Sino em eixo curto
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
13 mensagens
• Página 1 de 1
- Rafael RCJ
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 02 Mar 2015, 15:10
Sino em eixo curto
Pessoal, az um tempo que tenho um buggy Thunder tiger Mirage 1/8 e ja estou no segundo motor.
Estou com um motor eg sport 25 e o problema que tive ao adaptar o dino no eixo. Com outro motor, um protech 21 nao tive esse problema:
Ao colocar o sino com os 2 rolamentos a ponta do eixo virabrequin ficou muito curta no assentamento ou seja ao apertar o sino com o parafuso acaba estrangulando o rolamento pois o eixo ao invez de ficar saliente para fora e colocar as arruelas de encosto ele esta para dentro ou seja, nao posso apertar demasiadamente senao nao gira o sino. Ja andei assim com o parafuso meio frouxo..sem problemas...o incoveniente eh que deve se apertar sempre pois nao esta bem afixado. Lembrando que dessa forma esta rodando beleza sem folga demasiada....mas sei que nao esta certo...
E o meu dilema eh o seguinte : antes do collet vai uma arruela senao o fly trava ao apertar a porca piloto. Com isso todo o conjunto fica mais para frente...ja troquei a porca piloto por uma mais curta e mesmo asim o eixo nao fica para fora. A unica solucao que vejo eh diminuir ainda essa porca piloto num torneiro assim o conjunto todo assenta mais para tras....alguem t uma solucao melhor?
Obrigado!!!
Estou com um motor eg sport 25 e o problema que tive ao adaptar o dino no eixo. Com outro motor, um protech 21 nao tive esse problema:
Ao colocar o sino com os 2 rolamentos a ponta do eixo virabrequin ficou muito curta no assentamento ou seja ao apertar o sino com o parafuso acaba estrangulando o rolamento pois o eixo ao invez de ficar saliente para fora e colocar as arruelas de encosto ele esta para dentro ou seja, nao posso apertar demasiadamente senao nao gira o sino. Ja andei assim com o parafuso meio frouxo..sem problemas...o incoveniente eh que deve se apertar sempre pois nao esta bem afixado. Lembrando que dessa forma esta rodando beleza sem folga demasiada....mas sei que nao esta certo...
E o meu dilema eh o seguinte : antes do collet vai uma arruela senao o fly trava ao apertar a porca piloto. Com isso todo o conjunto fica mais para frente...ja troquei a porca piloto por uma mais curta e mesmo asim o eixo nao fica para fora. A unica solucao que vejo eh diminuir ainda essa porca piloto num torneiro assim o conjunto todo assenta mais para tras....alguem t uma solucao melhor?
Obrigado!!!
Re: Sino em eixo curto
Você precisa usar um eixo piloto.
- Anexos
-
- IMG_2756.jpg (81.84 KiB) Exibido 7503 vezes
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
- Rafael RCJ
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 02 Mar 2015, 15:10
Re: Sino em eixo curto
Vc quer dizer um prolongador? De que forma? Meu montante eh igual esse!!! Ate fiz o seguinte: coloquei o motor o maximo para frente do montante e tive que lixar as bordas do montante de modo que nao ficasse pegando na tampa do carter. Ou seja ele ta o maximo para frente do montante porem nao esta encostando o montante na tampa do carter...acredito que se deixar encostado tampa do carter no montante transmite vibracao....tudo isso para que o pinhao fique centralizado na coroa, senao estava recuado e nem pegava na coroa... rc vintage eh isso ne. ..adaptacoes e quebra cabeca com.coisas que nao sao prontas....
Re: Sino em eixo curto
Sim! Esse "prolongador" se chama eixo piloto.
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
- Rafael RCJ
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 02 Mar 2015, 15:10
Re: Sino em eixo curto
Complicado....vc mandou fazer um eixo com uma flange ou rosca...rosqueou no "restante da roaca que sobrou da porca...torneiro?? Quanto custou? Essanopcao achei bem dificil...pode ser que eu calce com uma micro arruela no interior do rolamento ou diminua a porca para que todo conjunto recue.. que acha?
Re: Sino em eixo curto
Esse tipo de eixo vende no mercado livre. Você rosqueia ele na ponta do virabrequim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ad-hpi-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ad-hpi-_JM
Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS
Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc Traxxas TQI/ Futaba 4PLS O'Donnel / Rapicon / Podium Pro-line/ Sintec ARCA - Rio Claro |
- Rafael RCJ
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 02 Mar 2015, 15:10
Re: Sino em eixo curto
Beleza...mas so uma duvida.. nao vai muar o diametro do eixo? Para usar o rolamento do sino...diametro interno do rolamento...
Re: Sino em eixo curto
Se seu problema é somente esse, a ponta do eixo ficou um pouquinho mais curta e ao apertar o parafuso na ponta do sino ele trava, é só vc colocar umas arruelinhas com diâmetro menor que a borda interna do rolamento, coloca uma ou duas se precisar, assim vc poderá colocar trava rosca a apertar o parafuso normalmente que ele se apoiará nessas arruelinhas e a arruela de apoio, que segura o sino pra ele não sair, vai ficar em seu lugar normal onde deve. Já aconteceu isso comigo e andei sem problemas até passar o Auto pra frente. Agora se tiver muito curto, ao ponto de quase todo o rolamento externo do sino ficar fora do eixo, aí vai ter que partir pra um torneiro mesmo.
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
Byron 20%/12% Sintec/Alpha/Matrix/outros... L2 Sul Brasília |
- Rafael RCJ
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 02 Mar 2015, 15:10
Re: Sino em eixo curto
Obrigado Xann!!!!! Isso ai!!!! Vou ter que me virar e achar ou faZer umas minusculas arruelas pra colocar ali!! Valeu a todos...depois posto resultados!!!!
Isso mesmo que vc descreveu Xann! Eh bem ppuco..o rolamento fica apoiado sim
..eh minima a coisa o espaço. .como eu falei eh apenas a comodidade de poder travar BEM o sino..senao..ele aguenta meio folgado o parafuso..ja andei muito assim. Mas vou arrumar!! Valeu mesmo abraco!!!!
Isso mesmo que vc descreveu Xann! Eh bem ppuco..o rolamento fica apoiado sim
..eh minima a coisa o espaço. .como eu falei eh apenas a comodidade de poder travar BEM o sino..senao..ele aguenta meio folgado o parafuso..ja andei muito assim. Mas vou arrumar!! Valeu mesmo abraco!!!!
Re: Sino em eixo curto
Rafael, sou o Allan do Mercado Livre blz?
Vc já conferiu o tamanho do cônico que apóia o flyweel? Além da porca de aperto ele tmb pode complicar nesse pequeno ajuste. Vc pode verificar a distância entre o flyweel e o motor? Se possível coloca umas fotos aí!
Abraços
Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
Vc já conferiu o tamanho do cônico que apóia o flyweel? Além da porca de aperto ele tmb pode complicar nesse pequeno ajuste. Vc pode verificar a distância entre o flyweel e o motor? Se possível coloca umas fotos aí!
Abraços
Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk
XRay T4/21 Futaba 4PXR XRay AJARC - Joinville |
- Rafael RCJ
-
- Mensagens: 32
- Registrado em: 02 Mar 2015, 15:10
Re: Sino em eixo curto
Beleza Allan?!! Entao, ja quebrei a cabeca nesse detalhe do collet sim. Inclusive abri um topico sobre o problema que eu tive com o collet antes http://www.rcmasters.com.br/viewtopic.p ... 2&start=15 Eu tenho que usar uma arruela antes do collet, senao estrangulava o flywheel ao apertar a porca. A distancia eh muito pequena entre o fly e o bloco. Tentei com varios collets o teste sem a arruela...nao teve jeito. A arruela nao eh das mais finas na espessura.
Re: Sino em eixo curto
Bom, vamos aos detalhes então:
1 - Você pode estar usando um flywheel que não sirva pra esse motor, por isso deve ter que usar essa arruela entre o collet e o motor. Em consequência disso a porca tmb te complica. Acredito que vc esteja usando peças do seu kit de embreagem de varios modelos diferentes, com isso te traz essa divergencia nas distancias, folgas, travamento do virabrequim e não aperto do collet.
2 - Recomendo vc comprar um kit completo e de uma só marca, como vc não especificou e não tem fotos do mesmo fica complicado. Uma coisa é certa, cada flywheel tem sua bucha cônica (collet). Já sofri muito com isso nos meus tempos de off road. Outra coisa para poder te ajudar na busca de uma solução é saber qual modelo de sapatas vc usa pra saber qual porca vc deve usar.
3 - Caso vc tenha acesso a um torno recomendo tornear a porca no seu comprimento, questão de 1 ou 2 milímetros, na realidade o que falta de arruelas que vc comenta (as arruelas pra tirar essa folga vc não vai encontrar facil).
4 - Outra alternativa seria encontrar uma porca mais curta igual a essa da foto deste anuncio:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708697218-clutch-bell-gear-flywheel-assembly-sets-for-18-_JM
5 - Na minha opinião comprando este kit completo ai em cima seus problemas estarão resolvidos. (não estou fazendo propaganda do mesmo)
PS: Se conseguir colocar umas fotos fica mais facil de avaliar e te ajudar.
Abraços
1 - Você pode estar usando um flywheel que não sirva pra esse motor, por isso deve ter que usar essa arruela entre o collet e o motor. Em consequência disso a porca tmb te complica. Acredito que vc esteja usando peças do seu kit de embreagem de varios modelos diferentes, com isso te traz essa divergencia nas distancias, folgas, travamento do virabrequim e não aperto do collet.
2 - Recomendo vc comprar um kit completo e de uma só marca, como vc não especificou e não tem fotos do mesmo fica complicado. Uma coisa é certa, cada flywheel tem sua bucha cônica (collet). Já sofri muito com isso nos meus tempos de off road. Outra coisa para poder te ajudar na busca de uma solução é saber qual modelo de sapatas vc usa pra saber qual porca vc deve usar.
3 - Caso vc tenha acesso a um torno recomendo tornear a porca no seu comprimento, questão de 1 ou 2 milímetros, na realidade o que falta de arruelas que vc comenta (as arruelas pra tirar essa folga vc não vai encontrar facil).
4 - Outra alternativa seria encontrar uma porca mais curta igual a essa da foto deste anuncio:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708697218-clutch-bell-gear-flywheel-assembly-sets-for-18-_JM
5 - Na minha opinião comprando este kit completo ai em cima seus problemas estarão resolvidos. (não estou fazendo propaganda do mesmo)
PS: Se conseguir colocar umas fotos fica mais facil de avaliar e te ajudar.
Abraços
Re: Sino em eixo curto
Bom, vamos aos detalhes então:
1 - Você pode estar usando um flywheel que não sirva pra esse motor, por isso deve ter que usar essa arruela entre o collet e o motor. Em consequência disso a porca tmb te complica. Acredito que vc esteja usando peças do seu kit de embreagem de varios modelos diferentes, com isso te traz essa divergencia nas distancias, folgas, travamento do virabrequim e não aperto do collet.
2 - Recomendo vc comprar um kit completo e de uma só marca, como vc não especificou e não tem fotos do mesmo fica complicado. Uma coisa é certa, cada flywheel tem sua bucha cônica (collet). Já sofri muito com isso nos meus tempos de off road. Outra coisa para poder te ajudar na busca de uma solução é saber qual modelo de sapatas vc usa pra saber qual porca vc deve usar.
3 - Caso vc tenha acesso a um torno recomendo tornear a porca no seu comprimento, questão de 1 ou 2 milímetros, na realidade o que falta de arruelas que vc comenta (as arruelas pra tirar essa folga vc não vai encontrar facil).
4 - Outra alternativa seria encontrar uma porca mais curta igual a essa da foto deste anuncio:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708697218-clutch-bell-gear-flywheel-assembly-sets-for-18-_JM
5 - Na minha opinião comprando este kit completo ai em cima seus problemas estarão resolvidos. (não estou fazendo propaganda do mesmo)
PS: Se conseguir colocar umas fotos fica mais facil de avaliar e te ajudar.
Abraços
1 - Você pode estar usando um flywheel que não sirva pra esse motor, por isso deve ter que usar essa arruela entre o collet e o motor. Em consequência disso a porca tmb te complica. Acredito que vc esteja usando peças do seu kit de embreagem de varios modelos diferentes, com isso te traz essa divergencia nas distancias, folgas, travamento do virabrequim e não aperto do collet.
2 - Recomendo vc comprar um kit completo e de uma só marca, como vc não especificou e não tem fotos do mesmo fica complicado. Uma coisa é certa, cada flywheel tem sua bucha cônica (collet). Já sofri muito com isso nos meus tempos de off road. Outra coisa para poder te ajudar na busca de uma solução é saber qual modelo de sapatas vc usa pra saber qual porca vc deve usar.
3 - Caso vc tenha acesso a um torno recomendo tornear a porca no seu comprimento, questão de 1 ou 2 milímetros, na realidade o que falta de arruelas que vc comenta (as arruelas pra tirar essa folga vc não vai encontrar facil).
4 - Outra alternativa seria encontrar uma porca mais curta igual a essa da foto deste anuncio:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708697218-clutch-bell-gear-flywheel-assembly-sets-for-18-_JM
5 - Na minha opinião comprando este kit completo ai em cima seus problemas estarão resolvidos. (não estou fazendo propaganda do mesmo)
PS: Se conseguir colocar umas fotos fica mais facil de avaliar e te ajudar.
Abraços
13 mensagens
• Página 1 de 1
Voltar para Transmissão / Engrenagens
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes