Carburação rápida
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Carburação rápida
Carburação de Automodelos - Método rápido
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Observações:
Este método deve ser executado por pessoas que já estão habituados com as nomenclaturas do carburador, assim como já estão habituados com os sons emitidos pelo motor, tanto em marcha lenta como em alta. Antes de partir para os ajustes, leia todo o artigo. Caso tenha alguma dúvida, releia novamente o trecho.
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Pré-requisitos:
Automodelo com o motor já amaciado, termômetro infravermelho, chave de fenda para as agulhas e um bom ouvido.
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Procedimento:
Após a partida, o auto deve estar com o motor aquecido, pelo menos dentro da faixa de 80 a 110ºC.
Bom, partido para os ajustes. Vou dividir em poucas partes, assim facilita cada etapa.
1- Agulha de Marcha Lenta. Esta é a agulha que regula a abertura do carburador quando o auto está parado, sem aceleração. Com o motor já aquecido, aperte o parafuso de modo o motor ficar levemente acelerado.
2- Agulha de Baixa. Esta agulha é responsável pelo volume de combustível injetado no motor quando o carburador é aberto até 50%. Vá fechando a agulha, lentamente, até que o motor começe a subir a rotação/ronco. Quando isso acontecer, é porque a mistura está ficando fina. Volte a agulha em 1/4. Caso ainda esteja acelerado, volte mais 1/8. Sempre prestando atenção a queda de rotação do motor. Normalmente, quando mexo na agulha, o motor leva entre 2 a 3 segundos para responder.
3- Agulha de Marcha Lenta. Abra este parafuso lentamente até que o motor entre em marcha lenta estável e com ronco suave. Não abra excessivamente esta agulha, pois o motor pode apagar.
4- Teste de carburação até 50% de abertura. Dê uma volta com o auto, vendo se a resposta do motor está linear com as acelerações. O auto não pode engasgar ou amarrar o motor. Não ultrapasse 50% de abertura.
5- Primeira medida de Temperatura. Meça a temperatura do motor. Não pode estar ultrapassando 110ºC. Caso esteja, abra a agulha de baixa em 1/8. Caso a temperatura não responda, desligue o motor.
6- Agulha de alta. Esta regulagem entra em funcionamento a partir de mais de 50% da abertura do carburador, ou seja, o auto vai TER que estar em velocidade. Considero mais simples, verificar a quantidade de fumaça gerada pelo motor. Caso esteja com muita fumaça e afogando, feche um pouco a agulha, em passos de 1/4 ou 1/8 de volta. Faça novas aceleradas. Sempre verificando a quantidade de fumaça.
7- Segunda medida de Temperatura. Após andar em alta com o auto, veja se a temperatura não ultrapassa os 110ºC. Caso esteja, precisa abrir a agulha, nas mesmas medidas.
8- Verificação de regulagens. Para verificar é simples. Basta acelerar verificando se o motor responde prontamente e sem tropeços ou engasgos.
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Pontos importantes:
Antes de efetuar qualquer regulagem, verifique se as agulhas de alta, baixa e marcha lenta estão limpas. Faça uma bela limpeza do carburador. Para maximizar o tempo da regulagem, utilize filtro de combustível (altamente recomendado para extender a vida útil do motor).
As regulagens podem variar dependendo de combustível, vela, condições climáticas tais como temperatura e humidade, assim como de motor para motor.
Para a execussão deste procedimento, utilizei como referência testes com um motor OS .18 (RS4 3EVO+) e um HPI 4.6 (Savage X).
Para o regime de 110ºC, levei em consideração que estes motores perdem a regulagem de marcha lenta quando o cabeçote ultrapassa 115ºC. Verifico isso ouvindo o motor levemente acelerado. Quando tento fechar o carburador, com a agulha de Marcha Lenta, o mesmo morre. Solução? SIM! Abrir 1/8 a agulha de BAIXA.
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Considerações finais:
Este procedimento foi criado com o intúito de desmistificar alguns comentários sobre carburação. Acompanhei algumas carburações em carros 1:1 e é feita quase que do mesmo modo, sempre acelerando a marcha lenta e escutando o motor acelerar quando o parafuso da mistura é manipulado. Após o ajuste, é retornado o motor para a lenta mais estável possível.
Espero ter ajudado.
Ricardo Baldini (Gazo)
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Observações:
Este método deve ser executado por pessoas que já estão habituados com as nomenclaturas do carburador, assim como já estão habituados com os sons emitidos pelo motor, tanto em marcha lenta como em alta. Antes de partir para os ajustes, leia todo o artigo. Caso tenha alguma dúvida, releia novamente o trecho.
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Pré-requisitos:
Automodelo com o motor já amaciado, termômetro infravermelho, chave de fenda para as agulhas e um bom ouvido.
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Procedimento:
Após a partida, o auto deve estar com o motor aquecido, pelo menos dentro da faixa de 80 a 110ºC.
Bom, partido para os ajustes. Vou dividir em poucas partes, assim facilita cada etapa.
1- Agulha de Marcha Lenta. Esta é a agulha que regula a abertura do carburador quando o auto está parado, sem aceleração. Com o motor já aquecido, aperte o parafuso de modo o motor ficar levemente acelerado.
2- Agulha de Baixa. Esta agulha é responsável pelo volume de combustível injetado no motor quando o carburador é aberto até 50%. Vá fechando a agulha, lentamente, até que o motor começe a subir a rotação/ronco. Quando isso acontecer, é porque a mistura está ficando fina. Volte a agulha em 1/4. Caso ainda esteja acelerado, volte mais 1/8. Sempre prestando atenção a queda de rotação do motor. Normalmente, quando mexo na agulha, o motor leva entre 2 a 3 segundos para responder.
3- Agulha de Marcha Lenta. Abra este parafuso lentamente até que o motor entre em marcha lenta estável e com ronco suave. Não abra excessivamente esta agulha, pois o motor pode apagar.
4- Teste de carburação até 50% de abertura. Dê uma volta com o auto, vendo se a resposta do motor está linear com as acelerações. O auto não pode engasgar ou amarrar o motor. Não ultrapasse 50% de abertura.
5- Primeira medida de Temperatura. Meça a temperatura do motor. Não pode estar ultrapassando 110ºC. Caso esteja, abra a agulha de baixa em 1/8. Caso a temperatura não responda, desligue o motor.
6- Agulha de alta. Esta regulagem entra em funcionamento a partir de mais de 50% da abertura do carburador, ou seja, o auto vai TER que estar em velocidade. Considero mais simples, verificar a quantidade de fumaça gerada pelo motor. Caso esteja com muita fumaça e afogando, feche um pouco a agulha, em passos de 1/4 ou 1/8 de volta. Faça novas aceleradas. Sempre verificando a quantidade de fumaça.
7- Segunda medida de Temperatura. Após andar em alta com o auto, veja se a temperatura não ultrapassa os 110ºC. Caso esteja, precisa abrir a agulha, nas mesmas medidas.
8- Verificação de regulagens. Para verificar é simples. Basta acelerar verificando se o motor responde prontamente e sem tropeços ou engasgos.
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Pontos importantes:
Antes de efetuar qualquer regulagem, verifique se as agulhas de alta, baixa e marcha lenta estão limpas. Faça uma bela limpeza do carburador. Para maximizar o tempo da regulagem, utilize filtro de combustível (altamente recomendado para extender a vida útil do motor).
As regulagens podem variar dependendo de combustível, vela, condições climáticas tais como temperatura e humidade, assim como de motor para motor.
Para a execussão deste procedimento, utilizei como referência testes com um motor OS .18 (RS4 3EVO+) e um HPI 4.6 (Savage X).
Para o regime de 110ºC, levei em consideração que estes motores perdem a regulagem de marcha lenta quando o cabeçote ultrapassa 115ºC. Verifico isso ouvindo o motor levemente acelerado. Quando tento fechar o carburador, com a agulha de Marcha Lenta, o mesmo morre. Solução? SIM! Abrir 1/8 a agulha de BAIXA.
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Considerações finais:
Este procedimento foi criado com o intúito de desmistificar alguns comentários sobre carburação. Acompanhei algumas carburações em carros 1:1 e é feita quase que do mesmo modo, sempre acelerando a marcha lenta e escutando o motor acelerar quando o parafuso da mistura é manipulado. Após o ajuste, é retornado o motor para a lenta mais estável possível.
Espero ter ajudado.
Ricardo Baldini (Gazo)
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!
- Quem não faz poeira, come poeira!!!
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Savage X HPI 4.6 Futaba 3PM Byron 20% Algumas Alguns Estacionamentos |
Re: Carburação rápida
joia hehehe
Raze 4.4/ FW06 super Tigre .27 Specktrum dx3e 2.4Gh mk 16% Original/ Mistos Aonde andar... |
- DionisioPrado
- Mensagens: 535
- Registrado em: 03 Mar 2010, 22:00
- Localização: Santo André - SP
Re: Carburação rápida
Excelente tópico, muito bem explicado, e para coloca-lo em pratica, basta uma pequena experiencia com os autos.
Parabens pela iniciativa, merece fix dos moderadores, desta forma evita muitos tópicos repetidos sobre carburação.
Abços
Parabens pela iniciativa, merece fix dos moderadores, desta forma evita muitos tópicos repetidos sobre carburação.
Abços
Mad Kruiser/Mad VE/ e-revo1:16 GX21/T.Orion 2050Kv/VXL Bl FS GT2 2.4Ghz/TRX 2.4 Byron Gen2 / Eletropaulo Pro-Line Originais / Espuma on-road PMSA / Anywhere / Barranco |
- fellipeborges
- Mensagens: 1268
- Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
- Localização: São Paulo/SP
Re: Carburação rápida
Não é gambiarra, é solução de contorno
HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16 26CC | Velineom Futaba 3PM-X | HK-GT2 Podium + Motul 800 | LiPo Originais Originais |
Re: Carburação rápida
Muito bom o tópico!!
Entendi muito bem suas dicas, pois esta mesmo muito bem explicado.
Abraço.
Entendi muito bem suas dicas, pois esta mesmo muito bem explicado.
Abraço.
Re: Carburação rápida
DionisioPrado escreveu:Excelente tópico, muito bem explicado, e para coloca-lo em pratica, basta uma pequena experiencia com os autos.
Parabens pela iniciativa, merece fix dos moderadores, desta forma evita muitos tópicos repetidos sobre carburação.
Abços
até porque quando agente faz uma busca sempre aparecem 50, 70 paginas... é difici pesquisar nesse forum hehe
Re: Carburação rápida
Eu acabei montando este procedimento após ler várias dicas, procedimentos, e as mais incríveis dúvidas. Testei quase todas. Algumas muito complicadas.
Quando acompanhei a carburação de alguns carros 1:1 reparei que a pessoa, mecânico, está 100% concentrado ao ronco do auto.
Para melhorar a dica, recomendo que para aqueles que ainda não tem sensibilidade com o ronco, execute ela em um lugar com pouco barulho.
Outra coisa, carburação não tem mistério não. Nossos automodelos são verdadeiras máquinas de corrida. Então, é normal fazer um ou outro ajuste antes de sair queimando nitro... Ou seja, recarburar é corriqueiro.
Espero que o pessoal goste.
Abraços.
Quando acompanhei a carburação de alguns carros 1:1 reparei que a pessoa, mecânico, está 100% concentrado ao ronco do auto.
Para melhorar a dica, recomendo que para aqueles que ainda não tem sensibilidade com o ronco, execute ela em um lugar com pouco barulho.
Outra coisa, carburação não tem mistério não. Nossos automodelos são verdadeiras máquinas de corrida. Então, é normal fazer um ou outro ajuste antes de sair queimando nitro... Ou seja, recarburar é corriqueiro.
Espero que o pessoal goste.
Abraços.
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Savage X HPI 4.6 Futaba 3PM Byron 20% Algumas Alguns Estacionamentos |
- EduardoNX4
- Mensagens: 1529
- Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
- Localização: Arapongas - Paraná
Re: Carburação rápida
Muito bom Gazo.
Excelente topico.
Poderia ser até fixado.
Excelente topico.
Poderia ser até fixado.
Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....
Nenhum no momento Nenhum no momento MRC Prodogy Express 2 AC Diversas Rodinhas de ferro. Em minha maquete |
Re: Carburação rápida
Tem um detalhe importante: se mecher na regulagem da agulha de alta vai alterar a regulagem da agulha de baixa.
Portanto o procedimento seria ao contrario, ou depois de regulado a alta, voltar a ajustar a baixa e por fim a lenta.
A técnica que eu aconselho : ir fechando a alta ate dar falta numa reta , depois abrir meia volta. esta sera uma configuração bem segura quanto a temperatura do motor. depois é regular a de baixa e lenta. termômetro uso apenas como referencia. se o motor andar bem nesta regulagem, estará andando na temperatura ideal, independente se tiver a 100 ou 140graus.
Portanto o procedimento seria ao contrario, ou depois de regulado a alta, voltar a ajustar a baixa e por fim a lenta.
A técnica que eu aconselho : ir fechando a alta ate dar falta numa reta , depois abrir meia volta. esta sera uma configuração bem segura quanto a temperatura do motor. depois é regular a de baixa e lenta. termômetro uso apenas como referencia. se o motor andar bem nesta regulagem, estará andando na temperatura ideal, independente se tiver a 100 ou 140graus.
- octavio.dionizio
- Mensagens: 69
- Registrado em: 17 Fev 2014, 22:00
- Localização: Jundiai SP
Re: Carburação rápida
Otimo... alguns detalhes vai de cada um, mais o principal foi muito bem explicado...
FW-06 GXR-15 GT2 2,4Ghz Byron 20 12 Audi A5 Capricorn Parque da cidade Jundiai |
- octavio.dionizio
- Mensagens: 69
- Registrado em: 17 Fev 2014, 22:00
- Localização: Jundiai SP
Re: Carburação rápida
Quando o motor engasga passando de lenta pra alta o q pode ser? Obrigado...
FW-06 GXR-15 GT2 2,4Ghz Byron 20 12 Audi A5 Capricorn Parque da cidade Jundiai |
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