TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Fórum para Mini-Z, Iwaver, Firelap e outros Minis.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor AdrianoNene » 04 Jan 2012, 07:32

Instalei em seis tx baterias Lipo 3S de 1450 mAh que se encaixaram perfeitamente e duram por muitos meses até a próxima carga. Embora os tx possuam leds que informam a necessidade de recarga da bateria, isso pode ser arriscado pois a referência de voltagem baixa em um tx projetado para alimentação em 12 volts é diferente para cada uma das três células de uma lipo de 11,1 volts. O correto é colocar um cut-off na bateria como mostrado a seguir.

Eventual curto circuito numa lipo de alta amperagem é assustador, portanto a colocação do cut-off deve ser feita COM CUIDADO.

Figura 0-UM DE CADA VEZ, corte e ISOLE os fios da bateria próximo ao terminal. Corte os fios de uma extensão e solde-os na placa cut-off conforme o esquema da figura 10

Figura 1-Solde o fio vermelho
Figura 2-ISOLE com fita crepe o fio vermelho e todo o setor da placa onde não mais será necessário soldar

Figura 3-Solde o fio azul
Figura 4-ISOLE o fio azul

Figura 5-Solde o fio amarelo
Figura 6-ISOLE o fio amarelo

Figura 7-Solde e ISOLE o fio preto
Figura 8-Depois de tudo soldado PROTEJA e ISOLE a placa com espaguete termo-retrátil

Figura 9-A lipo perfeitamente encaixada no tx

Lipo 3S:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _Pack.html

PCB cut-off 3S
http://www.batteryjunction.com/tenergy- ... leads.html

Extensão:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=9736

Fêmea para conectar o cut-off ao tx:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=9632
Anexos
txlipo1.jpg
txlipo1.jpg (116.78 KiB) Exibido 2705 vezes
txlipo2.jpg
txlipo2.jpg (106.35 KiB) Exibido 2705 vezes
txlipo3.jpg
txlipo3.jpg (112.57 KiB) Exibido 2705 vezes




 1/18 e rock crawler 1/16

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor mach » 04 Jan 2012, 07:41

Interessante....


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 754
Registrado em: 09 Abr 2009, 23:00
Localização: SP ( Tremembé)

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor Ghdeilo » 04 Jan 2012, 08:32

Nunca tinha visto . Belo tutorial .


Imagem

 Revo 3.3/Nissan R390/E-revo      TRX 3.3 / FlS15/Velineon      Spektrum Dx3.0

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor AdrianoNene » 04 Jan 2012, 10:31

O Henry Botoni de um outro forum foi quem me deu a idéia de usar lipo no tx. Eu achava que não daria certo pois meu tx trabalha com 12 volts e a lipo é 11,1 volts. Eu também fiquei com receio em perder a lipo por deixar cair a voltagem abaixo do aceitável como já tinha me acontecido antes. Então resolvi colocar os cut-off de modo a manter a possibilidade de carregar balanceado (por isso é que tem que soldar tantos fios). Eu mantive o outro conector original da bateria mas carrego usando o conector preto ligado ao cut-off e usando também o conector branco para carga balanceada. Eu tenho seis Tx 2.4 Hobbiking onde instalei essas baterias e fiquei satisfeito pois duram meses, cortam a alimentação no ponto certo de baixa voltagem e carregam balanceado como eu desejava. É fácil de fazer e ninguém precisa ter medo. Mas é preciso cuidado para evitar curto circuito pois apesar da baixa voltagem se está trabalhando com ALTA amperagem. Todos os componentes são baratos e fáceis de serem comprados em sites de alta confiabilidade como a Hobbyking e Battery Junction. Eu gostaria de ter ilustrado melhor para facilitar as coisas para vocês, mas a quantidade de anexos permitidos é muito limitada por aqui. Para os tx com a base mais estreita pode ser usada esta outra bateria, perfeita para os tx de min-z AM 27 MHz.

http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh ... oduct=7346




 1/18 e rock crawler 1/16

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor mach » 04 Jan 2012, 10:41

na verdade uma lipo 3S carregada dá 12.6, 4.2 por célula..
eu uso o GT3B q começa a apitar com 9V, testei assim e a lipo ainda está de boa, medindo as células com um medidor bateu 3V por célula e uns quebradinho


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor AdrianoNene » 04 Jan 2012, 11:08

Eu não sabia disso Mach ... por isso resolvi botar o cut-off. Mesmo porque empresto meus tx para amigos pilotarem e ainda que o tx sinalize a baixa voltagem tenho medo que continuem a usar e danifiquem a bateria. Também não sei se todos os tx fazem o corte nos 9 volts. E mesmo que cortem nos 9 volts isso não garante que cada uma das células foram cortadas no seu limite de 3 volts pois uma pode estar mais descarregada do que a outra. O cut-off garante a voltagem minima de cada célula.




 1/18 e rock crawler 1/16

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor mach » 04 Jan 2012, 11:24

Então, mas o que esse circuito faz?! Corta a alimentação?! Isso seria uma boa?!
E se usasse um buzzer?!


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 754
Registrado em: 09 Abr 2009, 23:00
Localização: SP ( Tremembé)

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor Ghdeilo » 04 Jan 2012, 11:31

mach escreveu:na verdade uma lipo 3S carregada dá 12.6, 4.2 por célula..
eu uso o GT3B q começa a apitar com 9V, testei assim e a lipo ainda está de boa, medindo as células com um medidor bateu 3V por célula e uns quebradinho



Nao só apita como corta. Eu uso a mesma lipo que vc , no mesmo radio. (por sinal vc q me vendeu a lipo, hehe ).
Qdo cai abaixo de 9V esse radio desliga, ou nao funciona, por ser pouca voltagem. Mas a lipo nao descarrega mais que isso .

Ja esqueci a radio ligado duas vezes e achei q ia perder a lipo.Mas qdo medi esatava em 8,7V


Imagem

 Revo 3.3/Nissan R390/E-revo      TRX 3.3 / FlS15/Velineon      Spektrum Dx3.0

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor mach » 04 Jan 2012, 11:37

não cheguei a abusar, assim q começava a apitar já desligava, não sabia q ele desligava sozinho..


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor AdrianoNene » 04 Jan 2012, 11:52

Não fui eu quem lhe vendeu a lipo Mach. Mesmo que o tx corte nos 9v, acredito que isso não vai garantir a proteção das células individualmente. As células não descarregam por igual e por isso a recarga deve ser balanceada. O cut-off monitora a descarga de cada uma das tres células da bateria e o tx sinaliza (alguns cortam) a descarga da soma das voltagens das tres células. Posso estar enganado mas é assim que eu entendo que ocorra Mach.




 1/18 e rock crawler 1/16

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor mach » 04 Jan 2012, 11:54

Sim sim, este teu esquema monitora as células individualmente dando uma margem mais segura.


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 754
Registrado em: 09 Abr 2009, 23:00
Localização: SP ( Tremembé)

Re: TX COM LIPO PROTEGIDA POR CUT-OFF

Mensagempor Ghdeilo » 04 Jan 2012, 12:18

Quem vendeu a lipo foi o mach . Mas eu nao deixei de proposito nao . Eu esqueci ligado sem saber. Por sorte vi q ele desligava sozinho .


Imagem

 Revo 3.3/Nissan R390/E-revo      TRX 3.3 / FlS15/Velineon      Spektrum Dx3.0

Voltar para Micros e Minis

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes