Dúvidas de iniciante, com uma Savage X 4.6

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Avatar do usuário
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Fev 2008, 21:00
Localização: Brasilia

Dúvidas de iniciante, com uma Savage X 4.6

Mensagempor Dinilin » 29 Dez 2010, 21:04

pessoal agora mudei para off-road e adiquiri uma Savage X 4.6 usada, porem esta enxuta..

tenho algumas dúvidas que surgiram ao decorrer do dia de hoje.

1-Uso um termometro da duratrax e nele marcou 68Cº depois de um tanque bem abaixo da temperatura mínima proposta pelo manual (isso e bom ou ruim).. posso ter danificado algo em rodar assim? (ela ta bem gorda msmo, muita fumaça e a roda fica toda melada)

2-Existe pack para o rádio tambem? ou vou ter que morrer em 8pilhas mesmo?

3-Ela é sem filtro de combustível mesmo?

4-Outra sou leigo demais, entao aquele filtro de ar é duplo nao é, como
devo fazer a manutençao dele? devo aplicar óleo nas duas partes?

5-E em relaçao a cambagem, como que regula? eu peguei a chavinha e girei mais parece que ta travado meche a peça inteira.

6-E para deixar ela mais baixa é so colocar um espaçador entre a mola ou tem alguma outra regulagem?

7-Eu limpei a esponja do filtro com um resto de Nitro bem velho, a esponja dobrou de tamanho kkkkk, mas depois felizmente ela voltou ao normal, isso é normal? ou limpar com nitro com o tempo ela vai ficando relaxada e maior? qual o melhor produto para limpar (gasolina?)?

8-Para os savageiros, vou comprar ums acessórios para ela e para aproveitar o frete(exterior) queria que voces me deixem dicas de peça sobressalentes que podem me fazer falta um dia, peças mais comuns de serem trocadas..


estou fazendo todas essas perguntas pq ainda nao dibuiei ela para conhecer melhor o bichanoo t+ abraço..

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 714
Registrado em: 12 Mai 2009, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de iniciante, com uma Savage X 4.6

Mensagempor avereza » 30 Dez 2010, 08:47

Fala aí amigo, blz?.

Deixa eu tentar de ajudar com suas dúvidas.

1-Uso um termômetro da duratrax e nele marcou 68Cº depois de um tanque bem abaixo da temperatura mínima proposta pelo manual (isso e bom ou ruim).. posso ter danificado algo em rodar assim? (ela ta bem gorda msmo, muita fumaça e a roda fica toda melada)

O termômetro é este?
Imagem

Se voce mediu a temperatura na posição correta, ou seja em cima do cabeçote apontando para a vela, esta temperatura indicada é sinal que seu motor está muito “gordo”, voce deve afinar mais o motor, confira no manual o numero de voltas da regulagem básica das agulas e a partir daí vá afinando de acordo com os procedimentos do manual, o ideal é que a temperatura fique entre 100ºC e 120ºC leia este tópico para ter uma base de como se acerta o motor a partir da regulagem do manual.
Quando o motor roda em temperaturas abaixo de 100ºC o desgaste pode ser acelerado pois as partes não estão aquecidas na temperatura ideal de funcionamento e por isso as folgas ideais não são atingidas, assim como funcionar o motor acima de 120°C danifica as partes móveis por estas superaquecerem e dilatarem além do limite e a lubrificação fica deficiente por conta de não estar entrando combustível com lubrificante suficiente para refrigerar e lubrificar o motor.
Tenha muito cuidado com a temperatura, o ajuste do motor deve ser feito TODA vez que voce for andar, mesmo entre um tanque e outro deve ser conferida a temperatura e a posição das agulhas, isto é vital para que seu motor tenha uma vida útil mais longa.

2-Existe pack para o rádio tambem? ou vou ter que morrer em 8pilhas mesmo?

Sim, existem packs para o rádio, o ideal é que voce leve o mesmo a uma loja de modelismo e escolha um de acordo com as especificações do rádio, se não tiver certeza disso, peça ajuda a um modelista mais experiente ou ao vendedor da loja.

3-Ela é sem filtro de combustível mesmo?

Sim, geralmente o filtro de combustível é um acessório que deve ser comprado separadamente.

4-Outra sou leigo demais, entao aquele filtro de ar é duplo nao é, como
devo fazer a manutençao dele? devo aplicar óleo nas duas partes?

Sim, o filtro de ar é a peça de maior importância no seu motor, ele impede o motor sugue os detritos da pista, caso voce não limpe o filtro o motor vai aspirar toda poeira e pequenas pedras e com isto não vai durar muito, esses detritos danificam o pistão, eixo, rolamentos e detonam tudo dentro do motor, então SEMPRE limpe seu filtro de ar a cada hora de funcionamento, o óleo de filtro de ar serve para reter essas partículas na esponja e voce deve aplicar sempre nas duas partes e remover o excesso com uma toalha de papel e SEMPRE guarde ele LIMPO. A lavagem deve ser feita com água e sabão neutro, sempre no sentido contrário do ar para evitar encrustrações de poeira e pedras. Evite laver com gasolina e outros solventes isso reduz a vida útil da esponja, expondo seu motor ao danos provocados por injestão de sujeira.

5-E em relaçao a cambagem, como que regula? eu peguei a chavinha e girei mais parece que ta travado meche a peça inteira.

Não sei, não conheço a suspensão da Savage.

6-E para deixar ela mais baixa é so colocar um espaçador entre a mola ou tem alguma outra regulagem?

Não sei, não conheço a suspensão da Savage.

7-Eu limpei a esponja do filtro com um resto de Nitro bem velho, a esponja dobrou de tamanho kkkkk, mas depois felizmente ela voltou ao normal, isso é normal? ou limpar com nitro com o tempo ela vai ficando relaxada e maior? qual o melhor produto para limpar (gasolina?)?

Não faça isso. Lave com água e sabão neutro.

8-Para os savageiros, vou comprar ums acessórios para ela e para aproveitar o frete(exterior) queria que voces me deixem dicas de peça sobressalentes que podem me fazer falta um dia, peças mais comuns de serem trocadas..

Não sei, não sou savageiro.

Espero ter ajudado.

Boa sorte e Feliz 2011.

Abraço.


André Vereza

 SC8 / RC4WD Defender D90      .28 PRO / BRUSHED 35T      XP3D      Byron / NiMh      SC Truck / Crawler      Arraial do Cabo - RJ

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: Dúvidas de iniciante, com uma Savage X 4.6

Mensagempor Gazo » 30 Dez 2010, 09:08

Caro Dinilin,

Tenho a Savage a mais de 1 ano e não troquei nada ainda.

Seguinte. Peças de reposição. Não se preocupe com isso agora. Se vc guiar ela com cuidado ou abusando pouco, ela vai durar bem. Já vi pessoas comentando sobre quebra de diferencial traseiro, desgaste de sapatas e sino da embreagem e também empenamento de dogbones e pontas de eixo. Nestes casos é porque o pessoal abusa em ficar empinando.

Tome muito cuidado com a temperatura do motor. O motor 4.6 da Savage é chatinho de regular. Se ela está quase nova, verifique a vela que está no motor. Se for uma HPI R5 (fria), troque por uma OS #8 (média). Isso vai facilitar muito a carburação e estabilidade do motor. A vela fria é mais recomendada para motores menores e utilizando combustível com mais de 20% de nitro.

No caso da Savage, não consegui regular legal o motor com esta vela fria. Mas com a OS #8 foi tranquila.

Sobre o filtro de combustivel. Está sem????? Providencie um URGENTE! Carros Off-road, quando vc estiver andando, vai ficar todo melecado com poeira e outros detritos. Quando for reabastecer, pode cair um pouco de sujeira no tanque. Coisa normal. E se isso for sugado pelo motor... Bom, pode comprar um kit de camisa e pistão novos, rolamentos... hehehehehhe

Então, compre um filtro de combustível e instale. Coisa muito simples.

De tempos em tempos tem que ser lavado. Ok?

Suspensão. Eu não recomendo rebaixar a suspensão da Savage. Se vc for fazer isso, terá que trocar o silicone. Os amortecedores são bem macios, para aguentar andar em terrenos com cascalho, buracos, e aguentar uns pulos.

Se for rebaixar, seria mais conveniente vc trocar o jogo de amortecedores para um mais curto. Só lembrando, quando vc modifica alguma coisa, colocando uma peça mais forte, a outra mais frágil vai quebrar. Sempre estora na parte mais frágil. Então, pense com calma.

No restante, boa diversão!

Excelente carro.


- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!

 Savage X      HPI 4.6      Futaba 3PM      Byron 20%      Algumas      Alguns      Estacionamentos

Avatar do usuário
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Fev 2008, 21:00
Localização: Brasilia

Re: Dúvidas de iniciante, com uma Savage X 4.6

Mensagempor Dinilin » 31 Dez 2010, 17:25

sobre o filtro de combustivel, ela tem um que é dentro do tanque...
o termometro e esse mesmo ><
a vela é uma R5 mesmo

desmontei ela todinha passei o dia inteiro mexendo nela , (nunca mais faço isso --', manual ruinzim nao explica com detalhes) regulei a alta, e tipo rodou 2/3 do tanque filet aceleração bem precisa, bem diferente da ultima vez.. (empinou um bocado *-*) e medindo de tudo quanto é jeito, sempre dava 60/70Cº e uma hora deu incríveis 102Cº vai saber acho esse termometro mo furada,, rodou filet ate esses 2/3 do tanque dai começou a falhar e de vez em quando apagava, mexi nas mangueiras e deu no mesmo, e a temperatura começou a cair.. iai qq pode ter acontecido dessa vez?

Avatar do usuário
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Fev 2008, 21:00
Localização: Brasilia

Re: Dúvidas de iniciante, com uma Savage X 4.6

Mensagempor Dinilin » 31 Dez 2010, 18:02

e outra quando eu demontei ela a caixa de marchas nao tinha graxa, e a transmissao da frente e de traz tinha bem pouco, tipo uma graxa bem firme verde.. no meu antigo kyo fazer, a caixa da transmissao era lotada de graxa e a dela tem quase nada,, normal? que graxa eu devo comprar?

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes