Dúvidas sobre Sapatas e Molas (embreagem)
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
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flywheel com 2 ou 3 sapatas? Qual o melhor?
Poderiam dizer as vantagens/desvantagens de se ter 3 sapatas no flywheel ao inves de apenas 2?
Mugen MTX-4 - Novarossi 12 Plus 3ct - Futaba 3PM Super - Protoform Stratus 3.1
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Mugen MTX-4 Novarossi 12 Plus 3ct Futaba 3PM Super Synth Byron 20% Protoform Stratus 3. Jaco Multifeira |
Re: flywheel com 2 ou 3 sapatas? Qual o melhor?
E aí pessoal, alguém se habilita ?
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Re: flywheel com 2 ou 3 sapatas? Qual o melhor?
Com 3 voce tem uma resposta mais imediata do motor e melhor durabilidade, principalmente se vc tiver um motor forte, a embreagem pode deslisar e demorar para fazer seu carro reagir, agora se vc tem um motor fraco a diferença é insignificante....
V-ONE RRR WC Rossi PLUS-12 3SCT 3PK TOP FUEL NSX-R Alpha R/C AMARC |
Dúvidas sobre Sapatas e Molas (embreagem)
Bom dia pessoal,
Gostaria de saber qual o conceito atras do tipo de molas e sapatas de embreagem, pois tenho 2 buggy losi e vi que existem sapatas de alumínio azul, dourada e prateada ( existe diferença entre elas, alem da cor), e existe também a de composite, nao deixei de reparar que no RR usam 2 de comp. e 2 em alumínio, no truggy sao 4 de alumínio( rtr) e no buggy rtr apenas 2 em alumínio, qual o conceito disso?
Alem de existirem vários tipos de mola ( que mudam a rigidez), tentando pegar o conseito, quanto mais rígida for maior a dificuldade dela abrir, assim ela só vai "engrenar"(abrir), quando o motor estiver com maior rotação,isso esta correto? E oque na pratica isso influencia?
Obrigado,
Diego
Gostaria de saber qual o conceito atras do tipo de molas e sapatas de embreagem, pois tenho 2 buggy losi e vi que existem sapatas de alumínio azul, dourada e prateada ( existe diferença entre elas, alem da cor), e existe também a de composite, nao deixei de reparar que no RR usam 2 de comp. e 2 em alumínio, no truggy sao 4 de alumínio( rtr) e no buggy rtr apenas 2 em alumínio, qual o conceito disso?
Alem de existirem vários tipos de mola ( que mudam a rigidez), tentando pegar o conseito, quanto mais rígida for maior a dificuldade dela abrir, assim ela só vai "engrenar"(abrir), quando o motor estiver com maior rotação,isso esta correto? E oque na pratica isso influencia?
Obrigado,
Diego
Editado pela última vez por DiegoMR em 21 Jun 2012, 14:58, em um total de 1 vez.
Re: Sapatas e molas (embreagem)
Todo motor a combustão possui uma curva de torque e potência..
Esta curva é crescente.. Ou seja: Quanto menor a rotação que o motor engatar na embreagem, menor será o torque e potência de saída do carro..
Quanto maior rotação que o motor engatar, maior será o torque de saída..
Mas cuidado que nem sempre arrancar com o modelo em torque máximo é a melhor coisa.
Esta curva é crescente.. Ou seja: Quanto menor a rotação que o motor engatar na embreagem, menor será o torque e potência de saída do carro..
Quanto maior rotação que o motor engatar, maior será o torque de saída..
Mas cuidado que nem sempre arrancar com o modelo em torque máximo é a melhor coisa.
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Sapatas e molas (embreagem)
Humm, estou começando a entender... Então a escolha da mola vai depender do motor que esta usando, porém só tem como acertar esse ajuste trocando a mola e vendo o comportamento do auto, até achar uma que vc ache que a arrancada do auto fique adequada a pista ou ao seu jeito de guiar... Pois no off, muito Torque na saída faz o auto patinar perdendo a aderência, e pouco nem precisa comentar, agora percebi a importância disso a nível de competição
savage,vorza,8ight,nrt-pro Ninja,nova,losi,flux dx3s beyron,tornado,lipo off jundiai |
Re: Sapatas e molas (embreagem)
Olhando por este aspecto, sim..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Sapatas e molas (embreagem)
Então quanto mais próximo o engate for da rotação onde o torque é máximo do motor maior será a arrancada.
Re: Sapatas e molas (embreagem)
Sim..
O motor possui um pico de torque e um pico de potência..
A maior arrancada acontecerá no pico máximo de torque..
Abaixo está a curva de torque feita em um VZB num dinamômetro:
As curvas de baixo são as curvas de torque.. Se você colocar uma mola que permita o motor engatar a 24000rpm, por exemplo, você teria o maior torque possível de saída para aquela combinação de motor/pipa/combustível, pois estaria no pico de torque daquele motor..
Edit: Mudei para Maior torque de saída.. O Melhor torque na saída não é o maior torque de saída..
O motor possui um pico de torque e um pico de potência..
A maior arrancada acontecerá no pico máximo de torque..
Abaixo está a curva de torque feita em um VZB num dinamômetro:
As curvas de baixo são as curvas de torque.. Se você colocar uma mola que permita o motor engatar a 24000rpm, por exemplo, você teria o maior torque possível de saída para aquela combinação de motor/pipa/combustível, pois estaria no pico de torque daquele motor..
Edit: Mudei para Maior torque de saída.. O Melhor torque na saída não é o maior torque de saída..
Editado pela última vez por Abib em 21 Jun 2012, 17:35, em um total de 1 vez.
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Re: Sapatas e molas (embreagem)
Que bacana esse gráfico, esse gráfico é fornecido pelo fabricante, ou vc tem um dinamometro? Bom acho que a função das molas esta bem explicada já, agora falta as sapatas, acredito que oque muda é o atrito que cada uma gera, a de composite deve "agarrar" mais nas paredes do sino, isso confere? Ou estou viajando?
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Re: Sapatas e molas (embreagem)
Este gráfico é feito por um dinamometro..
Sobre as sapatas, eu não conheço muito, mas imagino que existam materiais que agarrem melhor que outros, e outros que possuem uma vida útil maior que os outros.
Sobre as sapatas, eu não conheço muito, mas imagino que existam materiais que agarrem melhor que outros, e outros que possuem uma vida útil maior que os outros.
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Flywheel 3 sapatas
galera,o que muda em termos de potencia e torque um Flywheel de 3 sapatas em relação ao de duas??
Re: Flywheel 3 sapatas
boblow escreveu:galera,o que muda em termos de potencia e torque um Flywheel de 3 sapatas em relação ao de duas??
Digamos que dará mais "pegada" no sino, gerando assim mais torque.
Re: Flywheel 3 sapatas
Tem muito mais eficiência do que a embreagem convencional, mais grip no sino.
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