Abib » 04 Fev 2015, 06:47

Se seu ajuste ficar entre os 0,3 a 0,5mm de jogo, não..


As diversas arruelas são para ajustar este jogo axial..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes