TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Abr 2020, 16:42

TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor MARCELPEIXE » 24 Jun 2020, 12:43

Boa tarde galera!

Tenho um erevo 1/10 5608L.

Um dos meus servos da direção queimou, desconectei o braço dele e brinquei uns 2 dias apenas com um servo, moderadamente, até chegar o novo servo (não desconectei do receptor)...

Comprei um HD POWER 20gk e a ideia seria utilizar apenas ele (1 servo).

Ao conectar no receptor, em um teste na bancada sem as rodas, a cada 6 ou 7 giradas no servo (direita/esquerda) para testar, ele da um erro e gira sozinho umas 2x para cada lado com apenas 1 comando meu para um dos lados. Durante esse erro, a luz do receptor pisca mais forte.

Isso seria um problema no servo ou a erevo aceita apenas 2 servos ligados juntos no receptor?

Tem vários videos non youtube em que o pessoal usa apenas 1 servo, mas no modelo novo da erevo. Eles apenas tiram os anteriores e conectam o servo novo e sai funcionando na boa!

Obrigado!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor Abib » 24 Jun 2020, 13:09

Não é obrigatório usar 2 servos não..
O principal é fazer com que o link e os ajustes de curso do servo estejam corretos, sem forçar o servo ou limita-lo no rádio desnecessariamente.
Mas além de tudo isso, é preciso saber se você tem condições de fornecer energia suficiente para esse servo. Pelo que explicou, eu estou imaginando que o pico de consumo desse servo derruba a tensão do receptor a ponto de faze-lo reiniciar momentaneamente.. Pode ser que o BEC do ESC não tenha corrente suficiente para fornecer energia para esse servo quando solicitado ao máximo.. Se nao me engano, o mamba Monster possui um BEC de 8A, e esse servo, carregado ao máximo, pode passar dos 15A de consumo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Abr 2020, 16:42

Re: TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor MARCELPEIXE » 24 Jun 2020, 22:37

Agradeço o retorno!
Consegui entender, achei a amperagem do Abc do mamba monster, 8a mesmo!
Porém, não achei a amperagem deste servo, nem na página do fabricante...
Onde você conseguiu verificar isso?
Em resumo, este servo não serviria para este esc, correto?
Quais implicações em inutilizar ele desta forma?

 
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Abr 2020, 16:42

Re: TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor MARCELPEIXE » 25 Jun 2020, 03:24

Se puderes também gostaria das seguintes opiniões:

1. 1 servo de 20kg seria suficiente para o erevo (ando com 4s mas exijo bastante do carro);
2. Onde verifico a amperagem dos servos (não achei esta informação em nenhuma marca);
3. Qual amperagem máxima de cada servo que posso utilizar, para 1 servo e 2 servos juntos;
4. Alguma dica de marca mais barata que savox (DS 3218 - 20kg seria uma boa opção dentre os mais baratos com engrenagens de metal?).

Valeu!!!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor Abib » 25 Jun 2020, 15:44

Fala Marcel. Desculpe pela desinformação, mas eu havia pesquisado sobre a corrente do servo de 20Kg e acabei numa página de um fórum que comentava de um servo de 48Kg.. Esse servo de 48Kg.cm que consome algo em torno de 15A.

Um servo Savox de 20Kg e 0,15 de velocidade a 6v costuma consumir 5A, segundo o Servo Database: https://www.servocity.com/sc1256tg-stan ... ital-servo

Há também um teste feito para um servo de 20Kg com diferentes posicoes de linkagem e tensão:


Voce pode ver que usando 2S, no momento que o servo é colcoad o máximo, existe um pico de corrente que se estabiliza.. Esse pico que pode derrubar a tensão do sistema..
Como o BEC alimentará exclusivamente esse servo, acho que a corrente, pelo menos em teoria, é suficiente.. Mas o bom seria testa-lo com um multimetro para medir a corrente de pico e ver se algo não fica muito no limite do BEC..

Faça um teste também ligando o link no furo mais interno do braço do servo.. assim ele consome menos corrente..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Abr 2020, 16:42

Re: TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor MARCELPEIXE » 25 Jun 2020, 18:43

Sabes me dizer a corrente de consumo do traxxas 2075?

Esses 8a do bec é total ou em cada porta do servo?

Vou fazer a troca pelo DS do vídeo acima, foi o único que achei a venda com 20kg no mínimo e com valor semelhante ao power hd.

Se os 8a forem por porta, vou tentar instalar 2. Se for total não conseguirei. Estranho o bec suportar 2 servos 2075, ele deve ter um consumo bem baixo então!

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: TROCA DE SERVO DIREÇÃO

Mensagempor Abib » 26 Jun 2020, 13:12

A corrente é fornecida para o receptor, nào por conector. então a corrente de 8A é a total.

Se quiser colocar dois servos de 20Kg e 5A, vai precisar colocar uma outra fonte de energia (desligar o BEC no Castle Link)

Fazendo uma regra de 3,
O Servo de 20Kg (277oz.in) precisou de 5.5V para o pico de corrente de 5A, temos. 277oz.in=5A
Um servo de 9Kg (125oz,in) deve precisar da mesma tensão. Então com na Regra 125 oz.in= X

X=5*125/277=2.25A

Assim, o Kit original não deve consumir mais que 4,5A com os dois servos 2075.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes