DRT OFF Road - RCMod

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 02 Out 2010, 23:00
Localização: Jaguaruna

DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor raulse » 08 Dez 2010, 16:25

Boa Tarde a Todos...

Finalmente comprei meu primeiro carro, um kyosho DRT, comprada do nosso colega Danilo Borges (cbzeiro.ssa), pois bem, como qualquer pessoa (novato), to encantado ainda, mas o bicho ta complicado de fazer funcionar, conversa que não vem ao conteúdo do tópico. Já passei por praticamente todos os tópicos do site, to namorando o hobby a meses, e um dos topicos que eu passei, foi Fotos - Fim do Dia, ai pensei, porr@, esse pessoal é louco, olha a quantidade de barro, ai o pessoal comentava (e eu imaginando), que demoram horas/dias para limpar seus automodelos, e como o cenário pra curtir meu carro, vai ser na praia (areia, barro, lama, etc...), principalmente na areia, sendo o maior vilão do pessoal do hobby, eu sabendo que meu carro não vai durar 1 dia, andando na areia, precisei então criar algo pra pelo menos, minimizar isso, e como eu vou andar muitoooo, não vou ficar limpando o carro por 2 dias para andar 2 horas, quero andar todo dia, direto, sem parar, ai começei a matutar umas formas de proteger o bichão contra os vilões do pessoal ai.

Iniciei montando o local de trabalho, ééé, a mesa da sala, HASHUAShUshu, minha mãe ta P da vida...

Depois de muito tempo matutando na cabeça, acabei ficando no básico mesmo, HASuHUsahUASH. Inicialmente eu queria levantar a suspensão, mas no DRT não é possivel, apenas é possivel nas suspensões traseiras, nas dianteiras, se levanta, o carro não vira, pois bem, fica assim mesmo, então, o próximo passo, era proteger os amortecedores, dando um acabamento (eu acho muito massa), convidei minha vó para fabrica-los, eis o resultado:

Imagem

Logo depois, iniciei a construção da proteção dos para-lamas, fui atraz dos materiais, e o material escolhido, foi um acrilico bem fininho, aqueles usado em box de chuveiro:

Imagem

Iniciei fazendo o molde, para cortar o acrilico, fiz o molde usando fios de cobre (aqueles que tem dentro de motor eletrico, se pega em qualquer lugar que conserte motores eletricos), e logo depois desenhei no papel, passando também para o acrilico:

Imagem

Apos desenhar o molde no acrilico, fui para o corte, caramba, minha mini retifica está sem o disco de corte, na tesoura fica impossivel, e na faca, quebra o acrilico, solução, fogoooo:

Imagem

Assim corta muito bem, ruim são as sobras que ficam, ai é só lixar:

Imagem

Apenas pra teste, colei com cola quente o paralama na bolha:

Imagem

Cortei todos os principais, instalando-os na bolha:

Imagem
Imagem

Isso foi o que fiz até agora, próximos passos: terminar todo o para-lama, testar, e dar o acabamento colando definitivamente...

O motor concerteza vai esquentar, sem sombra de duvidas, pra isso, vou usar um fan (ventilador) de computador para criar um fluxo dentro da bolha, se não adiantar, coloco um extra, diretamente no motor, assim eu acredito que já irá adiantar, caso não funcione, vou ter que furar a bolha, em lugares estratégicos, que não permitam a entrada de sujeira dentro da bolha, isso fica pra depois...

O fan vai ser alimentado por um gerador, instalado no motor, vou colocar um negocio, que eu esqueci o nome, no qual não permite que a tensão ultrapasse X volts, (vou colocar para 12V), assim, o fan não usa da pilha do carro, poupando mais gastos...

Por enquanto é só, hoje atarde eu atualizo com novas imagens...

Para testes, preciso fazer o carro funcionar primeiro, kkkk, pra isso, to indo la comprar 2 velas OS A3, bem quentinhas :)

Abraços, até logo...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor guilcm123 » 08 Dez 2010, 19:05

Parabéns pelo carango novo!!!

E também pela inicaitiva...

Fim de semana passado levei o DBX pra beira da praia, no Rincão...

Tinha chovido bastante, a areia tava bem solada... Como não tinha ninguém na praia, deu pra fazer umas voltas a todo o gás... muito legal...

mas triste foi no final... pra limpar...

A solução foi retirar toda a eletrônica e vedar bem o motor e passar um bom jato d´água... e depois lubrificar bem os rolamentos com WD40. Depois de montado, ficou 100%!

Espero que o seu para-lamas (ou para-areia) funcione!

Mesmo assim, recomendo que evites andar na areia, se tiveres outro lugar pra andar...

Para o start-up do motor, no início é bem chatinho mesmo... mas esse motor não é difícil de dar partida e acertar...

Bom proveito!


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1313
Registrado em: 11 Jan 2010, 21:00
Localização: sp

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor felipeps » 08 Dez 2010, 19:21

Gostei das capas dos amortecedores
Bem legal mesmo
Vo aluga minha vó pra fazer algumas para min uihaiuhaiuhiauhaiuahu




 madForce/733te/losi2.0rr.....      Nova btt/Picco/Team orion crf      tactic 2.4/dx3s      Odonel 30%/tornado 16%      varias bem raladas      Pro line      qualquer uma

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 02 Out 2010, 23:00
Localização: Jaguaruna

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor raulse » 08 Dez 2010, 19:26

guilcm123 escreveu:Parabéns pelo carango novo!!!

E também pela inicaitiva...

Fim de semana passado levei o DBX pra beira da praia, no Rincão...

Tinha chovido bastante, a areia tava bem solada... Como não tinha ninguém na praia, deu pra fazer umas voltas a todo o gás... muito legal...

mas triste foi no final... pra limpar...

A solução foi retirar toda a eletrônica e vedar bem o motor e passar um bom jato d´água... e depois lubrificar bem os rolamentos com WD40. Depois de montado, ficou 100%!

Espero que o seu para-lamas (ou para-areia) funcione!

Mesmo assim, recomendo que evites andar na areia, se tiveres outro lugar pra andar...

Para o start-up do motor, no início é bem chatinho mesmo... mas esse motor não é difícil de dar partida e acertar...

Bom proveito!


eu achei que na areia molhada, não fosse tão ruim o resultado, mas como o dbx tem uns pneus garrudos, é de se esperar, sei que os paralamas vão guentar bem a areia molhada, problema ta na areia solta, aquela é desgraçada, vou tentar evitar, agora, barro, areia molhada, poça, HUSHAUshu. vo da com os 2 pé, digo, dedos :)... o WD-40 ta ali, espero não precisar usar toda vez que for usar o carro :(

felipeps escreveu:Gostei das capas dos amortecedores
Bem legal mesmo
vou aluga minha vó pra fazer algumas para min uihaiuhaiuhiauhaiuahu


HAsuHsuaHUS, po, ela fez muito rapido, pelo jeito parece ser bem facil de fazer, hehe...

abraços...


A proposito, já fiz mais um pouco do para-lama, acho que mais a noite posto fotos...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1325
Registrado em: 03 Mar 2009, 22:00
Localização: RP-SP

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor Jason » 08 Dez 2010, 20:57

cara da uma olhada.. nesse link abaixo, é de uma slash (short course) assim como o drt.. ve se lhe da novas ideias..

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0z-eAE0nWMM[/youtube]


Imagem

 Maximus 2000      Mabuchi - Estrela      47 Mhz      Pilhas AA      Plastico Rigido      Borracha      Qualquer lugar (off-road)

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 02 Out 2010, 23:00
Localização: Jaguaruna

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor raulse » 08 Dez 2010, 21:13

Jason escreveu:cara da uma olhada.. nesse link abaixo, é de uma slash (short course) assim como o drt.. ve se lhe da novas ideias..

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0z-eAE0nWMM[/youtube]


Eba, muito obrigado pelo video, não tinha visto ainda...

Acontece que em eletrico, as coisas são bem mais faceis, hehe, não tem essa de esquentar motor... não como o combustão. Mas depois vou analisar o video todo, 9min é grandinho, tenho que sair agora, ai vou ver se tem algo util...

hoje eu trabalhei mais um pouco no carro, consegui termina o para-lama da roda traseira da direira, amanha eu faço da esquerda, e depois eu penso em como deixar a frente legal, ta muito pobre ainda...

to batendo as fotos, logo logo eu posto aqui...

Abraços...

EDITANDO: assisti ao video, fui passando e deu pra ver... horrivel aqui la, HASUahUsahUSHU, aquilo não fecha o carro junto com a bolha, do jeito que ele funciona, qualquer coisa entra muito facil no carro, porque a roda joga a areia, pedra, lama, que seja, pra cima, e pega na bolha, que rebate pra dentro do carro. O que eu to fazendo é de certeza muito mais eficiente, depois que eu postar as fotos tu vai entender melhor, do jeito que eu estou fazendo, é muitooooo dificil que algo entre dentro do carro, porque não tem por onde a roda jogar os grãos de pedra, areia....

depois que eu voltar da academia eu posto as imagens...

vo la, abraços...

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 02 Out 2010, 23:00
Localização: Jaguaruna

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor raulse » 10 Dez 2010, 16:07

Opá... Novas...

Demorei para postar, pois minha mãe me expulsou da sala, tive que improvisar na garagem, e ainda, refiz um dos para-lamas, demorando mais ainda...

Pois bem, os para-lamas traseiros estão prontos, só falta passar uma massa plastica, cola-los bem, retirando a cola quente que coloquei só para testar, e quem sabe, pinta-los...

Agora vou fazer os dianteiros, no qual to achando que vou ter que refazer, eles não estão bons, hehe...

Seguem fotos de como ta ficando:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Logo Logo posto mais fotos, agora do para-lama dianteiro...

E sobre a refrigeração, não vou usar gerador não, vai dar muito trabalho para sua contrução, e ainda pode não da certo, vou comprar uma bateria lipo 3S (11.1v), de 0.5A (sei que é pouco, mas é o suficiente para guentar um dia inteiro) para alimentar 1 ou 2 fans de computadores, de 12v, no qual vai gerar muito vento e fluxo no motor, acho que é o suficiente para a refrigeração, e ainda alimento o receptor com esta mesma bateria, assim me livro das pilhas.

Abraços, até a próxima...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor guilcm123 » 10 Dez 2010, 16:25

To tentando ajudar aí...

A opção da bateria LiPo acho que é ótima...

Tens que prestar atenção ao carregador... O ideal é um deste tipo, que carrega todos os tipos de bateria e com tempos programáveis:
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -6S-5A-50W

E outra coisa... a tensão do receptor e dos servos é no máximo 6V... se tu colocar 11.1V tu vai queimar os componentes... então usa um regulador de voltagem pro receptor... NÃO LIGUE DIRETO!!! provavelmente queimará toda a tua eletrônica...

Boa sorte na montagem do "fan"...

Ontem à noite demontei o meu DBX, tirei toda a eletrônica, tirei o motor...
Passei um ar comprimido (especialmente no motor), lavei a carcaça com água e sabão, limpei o motor com um paninho e cotonete umedecidos com óleo after run e deixei secando...

Hoje pela manhã lubrifiquei todos os rolamentos com WD40 e deixei novamente secando...

Amanhã vou dar mais uma lubrificada nos rolamentos, montar e levar ele pra conhecer alguma pista (tem uma em palhoça e uma em canasvieiras...)...


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 02 Out 2010, 23:00
Localização: Jaguaruna

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor raulse » 10 Dez 2010, 16:57

guilcm123 escreveu:To tentando ajudar aí...

A opção da bateria LiPo acho que é ótima...

Tens que prestar atenção ao carregador... O ideal é um deste tipo, que carrega todos os tipos de bateria e com tempos programáveis:
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -6S-5A-50W

E outra coisa... a tensão do receptor e dos servos é no máximo 6V... se tu colocar 11.1V tu vai queimar os componentes... então usa um regulador de voltagem pro receptor... NÃO LIGUE DIRETO!!! provavelmente queimará toda a tua eletrônica...

Boa sorte na montagem do "fan"...

Ontem à noite demontei o meu DBX, tirei toda a eletrônica, tirei o motor...
Passei um ar comprimido (especialmente no motor), lavei a carcaça com água e sabão, limpei o motor com um paninho e cotonete umedecidos com óleo after run e deixei secando...

Hoje pela manhã lubrifiquei todos os rolamentos com WD40 e deixei novamente secando...

Amanhã vou dar mais uma lubrificada nos rolamentos, montar e levar ele pra conhecer alguma pista (tem uma em palhoça e uma em canasvieiras...)...


Opá :)

sim sim, 11.1V torraria minha eletronica, vou usar um Ubec com saida em 6v, porem o fan usa 11.1V da bateria...

Quanto ao carregador, vou usar um Turnigy simples, apenas para 2s e 3s, não vou usar um buzzer, pois o dinheiro ficou curto, estou gastando de mais com o carro, ai vou carregar as baterias todo dia praticamente, alem de monitora-las com um multimetro...

Limpar o carro é legal sim, prazeroso, o problema, é que como vou estar de férias na praia, vou andar todo dia, ai deixa de ser prazeroso, além que a areia pode fuder com meu carro inteiro, vou proteger ao máximo :)

Ve se aparece la na praia uma hora, pra gente fazer um pega :), meu fail safe jah chegou, e já instalei :), agora só falta chegar as velas A3 para testar o combustivel e o carro :), que nem andei ainda HUAShUAShauSHu...

Abraços...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 870
Registrado em: 09 Ago 2009, 23:00
Localização: Ribeirao Preto

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor FiskIII » 10 Dez 2010, 19:27

Muito legal oque vc esta fazendo bom a areia nao é tao ruim assim eu ja andei com minha revo nas duas do araguaia na praia em floripa e nas dunas de fortaleza e so estoro um rolamento pq eu lavei e nao lubrifiquei.


RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.

 New Revo 3.3      TRX 3.3      TQ - 3 2.4Ghz      Byron Gen2 20%, Tornado 20%      Revo 3.3      Originais      Dirt

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor lucasand » 10 Dez 2010, 21:45

Cara, ta ficando bem legal.

E o hobby é isso aí, adaptar o modelo as suas necessidades, o que voce ta fazendo muito bem!

Hoje mesmo fiz uma adaptaçao no DBX VE pra refrigerar o motor, e deu certo!!! Férias é isso, andar todo dia mesmo!!! comigo tbm ta sendo assim! aushuahsuh

Que gambiarra que nada, ENGENHARIA PURA!!!!

Abraçao aí, e parabéns!!
Lucas




 Agama A8      Novarossi Plus 4      Futaba 3PM

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 819
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:00
Localização: Florianópolis

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor guilcm123 » 11 Dez 2010, 10:58

Essa configuração de Carregador - Bateria - Regulador funcionará bem, com certeza...

E concordo com quem disse sobre a capacidade... já que tá comprando Lipo, com todo esse trampo de comprar carregador, regulador, etc... vale a pena comprar um pack com capacidade maior... tipo 1200 1300 mAh no mínimo...

Se não tu vai ter que recarregar o tampo todo as baterias...

E boa diversão!!!


Mugen MBX-6 ECO

 Mugen MBX6 ECO      Tekin T8 1780 kv      HK 310 - 2.4      Turnigy Nanotech      Original      Proline / AKA / RCW      Forest RC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 176
Registrado em: 02 Out 2010, 23:00
Localização: Jaguaruna

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor raulse » 13 Dez 2010, 12:55

Opá, valeu pelas respostas... :)

Tava na praia, não fiz nada no carro, hoje eu continuo, acho que amanha ou quarta ele ta pronto, depois é só os detalhes...

a bateria eu não vou pegar com capacidade maior, porque não vai caber, o espaço do DRT é muito pequeno, e ainda tem que colocar o UBEC...

e meu tio gostou tanto, que ta comprando um também :) , vou fazer isso que estou fazendo no meu carro, no dele também, agora vou ter parceiro para andar :)

Abraços...

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 58
Registrado em: 31 Ago 2009, 23:00
Localização: Aracaju SE e salvador BA

Re: DRT OFF Road - RCMod

Mensagempor cbzeiro.ssa » 30 Jan 2011, 15:07

Esse garoto vai longe!! adoro ver meus ex carros sendo paparicados pelos seus donos, sabe como hé, quando agente vende com do no coração quer que pelo manos o novo dono cuide bem deles!!! parabens Raul....
Gostei de ver!

Agora infelizmente tO vendendo Minha E-revo se souber de um comprador me fala

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes