EPA ou ATV
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman
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EPA ou ATV
O que seria ATV ou EPA?
ATV = Adjustable Travel Volume
EPA = End Point Adjustment
Serve pra vc regular o "batente" do servo sem força-lo. É uma coisa que deve ser ajustada obrigatoriamente sempre que o um servo, a linkagem ou um braço for alterado no carro..
O volante do rádio quando está no centro, é zero. Quando vc vira ele tudo pra direita ele é + 100 e pra esquerda ele é -100.
Quando a informacao é passada pro servo, o servo tambem vai ser Zero no centro, +100 pra direita e -100 pra esquerda..
Na aceleração é a mesma coisa: O gatilho no meio é 0, todo acelerado é +100 e todo freado é -100
Só que pode acontecer que, por exemplo no motor, quando o carburador estiver aberto 100%, o curso do servo esteja ainda em 60%, assim como o gatilho ainda não esteja todo pressionado..
Se vc apertar o gatilho todo, vai "puxar" o motor inteiro pro lado (afinal ele tem ainda 40% de curso para andar), e forçar o servo, já que o motor não é para ser puxado..
Pra isso não acontecer, vc precisa baixar para 60% o EPA para a aceleração.. Assim, quando vc der 100% de gatilho, o servo vai rodar só 60%, o suficiente para abrir todo o carburador e não forçar o servo..
Pra direção é a mesma coisa: O carro tem um curso na direção.. Se o servo precisar só de 80% pra dar todo o curso (batente) na direção, então vc pode configurar o EPA para 80% no rádio, que assim o servo vai girar só 80%, mas o suficiente para dar batente na direção..
ATV = Adjustable Travel Volume
EPA = End Point Adjustment
Serve pra vc regular o "batente" do servo sem força-lo. É uma coisa que deve ser ajustada obrigatoriamente sempre que o um servo, a linkagem ou um braço for alterado no carro..
O volante do rádio quando está no centro, é zero. Quando vc vira ele tudo pra direita ele é + 100 e pra esquerda ele é -100.
Quando a informacao é passada pro servo, o servo tambem vai ser Zero no centro, +100 pra direita e -100 pra esquerda..
Na aceleração é a mesma coisa: O gatilho no meio é 0, todo acelerado é +100 e todo freado é -100
Só que pode acontecer que, por exemplo no motor, quando o carburador estiver aberto 100%, o curso do servo esteja ainda em 60%, assim como o gatilho ainda não esteja todo pressionado..
Se vc apertar o gatilho todo, vai "puxar" o motor inteiro pro lado (afinal ele tem ainda 40% de curso para andar), e forçar o servo, já que o motor não é para ser puxado..
Pra isso não acontecer, vc precisa baixar para 60% o EPA para a aceleração.. Assim, quando vc der 100% de gatilho, o servo vai rodar só 60%, o suficiente para abrir todo o carburador e não forçar o servo..
Pra direção é a mesma coisa: O carro tem um curso na direção.. Se o servo precisar só de 80% pra dar todo o curso (batente) na direção, então vc pode configurar o EPA para 80% no rádio, que assim o servo vai girar só 80%, mas o suficiente para dar batente na direção..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: EPA ou ATV
hmmm
pensava que ATV era algo aver com quadriciclo
pensava que ATV era algo aver com quadriciclo
Peitinho!
.o \o
/|‾.|\
./\ /\
.o \o
/|‾.|\
./\ /\
Revinho 3.3 RTX 3.3 tem barro? TO DENTRO |
Re: EPA ou ATV
HEHEHE, também é, All Terrain Vehicle
Flakers escreveu:hmmm
pensava que ATV era algo aver com quadriciclo
Re: EPA ou ATV
Somente uma observação:
Eu vi umas duvidas do pessoal em outros topicos, então explicarei aqui, o EPA pode ser acertado com diferentes valores para cada lado, por exemplo lado direito 60% e esquerdo 80%, caso isso acontecer, é provavel que seja pelo motivo da linkagen não tiver alinhada corretamente, acontece muito em modelos tipo FW05 , que existe muitos links , mas pode acorrer em carros tipo V-One RRR tambem.
em todos os radios tem o botão D/R , que é o Dual Rate, este sim serve para limitar a batente da direção em ambos os lados, abaixo a foto de um simples radio que acompanha o FW05-T.
Tambem é bom lembra que o Ajuste do EPA não é interferido mecha em outras coisas, tipo o proprio D/R , ou ajuste de TRIM , ou Sub-Trim.
E na maioria dos Radios TOP, tipo 3PK, M11, existe um boptão para ajustar o EPA do breque, para ser ajustado durante uma corrida , já que o freio geralmente vai perdendo ação durante uma prova, neste caso, é correto ajustar o freio com o EPA a 50%, e ajustar na linkagem para freiar , assim se a pastilha desgastar durante uma corrida, pasta aumentar o EPA do freio.
seithan...
abib escreveu:Pra direção é a mesma coisa: O carro tem um curso na direção.. Se o servo precisar só de 80% pra dar todo o curso (batente) na direção, então vc pode configurar o EPA para 80% no rádio, que assim o servo vai girar só 80%, mas o suficiente para dar batente na direção..
Eu vi umas duvidas do pessoal em outros topicos, então explicarei aqui, o EPA pode ser acertado com diferentes valores para cada lado, por exemplo lado direito 60% e esquerdo 80%, caso isso acontecer, é provavel que seja pelo motivo da linkagen não tiver alinhada corretamente, acontece muito em modelos tipo FW05 , que existe muitos links , mas pode acorrer em carros tipo V-One RRR tambem.
em todos os radios tem o botão D/R , que é o Dual Rate, este sim serve para limitar a batente da direção em ambos os lados, abaixo a foto de um simples radio que acompanha o FW05-T.
Tambem é bom lembra que o Ajuste do EPA não é interferido mecha em outras coisas, tipo o proprio D/R , ou ajuste de TRIM , ou Sub-Trim.
E na maioria dos Radios TOP, tipo 3PK, M11, existe um boptão para ajustar o EPA do breque, para ser ajustado durante uma corrida , já que o freio geralmente vai perdendo ação durante uma prova, neste caso, é correto ajustar o freio com o EPA a 50%, e ajustar na linkagem para freiar , assim se a pastilha desgastar durante uma corrida, pasta aumentar o EPA do freio.
seithan...
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Re: EPA ou ATV
ola abib... a ma regulagem do epa TH pode estourar os diferencias? percebo que qdo nao tiro um pouco do epa do freio e necessito desse recurso de frenagem os diferenciais estralam. isso deve ser corrigido no epa tbm?
obrigado desde ja...
obrigado desde ja...
Re: EPA ou ATV
Na verdade, seus Diffs já estavam no "bico do corvo" e apenas mostraram isso quando você travou as rodas.
O EPA na frenagem serve pra ajustar a quantidade de freios no eixo.. Se você deixar o EPA no máximo, você vai travar seus eixos e consequentemente suas rodas.. Se aliviar o EPA, não vai travar o disco com tanta força, deixando a frenagem mais fraca..
No seu caso, a redução do EPA da frenagem deixa o disco de freio um pouquinho livre, o suficiente para não fazer com que os dentes do pinhão do Diff "escorreguem" nos dentes da coroa, deixando o conjunto estralando..
Veja como está o pinhão e a coroa do Diff em questão. Verifique as folgas e os calços pra manter o engrenamento o mais perfeito possível.
O EPA na frenagem serve pra ajustar a quantidade de freios no eixo.. Se você deixar o EPA no máximo, você vai travar seus eixos e consequentemente suas rodas.. Se aliviar o EPA, não vai travar o disco com tanta força, deixando a frenagem mais fraca..
No seu caso, a redução do EPA da frenagem deixa o disco de freio um pouquinho livre, o suficiente para não fazer com que os dentes do pinhão do Diff "escorreguem" nos dentes da coroa, deixando o conjunto estralando..
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Re: EPA ou ATV
na verdade os diffs eram novos. reveso muito os carros e nao os usava em competicoes. vou diminuir o epa entao. obrigado...
- nbrancalhaojr
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Re: EPA ou ATV
Como fica a questão do EPA nos rádios originais?
Re: EPA ou ATV
Senão tem, não tem..
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- nbrancalhaojr
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Re: EPA ou ATV
Sim Abib, mas neste caso, acontece a queima dos servos, ou os RTR tem a linkagem projetada pra dar 100% do curso do servo?
Re: EPA ou ATV
Os servos originais dos modelos tipo RTR não se danifica pela falta do ajuste ATV , pois os servos originais são de baixo torque, portanto, se precisar trocar algum servo, troque por um equivalente, ou considere trocar de radio tambem.
seithan....
seithan....
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