Duvida com os Leds

Fórum para Mini-Z, Iwaver, Firelap e outros Minis.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
Localização: São José dos Campos

Duvida com os Leds

Mensagempor robsonzanin » 25 Mar 2013, 14:20

Alguem saberia me dizer se posso ligar os leds junto com o motor???.. se colocando alguns diodos... quando o carro for para frente acenderia a dianteira e ao contrario com a traseira...

abraços...

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor Abib » 25 Mar 2013, 14:23

Quanto a tensão do motor?

LED já é um diodo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor AdrianoNene » 25 Mar 2013, 21:17

Robson nesse tópico aí debaixo eu ensino como fazer um set de luzes igual àqueles vendidos para Mini-z. Não é set de luzes eletrônico, com chip, para drift. É igual àqueles mais simples vendidos em sites chineses. Todos acendem quando acelera, mas se acelera para frente, acende mais forte os dianteiros e vice-versa. Eu já fiz um do jeito que você falou, que só acende os traseiros se der ré e só acende os dianteiros se acelerar para a frente. Para fazer assim tem que usar dois transistores BC548 e injetar a voltagem do motor na base do transistor. O coletor e o emissor dos transistores ficam em série com os leds e resistores, e essa série é ligada no positivo e negativo das pilhas. Ou seja, os transistores chaveiam a passagem da corrente das pilhas, pelos leds. O led nunca pode ser ligado direto, tem sempre que usar um resistor de carga. Neste tipo de circuito com transistores os leds vão acender sempre com a mesma intensidade, independentemente da aceleração. Já, no circuito do esquema abaixo, a luminosidade dos leds varia com a aceleração. Quando eu puder coloco aqui para vocês o esquema completo com a construção passo a passo desse tipo de set de luzes com transistores. Como disse o Abib, o led já é um diodo, mas se receber corrente reversa, vai queimar, e por isso precisa usar diodos para que cada par de leds, dianteiros e traseiros, recebam a corrente do motor na polaridade correta. Esse meu esquema do link abaixo, faz o que você quer, porém com variação de luminosidade proporcional à aceleração. Está ajustado para 7,2 volts mas também funciona com a voltagem do mini-z. Pode também reduzir um pouco o valor dos resistores se quiser mais luminosidade nos leds. Fiz esses set de luzes para todos os meus oito automodelos, e funcionam perfeitamente há um longo tempo, sem queimar nada. Copiei dos fabricados pelos chineses, porém com componentes maiores que os SMD. Mas mesmo assim fica bem pequeno.

/viewtopic.php?t=41986

 
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
Localização: São José dos Campos

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor robsonzanin » 26 Mar 2013, 00:14

Adriano... eu estava com duvida justamente como ligar os leds... na teoria eu achei que ligando os leds direto no motor e colocando um diodo para nao inverter a polaridade do led daria certo... bem... perguntei a tarde né?..rs.. agora de noite me sobrou um tempinho e fiz a ligação de led... no motor.. nao funcionou...rs.. e liguei direto nas bateria e "quase" deu certo...rs.. fica ligado os leds... tudo bonitinho... quando acelera... putz... apaga os leds... fala sério!!! rs...

vou montar o teu circuito... e posto algumas fotos por aqui...

olha o que fiz hoje... rs..
Anexos
dsc07675.jpg
leds smd de celular e a ligação com fio esmaltado... redução de peso... rs...
dsc07675.jpg (120.49 KiB) Exibido 2159 vezes
dsc07680 - cópia.jpg
dsc07680 - cópia.jpg (108.06 KiB) Exibido 2160 vezes
dsc07678 - cópia.jpg
dsc07678 - cópia.jpg (108.17 KiB) Exibido 2160 vezes

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor bugnet » 26 Mar 2013, 04:01

Isso não é bem um modelo né, é tipo um brinquedo não é ?


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor AdrianoNene » 26 Mar 2013, 08:55

Não é brinquedo não Bugnet. Mini-z é pequeno mas anda muito. Tem diferencial que pode ser de esfera ou de engrenagens, frente, ré, freio, rolamentos nas rodas e no motor, aceleração e direção proporcional de extrema precisão, pneus de vários graus de dureza, amortecedores de diversos tipos, rádio de 2.4 Ghz, carrocerias de acabento impecável, diversos tipos de motores, set de luzes, etc. Um bichinho desse pode custar R$800 com rádio. Para ser completo, só falta o barulho dos nitro. Quem está acostumado com automodelos grandes a combustão pode não acostumar com mini-z, é uma questão de gosto, mas é sim, um automodelo e não um brinquedo rc como esses que vendem nas lojas Americanas. Mas precisa ter pista para andar com eles, é como um autorama de alta precisão, sem trilhos. Mini-z é pura competição.
Veja o desempenho deles no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=4dleUauUM58

Estes são com tração nas quatro rodas para drift:
http://www.youtube.com/watch?v=mqKxX5Y_2JA

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor AdrianoNene » 26 Mar 2013, 09:10

Robson os leds apagavam quando você acelerava, porque o motor puxa toda a corrente que passava por eles antes de acelerar. Faça o esqueminha que eu sugeri, é fácil, barato e fica igual aos vendidos pelos chineses. Use leds de alto brilho, branco ou azul na frente e vermelho atrás. Observe que o led tem um chanfro lateral que identifica a polaridade.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 151
Registrado em: 11 Mai 2008, 23:00
Localização: Marília - SP

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor BINHO » 27 Mar 2013, 12:48

Grande mestre Adriano, falou tudo sobre mini-z em poucas palavras.
Mini-z é muito profissional e difundido em vários países.
Acho que o bugnet tá querendo entrar para o mundo dos minis heim. :haha:
abs.


Automodelismo SuperStock

 Firelap 1/28 4WD      130      2.4 gHZ      VP 800 Atomic      BMW      Drift      Particular ( carpete )

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 93
Registrado em: 01 Dez 2007, 21:00
Localização: São Paulo, Penha

Re: Duvida com os Leds

Mensagempor AdrianoNene » 27 Mar 2013, 13:30

Rubens o Bugnet está acostumado com automodelos grandes a combustão. Difícil que ele se acostume com um mini-z, mas deveria experimentar um de ponta, para não se decepcionar.




 1/18 e rock crawler 1/16

Voltar para Micros e Minis

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante