Anti-Roll Bar (barra estabilizadora)
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman
6 mensagens
• Página 1 de 1
Anti-Roll Bar (barra estabilizadora)
A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas internas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as externas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra, o que leva muitos fabricantes a adotar estabilizadores mais grossos em versões esportivas -- por exemplo, no antigo Kadett GS/GSi em relação aos demais da linha.
Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer dos eixos ou a ambos, é permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/estab.htm
É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra, o que leva muitos fabricantes a adotar estabilizadores mais grossos em versões esportivas -- por exemplo, no antigo Kadett GS/GSi em relação aos demais da linha.
Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer dos eixos ou a ambos, é permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/estab.htm
Barra estabilizadora
Boa tarde galera.
Como vai os carrinhos? rs.
Bom, estava pesquisando sobre barra estabilizadora e achei um texto muito interessante e gostaria de compartilhar com vc's, nao vi nada no forum falando sobre o assunto, se ja tiver favor apagar o topico =D
As barras estabilizadoras atuam no equilíbrio do carro, usar ou não as barras dependem do tipo de pista e do carro também. Vejamos o modo como as barras estabilizadoras funcionam na tranferência de peso de um carro.
PRINCÍPIO DA TRANSFERÊNCIA DE PESO E DA MUDANÇA DE CARGA
As barras estabilizadoras ajustam-se às suspensões dianteira e traseira do carro. Como a expressão diz, a barra anti-rolagem trabalha contra a rolagem do carro. O que de fato acontece é que as forças centrífugas nas curvas fazem o carro girar ao redor de seu centro de rolagem. O centro de rolagem é um ponto geométrico imaginário, resultado da combinação da geometria das suspensões dianteira e traseira. Cada tipo de carro tem seu centro de rolagem específico.
A quantidade de transferência de peso é muito importante. A quantidade de tração lateral que um pneu pode produzir depende de dois fatores:
- a física do pneu (composto e dureza)
- a carga vertical no pneu
No entanto, se você colocar mais carga em um pneu, a quantidade da tração lateral aumentará, mas a um ritmo reduzido. Em outras palavras, se toda a transferência de peso nas curvas fosse transmitida para a roda externa e a roda interna ficasse praticamente sem carga, a tração lateral total gerada por ambos os pneus seria menor que a tração gerada quando a roda externa tivesse 60% da transferência de peso e a roda interna 40%.
Se nenhuma barra estabilizadora fosse usada, o chassis giraria ao redor do centro de rolagem sem encontrar a resistência das barras estabilizadoras. A distribuição da carga extra nas rodas externas causada pela transferência de peso, dependeria, então, somente das molas.
Quando uma barra estabilizadora for usada, a carga adicional da suspensão externa se dividirá em duas
- carga para baixo na roda externa
- carga para cima na roda interna (através da barra estabilizadora )
O resultado disso é que a carga da roda externa aumenta e a carga da roda interna diminui e, portanto, há menos tração lateral total. A quantidade de transferência de carga depende da rigidez da barra estabilizadora: quanto mais rígida for a barra estabilizadora, maior será a carga colocada na roda externa e vice-versa.
Se endurecer a barra estabilizadora em um eixo, no eixo dianteiro por exemplo, você terá mais carga na suspensão da roda dianteira externa. Devido ao fato da soma da transferência de peso permanecer estável, a carga na roda traseira externa diminui.
Conseqüentemente, a tração lateral do eixo dianteiro diminui e a do eixo traseiro aumenta. Isso afeta o equilíbrio entre a dianteira e a traseira !
É importante lembrar este princípio: uma barra estabilizadora dianteira mais rígida dará mais mais carga de pneu no pneu dianteiro externo e no pneu traseiro interno e vice-versa.
Um outro efeito importante das barras estabilizadoras é o de tentar manter os pneus paralelos ao chão, porque isso também tem um efeito na quantidade de tração lateral que o pneu pode apresentar.
EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD/2-WD
AJUSTE DE RIGIDEZ DA BARRA ESTABILIZADORA
Barra estabilizadora dianteira
- mais rígida
- menos direção na curva
- menos direção na entrada da curva
- resposta de direção mais rápida
- mais mole
- mais direção na curva
- mais direção na entrada da curva
- resposta de direção mais lenta
Barra estabilizadora traseira
- mais rígida
- menos tração lateral na curva
- menos tração na saída da curva (sob potência)
- resposta de direção mais rápida
- mais mole
- mais tração lateral na entrada da curva
- mais tração na saída da curva (sob potência)
- resposta de direção mais lenta
Fonte: http://www.hobbys.com.br/boca_barra_estabilizadora.htm
Valeu
Como vai os carrinhos? rs.
Bom, estava pesquisando sobre barra estabilizadora e achei um texto muito interessante e gostaria de compartilhar com vc's, nao vi nada no forum falando sobre o assunto, se ja tiver favor apagar o topico =D
As barras estabilizadoras atuam no equilíbrio do carro, usar ou não as barras dependem do tipo de pista e do carro também. Vejamos o modo como as barras estabilizadoras funcionam na tranferência de peso de um carro.
PRINCÍPIO DA TRANSFERÊNCIA DE PESO E DA MUDANÇA DE CARGA
As barras estabilizadoras ajustam-se às suspensões dianteira e traseira do carro. Como a expressão diz, a barra anti-rolagem trabalha contra a rolagem do carro. O que de fato acontece é que as forças centrífugas nas curvas fazem o carro girar ao redor de seu centro de rolagem. O centro de rolagem é um ponto geométrico imaginário, resultado da combinação da geometria das suspensões dianteira e traseira. Cada tipo de carro tem seu centro de rolagem específico.
A quantidade de transferência de peso é muito importante. A quantidade de tração lateral que um pneu pode produzir depende de dois fatores:
- a física do pneu (composto e dureza)
- a carga vertical no pneu
No entanto, se você colocar mais carga em um pneu, a quantidade da tração lateral aumentará, mas a um ritmo reduzido. Em outras palavras, se toda a transferência de peso nas curvas fosse transmitida para a roda externa e a roda interna ficasse praticamente sem carga, a tração lateral total gerada por ambos os pneus seria menor que a tração gerada quando a roda externa tivesse 60% da transferência de peso e a roda interna 40%.
Se nenhuma barra estabilizadora fosse usada, o chassis giraria ao redor do centro de rolagem sem encontrar a resistência das barras estabilizadoras. A distribuição da carga extra nas rodas externas causada pela transferência de peso, dependeria, então, somente das molas.
Quando uma barra estabilizadora for usada, a carga adicional da suspensão externa se dividirá em duas
- carga para baixo na roda externa
- carga para cima na roda interna (através da barra estabilizadora )
O resultado disso é que a carga da roda externa aumenta e a carga da roda interna diminui e, portanto, há menos tração lateral total. A quantidade de transferência de carga depende da rigidez da barra estabilizadora: quanto mais rígida for a barra estabilizadora, maior será a carga colocada na roda externa e vice-versa.
Se endurecer a barra estabilizadora em um eixo, no eixo dianteiro por exemplo, você terá mais carga na suspensão da roda dianteira externa. Devido ao fato da soma da transferência de peso permanecer estável, a carga na roda traseira externa diminui.
Conseqüentemente, a tração lateral do eixo dianteiro diminui e a do eixo traseiro aumenta. Isso afeta o equilíbrio entre a dianteira e a traseira !
É importante lembrar este princípio: uma barra estabilizadora dianteira mais rígida dará mais mais carga de pneu no pneu dianteiro externo e no pneu traseiro interno e vice-versa.
Um outro efeito importante das barras estabilizadoras é o de tentar manter os pneus paralelos ao chão, porque isso também tem um efeito na quantidade de tração lateral que o pneu pode apresentar.
EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD/2-WD
AJUSTE DE RIGIDEZ DA BARRA ESTABILIZADORA
Barra estabilizadora dianteira
- mais rígida
- menos direção na curva
- menos direção na entrada da curva
- resposta de direção mais rápida
- mais mole
- mais direção na curva
- mais direção na entrada da curva
- resposta de direção mais lenta
Barra estabilizadora traseira
- mais rígida
- menos tração lateral na curva
- menos tração na saída da curva (sob potência)
- resposta de direção mais rápida
- mais mole
- mais tração lateral na entrada da curva
- mais tração na saída da curva (sob potência)
- resposta de direção mais lenta
Fonte: http://www.hobbys.com.br/boca_barra_estabilizadora.htm
Valeu
Re: Anti-Roll Bar (barra estabilizadora)
Boa matéria Thomas 135, obrigado por compartilhar, uma pergunta para quem tem Revo e instalou as barras estabilizadoras, melhorou a estabilidade em curvas?
Revo - Buggy Ofna LX2e - MBX 8 trx 3.3-Novarossi21-4BTT - FX Airtronics Sanwa M12 |
Re: Anti-Roll Bar (barra estabilizadora)
Jacinto escreveu:Boa matéria Thomas 135, obrigado por compartilhar, uma pergunta para quem tem Revo e instalou as barras estabilizadoras, melhorou a estabilidade em curvas?
Valeu
Cara nao tenho revo, mas final de semana passado fui inventar de andar sem as barras estabilizadoras no meu buggy 1/8 e vo te fala que quase toda curva que eu entrava ele saia capotando. kkkk
com as barras isso nao acontece, ATE acontece mais é MUITO difícil.
Abraço
Re: Anti-Roll Bar (barra estabilizadora)
Jacinto escreveu:Boa matéria Thomas 135, obrigado por compartilhar, uma pergunta para quem tem Revo e instalou as barras estabilizadoras, melhorou a estabilidade em curvas?
/viewtopic.php?t=16971
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
- pantcholino
-
- Mensagens: 458
- Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
- Localização: São Paulo
Re: Anti-Roll Bar (barra estabilizadora)
Valeu
Cara nao tenho revo, mas final de semana passado fui inventar de andar sem as barras estabilizadoras no meu buggy 1/8 e vo te fala que quase toda curva que eu entrava ele saia capotando. kkkk
com as barras isso nao acontece, ATE acontece mais é MUITO difícil.
Abraço
Entao ...
No meu caso com a barra ele ficou muito ruim de curva ... kkk
Em compensação ficou com mais chão em linha reta e pequenas curvas ...
Mas ainda to procurando o ponto de equilíbrio...
Abços
6 mensagens
• Página 1 de 1
Voltar para Dicionário (Glossário)
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante