Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor josejacobina » 11 Mai 2006, 23:16

Caros amigos, sou iniciante do automodelismo a combustão R/C e comprei um Kyosho Pureten Alpha 3. Estou com duvidas na manutenção, em principal a lubrificação do carro, meu manual diz para lubrificar as partes moveis a cada dia de uso do carro e o logista diz pra não lubrificar pois agrega peira e arreia e almenta o desgaste do carro, só limpeza com alcool. E agora o que devo fazer??
Alguem por gentileza pode me aconselhar? O que faço e como faço? Uso graxa de silicone? Vaselina? Ou nada mesmo??

Grato: José Jacobina

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor seithan » 12 Mai 2006, 10:52

no caso do alpha3, se tiver original, não tem os rolamentos, tem as buchas de bronze, que não precisa de lubricação mesmo, basta manter limpo com um pincel grosso mesmo ta bom. o unico componebte que merece mais atenção seria o motor, pois parado, os residuos de combustivel corroem as peças. o ideal seria desmontar e lubrificar por dentro com um afterrun, especifico para esta finalidade. mas para não ter que desmontar o motor, vc pode pingar algumas gotas do afterrun pelo carburador mesmo e dar umas puxadas na cordinha.

este afterrun pode ser encontrado em lojas de modelismo, o produto nacional custa cerca de R$6,50 o frasco com 60ml...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

 
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Dez 2005, 21:00

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor TopDriver » 12 Mai 2006, 11:12

Seithan,

Pode ser usado o WD40 tbém certo?

o procedimento é o mesmo. Abre o carburador e enche de WD40.
Aliás, eu não conheço melhor anticorrosivo que ele.

[]'s


HPI Savage 4.6
Motor RB .21 SW7 I - com cotovelo e pipa Novarossi - à venda
Corally RDX - mazda
Mini-z Racer Skyline/Subaru
Mini-z Mr-01 Mercedes Original Teille
Futaba 3PM-FM/Perfex

topdriverx(at)yahoo.com.br

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor seithan » 12 Mai 2006, 11:20

o WD40 não serve, ele é desingraxante, vai acabar extagando o motor, o WD40 pode ser utilizado para limpar os rolamentos , em eventual desmontagem, mas não para proteger eles...utilize o afterrun, na falta, o que pode serusado, seria o oleo para motor 2 tempos.

seihan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor josejacobina » 12 Mai 2006, 11:24

Caro Seithan
Muito obrigado pelas dicas, relamente este forum é muito bom, os outros tres que entrei ninguem me respondeu nada!! Fico muito grato e voltarei a fazer contato.
Abraços: José Jacobina

 
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Dez 2005, 21:00

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor TopDriver » 12 Mai 2006, 11:30

seithan escreveu:o WD40 não serve, ele é desingraxante, vai acabar extagando o motor, o WD40 pode ser utilizado para limpar os rolamentos , em eventual desmontagem, mas não para proteger eles...utilize o afterrun, na falta, o que pode serusado, seria o oleo para motor 2 tempos.

seihan....


Desculpe Seithan mas o WD40 não é desengraxante, é desengripante.

a estória do wd

Em 1953 uma pequena companhia composta de apenas 3 pessoas desenvolvia um produto destinado a desempenhar um papel importante em tudo, do programa espacial ao lar moderno chama-se WD-40.
WD (water displacement) a sigla em inglês para dispersor de água, 40 porque a formula resultou da 40ª tentativa.
A história do WD-40 começa na década de 50, quando um jovem químico chamado Norm Larsen, apoiado por dois investidores desenvolveu um produto resistente a corrosão, para a manutenção e uso na industria aeroespacial.
Inicialmente o WD-40 foi concebido para o uso em proteção de mísseis da NASA, e na fuzelagem de aeronaves.
Porém não demorou muito para os funcionários começarem a descobrir uma quantidade enorme de novas aplicações, além de seu uso na indústria, existia claramente o seu mercado consumidor, especialmente quando começou a ser vendido em latas de spray. Em 1958, o produto foi envasado em latas e colocado nas prateleiras de supermercados e lojas de ferramentas.
No decorrer da década que viu o homem ir a Lua, um grande desastre desempenhou um papel importante na história do WD-40. Em 1961 o Furacão Carla devastou a costa da Flórida, imediatamente todo o estoque da Rocket Chemical foi despachado para a região para recuperar equipamentos e veículos que haviam sido danificados pela água.
Na Guerra do Vietnã, novamente a inigualável capacidade do WD-40 de eliminar a umidade evitando ferrugem e corrosão provou ser valiosa na manutenção de armas mantendo o funcionamento de equipamentos militares. E em 1969 a empresa foi renomeada de Rocket Chemical para WD-40 Company.
Hoje pode ser encontrado em 4 de cada 5 lares americanos e é distribuido em 115 paises.
O WD-40 é uma fórmula secreta composta de diversos minerais, a composição só é conhecida por 3 pessoas, a fórmula permanece inalterada desde sua invenção.


HPI Savage 4.6
Motor RB .21 SW7 I - com cotovelo e pipa Novarossi - à venda
Corally RDX - mazda
Mini-z Racer Skyline/Subaru
Mini-z Mr-01 Mercedes Original Teille
Futaba 3PM-FM/Perfex

topdriverx(at)yahoo.com.br

 
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Dez 2005, 21:00

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor TopDriver » 12 Mai 2006, 11:31

mais...

VOCÊ SEMPRE TEM ONDE USAR - WD-40 uso AUTOMOTIVO



ELIMINA A UMIDADE

Pulverize regularmente WD-40 em todo o motor, principalmente após lavá-lo para elimimnar a umidade, evitar ferrugem, melhorar os contatos elétricos.
Pulverize WD-40 no distribuidor para eliminar a água.
Não é necessário secar. Aplique em partes eletrônicas e circuitos integrados, nos bornes da bateria para proteger contra oxidação e em contatos em lâmpadas.

LUBRIFICA

Aplique WD-40 para lubrificar as fechaduras, chave de ignição, canaletas dos vidros, antenas, cabos de embreagem, acelerador e freios.

PENETRA E DESEMPERRA

Para fixar ou soltar parafusos e porcas.

LIMPA E DESCABORNIZA BICO INJETORES E CARBURADORES

WD-40 é um produto cuja fórmula permite usos ilimitados. Deve ser usado para limpar e descabornizar as velas, os bicos injetores e carburadores de motores a álcool, gasolina e diesel, de 2 ou 4 tempos. WD-40 penetra e remove a carbonização e resíduos. Remove respingos de asfalto, graxa e óleo da pintura, adesivos de vidros, lataria e para-choques.
Aplique sobre bancos de couro para hidratá-lo e dar brilho. Limpa graxa de carpetes.

PROTEGE

Protege peças e ferramentas contra ferrugem. Não ataca a pintura, borrachas, couro, plástico ou partes eletrônicas.


fonte:http://www.wd40.com.br/dicas.php


HPI Savage 4.6
Motor RB .21 SW7 I - com cotovelo e pipa Novarossi - à venda
Corally RDX - mazda
Mini-z Racer Skyline/Subaru
Mini-z Mr-01 Mercedes Original Teille
Futaba 3PM-FM/Perfex

topdriverx(at)yahoo.com.br

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor seithan » 12 Mai 2006, 11:32

outros 3? seria o sixspeed e rcworld? o sixspeed ta quase morto, o pessoal mais experiente quase não acessa mais la, uma pena. e o rcworld, foi pq o administrador bloqueou os usuarios mais experiente pelo mais diversos motivos, no meu caso, o cara deu calote mesmo e me deletou. mas ja fou vendido o site, acho que teremos novo rumos por la, e certamente a rcmasters tera um bom parceiro agora, em vez de concorrente.

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor josejacobina » 12 Mai 2006, 11:32

´Caro Seithan

Quanto as gotas de oleo dois tempos a colocar no carburador,quanto gotas eu coloco e só ando no fim de semana, é preciso mesmo assim?

Muito grato: José Jacobina


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor seithan » 12 Mai 2006, 11:46

bem, quem quizer usar WD40, pode usar, quem sou eu para proibir????? não vou ficar discutindo o pq não usar isso, descubra vc mesmo...

a quantidade de afterrun, pode ser algumas gotas, 3 gotas?, pela boca, veja que isso não é o ideal, pois o ideal é que ele penetre nos rolamentos internos do motor, antens de ligar novamente, tire a vela e puxe a cordinha para tirar o excesso do oleo, pode até virar o carro de ponta cabeça, caso contrario, vao haver dificuldades para ligar o motor...

seithan....


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

 
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Dez 2005, 21:00

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor TopDriver » 12 Mai 2006, 12:22

Tá Seithan. Nós não estamos discutindo, estamos?
O que eu quis dizer é que pelas caracteristicas do produto ele não deveria ser prejudicial ao motor. Conheço o after run e em alguns fóruns do exterior o pessoal não gosta muito de usar.
Não tenho um décimo do seu conhecimento e então não posso avaliar. Só estou repassando o que tenho lido.

Quais são as vantagens e desvantagens que ele apresenta ? e o WD40?


HPI Savage 4.6
Motor RB .21 SW7 I - com cotovelo e pipa Novarossi - à venda
Corally RDX - mazda
Mini-z Racer Skyline/Subaru
Mini-z Mr-01 Mercedes Original Teille
Futaba 3PM-FM/Perfex

topdriverx(at)yahoo.com.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor josejacobina » 12 Mai 2006, 13:58

Caro Seithan, os foruns que entrei são exatamente estes que vc comentou, e outro que não lembro, mas neste aqui as coisas são diferentes mesmos!!. Entendi tudo, vou optar pelo uso do oleo dois tempos umas 3 gotas como vc valou, é preciso isto mesmo pra quem usa o automodelo nos fins de semana somente? ou seja colocar oleo no motor no domingo e retirar esseço no sabado antes de correr? Ou com este intervalo de 5 dias não é preciso usar oleo dentro do motor?
Grato mais uma vez: José Jacobina


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor seithan » 12 Mai 2006, 14:38

É bom fazer sempre que terminar de brincar, por prevenção.

seithan...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor seithan » 12 Mai 2006, 19:40

eu ja disse, e tbm sei como é , basicamente as pessoas so acredita vendo e fazendo, eu mesmo sou uma delas, ou vc acha que nunca usei isso tbm seguindo esta teoria? eheheh

What is after run oil and how do I use it?
After run oil is a special oil that is meant to be used when an engine is to be stored for more than a week and not run.Take off the air filter and glow plug, and drop about 5 drops of oil into each opening. Rotate the flywheel several complete rotations (pull the pullstarter spring or turn the flywheel on a starter box) to cycle the oil throughout the engine's internal parts. We highly recommend using after run oil on any engine that you do not plan to run for more than a week. Do not use a lubricant like WD-40 or oil that contains silicones on the internal surfaces of your nitro engine. We recommend Novarossi after run oil (code:1O1).

texto tirada da pagina da novarossi
http://www.novarossi.it/eng/faq.htm#13

seithan...
p.s. este estilo de resposta é ala salvadori....ehhehee


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: Manutenção do Kyosho Pureten A. 3

Mensagempor josejacobina » 12 Mai 2006, 20:19

OK friend Seithan

Thanks for all the questions resolution!!

Eu acredito em vc sim e vou fazer tudo isso, é que sou meio leigo mesmo em atomodelos rc a explosão, meu hobby antes era slotcar(autorama) e fui campeão PE do G-20 em 99 e 2001. Ai eu mancho muito e dou dicas também de preparação. Dai a Sesar o que é de Sesar, vc manda eu faço, só que sou meio curioso e pergunto as vezes de mais, rsrsrsrsrsrs,mas é pra eu ter certeza que entendi mesmo, só por isso!!

Mas uma vez muito grato pela ajuda, abraços: José Jacobina


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Próximo

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes