Duvida sobre ventilação forçada ?

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Dez 2014, 11:05

Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor joaopaul0 » 20 Jan 2015, 14:58

O que refrigera melhor um dissipador de motor nitro assoprar ar nele ou puxar o ar de dentro dele ?

Agora eu lhes conto porque quero forçar ventilação no meu automodelo.

Se trata de um Backwash da HSP por sinal já bem antigo com motor .15 da Team Infinity, de onde foi desativada a tração dianteira retirando se os eixos da frente, a pessoa que me passou o carro não tinha as peças para recolocar.

Vou fazer o meu combustivel com 10% de nitro, sei que isso é pouco para refrigerar este motor agora no verão onde o piso passa facilmente de 60 graus.

Minha abilidade de motorista é pouca e meu espaço é limitado portanto não poderei deixar o carro esticar como se deve para que o AR em alta velocidade refrigere o motor.

Ao andar aqui no meu terreno dando apenas algumas aceleradinhas percebi que o auto vai aquecendo até que lá pelo meio tanque a temperatura fica proxima dos 150 graus o motor começa a não querer responder a marcha lenta começa a ficar meio murcha ai é parar ele na sombra com um ventilador pra baixar a temperatura para continuar a andar.

O que percebo é que tudo esta desfavoravel: terreno pegando fogo, ar proximo do solo quase entrando em combustão de tão quente, esticadas curtas não permitem que o dissipador dissipe o calor, quantidade de nitro no combustivel metade do "mais usado 20%".

Existe a solução de fazer combustivel com mais nitro, mas pra que diabos eu vou fazer isso sendo que não tenho espaço para esticar e o carro ainda vai beber muito mais, e sem garantias que mais nitro vai resolver os problemas citados, talvez resolva pelo motivo errado , o tanque vai acabar mais cedo nem dando tempo de super aquecer pois o carro bebe combustivel tão mais rapido.

Então penso eu que uma solução de ventoinha vai permitir que eu pilote o meu modelo nestas condições desfavoraveis sem alterar o meu combustivel.

Por isso gostaria de saber o que tem mais eficiencia de refrigerar seria puxar o ar para fora do dissipador ou força-lo para dentro do dissipador.

Acredito eu que quando a onda de calor passar e eu for andar com o carro em local adequado onde possa deixar ele correr não precisarei de ventilação forçada mesmo com este meu combustivel caseiro a 10%.




 HSP Backwash / Turnigy 1/16      Team Infinity 0.15 / SH 0.07      HSP am / Quanum 2.4      Caseiro Nitrado

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor zumpano » 20 Jan 2015, 16:25

Combustivel com 10% é muito pouco para automodelo. O recomendável é no mínimo 20%, mesmo vc andando em on, off, ou em espaço reduzido como no seu caso.
A regulagem do carburador junto com um bom combustível, fará você andar com temperatura entre 100/120º que é o ideal.


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 468
Registrado em: 01 Fev 2013, 21:00
Localização: COTIA

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor murgel2010 » 20 Jan 2015, 16:31

Joao Paul0 o que pode estar acontecendo com seu carro e q ele deve estar rodando com a carburaçao muito fina e por isso esta aquecendo demais.
vc pode dar uma engordada no motor dando um pouco mais de combustivel e assim ele vai refrigerar um pouco mais e baixar a temperatura do motor.
Agora nao faça essa porcentagem de combustivel pq vc vai fundir seu motor pois o nitro ajuda a baixar a temperatura do motor.




 Duratrax raze, Lamborghini      GO B 21, st.18      Futaba Magnum Sport      mk 20% 12% EXTRA      hummer

 
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Dez 2014, 11:05

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor joaopaul0 » 20 Jan 2015, 18:55

zumpano escreveu:Combustivel com 10% é muito pouco para automodelo. O recomendável é no mínimo 20%, mesmo vc andando em on, off, ou em espaço reduzido como no seu caso.
A regulagem do carburador junto com um bom combustível, fará você andar com temperatura entre 100/120º que é o ideal.


Caro colega o senhor esta equivocado, o mínimo quem diz é o manual do fabricante de cada motor.

O do meu buggy Turnigy 1/16 o mínimo é 5% motor SH .07 , do tunder tiger .12 do meu colega o mínimo é 0% de acordo com o manual, não sei quais são seus motores mas não julgue todo mundo por igual de necessitar sempre de 20% pois de acordo com alguns manuais nem é seguro usar mais de 16% sem modificar o motor reduzindo a taxa de compressão com mais juntas de cabeçote.

Tanto que 10% de nitro não é nada anormal no mercado já que a traxxas marca que eu considero respeitosa fabrica e vende combustível com 10% https://traxxas.com/products/parts/5010




 HSP Backwash / Turnigy 1/16      Team Infinity 0.15 / SH 0.07      HSP am / Quanum 2.4      Caseiro Nitrado

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor Abib » 21 Jan 2015, 07:03

Faça uma porção de combustível com 20% de nitro, regule seu motor em uma mistura relativamente rica e faça alguns testes, medindo a temperatura.

Para ventilação, o melhor é direciona-la ao cabeçote, pois desta forma o ar atinge as aletas com maior velocidade, o que eleva a taxa de transferência de calor por convecção forçada.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Dez 2014, 11:05

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor joaopaul0 » 21 Jan 2015, 09:06

Abib escreveu:Faça uma porção de combustível com 20% de nitro, regule seu motor em uma mistura relativamente rica e faça alguns testes, medindo a temperatura.

Para ventilação, o melhor é direciona-la ao cabeçote, pois desta forma o ar atinge as aletas com maior velocidade, o que eleva a taxa de transferência de calor por convecção forçada.


Vou manter os 10% de nitro e experimentar reduzir o oleo para 13%, esta em 19% nesse litro que fiz para os aeros e tentei usar no carro, pelo que andei lendo carro não aceita esse tanto de oleo e vou por a ventoinha jogando AR. depois comento os resultados.

Estou disposto e motivado a contestar a "santidade" dos 20% nitro e provar que 20% não passa de um falso profeta, provar que 10% de nitro fresco e combustivel feito na hora com a medida certa de lubrificante vai refrigerar tão bem ou melhor que esses galões industrializados que levaram meses desde sua fabricação até chegar na sua mão.




 HSP Backwash / Turnigy 1/16      Team Infinity 0.15 / SH 0.07      HSP am / Quanum 2.4      Caseiro Nitrado

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor Abib » 21 Jan 2015, 09:41

Acredito que se fosse possível utilizar menos nitro, mantendo a mesma performance (marcha lenta, aceleração, velocidade à temperatura correta de trabalho) todos estariam utilizando..

O Nitro em sí não refrigera necessariamente o motor: Ele ajuda em outros fatores que acabam por diminuir a temperatura de trabalho do motor. Não adianta jogar 30% de nitro simplesmente e esperar que o motor rode mais frio. Ele precisa ser ajustado corretamente para rodar com esta porcentagem, tanto geometricamente quanto estequiometricamente. Desta forma você pode obter menores temperaturas e maior performance.

Não digo que é impossível rodar com temperatura baixa e pouco nitro, mas poderá acabar com um motor com baixa potência e cheio de complexidades mecânicas que pode terminar criando mais problemas e complicações do que solucionando..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Dez 2014, 11:05

Re: Duvida sobre ventilação forçada ?

Mensagempor joaopaul0 » 02 Fev 2015, 11:24

Nova receita testada e aprovada.

13% oleo de ricino e 10% nitro

Temperatura apos algumas voltas pegando 2 marcha em 125º

Estou pensando em fazer uma com 12% sendo 10% ricino e 2% sintetico, vamos ver se melhora mais.

Das 4 coisas que o Abib citou eu garanti duas , marcha lenta e temperatura.

Agora aceleração e velocidade final já não é tão facil medir, e para uso recreativo são irrelevantes.




 HSP Backwash / Turnigy 1/16      Team Infinity 0.15 / SH 0.07      HSP am / Quanum 2.4      Caseiro Nitrado

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes