M05 ajuda

Fórum para Mini-Z, Iwaver, Firelap e outros Minis.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Set 2009, 23:00
Localização: Jundiaí, SP

M05 ajuda

Mensagempor cainan » 28 Ago 2011, 20:04

Boa tarde pessoal,

tenho um M-05 e participei de uma corrida esses dias .. e percebi que meu carro é um tanto quanto lento de reta , já o de meu adversário, "voava" na reta.. Gostaria de saber se é alguma parte mecânica que muda, relação , entre outras coisas .. MAs sem mexer na parte eletrica .. (To usando Motor latinha)

valeu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: M05 ajuda

Mensagempor mzn3108 » 29 Ago 2011, 02:30

cainan escreveu:Boa tarde pessoal,

tenho um M-05 e participei de uma corrida esses dias .. e percebi que meu carro é um tanto quanto lento de reta , já o de meu adversário, "voava" na reta.. Gostaria de saber se é alguma parte mecânica que muda, relação , entre outras coisas .. MAs sem mexer na parte eletrica .. (To usando Motor latinha)

valeu

A pergunta seria: com qual configuração o seu adversário andou?
A relação tem muita influência sim, mas pode não ser a única coisa. Sabe ao menos o que ele usou de motor/esc/bateria? Se ele usou brushless+lipo e vc andando de latinha daí a coisa complica um pouco.
Mas como você não quer mexer na elétrica, só resta a relação. Mesmo assim tem um limite para o seu conjunto, por isso monitore a temperatura para não fritar seu sistema elétrico.
Como você diz que ele voava na reta, então a diferença deve ser muito grande e só a relação não vai resolver seu problema, mas pode te ajudar.


# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br

 Revo/DBX/MLST/Mini-Z/TRF/Slash      TRX3.3/GXR18/EzRun 18T/PN70T      Ko Propo EX-10 Helios/HK GT-2      Byron/Lipo/R1Wurks(AAA)      Ralada      Original, Slick, Radial, etc      Don Racing/Galpas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 625
Registrado em: 15 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo

Re: M05 ajuda

Mensagempor Pinotti » 29 Ago 2011, 03:01

No Rceletrico tem um topico só sobre os minis (carros e setups). Tambem tenho mas ainda não consegui ir correr uma etapa la em jundiaí. Mas vi que o pessoal esta andando com pneu de espuma. Não sei se o seu esta montado com rolamento em vez das buchas .... ja da uma diferença boa. De uma olhada no topico lá ... o pessoal pode tirar sua duvida.
Abçs.




 Fg(5), Drag,V-One,Mad(2)      Zenoah 23,26, 30, pro 12 e .21      Futaba 4PK, Spektrum DX3S      byron e podium      Caminhão e BMW 1/5, F-650      Alpha      A.A.R.C. , Pacaembú, Poly SBC.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Set 2009, 23:00
Localização: Jundiaí, SP

Re: M05 ajuda

Mensagempor cainan » 30 Ago 2011, 15:03

mzn3108 :

Ele usou motor latinha e esc tambem, as baterias não tenho certeza, mas acho que foram usadas a de 4000.

Não tem como ele ter usado brushless pq a categoria em que eu corro é so de latinha.

Desculpe a ignorancia, mas se eu pegar uma relação menor o carro melhora, ou devo fazer o contrario ?? (Estou usando pinhão 20)

Pinotti :
Sim meu carro está com rolamentos e com pneus de espuma.

valeu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: M05 ajuda

Mensagempor mzn3108 » 01 Set 2011, 02:52

Bem, se está usando rolamentos e motor lata então resta mudar a relação.
Pode ser que a sua relação esteja curta, ou seja, mais aceleração e menor velocidade final. O carro fica mais arisco nas curvas, tem melhor arrancada mas numa reta longa logo atinge a velocidade final e é como se estivesse em 4ª marcha pedindo a 5ª, pode ser nesse momento que vc percebe seu adversário mais rápido.
O que vc pode fazer é alongar a relação, vai perder em arrancada mas ganha em velocidade final.

Procure um pinhão maior para sentir a diferença, se não me engano quanto maior o pinhão mais velocidade final. Pelo menos o meu é assim mas depende do carro.
Se a pista tem retas longas vale a pena alongar, mas se for travada é melhor relação curta.

Olha aqui que tem 2 setup sheets preenchidas por pilotos.
http://www.petitrc.com/reglages/tamiya/ ... hassis.htm


# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br

 Revo/DBX/MLST/Mini-Z/TRF/Slash      TRX3.3/GXR18/EzRun 18T/PN70T      Ko Propo EX-10 Helios/HK GT-2      Byron/Lipo/R1Wurks(AAA)      Ralada      Original, Slick, Radial, etc      Don Racing/Galpas

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Out 2005, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul / SC

Re: M05 ajuda

Mensagempor Wolf » 01 Set 2011, 10:12

Relação mais longa melhora a velocidade final é usado para pistas com retas longas. Já em pista travada com bastante curvas e pouca reta melhor um pinhão menor, com menos dentes tornado a arrancada mais rápida e consequente diminuíção da velocidade final.


Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Set 2009, 23:00
Localização: Jundiaí, SP

Re: M05 ajuda

Mensagempor cainan » 02 Set 2011, 16:41

valeu pela dica !

Vou comprar relações de todos os tamanhos possíveis pra testar ..

Mas como a pista em que eu ando tem um circuito travado, vou investir mais em relações pequenas .

valeu pela ajuda de todos .

Voltar para Micros e Minis

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes