Modelo Hibrido é Possivel?

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

 
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Mar 2015, 20:49

Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Azevedo » 19 Mar 2015, 04:11

Boa noite a todos, sou entusiasta no hobby e pesquisando em sites e fóruns descobri que apesar de parecer, os automodelos diferem em muito mecanicamente dos carros. Gostaria de saber se é possivel ter um carro on-road .18 que possa usar um motor .21 por exemplo e rodas para off-road.

Sei que quando se modifica o peso nos eixos de roda a tendencia é que aja um maior desgaste, mas gostaria de saber o seguinte, se eu por ventura colocar um motor .21 o que pode estregar no modelo?
Se colocar rodas para andar em superfícies mais irregulares ou até mesmo na terra, quais prejuízos isso acarretará ao modelo? Trocando curso de amortecedores para elevar o chassis do chão, o que pode quebrar?.

Eu ainda não tenho um modelo rodando, estou com um em uma bancada e gostaria que o mesmo tivesse o melhor dos dois mundos, se o Sr's. puderem me ajudar ficaria muito grato.

Desde já agradeço a todos que colaborarem.



PS: sou leigo em automodelos, mas entendo de mecânica.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Abib » 19 Mar 2015, 07:46

Normalmente, motores .18 possuem as mesmas dimensões de um motor .12.. Um motor .21 possui as mesmas dimensões de um motor .28. Desta forma, você teria que inicialmente encontrar espaço físico e prover fixações para um motor maior em seu chassis.
Este incremento em peso pode até ser compensado numa nova distribuição de carga entre as molas, mas mudaria a dinâmica do veículo.

Um motor mais forte produz mais torque e teoricamente as peças de transmissão originais não suportariam esta nova carga a longo prazo, podendo, dependendo da situação (como uma aceleração forte a partir do carro parado), ter uma quebra prematura de dentes das engrenagens.
Soma-se a isso utilizar um pneu de diametro maior e com um agarre maior, que implicaria em maior resistência à massa movida, afetando ainda mais o desgaste dos componentes da transmissão.

Voltando à Dinâmica, no OffRoad um curso maior de suspensão é imprescindível.. Se suas bandejas atuais permitirem um curso negativo e positivo elevado após a troca das molas, amortecedores e suas fixações, pode até ter um bom comportamento em terrenos mais acidentados.. mas se o curso for limitado, vai acabar batendo o chassis no chão e perdendo tração e absorção de irregularidades, deixando seu carro dificil de pilotar.

Enfim: Mudando as peças corretas é possível atender a todas as alterações que propôs..

Agora, valer a pena, já é outra coisa bem diferente..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor pauloHsf » 19 Mar 2015, 13:37

Aproveitando o assunto e sobre alguns auto nitro que conseguem andar de ré. Ainda não achei como conseguem fazer isso.




 DTXD51      super tigre.18      byron

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Abib » 19 Mar 2015, 14:01

Com caixa de cambio.. Um servo desliza um garfo fechando o engrenamento de ré dentro da caixa de mudanças.

Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Mar 2015, 20:49

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Azevedo » 19 Mar 2015, 15:05

Abib, quer dizer que seu reforçar as peças certas da maneira adequada eu poderia ter um hibrido entre o off e o on-road correto?

Lembrando que não estou falando de um carro de ponta para competições, e sim de um carro coringa para quem nem sempre pode contar com um tipo especifico de piso, por exemplo, um carro que com o set-up certo e a troca de rodas possa andar em um lugar plano e liso, mas que trocando as rodas e o curso da supenção poderia andar em um gramado, ou um carro com rodas maiores para simplesmente abaixar seu centro de gravidade e permitir que possa desenvolver maior velocidades e fazer curvas de uma forma a evitar o capotamento.

Quais peças precisariam ser reforçadas ou refeitas de material mais resistente? Os eixos de cardãs já vi que entram nessa lista, assim como as engrenagens da caixa de cambio e as pontas de eixo, mas o que mais deveria ser refeito.

Desde já agradeço a todos pela colaboração.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Abib » 19 Mar 2015, 15:55

O desgaste será das peças de transmissão devido ou motor e pneus maiores.

Não tem como reforçar estes componentes, a não ser que você refizesse tudo em aço.. além de todo o remanejamento das peças necessário para utilizar um motor maior.

Sobre andar com o carro em ambos os terrenos, muita gente faz isso hoje, mas quase nenhum sai de um OnRoad para montar um OffRoad: Eles saem de um Buggy e os converte em carros para asfalto, travando o curso da suspensão e utilizando pneus de perfil mais baixo.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Mar 2015, 20:49

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Azevedo » 19 Mar 2015, 16:47

Abib estava pensando em um material que tenho um acesso mais fácil tipo fibra de carbono, aço ficaria ruim pelo fato de ter que ter cnc especifica e titânio por ser muito mais caro que o aço heheheheh, estava pensando em fazer as engrenagens e as outras peças em fibra de carbono tramada, acredito que a resistência seja superior ao aço, e o desgaste muito inferior, outro ponto relevante é que a fibra de carbono já não está tão proibitiva quanto antigamente. Levando em conta que teria que comprar outro modelo que sai na faixa de uns 1200 usado, acredito que com 1/4 deste valor eu consiga fazer as peças para a substituição.

Você teria um link para me indicar com as especificações de motores .18 e .21, tipo altura, tamanho, comprimento, largura essas coisas, assim poderia ter uma verdadeira noção da real diferença física destes motores.

Eu encontrei de um amigo um motor 3.3 do jato que esta bem fraco, segundo ele apenas precisa de troca de pistão e camisa, ele pediu para fazer uma proposta, você acredita que compensa?

Outro ponto que achei muito interessante, você já teve contato com superchargers para estes motores glow? O que você acha?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Abib » 19 Mar 2015, 16:58

Cuidado para não confundir os conceitos: Fibra de carbono é mais resistente que o aço APENAS À TRAÇÃO. À compressão ela é muito frágil, e engrenagens é basicamente compressão pura..

O motor 3.3 é um motor .20 e pode até funcionar, mas necesitará fazer montante e encontrar espaço para monta-lo no chassis. Pesquise na Internet que deve existir figuras com dimensões ou pelo menos distancia entre os furos de fixação motor.

Superchager ou qualquer tipo de sobrealimentação de mistura não funciona em motores dois tempos. Qualquer produto do gênero destinado à motores Glow 2 tempos é basicamente enganação.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Mar 2015, 20:49

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Azevedo » 19 Mar 2015, 17:30

Bom como falei em questão de automodelo eu sou completamente leigo, mas se me permitir fazer uma correção, na oficina aonde eu preparava meu carro tínhamos duas rd's 350 modificadas para arrancada, e usávamos um supercharger para super alimentar o motor gerando um ganho de 40 a 45% de potencia real comprovado por dinamômetro, o uso de super alimentação em motores dois tempos deriva dos antigos motores a diesel que utilizavam um espécie de supercharger primitivo para sua alimentação, e lhe digo por experiencia própria que superalimentação para motores dois tempos é perfeitamente possível, pois o principios de alimentação destes motores não se difere muito dos outros, a grande diferença realmente está no tempo, por isso mais mistura na camará de combustão gera uma maior explosão, se o supercharger conseguir gerar maior pressão no reservatório de combustível maior será a entrada de mistura na camará de combustão, o que se precisa levar muito em conta é a configuração da camará de resocianina do escapamento, que deve ser reconfigurada de forma a trabalhar com esta força maior, um redimensionamento na camará e no bocal de saída já ajuda bastante. Acredito que a não ser pelo diminuto tamanho, o funcionamento em si destes motores glow's não deve se diferir de um motor maior, mas caso eu esteja errado por favor me corrija. quando "enjambramos" o supercharger na primeira rd, nós quebramos muito a cabeça, e todos que viam a gambiarra falavam que não iria dar certo, ao final de seis meses de muito neurônio queimado conseguimos um ganho de 45% no dinamômetro, então acredito que com paciência e observando alguns princípios deve ser possível aumentar o ganho de um modelo por super alimentação, mas essa é apenas uma opinião ^^.

Com relação a fibra de carbono, a resina a qual a manta será exposta precisa ser de um tipo especifico para aumentar a resistência mecânica do conjunto, acredito que pelo fato de ela já ser usada na fabricação de algumas peças na industria automotiva, como cardãs de caminhonetes para competição, algumas buchas e bandejas de suspenão até juntas homocinéticas eu já vi ^^, creio que com um pouco de estudo deve se achar um bom composto para fazer as devidas substituições nestes modelos.

Peço desculpas pela estão do comentário, mas sou apaixonado por mecânica, eu tive que me retirar do hobby de carros preparados por dificuldades financeiras, e encontrei no automodelismo um "Q" de tudo o que eu amo, velocidade, combustível, e liberdade, eu não sou o tipo de pessoa que me apego ao que pode ou não pode, eu acredito que para sabermos se algo funciona alguém teve que ter coragem para testar, e estou sempre diposto a dizer...."viu deu certo" kkkkkkkkkk. Se estiver sendo inconveniente por favor só me avisar Abib, e se preciso peço que me corrija, estamos nessa vida para aprender ^^. Abraço.

Desde já agradeço a todos pela colaboração.


PS: E sobre o motor, você acredita que devo fazer uma proposta para o dono? uns 100 reais está bom?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Abib » 20 Mar 2015, 07:54

Sobre sobrealimentação em motores Glow 2T: Estou me referindo a motores 2T puros. Durante a lavagem, toda pressão positiva se perderá na janela de escape.
Imagem
Logicamente se você tiver uma válvula limitando ou restringindo a saída dos gases (YPVS, AETC, etc) você poderá obter um melhor rendimento da sobrepressão e usufruir de uma parcela do rendimento que o mesmo sistema teria em um motor 4T.

Sobre a Fibra, a resistência que terá numa engrenagem de Fibra será basicamente a resistência da resina - que em alguns casos pode ser até mais resistentes que o plástico normalmente usado. Porém, a Fibra de carbono deixa de ser necessária nesta aplicação

Sobre o valor do motor, pesquise quanto irá gastar nas peças necessárias para renovar o motor e coloque na ponta do lápis.. Veja o quão distante este valor estará de um motor novo.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Mar 2015, 20:49

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Azevedo » 20 Mar 2015, 15:11

Abib

Realmente havia me esquecido do ypvs ^^. Voltando ao assunto do tópico, no caso das engrenagens da transmissão, você acredita que seria necessário usina-las totalmente em aço, ou um reforço cobrindo a de plastico já seria o suficiente?

Com relação aos cardãs, pelo que eu estava conversando com um mecânico da cummins, os que são utilizados em competição são sólidos, no caso, se fizer com fibra laminada não daria certo, pensando por este angulo acredito que até mesmo as engrenagens se feitas de material sólido sem o uso da resina talvez poderia aguentar o desgaste.

PS: Abib você pode me dar uma dica sobre a escolha dos servos?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Abib » 20 Mar 2015, 16:44

Eu acredito que estamos divagando demasiadamente sobre reforços numa situação muito distante da viável (reconstruir uma transmissão inteira com diferentes materiais apenas para suportar um motor mais forte).
Não vale a pena gastar tempo e dinheiro usinando peça por peça para uma transmissão mais reforçada. Sairia bem mais barato ter diversas peças de reposição à disposição e troca-las quando necessário.

Sobre o servo, não sei nem qual é o modelo do carro em questão também não foi informado qual o tipo de terreno que desejas andar.
Terrenos mais acidentados necessitam de servos mais fortes. Traçados com curvas mais juntas necessitam de servos mais rápidos.. Eu diria que genericamente um servo bom é algo acima de 15Kg.cm com menos de 0,10segundos/60º..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 15
Registrado em: 16 Mar 2015, 20:49

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor Azevedo » 20 Mar 2015, 20:28

Poxa Abib mil desculpas me empolguei e esqueci as configurações do modelo, segue algumas coisas:

Características técnicas do modelo
Escala: 1:10
Comprimento: 360 mm
Largura: 200 mm
Carenagem: 175 mm
Passo (distância entre eixos): 260 mm
Peso: 1.800 gramas
Rodas: 63 x 25 mm
Motor: Super Tigre 18 de explosão
Cilindrada: 2.9 cm³
Tração: Integral permanente nas quatro rodas
Câmbio: Automático com duas velocidades
Transmissão: Com eixos tipo cardã
Suspensão: Independente
Amortecedor: Hidráulico
Freios: À disco central

Como falei este carro é on-road, mas com algumas alterações na suspensão eu já consegui uma boa distancia entre o chassis (que é de alumínio plano) e o solo. No meu caso este modelo está sem motor, radio e servos, queria monta-lo de uma forma que conseguisse andar em terreno plano e liso, ou mudando alguns setup's e rodas ele também andaria em terrenos como gramados ou lugares com terra, lembrando que não quero construir um super modelo para competição ^^.

Este modelo foi feito para andar com um motor sh .18 de 2.9cc salvo engano (se estiver incorreto me corrija), estava pensando em "colocar" algo mais forte pela emoção da velocidade e da adaptação, achei o motor que te falei no post acima um .20 3.3cc (traxxas jato). A questão de adaptação e re-usinagem de peças para mim faz parte da diversão estou acostumado com isso, quando se pega um carro feito para aguentar 80 cv's originais e se adiciona +300 nele, quebras e adaptações com materiais mais resistentes se tornam uma rotina, isso é até relaxante kkkkkkkk, como falei acima, infelizmente não posso mais pilotar um carro de arrancadas por motivos financeiros e principalmente de saúde (médico me proibiu de dirigir ou pilotar kkkkk) então vi nos automodelos quase tudo o que me fascina nas corridas de arrancadas reais. Conversando com uma pessoa em uma loja ela falou que se eu estivesse procurando algo parecido com um carro d verdade com relação a preparação e velocidade era para esquecer este hobby, pois se mudar algo que não seja original no carro ele não vai prestar.

Sou teimoso, como falei adoro pegar uma coisa que todos falam que não funciona, estudar, pesquisar e realizar só para ver o pessoal de boca aberta e falando " não é que funciona". Já me estendi d+, acredito que agora tenha as informações do modelo.

Agradeço a todos pela colaboração.

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor pauloHsf » 20 Mar 2015, 22:04

Azevedo esse carro que estas falando é da revista. A lamborghini? Bem fiz algumas modificações para andar na terra ou grama: Basicamente suspender o carro, não adianta amortecedores maiores pois a altura será limitada pela parte do chassis que faz o dowstop. Rodas maiores mas com a mesma largura 26mm e elevar a rolagem do carro. Se tiveres mais coisas compartilha ai




 DTXD51      super tigre.18      byron

Piloto
 
Mensagens: 132
Registrado em: 15 Nov 2014, 13:41

Re: Modelo Hibrido é Possivel?

Mensagempor pauloHsf » 20 Mar 2015, 22:08

Acho que fica mais viável como disse o abib, vc pegar um carro off road e transformar para on road. Acho que vc vai ter mais opções de mudanças




 DTXD51      super tigre.18      byron

Próximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes