Termômetro Turnigy

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 14
Registrado em: 23 Out 2011, 22:00
Localização: São José da Barra

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor MarcosPaulo » 26 Out 2011, 22:35

Fala galera, sou novo aqui!
Tenho um termometro destes, e estou com um problema!
Tenho um modelo simples, um Himoto Syclone com motor Vx 18!
O primeiro galão q eu usei com ele, foi um Byron 2000.. Meu carrihno andava bem e a temperatura dele ficava sempre em torno de 100~110°C o que pelo q eu li é normal!
Mas pesquisando um pouco na net achei este Mk, paguei 89 com o frete no 16/12, só que aconteceu um problema, o motor dele passou a funcionar sempre acima de 130°C tendo um dia de sol quente ele batido nos 165°C, desliguei o carrinho imediatamente.
Será q é o combustível ou pode ser problema no termometro? Ou é só regulagem, pois eu achei o Mk beeem mais fino que o Byron!
Vlww

_________________


Himoto Syclone - Vertex VX .18 - 2 Marchas

 Himoto Syclone      Vertex VX .18      Himoto 2,4 Ghz      Byron 20/12 - MK 16/12      Himoto Syclone      Originais      Aeroporto

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor mach » 26 Out 2011, 22:42

tenta abrir um pouco a agulha de alta...


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 03 Mai 2012, 23:00
Localização: Assis SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor Junior7Obreli » 10 Mai 2012, 12:15

tomascdc escreveu:Bom Dia.

A algum tempo comprei um termômetro da turnigy, o modelo é do link.
Termômetro turnigy

Eu tinha usado um da Duratrax que é idêntico a esse e não tive problema, quando chegou o meu fui usa-lo e pra minha surpresa ele marcava uma temperatura bem mais baixa que a real, o motor estava em torno de 140 e ele marcava 90.
Medi na pipa que é preta e ele marcou 145, sendo assim o problema está no termômetro que não lê a superficial do motor corretamente.

Alguém entende deste tipo de termômetro? Existe alguma regulagem a fazer?
Pelo manual existe uma regulagem de emissividade, isto influencia na medida?

Tomás


Amigo,
tenho 2 termometros desse, eles sao perfeitos, porem voce nao deve ter regulado a emissivity dele dai ele marca bem errado, ele vem com padrao de 95E mas o certo para aluminio colorido e de 77E, no manual ensina certinho, boa sorte, ele e muinto presiso sim nao troco ele por nada


Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

('Platao')

 HPI NITRO RS4 3 EVO+      HPI Nitro Star T3.0      TF - 20 2.4GHz      Byron Race Gen 2 N20% O12%      Cuda California Verde      Slick

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor epyoneda » 22 Jun 2012, 16:26

Rapaziada, li todo o tópico e achei muito legal esse termômetro que pode ser ajustado em relação à superfície a ser verificada. Quero um desses pra mim, já que uso um china que dá até medo só de olhar. Alguém poderia listar algumas opções de bons termômetros, além desse duratrax? Tem algum tão bom com melhor CxB? O duratrax sai ~50 reais (fora taxa) vindo do ebay.

abraço




 E-REVO MAMBA e VXL; Savage XS      2200KV; VXL; Vektor      Futaba 3PM      TP220: TOMADA POWER 220V      Originais

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor epyoneda » 26 Jun 2012, 10:57

Abib, amigo, bom dia!

Vc disse que os chinas têm emissividade fixa em 95e, conferi no meu china e é fixo nesse valor também. Vc disse ainda que o thermo pode dar diferença de 13º graus. Esse desvio é pra + ou - ou sempre para menos? Ex.: vc disse que a indicação do motor poderia ser de 130 (acho que foi isso), mas o motor estar a 143º. O erro é sempre para menos?

Medi a temperatura do meu motor no china e deu 123º; desliguei imediatamente. Estava desprevenido, não tinha uma chave de fenda pra engordar, desisti de andar sob pena de quebrar o motor.




 E-REVO MAMBA e VXL; Savage XS      2200KV; VXL; Vektor      Futaba 3PM      TP220: TOMADA POWER 220V      Originais

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor Abib » 26 Jun 2012, 11:02

Pelos valores que eu ouvi na época, sim.. é isso.. ele marca menos do que realmente está.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor epyoneda » 26 Jun 2012, 11:20

abib escreveu:Pelos valores que eu ouvi na época, sim.. é isso.. ele marca menos do que realmente está.


Vixe, e o carro chegou nessa temperatura muito rápido e sem muita aceleração. Fiz uma reta na calma, estava conhecendo o carro e estava com um pé atrás... ...o carro perdeu o sinal, corri atrás, o sinal foi restabelecido, voltei e medi a temperatura, 123 graus.

Comprei um tgy que mede em 77e na HK, mas está em bk. creio q esse medirá melhor a temperatura.

abib, um abraço e obrigado.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor Abib » 26 Jun 2012, 11:57

Tem uma coisa que muita gente não percebe, que é simples, mas que pode causar erros grotescos de leitura: Sujeira na "lente" de medição..

Antes de medir a temperatura, sempre veja se não tem alguma poeira no sensor do termômetro.. as vezes isso dá uma baita diferença..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor epyoneda » 26 Jun 2012, 14:11

abib escreveu:Tem uma coisa que muita gente não percebe, que é simples, mas que pode causar erros grotescos de leitura: Sujeira na "lente" de medição..

Antes de medir a temperatura, sempre veja se não tem alguma poeira no sensor do termômetro.. as vezes isso dá uma baita diferença..


É verdade, mas o meu estava limpinho, é bem novo. Estou aguardando resposta de dois vendedores do ML em termômetros que medem em 77e. Se der certo vou comprar aqui mesmo e cancelar a compra na HK, pois em BK sabe-se lá quando me enviarão.

Pior é que não consigo regular pelo ruído do motor. Faço pela fumaça da pipa e pelo termômetro. Engordei meia volta só pra ter certeza de sair da zona de risco. Para medir temperatura do motor elétrico brushless é em 77e tb, certo?

Abraço

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 369
Registrado em: 28 Jan 2012, 21:00
Localização: Araçatuba

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor Matsunrigon » 13 Jul 2012, 18:49

Pessoal, aguem já usou o termometro da Kyosho, aquele pretinho? Ele é bom? Ou aquele Flashpoint é melhor?


Pessoal da um curtir ai:http://www.facebook.com/AutomodelismoRc

 Kyosho Mad Force Ve      Orion      Kyosho      Lipo 2x 2s 5.8A      F-100      Com cravos

Piloto Sport
 
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Set 2012, 23:00
Localização: piracicaba

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor luizfernandowolfdavansi » 13 Set 2012, 20:13

o meu é bom , sempre confiei nele


luiz fernando

 revo 3.3, fw-06      trx 3.3, grx15      tqi, syncro      byron      da revo, lynx      phaltlines, alphas rc      p1 rc racing

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1548
Registrado em: 25 Ago 2005, 23:00
Localização: São Paulo / Zona Sul

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor m4rc3lo_sp » 21 Out 2016, 14:30

Galera, e esses termometros:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 50-420-_JM

Sao confiaveis?


Imagem

 MTX7 / T4'18 / SRX8 GY      T1203 / 10.5t / One GT      Futaba 7pxr      Byron 16%/25%      Stryker / bmw / Gt3      Hot race / batec / batec      Jundiai / Appa / aarc / allrac

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor Abib » 21 Out 2016, 14:50

Para plástico, até que podem ser...
Como havia comentado na primeira página, voce pode ter até 13ºC de diferença na leitura de um termometro com emissividade errada.. Seu termometro vai estar lendo 135ºC mas na verdade ele estará a quase 150ºC..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1548
Registrado em: 25 Ago 2005, 23:00
Localização: São Paulo / Zona Sul

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor m4rc3lo_sp » 22 Out 2016, 06:40

Mas pela descrição a emissividade é regulável, nem assim??


Imagem

 MTX7 / T4'18 / SRX8 GY      T1203 / 10.5t / One GT      Futaba 7pxr      Byron 16%/25%      Stryker / bmw / Gt3      Hot race / batec / batec      Jundiai / Appa / aarc / allrac

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Termômetro Turnigy

Mensagempor Abib » 24 Out 2016, 06:55

Se a emissividade for ajustável e se for possível seta-la para alumínio anodizado, o único detalhe seria ajustar a distância de medição para que a leitura fosse feita apenas na base do cabeçote, sem pegar a região das aletas.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Anterior

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes