Comparativo de placas - ASF - Sport
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Comparativo de placas - ASF - Sport
Bom pessoal, com o lançamento do novo Mini-z MR03 Sport, surgiram diversas duvidas, ainda mais quando um dos mais renomados fabricantes de peças para os mini-z anuncia em sua pagina que um motor não é mais compatível com o modelo novo...
Como assim? O carro novo não suporta um motor “antigo”? Quais as principais entre os modelos que impediria isso?
Começamos então eu e o pessoal do Clube Santista de Mini-z (http://rcmasters.com.br//viewforum.php?f=72) começamos a debater sobre isso, chegando então a apenas um fator que impediria isso, a placa!
(Para quem não conhece o Mini-z usa uma eletrônica do tipo “Tudo em um” no qual apenas uma placa faz trabalho de servo+esc+receptor)
Começamos então a analisar a placa do novo, com a ajuda do meu amigo Luciano Gonçalves, que fotografou a placa nova, consegui facilmente ver a diferença mais gritante.
Sport:
ASF:
Cadê os FETs???
Como da para ver nitidamente a placa é completamente diferente da antiga, para quem tem conhecimento em eletrônica, segue uma análise mais profunda do que vem nela.
Processador:
Na versão Sport é um TG53694 (Não consegui identificar o fabricante muito menos seu datasheet, porem não iria mudar em nada, pois não há acesso ao firmware).
Já no ASF é utilizado um PIC16F684 o qual também não é possível acessar seu firmware.
RF:
A comunicação via radio (“modem”) do Sport é feita pelo A7105 da Amiccom, que posse especificações um pouco mais modestas que o utilizado no ASF (Ex: Taxa máxima de transmissão de dados: 500kbps contra 1mbps do ASF / Menor potencia de transmissão 0dBm contra +4dBm do ASF / (Já que o mesmo dispositivo é usado nos rádios (esse dispositivo é um Transceiver, ou seja, transmite e recebe.)), dentre outras diferenças menores.
Já o ASF utiliza o CYRF6936 fabricado pela Cypress, os detalhes do mesmo já foram citados acima.
Servo:
No ASF, o motor do servo é controlado por dois FETs duplos modelo QS6M4, o qual fornece 1.5Amp contínuos ou 6 Amp de pico.
Já no Sport é utilizado um circuito integrado L9110, o qual fornece apenas 800mA contínuos ou 1.5Amp de pico.
FETs:
Chegando a parte que todos querem saber, os FETs que controlam o motor, como citado antes, o Sport não possui os FETs na parte superior da placa, vindo montado apenas com 2 FETs na parte inferior da mesma.
Já o ASF, vem de fabrica dotado de 4 FETs, sendo 2 em cima e 2 em baixo da placa.
Aqui vão mais alguns detalhes comparativos entre os FETs:
Lembrando que cada FET é duplo, ou seja, formado por um canal N e um canal P.
ASF: HAT3010R
Sport: AO4606
ASF:
A corrente máxima suportada pelos FETs utilizados no ASF é de 6Amp (canal N) e – 5Amp (Canal P) contínuos, sendo assim gosto de considerar 5Amperes no conjunto, multiplicado por 2 (Eles trabalham em duplas), temos 10Amperes contínuos, 80Amperes de pico (Alguém tem uma pilha que forneça isso tudo? ).
Com uma resistência interna de 0.032 Ohms (Canal N) e 0.090Ohms (Canal P).
Sport:
O AO4606 fornece até 6Amp (Canal N) e -6.5Amp (Canal P), porem como há apenas dois deles na placa (lembre-se precisa de uma dupla para funcionar), temos uma corrente final de apenas 6Amp.
Com uma resistência interna de 0.042Ohms (Canal N) e 0.044Ohms (Canal P).
Explicação sobre o funcionamento e o que é ponte H, aonde se
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_H
Lembrando que quanto maior a resistência interna, menor é a queda da tensão ao passar pelo FET, gerando menos calor e com isso sendo mais eficiente.•.
Segue explicativo de como funciona os FETs e seus tipos:
http://labdegaragem.com/profiles/blogs/ ... za-mosfets
Tentei evitar ao Maximo termos técnicos e ser o mais claro possível, porem é um assunto meio difícil de explicar para quem não possui conhecimentos em eletrônica.
Resumindo:
A nova placa foi feita pensando em baratear os custos da mesma.
Sport original de fabrica: Motores de no maximo 6amp.
ASF original de fabrica: Motores de no maximo 10amp.
Qualquer duvida é só perguntar
Update:
Recebi uma informação agora (obrigado Mizuno/Hashimoto) de que a versão Sport veio para substituir o MR-02EX e não o MR-03ASF.
Como assim? O carro novo não suporta um motor “antigo”? Quais as principais entre os modelos que impediria isso?
Começamos então eu e o pessoal do Clube Santista de Mini-z (http://rcmasters.com.br//viewforum.php?f=72) começamos a debater sobre isso, chegando então a apenas um fator que impediria isso, a placa!
(Para quem não conhece o Mini-z usa uma eletrônica do tipo “Tudo em um” no qual apenas uma placa faz trabalho de servo+esc+receptor)
Começamos então a analisar a placa do novo, com a ajuda do meu amigo Luciano Gonçalves, que fotografou a placa nova, consegui facilmente ver a diferença mais gritante.
Sport:
ASF:
Cadê os FETs???
Como da para ver nitidamente a placa é completamente diferente da antiga, para quem tem conhecimento em eletrônica, segue uma análise mais profunda do que vem nela.
Processador:
Na versão Sport é um TG53694 (Não consegui identificar o fabricante muito menos seu datasheet, porem não iria mudar em nada, pois não há acesso ao firmware).
Já no ASF é utilizado um PIC16F684 o qual também não é possível acessar seu firmware.
RF:
A comunicação via radio (“modem”) do Sport é feita pelo A7105 da Amiccom, que posse especificações um pouco mais modestas que o utilizado no ASF (Ex: Taxa máxima de transmissão de dados: 500kbps contra 1mbps do ASF / Menor potencia de transmissão 0dBm contra +4dBm do ASF / (Já que o mesmo dispositivo é usado nos rádios (esse dispositivo é um Transceiver, ou seja, transmite e recebe.)), dentre outras diferenças menores.
Já o ASF utiliza o CYRF6936 fabricado pela Cypress, os detalhes do mesmo já foram citados acima.
Servo:
No ASF, o motor do servo é controlado por dois FETs duplos modelo QS6M4, o qual fornece 1.5Amp contínuos ou 6 Amp de pico.
Já no Sport é utilizado um circuito integrado L9110, o qual fornece apenas 800mA contínuos ou 1.5Amp de pico.
FETs:
Chegando a parte que todos querem saber, os FETs que controlam o motor, como citado antes, o Sport não possui os FETs na parte superior da placa, vindo montado apenas com 2 FETs na parte inferior da mesma.
Já o ASF, vem de fabrica dotado de 4 FETs, sendo 2 em cima e 2 em baixo da placa.
Aqui vão mais alguns detalhes comparativos entre os FETs:
Lembrando que cada FET é duplo, ou seja, formado por um canal N e um canal P.
ASF: HAT3010R
Sport: AO4606
ASF:
A corrente máxima suportada pelos FETs utilizados no ASF é de 6Amp (canal N) e – 5Amp (Canal P) contínuos, sendo assim gosto de considerar 5Amperes no conjunto, multiplicado por 2 (Eles trabalham em duplas), temos 10Amperes contínuos, 80Amperes de pico (Alguém tem uma pilha que forneça isso tudo? ).
Com uma resistência interna de 0.032 Ohms (Canal N) e 0.090Ohms (Canal P).
Sport:
O AO4606 fornece até 6Amp (Canal N) e -6.5Amp (Canal P), porem como há apenas dois deles na placa (lembre-se precisa de uma dupla para funcionar), temos uma corrente final de apenas 6Amp.
Com uma resistência interna de 0.042Ohms (Canal N) e 0.044Ohms (Canal P).
Explicação sobre o funcionamento e o que é ponte H, aonde se
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_H
Lembrando que quanto maior a resistência interna, menor é a queda da tensão ao passar pelo FET, gerando menos calor e com isso sendo mais eficiente.•.
Segue explicativo de como funciona os FETs e seus tipos:
http://labdegaragem.com/profiles/blogs/ ... za-mosfets
Tentei evitar ao Maximo termos técnicos e ser o mais claro possível, porem é um assunto meio difícil de explicar para quem não possui conhecimentos em eletrônica.
Resumindo:
A nova placa foi feita pensando em baratear os custos da mesma.
Sport original de fabrica: Motores de no maximo 6amp.
ASF original de fabrica: Motores de no maximo 10amp.
Qualquer duvida é só perguntar
Update:
Recebi uma informação agora (obrigado Mizuno/Hashimoto) de que a versão Sport veio para substituir o MR-02EX e não o MR-03ASF.
Editado pela última vez por pixelman em 08 Mai 2014, 11:03, em um total de 1 vez.
- robsonzanin
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- Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
- Localização: São José dos Campos
Re: Comparativo de placas - ASF - Sport
Parabens... Muito boa a tua analise...
... Resumindo... trocando em miudos... o Sport não seria algo ideial para quem pretende começar no mini-z e evoluir com ele... seria um carro só para conhecer o mini-z e trocar de carro se quizer alguns ups... por hora muitas vezes necessários.
... Resumindo... trocando em miudos... o Sport não seria algo ideial para quem pretende começar no mini-z e evoluir com ele... seria um carro só para conhecer o mini-z e trocar de carro se quizer alguns ups... por hora muitas vezes necessários.
Re: Comparativo de placas - ASF - Sport
Robson o problema eh o seguinte, ASF nao fabrica mais, sera totalmente substituido pelo Sport, entao esse foi um dos motivos do artigo, saber o q precisa ser mudado para deixa-lo tao bom quanto
- robsonzanin
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- Mensagens: 29
- Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
- Localização: São José dos Campos
Re: Comparativo de placas - ASF - Sport
ah sim.. entendi... mas e os fets?!?!.. ja consegui queimar alguns.. e dá um trabalho para troca-los...
em vez de substituírem por algo melhor a kyosho deu um passo para traz???
em vez de substituírem por algo melhor a kyosho deu um passo para traz???
Re: Comparativo de placas - ASF - Sport
A conclusão mesmo é que é um tremendo banho de água fria.
Quem de nós não vendeu um mini-z para comprar outro?
Quanto valerão agora todos os mini-zs ASF?
E a questão do motor parece até um retrocesso??
Quem de nós não vendeu um mini-z para comprar outro?
Quanto valerão agora todos os mini-zs ASF?
E a questão do motor parece até um retrocesso??
Diversão e adrenalina
Re: Comparativo de placas - ASF - Sport
Salve salve galera ...
Como o Pixelman informou ... o Mini-z Sport passa a ser o modelo de entrada no mundo Z, substituindo o MR-02 EX.
Digamos que ele seria o carro popular.
E o review vem em uma ótima hora, servindo de alerta ao pessoal que já pensa em colocar um motor forte, baterias lipo. Vão com calma, para não queimarem os poucos fets da versão sport.
Mini-z vale a pena, a Kyosho não retrocedeu, apenas trouxe para o mercado uma versão RTR mais barata ao mercado.
Modelos ASF existem e vão existir no mercado, pois temos a versão brushless desses danados que são ... ASF !!! kkkkk
Boa diversão a todos e quem for da baixada santista, venha conhecer o CSMZ !!!
Como o Pixelman informou ... o Mini-z Sport passa a ser o modelo de entrada no mundo Z, substituindo o MR-02 EX.
Digamos que ele seria o carro popular.
E o review vem em uma ótima hora, servindo de alerta ao pessoal que já pensa em colocar um motor forte, baterias lipo. Vão com calma, para não queimarem os poucos fets da versão sport.
Mini-z vale a pena, a Kyosho não retrocedeu, apenas trouxe para o mercado uma versão RTR mais barata ao mercado.
Modelos ASF existem e vão existir no mercado, pois temos a versão brushless desses danados que são ... ASF !!! kkkkk
Boa diversão a todos e quem for da baixada santista, venha conhecer o CSMZ !!!
Re: Comparativo de placas - ASF - Sport
SPORTINHO É O QUE LIGA !!!!
TENHO 3, TODOS ORIGINAIS, SEM UPS.
MUITO BOA A BRINCADEIRA !!!!
TENHO 3, TODOS ORIGINAIS, SEM UPS.
MUITO BOA A BRINCADEIRA !!!!
GUSTAVO - GUSLOT
MR03 SPORTS (x3) - MR02EX (x2) FERRARI 458 / MC LAREN 12C CSMZ |
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