Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 503
Registrado em: 29 Out 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor pedrinhof » 04 Fev 2011, 17:21

Boa sorte,se vc n perde potencia pode se considerar um genio,aliás se vc n perde potencia eu descubro o ultimo algarismo de pi.Cara e mesmo se vc consengui como se acha q vc vai superar o problema da terra e dos impactos.
Cara se alguém inventasse isso de forma confiavel e facíl já teriam lançado.Não iai fali ninguém,quem iai gasta furtana em nitro pra da a carga inicial,a n ser q vc mantesse a bateria com o minimo de carga o tempo todo,tipo a cada 1 semana recarrega,como lá fora tem inverno isso seria impossivel para muito dos nossos colegas gringos.Então vc pode alega que o custo ficaria muito alto,então pense um pouco:um mp9 custa $900,e mesmo assim tem mercado.Então se é possivel pq ninguém fez?São todos tolos comparado a você?Você teve uma idéia inusitada e genial?possivel mas altamente improvavel,se quiser continuar tentando boa sorte,se der certo nunca mais posto nada.
E quanto ao motor de movimento perpetuo, apenas um comentario, tem uma lei que proibe patentes de motores que se dizem de movimento perpetuo,simplesmente é impossivel por causa da termodinamica,ou seja parte de energia obrigatoriamente se transforma em calor,fazendo assim uma parte da energia ser desperdiçada fazendo o motor ou o invento não perpetuo.Apenas um comentário,sei lá acho esse tipo de informação interessante,n tem muito a ve com o resto da mensagem,só decidi comenta.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 21 Mai 2010, 23:00
Localização: Armação dos Búzios / RJ 28950-000

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor pipiu » 16 Fev 2011, 21:42

Para quem quiser tentar vamos la.

faz uma ponte de diodos e liga em um motor escovado, depois disso coloca um regulador (ex. 7805) liga um amperímetro e seja feliz.
Com o resultado na mão basta ver se vale a pena.

Meu ponto de vista é;
É fácil de fazer?
Sim
É pratico?
Não

Quer inventar faz assim
Gerador R$400
Frigobar R$650
Carregador b6 R$90
Poder carregar a bateria e beber uma coca gelada Não tem preço rarara.

Abraços a todos e desculpe a brincadeira. ;)

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 256
Registrado em: 27 Jan 2011, 21:00
Localização: Ipiranga

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor andmarc » 16 Fev 2011, 22:18

Nao pude deixar de me expressar nessa...

Eu faria diferente, em vez de acoplar um pequeno gerador ao motor, eu faria uso de uma coroa com imãs, e colocaria um coletor ao redor dela, em pelo menos 50 %, isso facilitaria muito as coisas. Isso nao daria muita perda de potencia. A energia consumida no carro ainda nao sei ao certo, mas sei q nao e sempre q se usa corrente consideravel, somente quando se faz o movimento, e acho q seria o suficiente algo em torno de 100ma ja teria uma corrente suficiente para "dar uma ajuda" na carga da bateria. Quanto ao regulador, isso um 7806 com um resistor de potencia ja daria conta.
Mas vou pesquisar sobre o assunto e posto novamente.


4x4 É o BIXO...

 jato, Summit, Erevo.      Top      2.4      top      varias      top      todas

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 03 Jun 2009, 23:00
Localização: são paulo

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor rafaocl » 16 Fev 2011, 22:45

Bom eu penso da seguinte forma
se no carro dele é possível isso e ele que tenta
vá em frente
se vc conseguir e der certo ótimo com ctz vários vão aderir a sua idéia

agora acho totalmente errada a opinião do abib
1- aonde ele flo q vai usar isso em um carro .12 ou .21?? q nesse caso seriam pró.
2- ele está fazendo no carro dele e testando se vc não acha legal a idéia pros motores .12 ou .21 tudo bem mais como ele mesmo já provou aqui a idéia é funcional já q ela já existe em outros ramos do modelismo.

e no caso dela dar certo com ctz isso prejudicaria quem produz baterias e carregadores.

se pesquisarem a venda de baterias ni-cd e ni-mh cairam depois das Li-PO
e isso não só no modelismo. Quando são lançadas coisas novas q podem substituir outras, com ctz elas podem ser deixadas de lado.
Se vc fosse dono de uma empresa grande q vende carregadores ia arriscar criar algum produto q fizesse com q vc perdesse algumas vendas??
e como disseram aí e o nitro usado para ligar o motor a combustão......qual marca de nitro q vende carregador?? eu aqui não me recordo de nenhuma ou seja isso não significa nada pra quem vende carregador.

Acho q é válida uma idéia dessa
quem nunca perdeu um tempo na pista carregando o pack??
ou então perdeu o rádio e teve um p*** prejuízo??

claro q para ser usado em carros pró esse sistema teria q evoluir devido ao nível dos mesmos. Mas acho q com a tecnologia de hoje e com tudo mais não é impossível

Bom essa é minha opinião

Boa Noite

abrass e boa sorte


Rafael Lima #299
Msn: rafael_lima299@hotmail.com

 Capricorn C-02/ T.O.P. Photon      Reds/ Tekin      Sanwa MT4      VP      SRS-n      Matrix/HotRace      APPA/AARC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 21 Mai 2010, 23:00
Localização: Armação dos Búzios / RJ 28950-000

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor pipiu » 16 Fev 2011, 23:53

andmarc escreveu:Nao pude deixar de me expressar nessa...

Eu faria diferente, em vez de acoplar um pequeno gerador ao motor, eu faria uso de uma coroa com imãs, e colocaria um coletor ao redor dela, em pelo menos 50 %, isso facilitaria muito as coisas. Isso nao daria muita perda de potencia. A energia consumida no carro ainda nao sei ao certo, mas sei q nao e sempre q se usa corrente consideravel, somente quando se faz o movimento, e acho q seria o suficiente algo em torno de 100ma ja teria uma corrente suficiente para "dar uma ajuda" na carga da bateria. Quanto ao regulador, isso um 7806 com um resistor de potencia ja daria conta.
Mas vou pesquisar sobre o assunto e posto novamente.



Se eu fosse tentar o ponto inicial seria esse mesmo, gostei do seu ponto de vista.
Dessa forma elimina o atrito de um polia e o desperdício de usar um motor.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Alexpar » 17 Fev 2011, 10:14

Trata-se de conversão de energia e neste quesito muuuuiiitas coisas devem ser levadas em consideração:

1º Todo gerador de corrente elétrica tem entre seus requisitos o chamado "Rendimento" que reflete o quanto de energia mecânica é simplesmente perdida, ou jogada fora, para conseguir uma determinada corrente elétrica, ou seja, há perdas no processo que devem ser levadas em conta.

2º No carrinho, nós temos variações grandes e abruptas de aceleração conforme o traçado da pista.

Você vai precisar de um gerador que, mesmo andando a 5Km/h gere energia adequada à especificação de carga da bateria, porque não vale a pena você conseguir corrente suficiente para carregar a bateria só quando o motor estiver em alto giro, ou seja, sua bateria só vai ser carregada quando o carro estiver no meio do retão por um período, por exemplo, de menos de 1 seg., no resto do tempo o pack vai se descarregar normalmente.

No caso do helicóptero a coisa já é beeem diferente. Conforme já dito pelo nosso amigo abib, seu motor está 95% do tempo em alto giro, neste caso em específico, é factível a colocação de um gerador, pois não há grande variação de giro.

3º Na construção de um gerador existe uma relação direta entre a carga mecânica necessária para girá-lo (leia-se torque - que é roubado do motor a combustão) com o giro mínimo (RPM) que resultará em energia elétrica.

A relação, em um gerador para o fornecimento constante de energia, é +ou- assim:

baixo giro = alto torque = gerador relativamente grande, pesado

alto giro = baixo torque = gerador menor com relação ao anterior, mais leve
(por isso que está no helicóptero, peso leve, alto giro constante)

Vamos pegar o exemplo do item anterior, gerar energia a 5Km/h. O giro é baixo, portanto você vai precisar de mais torque o que significa mais carga mecânica a ser extraída do motor a combustão. Além disso, você terá um peso a mais para ser levado no carro, ou seja, além de roubar potência do motor para funcioná-lo, você vai ter que carregar um peso extra.


Como vocês perceberam, a uma relação giroxtorque, portanto não adianta colocar engrenagens redutoras para compensar uma coisa ou outra, de qualquer forma é energia que será extraída de algum lugar, no caso do motor glow.


Vi a necessidade de colocar um pouco de teoria prá elucidar a questão.

Mas, pessoalmente digo-lhes que não vale a pena, porque:

Cara... independente se on, off, 1/8, 1/10, 1/12, 1/14..... eu quero é correr mano... não quero ficar colocando apetrechos no carro que roubam potência do motor 2 vezes, prá gerar energia e deixar o carro mais pesado!!!

Isso não tem bom senso!!!!

Prefiro melhorar o sistema de bateria do que arriscar:

index.php?name=News&file=article&sid=359

E tem outra coisa muito importante: tudo que você instala no carro tem chance de dar mais problemas do que ajudar. Se este fictício gerador der alguma falha, pode descarregar totalmente seu pack e você perder o rádio.....

Minha humilde “COLABORAPINIÃO”

Abçs!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 256
Registrado em: 27 Jan 2011, 21:00
Localização: Ipiranga

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor andmarc » 17 Fev 2011, 11:43

concordo, e as pilhas ou baterias duram bastante...


4x4 É o BIXO...

 jato, Summit, Erevo.      Top      2.4      top      varias      top      todas

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 224
Registrado em: 21 Fev 2012, 21:00
Localização: Bragança Paulista SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Mazochi » 20 Jun 2012, 12:33

daria um ótimo TCC de engenharia de automação...




 X7/sakura      ARROW/B11/LOSI 350/SP      Mt4      BYRON /MK 25      SWEEP/PROLINE/ALPHA      JUNDIA/DUST

Avatar do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 17 Jul 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Augustorc465 » 04 Ago 2012, 02:04

Eu gostei da ideia mas é meio arriscado.

 
Mensagens: 31
Registrado em: 22 Abr 2012, 23:00
Localização: Luis Eduardo Magalhães - BA

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor araujoprog » 06 Ago 2012, 15:44

Pensando um pouco mais sobre o assunto viajei na ideia... e se ao contrário de alternador pensássemos em um sistema KERS, vou explanar o projeto de forma simples, claro que é fruto de minha imaginação hehehhee:
Acoplar um motor de escovas na transmissão do carro, mas na maior parte do tempo esse motor rodaria livre (acoplado mecanicamente mas desacoplado eletricamente), sem gerar perdas consideráveis para o motor do carrinho, a partir do acionamento do freio o motor seria acoplado eletricamente a uma bateria ou capacitor, quando o piloto precisasse de mais potência o mesmo acionaria o sistema inverso onde a carga armazenada voltaria para o motor dando potência extra na transmissão por alguns segundos.

O que acham da idéia?




 Savage Flux XS / Revo 3.3      Vector 4000 / TRX 3.3      Original / TQi      Venon 4000A 30C / Tornado 20%      Original / Original Azul      Geolander Yokohama / Original

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor adaptado para Recaregar Pilhas

Mensagempor Abib » 06 Ago 2012, 16:12

Isso se chama Frenagem Regenerativa..

Todo ano, na Faculdade que estudei (Engenharia Automobilistica), dos 10 projetos de conclusão, 8 tinham este recurso...

Na teoria tudo funciona a mil maravilhas, mas na prática, o ganho mecânico é pouco comparado do ganho em peso deste novo sistema..

Na própria Formula um, houve anos em que era opção, e algumas equipes preferiram correr sem o KERS para eliminar peso do carro, e com isso andar mais do que os carros com o KERS funcionando..

Ou seja: Mesmo se fosse possivel miniaturizar e colocar num automodelo, provavelmente o peso do equipamento inviabilizaria o ganho de potência gerado pelo ,próprio sistema..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Anterior

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes