combustivel para amaciamento qual usar??

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 200
Registrado em: 30 Abr 2008, 23:00
Localização: São Vicente (SP)

combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor ventania » 09 Mar 2010, 19:52

desculpem por este topco mas não achei em outro lugar , bem finalmente meu truggy chegou é da hsp, de certo que é uma marca não muito popular mas enfim entrei no mundo maravilhoso do automodelismo, e estou procurtando alguma materia sobre qual combustivel deve ser usado para amaciar o motor , no saite da loja manda usar 10%nitro 20%oleo,
gostaria de saber se a controversia a respeito desta informação pois alguns mandam amaciar com o combustivel proprio p/ automodelo ,não sei as proporções mas seria 20%nitro p/20% oleo??, eu tenho combustivel para aero aqui 10%nitro 18% oleo, será que serve p/ amaciar o motor??,
Outra coisa vou trocar o radio pegar um 2.4Ghz so para garantir e poder rodar aqui em frente de casa . Valeu


passou dos 15 anos agora é so tristeza dolorida

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 206
Registrado em: 22 Jan 2009, 21:00
Localização: Paraiba-PB

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor d-link » 09 Mar 2010, 20:19

Combustivel Pra Automodelo é Assima de 20% Compra um Byron.




 Procurando 1 REVO

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Pimpolho » 09 Mar 2010, 20:24

Olá amigo, tenha em mente que o importante na fase de amaciamento do seu motor é usar um combustível que além de possuir uma boa porcentagem, de óleo (não menos que 14%), possua um óleo com uma boa capacidade de lubrificação e neste quisito o óleo de rícino ou castor oil ainda é imbatível. Procure um combustível que atenda estes pré-requisitos nos sites dos fabricantes de combustível.
Abç


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Gazo » 09 Mar 2010, 21:27

ventania,

Amaciei minha Savage com o Byron mesmo. 12% óleo e 20% nitro.

Não tem problema algum. Já li que o melhor amaciamento é visando o que vc vai usar. Se vc for manter o combustível, nada melhor! ehehhehe

Use termômetro! Altamente recomendado!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1529
Registrado em: 10 Mar 2009, 22:00
Localização: Arapongas - Paraná

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor EduardoNX4 » 10 Mar 2010, 11:21

Uma vez eu vi um artigo tambem, dizendo que o certo é amaciar com o combustavel que vai ser usado de rotina mesmo.
O correto do amaciamento o motor deve ficar com a mistura gorda.
Costuma ser 1 tanque consumido em bancada na marcha lenta e + 3 tanques andando na maciota e depois ja pode fazer o ajuste correto.

Meus motores eu amaciei com Byron 12% oleo x 20% nitro tambem.

Exeto meu RS4 que amaciei com 0% Nitro, mas não fez diferença nenhuma.

O importante e seguir as recomendações do manual e fazer o amaciamento do começo ao fim e uma revisão geral antes de sair acelerando.

E dai é so se divertir com o carrinho novo. :radio:


Não é carrinho de brinquedo, é brinquedo de adulto.....

 Nenhum no momento      Nenhum no momento      MRC Prodogy Express 2      AC      Diversas      Rodinhas de ferro.      Em minha maquete

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Pimpolho » 10 Mar 2010, 14:46

Há muita controvérsia quanto à indicação de que se deve amaciar o motor com um combustível cuja composição seja igual a que vai ser usada posteriormente. A própria Novarossi, cujos motores atingem mais de 42.000 giros e tem uso destinado à competições recomenda um amaciamento com um combustível que contenha mais óleo e menos nitro do que o para uso posterior.


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Alexpar » 10 Mar 2010, 15:15

FAQ da Novarossi:

http://www.novarossi.it/eng/support/faq/?brand=nova#

Resposta a pergunta:

Do I need break in fuel?

We have not found any special properties or advantages of using these running in fuels.
We use and recommend regular fuel to break in engines, using the same nitro content and brand fuel that we will run in the engine when racing.
If you run in your engines with normal commercial fuel we suggest to add an extra percentage of oil.

For the first litre of fuel add 5% oil (2,5% syntetic (NOVAROSSI 1.T2) and 2,5% normal (NOVAROSSI 1.T3) );
The second litre of fuel add 3% oil (same specification as mentioned above);
The third litre of fuel, add 2% oil.


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Pimpolho » 10 Mar 2010, 15:29

Mais controvérsia, pois nos próprios manuais que acompanham os motores à partir de 2009 é recomendado além do acréscimo de óleo o uso de menos nitro:
http://www.novarossi.it/files/manuals/uk-general.pdf


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1851
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:00
Localização: Joinville - SC

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor rasta_man » 10 Mar 2010, 15:50

Entao, pelo que eu entendi... o importante é fazer o motor funcionar com bastante lubrificação, visto que o atrito entre camisa, pistao, biela e virabrequim serão maiores, nesse caso o nitro pode ser pouco pq a idéia nao é desempenho...
Bem, faz sentido! hehe



Avatar do usuário
Mensagens: 42
Registrado em: 03 Jan 2009, 21:00
Localização: Jaú-SP

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor marciojau » 10 Mar 2010, 15:53

Combustível do Amaciamento, o mesmo do uso diário, preferencialmente.




 DBX / FW-06      GXR.18 / GXR.15      Futaba KT-6      Byron      Corvete      Sintec      Jaú/SP

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Gazo » 10 Mar 2010, 15:56

No manual do thunder tiger fala para usar combustível com 16 a 20% de óleo! Só fico pensando o tamanho do calço hidráulico que pode ocorrer! Fora laceamento prematuro de peças.

O melhor mesmo é controlar pela temperatura.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor Abib » 10 Mar 2010, 16:22

Bom, vamos lá:

O pistão é feito de uma "liga" de alumínio com silicone dissipado.. A quantidade de silicone é que controla sua dilatação para bater com a dilatação da camisa de latão-cromo.. Essa porcentagem tenta equiparar ambas dilatações entre 105 e 130ºC.. mas cada motor é diferente um do outro e com isso deve-se sempre ver no Manual do motor a faixa de temperatura de trabalho.

Nos motores ABC a principal função do amaciamento não é tanto equalizar os desgastes entre camisa e pistão, mas sim gerar ciclos de aquecimento de resfriamento para aliviar qualquer tensão interna do material proveniente da fundição e/ou usinagem.

Caso estes períodos de aquecimento não tenham sido feitos corretamente, o aquecimento excessivo proveniente da primeira ligada irá fazer com que as dilatações sejam não-uniformes durante o uso, causando a falta de compressão - que consequentemente gera falta de potência, giro final e marcha lenta.

Se você faz isso com um combustível com bastante óleo, o benefício será que você irá evitar o desgaste prematuro por atrito entre as partes móveis. Quanto mais óleo, menos atrito e menos desgaste..

A colocação da novarossi de se utilizar 6% de nitro durante o amaciamento é válida justamente por estes motivos: Não queremos aquecimento excessivo no motor, e não precisamos de todo poder calorífico que a explosão no nitrometano pode fornecer. Queremos apenas que o motor rode o suficiente para que os ciclos térmicos para aliviar todas as tensões internas se equalizem evitando assim uma dilatação não uniforme que causaria ovalização de algum componente e consequentemente perda de compressão do motor..

Na minha opinião, se utilizarmos o combustível "final" durante o amaciamento (com 20% de nitro por exemplo) a explosão se dará de uma forma um pouco mais potente, pois o nitrometano justamente fornece uma quantidade maior de oxigênio para combustão, sendo assim um pouco mais complicado de se controlar a temperatura de amaciamento, podendo talvez ocasionar uma dilatação também um tanto desuniforme, além do que esta explosão mais potente pode queimar todo o óleo presente na mistura, dificultando a lubrificação e gerando um desgaste entre as partes móveis..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 200
Registrado em: 30 Abr 2008, 23:00
Localização: São Vicente (SP)

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor ventania » 10 Mar 2010, 18:06

então eu poderia usar o oleo que tenho para aero Byron 10%nitro 18% oleo, e abrir bem a agulha de alta pra deixar gordo e ficar de olho na temperatura do motor.


passou dos 15 anos agora é so tristeza dolorida

Piloto
 
Mensagens: 167
Registrado em: 20 Mar 2009, 22:00
Localização: Londrina - PR

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor SERAFINI » 10 Mar 2010, 18:09

Observando as colocações de todos, me parece que a idéia do amigo ventania não é ruim, usar o combustível de aero com 10% nitro e 18% de óleo .....

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 200
Registrado em: 30 Abr 2008, 23:00
Localização: São Vicente (SP)

Re: combustivel para amaciamento qual usar??

Mensagempor ventania » 10 Mar 2010, 18:42

pelo menos é o que esta escrito no manual do carrinho usar na 1ª partida um combustivel no minimo com 18% de oleo, e no manual do motor indica combustivel de 10% de nitro bem o motor é um sh 18.


passou dos 15 anos agora é so tristeza dolorida

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante