CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Fórum para Mini-Z, Iwaver, Firelap e outros Minis.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 06 Mar 2013, 14:13

Carroceria que estou fazendo em plástico lexan por termo formagem para tres Firelaps 4WD. Ainda tem muitas imperfeições a serem corrigidas para que o plástico preencha corretamente o molde, mas já dá para brincar. Os carrinhos devem melhorar MUITO com essas carrocerias mais leves. Pneus feitos com manoplas de bicicleta em espuma de neoprene com muito boa aderência e durabilidade. Depois, um kit de leds especiamente projetado para eles. Ainda falta tanta coisa e não estou muito animado a prosseguir com o projeto.
Anexos
firelap4wdprata4.jpg
firelap4wdprata4.jpg (40.39 KiB) Exibido 3592 vezes
firelap4wdprata5.jpg
firelap4wdprata5.jpg (43.07 KiB) Exibido 3591 vezes
firelap4wdprata1.jpg
firelap4wdprata1.jpg (66.77 KiB) Exibido 3593 vezes
Editado pela última vez por AdrianoNene em 01 Ago 2013, 09:30, em um total de 1 vez.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 20 Mar 2013, 12:58

Com alguns furos no molde, o plástico se acomodou melhor, corrigindo algumas imperfeições. Mais algumas correções no molde e já fico satisfeito.
Anexos
colaisopor.jpg
Robson esta é a cola de isopor bem grudenta, ideal para Papercraft. Depois você pode limpar as mãos com álcool.
colaisopor.jpg (16.74 KiB) Exibido 3462 vezes
vacuumforming08.jpg
vacuumforming08.jpg (67.28 KiB) Exibido 3462 vezes
firelap4wdvermelho1pequeno.jpg
firelap4wdvermelho1pequeno.jpg (67.52 KiB) Exibido 3545 vezes
Editado pela última vez por AdrianoNene em 21 Mar 2013, 13:26, em um total de 1 vez.

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor bugnet » 20 Mar 2013, 13:16

que coisa feia, rsrs ! e o bumper integrado, mas tá no caminho certo, manda projeto pra lynx !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 20 Mar 2013, 14:56

Não tem como fazer uma carroceria bonita sendo que o chassi do Firelap 4WD é todo quadradão. Meu objetivo não foi fazer uma carroceria bonitinha pois isso a Kyosho já faz e se eu me importasse com a beleza compraria o Porsche Carrera preto fabricado por ela. O que eu quis fazer é uma carroceria leve e com as rodas aparentes, e isso consegui. Carroceria bonitinha e brilhando é coisa de fresco, eu gosto de carroceria suja de barro.
Anexos
moldefirelap4wd2.jpg
É melhor que o molde seja ôco com pequenos furos nos relevos mais baixos para a sucção do ar.
moldefirelap4wd2.jpg (44.49 KiB) Exibido 3461 vezes
potinhoresina.jpg
Use um potinho como este (compra em casa de artigos para festas) forrado com papel alumínio. Coloque umas tres gotas de catalizador para meio potinho deste de resina. Pode limpar o pincel com alcool um pouco antes de secar.
potinhoresina.jpg (48.43 KiB) Exibido 3461 vezes
maxirubber.jpg
Robson esta é a resina que você pode passar com pincel pequeno para dar rigidez ao papercraft. Use bem pouco de cada vez num potinho porque seca rápido.
maxirubber.jpg (31.68 KiB) Exibido 3461 vezes
Editado pela última vez por AdrianoNene em 31 Mar 2013, 22:21, em um total de 3 vezes.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor LAGOS » 20 Mar 2013, 15:19

o garoto ... bonito não ficou .... mas se estiver bom para vc e funcional é isso que importa ok ... não desanima não ... não sei que método vc usou na fabricação e moldagem ... mas vc pode aprimorar um pouco as beiradas e refinar alguns pontos do design para deixar mais suave as linhas da carroceria .... apavora fera !!! quando tiver alguma novidade posta ai pra gente


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 20 Mar 2013, 15:44

Lagos eu tenho auto critica e sei que não ficou bonita. Carroceria em lexan é limitada porque você tem que fazer de modo a que possa ser desmoldado com facilidade. Eu ia até ensinar a garotada a fazer a sua própria máquina de termo-formagem caseira, muito mais funcional do que essas que aparecem pela internet.
Editado pela última vez por AdrianoNene em 31 Mar 2013, 22:22, em um total de 3 vezes.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor LAGOS » 20 Mar 2013, 17:00

opa .... mas é disso que precisamos em nosso meio ... pessoas com vontade de passar suas habilidades e experiências para quem precisa ou é curioso .... pois de um processo de fabricação seja uma carroceria "feia" ou "bonita" ( que não quer dizer nada e sim a performance do carro é que vale ) podemos aprender as tecnicas de moldagem e aprimora-las em futuros projetos .... eu mesmo gostaria de dominar essa técnica pois sou bem curioso e gosto de fabricar e desenvolver peças e partes para meus carros .... sei que existem pessoas meio ríspidas em suas palavras , mas no mundo de hoje as coisas são assim desse jeito na maioria das vezes e o fato de estarem fora do alcance físico ( online ) acabam exagerando e falando coisas que acabam chateando as pessoas que só queriam ouvir dicas e sugestões boas ou más , porém sem ironias ... queria ter comentado jah a algum tempo sobre sua carroceria , sobre refinamentos no desenho , sem muita firula , mas que pudesse dar uma aparencia mais clean e menos quadriculada quem sabe na dianteira e teto ... lembrando um carro formula cabinado .... bora lá garoto !!!


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 20 Mar 2013, 17:34

Lagos sobre sua sugestão de arredondar os cantos é isso que eu esperava ouvir aqui. A carroceria não ficou bonita mas tem que considerar que é um buggy com rodas aparentes. Veja a foto ao lado de um dos meus Rc18R. Muito pouca diferença. Um buggy tem apenas que ser leve. Aquelas gaiolas de correr na lama, são feias, mas eu as adoro. Os bumpers laterais da minha carroceria acompanham o formato das pilhas e não tem como ser de outro jeito. O bumper frontal é indispensável para proteger as rodas, senão vai quebrar no primeiro dia. Mais do que criticar, vamos receber bem os novatos e sugerir melhorias naquilo que não nos agradou. Mas não vamos nos estressar com bobagens.
Anexos
002.jpg
A proposta da minha carroceria é a de ser um buggy muito parecido com o Team Associated.
002.jpg (88.75 KiB) Exibido 3516 vezes
Editado pela última vez por AdrianoNene em 31 Mar 2013, 22:23, em um total de 3 vezes.

 
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
Localização: São José dos Campos

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor robsonzanin » 20 Mar 2013, 21:26

eu vou dar minha humilde opiniao... porque na frente da bolha voce não faz algo redondo... algo que quando bater de frente ele escapa pro lado... algo assim... e se me permite mais uma opinião... faz mais largo para esconder melhor as rodas... já que o objetivo é proteje-las...

cara... é só minha opiniao de curioso... já q conheci os mini-z a uns 6 meses mais ou menos... comprei um esta senama com a ajuda de um amigo aqui de são jose... onde ele tem uma pista...

mas enfim... eu vi alguns videos da vacum forming... e estou querendo fazer umas bolhas tb... mas em breve...rs..

abraços..

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 20 Mar 2013, 21:54

Robson não tem dificuldade fazer uma máquina de vacuum forming. Eu usei uma resistência de churrasqueira de 1.200 watts (R$50), um aspirador de pó pequeno e antigo de 1500 watts, e fiz a estrutura em madeira. Depois eu coloco mais fotos detalhadas para que possam copiar a maquininha. Esquenta e faz a bolha em menos de dois minutos. O molde você pode fazer primeiro em papel, depois em massa plástica e detalhes finais em durepoxi.
Usei chapas de policarbonato e vou tentar com garrafas PET e chapas do pulmão lavadas em água sanitária. Quanto a arredondar o bico, depois vou tentar dar uma arredondada geral no molde como sugeriu o Lagos, mas quero manter as rodas aparentes pois essa foi a única razão para eu fazer a minha própria carroceria. Estou pensando em fazer uma carroceria de fusquinha sem os para-lamas para ver como fica. Coisas sem importância, diversão de momento ... daqui a alguns meses vendo tudo e me dedico a projetos mais sérios que possam me render algum dinheiro.
Abraço
Anexos
vacuumforming2.jpg
vacuumforming2.jpg (74.35 KiB) Exibido 3509 vezes
vacuumforming1.jpg
vacuumforming1.jpg (100.67 KiB) Exibido 3509 vezes
Editado pela última vez por AdrianoNene em 31 Mar 2013, 22:26, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor LAGOS » 20 Mar 2013, 22:58

além de uma refinada na frente da carroceria , vc poderia criar algo do tipo asa de formula 1 , no lugar do bumper e trabalhar um angulo "aerodinamico" e alargar essa parte na medida dos pneus ... ficaria interessante ... sei que pra isso é necessário trabalhar no molde , mas que em um futuro projeto poderia ser adicionado a carroceria .... a asa traseira poderia ser refinada para dar um visual mais agressivo e para complementar uma afinada na cabine ... quando puder envia uma imagem do auto sem a carenagem para entender mais sobre a cabine do carro .... quando imagino esse carro penso nos antigos formula 1 que eram bem largos no bico e tinham carenagem bem simplificada .... ficaria bem bacana !!!


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

 
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
Localização: São José dos Campos

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor robsonzanin » 20 Mar 2013, 23:39

cara... achei simples a tua maquina vacum forming... já vi vários e vários videos dos caras colocando o plastico no forno e sair correndo para moldar... mas a tua ideia achei muito legal... esquenta na parte de cima... e já cai no molde... simples!!!... agora me surgiram duas duvidas... primeiro: esta resistencia que voce falou de churrasqueira... pode ser qualquer uma? desde que tenha os 1.200 wats??? e segundo: pode se fazer o molde em papel tb??? um papel mais grosso talvez???...

foda... com a tua experiencia em mini-z voce quer abandonar o hobby???... voce deveria era dar uns cursos.. umas palestras para galera.. isto sim!...rs...

como o Lagos disse...lembra muito os F1 antigos mesmo... tem um cara no rceletrico que esta fazendo um formulinha antigo...

abraços...

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 21 Mar 2013, 08:13

Robson pode ser qualquer resistencia de churrasqueira a partir dos 1000 watts. Inclusive usei como proteção sobre a resistencia, a bandeja onde cai a gordura quando usada como churrasqueira. Tem na internet esquemas práticos com dobradiça, mas ao virar pode enrugar o plástico que está completamente derretido. O melhor é vir de cima para baixo. O plástico esquenta, forma uma barriga, então você desce a moldura até a base furada e liga o aspirador de pó. O molde pode ser em papel grosso, pois o plástico vai descer molinho sobre ele. Vou até testar descer o plástico derretido direto sobre um molde feito com aquelas massinhas de modelar, a de plasticilina que é mais dura. Moldes assim não ficam bom porque duram pouco e fica difícil desmoldar. Mas você pode usar esses moldes mais frágeis para moldar apenas UMA carroceria em lexan ou PET. Depois você enche essa carroceria com massa plástica, durepoxi ou resina de poliester e passa a ter seu molde definitivo. Melhor que o molde seja ôco para você poder fazer pequenos furos nele e melhorar a modelagem. Quanto a carroceria que você viu no Rc Eletrico, surgiu a partir de um email que enviei ao Fernando da Micro Preto mostrando o meu projeto. Ele resolveu também fabricar carrocerias em lexan, porém sobre um chassi de MR02 que é mais baixo e permite lay out mais elaborado. Fernando conta com uma estrutura profissional, é muito criativo e inteligente, mandei também para ele projetos de som de combustão em carro elétrico, speed checker (medidor de velocidade) para mini-z, e outros. Mas acho que vai ter dificuldade em vendê-las devido à preferência do pessoal por carrocerias bonitas em mini-z. Empresas americanas e japonesas que lançaram esse tipo de carroceria, pararam de fabricar. As carrocerias da Kyosho são muito bem acabadas e não dá para fazer nada parecido usando termo formagem. Eu prefiro lexan pois fica muito leve. Tire a carroceria do seu mini-z e vai ver que ele corre bem mais. Com carroceria de lexan é como se estivesse sem carroceria. Por mais bonita que fosse, ninguém colocaria num automodelo 1/10 uma carroceria de plástico pesado tipo Kyosho. Então porque colocar uma carroceria de plástico pesado num mini-z escala 1/28 ? Só porque é bonita? Eu uso mini-z na pista, não para enfeitar prateleira. Mas isso é uma questão de preferência e entendo o gosto da maioria por carrocerias perfeitas, mesmo que mais pesadas, como o Padron, que possui carrocerias de deixar qualquer um babando. Não participo mais do forum Rc Elétrico mas li os comentários da garotada, como os do link abaixo. E tem vários iguais a esse. Moderadores prepotentes e autoritários, prejudicam o próprio forum e a garotada. Fiz mais por aquele forum do que qualquer um daqueles moderadores com quem me desentendi. Mas isso é passado, bola pra frente. Leia o comentário do angelo.mateus ... "Poxa, depois que o adrianonene saiu do fórum o povo dos micros sumiu também". Isso prova que quem prejudicou o forum foram os proprios moderadores, e não eu.

http://www.rceletrico.com.br/forum/view ... 9&start=60
Anexos
vacuumforming06.jpg
vacuumforming06.jpg (41.81 KiB) Exibido 3461 vezes
vacuumforming05.jpg
vacuumforming05.jpg (70.44 KiB) Exibido 3461 vezes
vacuumforming04.jpg
vacuumforming04.jpg (68.7 KiB) Exibido 3461 vezes
Editado pela última vez por AdrianoNene em 21 Mar 2013, 13:21, em um total de 1 vez.

 
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
Localização: São José dos Campos

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor robsonzanin » 21 Mar 2013, 08:43

Bom dia Adriano... eu vou começar a fazer uma vacuun forming justamente por não achar algumas carrocerias que ao meu ponto de vista ficaria interressante... como alguns carros nacionais... quando voce me falou da resistencia de churrasqueira em uma pesquisa rapida que fiz já achei algumas de 1400W por 35.. 40 reais... aqui na internet mesmo... eu imaginava que teria que fazer os moldes em gesso ou algo mais resistente... algo maciço e depois vir escupindo... mas agora de papel não tinha imaginado que seria possivel... porque justamente eu estava com receio de fazer o molde... por ser algo mais elaborado...

o carrinho que comprei é um kyosho mr-02 consegui comprar por um bom preço... é usado mais está novinho..rs..

esta semana estou fazendo alguns "postes de luz" para colocar na pista de mini-z aqui deste meu amigo... mas na proxima semana eu vou começar a bolar uma maquininha desta e quem sabe fazer algumas bolhas..rs...

o lexan que voce fala... onde consigo???

abraços.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: CARROCERIA EM LEXAN PARA FIRELAP 4WD

Mensagempor AdrianoNene » 21 Mar 2013, 08:59

Robson eu comprei folhas grandes enroladas de policarbonato aqui no bairro da Penha onde moro. Mas o pessoal não as comercializa, é apenas para uso próprio na fabricação de embalagens. Acho que em primeiro lugar você teria que encontrar onde comprar essas folhas. Entre em contato com o Fernando da Micro Preto através do forum Rc Elétrico. Ele é boa pessoa e vai te informar onde comprar. Ele me falou que é vizinho de um fornecedor aqui em São Paulo. Também pode usar acetato, PET (mais barato) e tem até quem use chapa dos pulmões. Esses plásticos são usados para fazer forma de ovos de páscoa e acho que você não vai ter dificuldade em encontrar fornecedor na internet. Quanto ao molde em papel para carros nacionais existem vários modelos gratuitos na internet. Procure por Papercraft carros nacionais. Mas você vai ter que mudar a escala em programas como o Corel Photopaint e adaptá-los ao chassi do automodelo, o que não é tão simples assim. Depois que recortar e colar o carrinho de papel, seria bom passar resina de poliester com catalizador vendida até em algumas casas de tintas. E se for fazer apenas uma carroceria, nem precisa usar termo formagem, essa carroceria de papel enrijecida com resina pode ser a sua carroceria definitiva, inclusive já colorida e decorada na hora de imprimir. Tenho que sair agora, mas logo que puder posto aqui para vocês novas fotos da maquininha e alguns links sobre Papercraft. Fácil não é, pode não ficar perfeito, mas é bem legal você fazerem suas próprias carrocerias e estou à disposição para lhes ajudar com prazer, no que estiver a meu alcance. E acredito que o Fernando da Micro Preto também poderá lhes ajudar. Inclujsive decorações para pista, box de fórmula 1, você acha como Papercraft na internet. Imprime e depois você passa a tal resina de poliester que é transparente e vai durar anos. Use máscara porque o cheiro pode fazer mal a quem tem alergia. Eu tenho bronquite e o cheiro da resina me faz mal. O molde para os automodelos se feito em papel, tem que ser papel cartão, aqueles mais grossos que cartolina, vendidos na Kalunga em folhas grandes. Como não dá para colocar esse papel direto na impressora, eu imprimia em folha A4 normal e depois colava com cola branca, a folha impressa sobre o papel cartão. Recortava e juntava as partes com cola de isopor que é bem grudenta e excelente para juntar as partes. Colocava tirinhas de fita crepe para manter unidas as partes até a cola secar. Com esse método e usando exatamente esse material, você monta uma carroceria inteira em uma só tacada.
Anexos
vacuumforming03.jpg
vacuumforming03.jpg (67.66 KiB) Exibido 3465 vezes
vacuumforming02.jpg
vacuumforming02.jpg (54.27 KiB) Exibido 3464 vezes
vacuumforming01.jpg
vacuumforming01.jpg (56.17 KiB) Exibido 3466 vezes

Próximo

Voltar para Micros e Minis

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante