RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 10 Mar 2009, 16:40

Olá !!

Essa semana descobri um equipamento interessante para nós automodelistas adquirirem. Se trata de uma "pistola de medição de velocidade" conhecidas como Radar Gun.

Esses equipamentos geralmente são vistos junto à polícia rodoviária e são equipamentos de alta precisão. Um Radar Gun profissional é um equipamento bem caro podendo custar até R$ 3.500,00. Eles conseguem medir velocidades com 100% de precisão, em 0,1 segundos de exposição e alcançam um objeto até 1 km de distância.

Claro que para nós automodelistas, não é necessário um equipamento de tal porte, mas seria interessante algo que nos ajudasse a matar a curiosidade de quanto o carrinho tá correndo (pode ser até ter com uma pequena margem de erro) e sem precisar ficar medindo o chão e calculando tempo de passada ou então ter que ouvir um cara tirar um RTR da caixa e falar: "ah, acho que meu buggy tá pegando 70km/h".

Claro que o importante é: apenas para matar a curiosidade mas valer a pena, TEM QUE SER ALGO BARATO !!!

Enfim, descobri na internet que a Hot Wheels (a fabrincante de carrinhos da Mattel) tem um "brinquedo" chamado Hot Wheels Radar Gun que serve para fazer medições como um radar. Não sei bem certo porque uma criança iria usar ou querer um brinquedo desses, mas ...

Embora trate-se de um brinquedo, tem bastante material na internet referenciando esse equipamento e fazendo testes de precisão para ver até quanto ele se aproxima da realidade. Pesquisei bastante sobre ele e o brinquedo realmente consegue medir a velocidade!

Para se ter uma noção, existe um video na internet onde um cara faz um experimento fazendo medições com dois aparelho, o primeiro é o brinquedo e o segundo equipamento é uma pistola de precisão.
Ele usa MPH como padrão dos testes, mas o aparelho funciona com km tb.

Ele fez três testes:
1-> 18 mph x 18 mph
2-> 20 mph x 21 mph
3-> 15 mph x 16 mph

Ou seja, os valores foram muito próximos do aparelho de precisão.
Em outro site encontrei um cara que fez muito mais testes e encontrou uma variação de 4% nas medições MAS constantemente ABAIXO da medição real. Aí fica fácil pois agente tira essa diferença no lápis.

Como é um brinquedo, e funciona a pilhas o alcance máximo do equipamento é de 45 metros, mas é algo suficiente para agente medir a velocidade de um automodelo, já que podemos passá-los próximos a nós.
Para medições de baixa exposição de tempo, ele também não é suficiente. Em um teste um cara joga um livro no ar na frente do canhão da pistola. Ela nem detecta a passagem do livro.

------------------------------------------------------------------------------

Eu pesquisei sobre o preço do brinquedo. Nos estados unidos custa por volta de U$30,00. Podem vê-lo na Amazon.com. No Mercado Livre está custando por volta de R$ 80,00 (o que equivale o preço da Amazon.com).
No entanto eu encontrei uma loja distribuidora de brinquedos Mattel aqui no Brasil que esse vende esse produto por incríveis R$ 29,00 !!!!!!!

Um brinquedo que emite micro-ondas em 10 gz! É preço de banana!

Eu adquiri um ontem de tarde e deve chegar aqui em Curitiba até sexta-feira. Compartilhando a curiosidade que esse brinquedo me gerou estou expondo-o ao FORUM !!

Segue o link do produto:

http://www.baraobrinquedos.com.br/detal ... ?id=6198-9
(a vendedora me disse que tinha 165 unidades em estoque)

Segue alguns videos do produto no youtube (num deles o Jato do cara tá pegando 38 mph):

http://www.youtube.com/watch?v=JTTpwIqwlC0
http://www.youtube.com/watch?v=swzwYvcvO4M
http://www.youtube.com/watch?v=BvG0k5bSRgg

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 10 Mar 2009, 16:44

Peguei esse artigo abaixo num site ontem, mas não me recordo qual (para poder colocar a referência). Está em inglês e explica porque o equipamento é barato mas se aproxima da realidade:
--------------------------------------------------------------------------



Mattel's Hot Wheels Radar Gun (HWRG) is an ingenious toy with a businesslike design. Able to measure scaled miniature Hot Wheels speeds along with real-world speeds (me/hr or km/hr) at the flick of a switch, the radar gun uses an impressive but inexpensive component set to create a true Doppler radar measurement device. I had a couple of my kids put it to the test, and the results were close to indicated speedometer speeds. Not bad!

The gun's case is a two-piece shell enclosure, and the screws holding it together have formidable cover plugs. After a small injury, a little sweat and a some frustrated muttering, I got at the gun's internals: an emitting/receiving microwave assembly and a separate board holding all control, signal-processing and user interface circuitry.

The Doppler principle employed is straightforward. An emitted microwave signal is bounced off the object whose speed is to be measured and the frequency-shifted return signal is mixed with the transmitted signal to produce a difference frequency proportional to relative velocity. With the 10.5GHz microwave signals used in Mattel's gun, the mixing product provides a low-frequency difference signal used as a proxy for speed; the 21GHz doubled frequency output from the mixer does not appear to be used in any way.

Starting at the emitting element, an inexpensive soldered metal tube waveguide focuses a pulsed microwave signal generated from a dielectric resonant oscillator (DRO) and launched from a patch antenna. The same waveguide and a second set of patch antennas pick up the return pulses. Others curious about the HWRG operation have measured an 8kHz, 10 percent-duty-cycle, 4.75V signal hitting the DRO.

The generated microwave bursts are sent out the antenna/waveguide and simultaneously over to an input on the mixer, whose other input is the return (shifted) pulse signal. As with the antenna elements, signal traces on the microwave board are carefully designed RF distributed structures, providing inexpensive, etch-based filters and impedance-matching networks.

An Atmel ATMega88 provides almost all logic and processing for the HWRG, monitoring switch inputs, implementing the LCD interface and processing the mixed-down return signals for translation to a speed readout. An STMicroelectronics MC33078 dual op amp presumably provides front-end amplification of the mixer's output before going to the Atmel part, which has memory and an ADC on board.

The HWRG retails for $30 and likely costs $10 to $15 to manufacture. It lacks the power and precision of police radar, but it's based on the same physics and analog-design principles as its industrial-grade counterparts.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 267
Registrado em: 21 Set 2008, 23:00
Localização: Jau - SP

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor sbsam » 10 Mar 2009, 16:45

Um amigo levou esse brinquedo na pista outro dia, achei que não tinha precisão. Mas é bem legal.


abraços!


Conheçam a pista de automodelismo On Road de Jaú - Visitem o Forum da pista de Jaú

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 10 Mar 2009, 16:45

Segue uma foto:
Anexos
radar_gun.jpg
Foto da Pistola
radar_gun.jpg (100.05 KiB) Exibido 3432 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 10 Mar 2009, 16:47

Assim que chegar o meu, vou até uma lombada eletrônica perto de casa e vou fazer alguns comparativos entre os carros que passam e o valor do radar da lombada, daí posto aqui.

Abraço!

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 280
Registrado em: 16 Dez 2008, 21:00
Localização: Mato Grosso do Sul

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor sergio_rossato » 10 Mar 2009, 17:40

Boa...

Achei muito interessante e muito barato tbem.

Entrei no site pra comprar uma e ta dando pau, apos preencher os dados com o endereço ao clicar pra finalizar ele insiste em pedir o estado, como se eu não tivesse colocado. Tentei mais de 100 vezes e da o mesmo erro.

Vc comprou pelo site? Não teve esse problema?

Valeu.


A grande malandragem é ser Honesto.

 Serpent 720 : G4S : S400      3SCT: Spec II: Sp Tuned: LRP      Dx3s      Byron 20% : Lipo 2S 5000 Mah      Raptor : DNA : Mazda      GQ Espuma      Qualquer Lugar

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 10 Mar 2009, 17:59

ah, eu vi isso.. ele marca a opção do estado quando vc põe o CEP. Engana o site, faz assim: preenche tudo, daí seleciona outro estado, e volta para o estado que vc quer (ex.: SP, RJ, PR)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 10 Mar 2009, 18:55

se mais pessoas comprarem, vamos aproveitar e matar a curiosidade geral postando os valores encontrados com as medições do nossos carrinhos.

POR EXEMPLO: eu tenho um Revo 3.3 RTR com regulagem padrão fazendo 60km/h de final.

Tem muitos carrinhos que tenho curiosidade de saber quanto pega. hehehe

Abraço!
Tiago.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 183
Registrado em: 19 Nov 2007, 21:00
Localização: São Caetano do Sul / SP

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor Ferrugem » 11 Mar 2009, 00:07

Eu tenho uma dessas ja faz tempo o problema é q o jatin com o dedo em baixo ele nunca marcou mas ate 80 km / h ele pegou o gt de um amigo se não me engano deu 98 km/ h


Jato Desmontado Maldade No Ar...
Aguardem

Imagem

 Jato /Nitro 4tec      ??? / 3.3      Spektrum DX3.0      20%      Crowd Pleazer 2.0 / Original      Anaconda / Drift Spark      Polly SBC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 11 Mar 2009, 09:42

Não entendi direito. Você está dizendo que o Jato é tão rápido que ele não consegue identificar a velocidade? Aliás, já que você tem o produto me responde, ele é mais ou menos preciso?

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 183
Registrado em: 19 Nov 2007, 21:00
Localização: São Caetano do Sul / SP

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor Ferrugem » 11 Mar 2009, 20:57

Preciso ele é o duro é q o jatinho em velocidade final ele não pega pelo menos meus amigos e eu não pegamos, agora quando vinha mais de boa até uns 80Km/h pegava não sei se é o tamanho e a velocidade elevada ou o q


Jato Desmontado Maldade No Ar...
Aguardem

Imagem

 Jato /Nitro 4tec      ??? / 3.3      Spektrum DX3.0      20%      Crowd Pleazer 2.0 / Original      Anaconda / Drift Spark      Polly SBC

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 204
Registrado em: 17 Nov 2008, 21:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor maluco_auto » 12 Mar 2009, 00:21

Ótima dica! Vou tentar comprar nesta loja de R$ 29,90 e posto como foi.




 Kyosho FAZER e DST      GZ15 e GXR18      Perfex KT-3 HS      Byron 20% Gen2      Audi A4 DTM 2006      Slick e Off Road Spike      Estacionamentos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 12 Mar 2009, 10:02

Então...... por inacreditáveis R$ 5,00 cobrados de frete entre São Paulo / Curitiba, os caras enviaram o produto por Sedex!
Não demorou 24 horas entre a compra e o equipamento estar na minha casa.


Ontem a noite saí para testá-lo. Fui até uma lombada eletrônico próxima da minha casa e parei meu carro um pouco próximo do sensor da lombada para fazer as medições, acho que uns 15 metros de distância.
Fiz umas 20 medições e realmente o equipamento INACREDITAVELMENTE funciona. Dava variações de 1, 2 ou 3 km de diferença para o valor informado na lombada, mas sempre para menos!

Algumas observações a respeito:

1- O desgraçado do projetista fez o brinquedo usar pilha PALITO ao invés de pilha comum (vão quatro pilhas!);

2- O aparelho come pilha (eu peguei umas pilhas meia-vida dos controles remotos de casa mas que não eram alcalinas. Deu para dar umas 20 medições. Agora comprei 4 duracells alcalinas quais acredito que vai dar para fazer umas 100 medições. O ideal é ter pilhas palito recarregáveis).

3- A pistola demora entre 1 e 2 segundos para conseguir fazer a leitura.

4- O alcance do aparelho deve ser de uns 30 metros no máximo.

No mais o brinquedo é só alegria. Fiquei satisfeito com a aquisição.

No fim de semana vou correr com o meu REVO e postar as velocidades encontradas com ele.

ABRAÇO!! Tiago Cândido.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor denis.roschel » 12 Mar 2009, 11:13

Pessoal,
como vcs estão medindo os carrinhos?

Na época do lançamento(2006), eu também comprei...Funcionar funciona. Mas achei meio difícil medir os carrinhos...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 664
Registrado em: 31 Dez 2007, 21:00
Localização: Curitiba

Re: RADAR GUN - Pistola para Medição de Velocidade

Mensagempor tiagocandido » 12 Mar 2009, 11:56

No manual diz que o feixe de microonda tem que ser incidido em no máximo 40 graus de inclinação em relação ao objeto, mas preferenciamentel em 20 graus.
Ou seja, não adianta passar com o carrinho na reta e tentar medir de lado (90 graus).
A pessoa que está fazendo a medição deve ficar "praticamente" de frente para o carrinho, ou nas costas do carrinho após a passada dele.
Pela questão do objeto ser pequeno, é interessante medir estando próximo do automodelo.

Não medi a velocidade da Revo ainda e não sei se terei dificuldades, mas com carros de rua é sem erro então acredito que seguindo as recomendações acima não deverá ser dificil medir a velocidade dos automodelos.

Abraço!!

Próximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes