Problema ocorrido somente com 3s (por favor ajudem)

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Ago 2015, 12:20

Problema ocorrido somente com 3s (por favor ajudem)

Mensagempor webster » 28 Ago 2015, 12:24

Estou com um problema com meu buggy e nao consegui solucionar... comprei um esc de 60a da turnigy 2s-3s e rodei com ele um ano somente em 2s por nao ter outra bateria... semana passada comprei uma lipo 3s 20c 5000 mah para rodar com o buggy eu coloquei a bateria e liguei ele funcionou perfeitamente sem aquecer com muita força so que depois de uns 15 min rodando com ele a direçao desligou (ainda bem que tava devagar se nao teria regassado ele na sargeta) porem o acelerador continuou funcionando... desliguei e liguei o buggy denovo e mais uma vez o defeito aconteceu... fui perguntar a um amigo meu mais experiente e ele disse que poderia ser defeito no canal da direçao la no receptor, ele me emprestou o receptor e o radio dele coloquei no buggy e o defeito continuou entao peguei um servo velho que veio original nele e que troquei por ser fraco e testei, mais uma vez o defeito aconteceu... nao sabendo oque fazer peguei o manual do esc para conferir se as config estavao como originais de fabrica, resetei todo o esc e o defeito continuou dai entao peguei minha bateria 2s e coloquei para testar e ele voltou a funcionar perfeitamente (gastei a carga da bateria para ter certeza de que estava normal mesmo) entao coloquei a 3s e voltou o problema... algum dos senhores ja se deparou com algo do tipo?? desde ja agradeço a atençao

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Problema ocorrido somente com 3s (por favor ajudem)

Mensagempor Abib » 28 Ago 2015, 12:55

Deixe antes contar, de forma simplificada, como funciona o BEC de um ESC:

BEC é o circuito que elimina o uso de outras baterias para alimentar o sistema. Basicamente, ele "trabalha" para diminuir a tensão da bateria para os 5 volts utilizados pelo receptor.

Quanto mais próximo a tensão bateria for da tensão de saída do BEC< menos trabalho o BEC terá que fazer para estabilizar e fornecer corrente decente para o sistema de receptor/servos.

Porém se a tensão for muito diferente (12v para 5v), o trabalho é muito maior para o BEC, muitas vezes fazendo todo o ESC esquentar demais para estabilizar a tensão em 5 volts.

Piora a condição do BEC quanto o servo é utilizado e puxa muita corrente do BEC, Nestes casos o calor pode ser tão grande que a tensão de alimentação cai abruptamente e não permite mais fornecer energia suficiente ao servo..

A solução seria utilizar um BEC externo para alimentar o receptor e servo, ou verificar se seu servo não está com problemas de curso e esteja forçando demais a ponto de derrubar o BEC interno do ESC.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Ago 2015, 12:20

Re: Problema ocorrido somente com 3s (por favor ajudem)

Mensagempor webster » 28 Ago 2015, 13:07

Entendi muito obrigado senhor... oque eu estranhei foi o fato de que eu consultei outros usuarios deste mesmo esc e afirmaram que nunca tiveram esse problema ao utilizar 3s... eu vi uma dica de um cara que disse que estava com outro tipo de problema no servo e colocou um capacitor ligado diretamente em um canal vazio do receptor e resolveu, eu coloquei e melhorou porem o defeito ainda insistia

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Problema ocorrido somente com 3s (por favor ajudem)

Mensagempor Abib » 28 Ago 2015, 13:56

Exato.. O Capacitor serve como um Buffer, um reservatório de energia que alimenta o sistema quando o servo gera um pico de consumo que derrubaria o ESC, diminuindo a oscilação de carga solicitada ao ESC.

Mas eu ainda acredito seu servo está consumindo demais por conta de alguma falha no ajuste de End Points ou que o BEC do seu ESC esteja com problemas.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Ago 2015, 12:20

Re: Problema ocorrido somente com 3s (por favor ajudem)

Mensagempor webster » 28 Ago 2015, 18:43

Creio que seja o esc mesmo... pois ja tinha testado em outro servo que e bem mais fraco que veio original no buggy... comprei um bec de 8-26v e 5-6v creio que de conta sussegado... muito obrigado pelo esclarecimento senhor

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes