POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
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Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
Ola, pessoal vou tentar passar minha experiencia pratica a vcs espero q ajude ok
a posicao dos amortecedores nao tem nada haver com o curso de suspensao ok mesmo porque vc ajusta ela com dowstop ou ate mesmo comprimento dos amortecedores o que geralmente na maioria dos carros da e sobra sem prejuizo ou perda de curso ok
amortecedores mais vericais:
passa o efeito de mais hidraulico e mais duro tbm sob mola , ou seja um mesmo amortecedor deitado fica mais mole tanto hidraulicamente ou na forca de mola do q quando o mesmo estiver mais de pe ou mais vertical
geralmente mais vertical o chassis rola menos e geralmente lhe da menos aderencia lateral(obs;menos aderecncia depende de varios fatores) mas deixa seu carro com respostas mais rapidas
geralmente tbm carros off road costumam usar mais verticais pois absorvem melhor as imperfeicoes da pista
amortecedores mais deitados:
o chassis rola mais, maior aderencia lateral claro as vezes depende de outros fatores, o conjunto se torna mais macio tanto hidraulico e tanto na mola , as vezes vc pode deitalos em juntamente aumentar a densidade do oleo e da mola para compensar
claro q tudo isso vc deve levar em conta q a posicao dos amortecedores sao parte principal de acerto ainda mais co relacionando eles tipo atras deitado na frente de pe , vice versa , iguais , etc... isto e uma coisa q vc deve testar na pista depois explico sobre essa relacao entre dianteiros e traseiros ok , cansei de tc agora rsrsrsrsr
espero q ajude
Um Abraco,
Fabian
a posicao dos amortecedores nao tem nada haver com o curso de suspensao ok mesmo porque vc ajusta ela com dowstop ou ate mesmo comprimento dos amortecedores o que geralmente na maioria dos carros da e sobra sem prejuizo ou perda de curso ok
amortecedores mais vericais:
passa o efeito de mais hidraulico e mais duro tbm sob mola , ou seja um mesmo amortecedor deitado fica mais mole tanto hidraulicamente ou na forca de mola do q quando o mesmo estiver mais de pe ou mais vertical
geralmente mais vertical o chassis rola menos e geralmente lhe da menos aderencia lateral(obs;menos aderecncia depende de varios fatores) mas deixa seu carro com respostas mais rapidas
geralmente tbm carros off road costumam usar mais verticais pois absorvem melhor as imperfeicoes da pista
amortecedores mais deitados:
o chassis rola mais, maior aderencia lateral claro as vezes depende de outros fatores, o conjunto se torna mais macio tanto hidraulico e tanto na mola , as vezes vc pode deitalos em juntamente aumentar a densidade do oleo e da mola para compensar
claro q tudo isso vc deve levar em conta q a posicao dos amortecedores sao parte principal de acerto ainda mais co relacionando eles tipo atras deitado na frente de pe , vice versa , iguais , etc... isto e uma coisa q vc deve testar na pista depois explico sobre essa relacao entre dianteiros e traseiros ok , cansei de tc agora rsrsrsrsr
espero q ajude
Um Abraco,
Fabian
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Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
Isso ai, significa o que eu disse, o braço de alavanca, com ele mais deitado é descarregado mais força sobre a mola e amortecedor, por isso ele se torna mais mole de hidraulico e mola, por isso é melhor vc endirecer o conjunto pra andar assim... OK
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- cadinho.bh
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Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
Bom Fabian,
Me parece que no seu texto, concordamos com algumas coisas e discordamos em outras. Não conheço seu carro, mas o meu, não tem downstop, portanto, uma forma q encontrei de controlar um pouco a altura do carro foi mudando a posição dos amortecedores, mais vertical ele fica mais alta (com o mesmo óleo, mesma mola mesmos espaçadores), mais horizontal fica mais baixo.
Com relação à rolagem (não sei se está certo escrever assim, mas vai assim mesmo hehe), no meu caso, como uso os amortecedores mais verticais, pude perceber que o chassi rola muito mais (foi aí que observei diferente de vc), e realmente a resposta do carro fica mais rápida.
E concordo contigo quando diz que a absorção de ondulações é melhor, realmente, melhora muito!!! Como nossa pista aqui em BH é bem ondulada, conseguí bons resultados com esse setup.
A discussão, conversa, troca de idéias é sempre boa, mas volto a afirmar, nada é melhor que a boa e velha experimentação, melhora o carro e o piloto.
Abs,
Ricardo
Me parece que no seu texto, concordamos com algumas coisas e discordamos em outras. Não conheço seu carro, mas o meu, não tem downstop, portanto, uma forma q encontrei de controlar um pouco a altura do carro foi mudando a posição dos amortecedores, mais vertical ele fica mais alta (com o mesmo óleo, mesma mola mesmos espaçadores), mais horizontal fica mais baixo.
Com relação à rolagem (não sei se está certo escrever assim, mas vai assim mesmo hehe), no meu caso, como uso os amortecedores mais verticais, pude perceber que o chassi rola muito mais (foi aí que observei diferente de vc), e realmente a resposta do carro fica mais rápida.
E concordo contigo quando diz que a absorção de ondulações é melhor, realmente, melhora muito!!! Como nossa pista aqui em BH é bem ondulada, conseguí bons resultados com esse setup.
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Abs,
Ricardo
Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
cadinho.bh escreveu:Bom Fabian,
Me parece que no seu texto, concordamos com algumas coisas e discordamos em outras. Não conheço seu carro, mas o meu, não tem downstop, portanto, uma forma q encontrei de controlar um pouco a altura do carro foi mudando a posição dos amortecedores, mais vertical ele fica mais alta (com o mesmo óleo, mesma mola mesmos espaçadores), mais horizontal fica mais baixo.
Com relação à rolagem (não sei se está certo escrever assim, mas vai assim mesmo hehe), no meu caso, como uso os amortecedores mais verticais, pude perceber que o chassi rola muito mais (foi aí que observei diferente de vc), e realmente a resposta do carro fica mais rápida.
E concordo contigo quando diz que a absorção de ondulações é melhor, realmente, melhora muito!!! Como nossa pista aqui em BH é bem ondulada, conseguí bons resultados com esse setup.
A discussão, conversa, troca de idéias é sempre boa, mas volto a afirmar, nada é melhor que a boa e velha experimentação, melhora o carro e o piloto.
Abs,
Ricardo
Ricardo,
a posicao dos amortecedores nada tem haver ou melhor nao tem esta funcao ela pode variar sim a altura do chassis mas para se regular altura de chassis e usado a regulagem dos calcos de mola mesmo o downstop nao e feito para isso tbm , ou seja altura de chassis deve ser regulado nas molas , cada vez q alterar a posicao dos amortecedores vc devera checar a altura do carro a qual ira variar levemente; e entao mecher nos colares de mola para a altura que desejar
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Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
A alteração de posição dos amortecedores é unica e simplesmente pra mudar as reações do seu carro com o relevo, se eles estiverem angulados seu carro responde mais devagar e se forem mais em pé vai responder imediato. Só, se a altura de seu carro esta variando com isso, aconselhamos vc colocar calços ou downstop... Com eles deitados vc vai absorver mais impacto exigindo menor esforço dos seus amortecedores...
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- cadinho.bh
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- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
OK pessoal,
Sexo dos anjos. Vocês estão falando muito bunitinho, cheio de engenharia e técnicas!!!
Seguinte, quando se altera a posição do amortecedor (SEM ALTERAR CALÇOS, ÓLEO, NADA), a altura do carro muda sim, não falo isso em bases técnicas conhecimento de 20 anos de RC, falo isso por já ter feito no meu carro e ter visto colegas aqui na pista fazerem o mesmo.
Acho importante dizer também que quando se utilizam os calços na mola para alterar a altura do carro, é importante lembrar que isso a "trava" mais (fica mais dura, com menos curso, pois fica mais espremida), a altura do carro irá diminuir mas a reação do carro irá mudar.
Marco, acho muito legal você colocar a visão técnica da coisa, pois tem muito interesse e bastante conhecimento nesta área, o que não pode esquecer é que como você mesmo me disse em uma de nossas várias conversar, nada em RC é simples, qualquer pequena alteração, muda muita coisa, a análise deve ser feita com cuidado. Você viu, no dia que me sugeriu de aumentar as calços do meu amortecedor traseiro, o que aconteceu, o carro piorou, (calma, ainda não terminei), pois começou a pular feito um cangurú.
Qual foi a sua análise para isso? Totalmente certeira, diga-se de passagem!
Tive que aumentar a resistência do amortecedor, utilizando um óleo um pouco mais grosso.
RESULTADO: vc viu, meu carro melhorou imensamente...
PQ falei isso tudo, só pra voltar a dizer, sempre teremos algumas teorias e algumas regras para falar para alguém que tem dúvidas, mas até hoje, o melhor conselho que escutei, foi de um amigo aqui de BH...
"Ricardo, não existe nada melhor do que tentar, cada carro é um carro e cada piloto é um piloto..."
Pessoal, existem direções, mas nunca regras...
Abraço
Ricardo
Sexo dos anjos. Vocês estão falando muito bunitinho, cheio de engenharia e técnicas!!!
Seguinte, quando se altera a posição do amortecedor (SEM ALTERAR CALÇOS, ÓLEO, NADA), a altura do carro muda sim, não falo isso em bases técnicas conhecimento de 20 anos de RC, falo isso por já ter feito no meu carro e ter visto colegas aqui na pista fazerem o mesmo.
Acho importante dizer também que quando se utilizam os calços na mola para alterar a altura do carro, é importante lembrar que isso a "trava" mais (fica mais dura, com menos curso, pois fica mais espremida), a altura do carro irá diminuir mas a reação do carro irá mudar.
Marco, acho muito legal você colocar a visão técnica da coisa, pois tem muito interesse e bastante conhecimento nesta área, o que não pode esquecer é que como você mesmo me disse em uma de nossas várias conversar, nada em RC é simples, qualquer pequena alteração, muda muita coisa, a análise deve ser feita com cuidado. Você viu, no dia que me sugeriu de aumentar as calços do meu amortecedor traseiro, o que aconteceu, o carro piorou, (calma, ainda não terminei), pois começou a pular feito um cangurú.
Qual foi a sua análise para isso? Totalmente certeira, diga-se de passagem!
Tive que aumentar a resistência do amortecedor, utilizando um óleo um pouco mais grosso.
RESULTADO: vc viu, meu carro melhorou imensamente...
PQ falei isso tudo, só pra voltar a dizer, sempre teremos algumas teorias e algumas regras para falar para alguém que tem dúvidas, mas até hoje, o melhor conselho que escutei, foi de um amigo aqui de BH...
"Ricardo, não existe nada melhor do que tentar, cada carro é um carro e cada piloto é um piloto..."
Pessoal, existem direções, mas nunca regras...
Abraço
Ricardo
Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
Falou tudo!!
Como dizia o Boca..."Nada melhor que o cronometro para responder sobre suas alteracoes"
Teste, tente, teste e tente novamente...
Para as pessoas que tem pouca sensibilidade ou pouca experiencia: Faca alteracoes bruscas, nos extremos....ai voce conseguir perceber melhor o que muda no seu carro... e aprender com isso...
Se quer o topo, tem que trabalhar muito, e com muita paciencia.
(Pra quem nao sabe quem e o Boca, e o Sr. Sergio D'Angelo Moraes, que me ensinou muito no meu inicio (tudo pelo forum!!) e de muitos outros acredito.
E possivel ver algumas materias dele no SixSpeed)
http://www.sixspeed.com.br/techspeed.asp
Como dizia o Boca..."Nada melhor que o cronometro para responder sobre suas alteracoes"
Teste, tente, teste e tente novamente...
Para as pessoas que tem pouca sensibilidade ou pouca experiencia: Faca alteracoes bruscas, nos extremos....ai voce conseguir perceber melhor o que muda no seu carro... e aprender com isso...
Se quer o topo, tem que trabalhar muito, e com muita paciencia.
(Pra quem nao sabe quem e o Boca, e o Sr. Sergio D'Angelo Moraes, que me ensinou muito no meu inicio (tudo pelo forum!!) e de muitos outros acredito.
E possivel ver algumas materias dele no SixSpeed)
http://www.sixspeed.com.br/techspeed.asp
- cadinho.bh
- Mensagens: 122
- Registrado em: 23 Set 2006, 23:00
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
Ichikawa escreveu:Falou tudo!!
Como dizia o Boca..."Nada melhor que o cronometro para responder sobre suas alteracoes"
Teste, tente, teste e tente novamente...
Para as pessoas que tem pouca sensibilidade ou pouca experiencia: Faca alteracoes bruscas, nos extremos....ai voce conseguir perceber melhor o que muda no seu carro... e aprender com isso...
Se quer o topo, tem que trabalhar muito, e com muita paciencia.
(Pra quem nao sabe quem e o Boca, e o Sr. Sergio D'Angelo Moraes, que me ensinou muito no meu inicio (tudo pelo forum!!) e de muitos outros acredito.
E possivel ver algumas materias dele no SixSpeed)
http://www.sixspeed.com.br/techspeed.asp
Eita!!! Tomei porrada, mas finalmente alguém que concorda comigo!!!
Concordo plenamente com a idéia de testar situações extremas... Foi o q fiz e faço até hoje, pois ainda não tenho uma sensibilidade apurada...
Tento, os extremos e depois vou variando até chegar no acerto fino...
Outra sugestão, tente uma modificação por vez, não adianta colocar trocar o óleo do amortecedor, mudar a cambagem e a inclinação do amortecedor tudo de uma vez, pois você perceberá uma mudança, mas não saberá qual foi para melhor e qual para pior...
Abraço
Ricardo
Re: POSIÇÃO DO AMORTECEDOR FW05
Isso de uma modificacao por vez e vero, muito importante!!!
Se quer aprender, sempre uma de cada vez!! Carro na pista e cronometro nele.
Abraco!
Se quer aprender, sempre uma de cada vez!! Carro na pista e cronometro nele.
Abraco!
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