sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 17 Abr 2011, 23:00
Localização: sao paulo

sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor Henrique100 » 25 Abr 2011, 16:24

Hj fui compra combustivel (BYRON) e o rapaz da loja falou q pro meu motor O.S MAX 30 VG e pro meu motor PICCO .21 EVO3 o certo é usar combustivel 25% ou 30% é verdade e qual a diferença em relaçao ao desempenho do motor?
ele me falo q os motores acima de .21 com combustivel 25% ou 30% ele trabalha com a temperatura mais baixa gostaria de saber se isso é verdade...obrigado.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 433
Registrado em: 12 Set 2006, 23:00
Localização: SÃO PAULO-SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor adelcios » 25 Abr 2011, 20:52

Fala ai henrique... Melhorou a temperatura, de tudo que ele falou uma parte é verdade, quanto maior a quantidade de NITRO maior a potencia desenvolvia e quanto maior o NITRO mais "FRIO" o combustivel, porem o desgaste tambem é motor, para motor .21 20% tá de bom tamanho... mais gosto é gosto depende muito de seu estilo e gosto...


[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]

 SERPENT 960 FD / REVO      JP / PICCO .26      M11 SPECTROM TELEM      TRINITY / TOPFUEL

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1313
Registrado em: 11 Jan 2010, 21:00
Localização: sp

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor felipeps » 25 Abr 2011, 21:14

O mais ideal é ler o manual do seu motor e ver a indicaçao de comb
Os motores ja vem taxados de fabrica para funcionar com uma quantidade certa de nitro
se o motor for para 30 e vc usar 20, ele nao vai render o maximo dele
e se o motor for de 20 e vc usar 30 vc vai diminuir bastante a vida util dele




 madForce/733te/losi2.0rr.....      Nova btt/Picco/Team orion crf      tactic 2.4/dx3s      Odonel 30%/tornado 16%      varias bem raladas      Pro line      qualquer uma

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1303
Registrado em: 05 Mai 2009, 23:00
Localização: São paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor caobianco » 25 Abr 2011, 23:27

felipeps escreveu:O mais ideal é ler o manual do seu motor e ver a indicaçao de comb
Os motores ja vem taxados de fabrica para funcionar com uma quantidade certa de nitro
se o motor for para 30 e vc usar 20, ele nao vai render o maximo dele
e se o motor for de 20 e vc usar 30 vc vai diminuir bastante a vida util dele

Felipe, vc esta correto ... em partes ...

Para se usar um combustivel de 30 em um motor recomendado para se usar 20, é preciso inserir uma outra junta no cabeçote do motor em questão, alterando assim a taxa de compressão do mesmo. Esse tipo de procedimento não altera a vida útil do mesmo.

Quanto ao motor ser .21/.28/.32, NADA tem a ver com o % de nitro ...

Motores pró, é recomendado pela maioria dos fabricantes de 25 a 30 % de nitro ....

motores std, é recomendado 20 % de nitro.


Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

Imagem

 JQ / 811T / Revo / Savage      Reedy / Reedy / 3.3 / .28      M11 / Spectrum      Tornado 30 / Byron 20      Punisher / Pontiac / ElCaminho      Pro Line 40 / hpi Terra Pin      Dust

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1313
Registrado em: 11 Jan 2010, 21:00
Localização: sp

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor felipeps » 25 Abr 2011, 23:30

caobianco escreveu:
felipeps escreveu:O mais ideal é ler o manual do seu motor e ver a indicaçao de comb
Os motores ja vem taxados de fabrica para funcionar com uma quantidade certa de nitro
se o motor for para 30 e vc usar 20, ele nao vai render o maximo dele
e se o motor for de 20 e vc usar 30 vc vai diminuir bastante a vida util dele

Felipe, vc esta correto ... em partes ...

Para se usar um combustivel de 30 em um motor recomendado para se usar 20, é preciso inserir uma outra junta no cabeçote do motor em questão, alterando assim a taxa de compressão do mesmo. Esse tipo de procedimento não altera a vida útil do mesmo.

Quanto ao motor ser .21/.28/.32, NADA tem a ver com o % de nitro ...

Motores pró, é recomendado pela maioria dos fabricantes de 25 a 30 % de nitro ....

motores std, é recomendado 20 % de nitro.

Isso !!! Nao falei em calçar para mudar a taxa pois o colega novato nao iria entende, e logo nao faria tal modificaçao, prejudicando assim, a vida util do motor dele
Editado pela última vez por felipeps em 26 Abr 2011, 01:20, em um total de 1 vez.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1303
Registrado em: 05 Mai 2009, 23:00
Localização: São paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor caobianco » 25 Abr 2011, 23:53

felipeps escreveu:
caobianco escreveu:
felipeps escreveu:O mais ideal é ler o manual do seu motor e ver a indicaçao de comb
Os motores ja vem taxados de fabrica para funcionar com uma quantidade certa de nitro
se o motor for para 30 e vc usar 20, ele nao vai render o maximo dele
e se o motor for de 20 e vc usar 30 vc vai diminuir bastante a vida util dele

Felipe, vc esta correto ... em partes ...

Para se usar um combustivel de 30 em um motor recomendado para se usar 20, é preciso inserir uma outra junta no cabeçote do motor em questão, alterando assim a taxa de compressão do mesmo. Esse tipo de procedimento não altera a vida útil do mesmo.

Quanto ao motor ser .21/.28/.32, NADA tem a ver com o % de nitro ...

Motores pró, é recomendado pela maioria dos fabricantes de 25 a 30 % de nitro ....

motores std, é recomendado 20 % de nitro.

Isso !!! Nao falei em calçar para mudar a taxa poiz o colega novato nao iria entende, e logo nao faria tal modificaçao, prejudicando assi, a vida util do motor

O sr não deveria subestimar o nosso amigo, e passar a informação completa ...


Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

Imagem

 JQ / 811T / Revo / Savage      Reedy / Reedy / 3.3 / .28      M11 / Spectrum      Tornado 30 / Byron 20      Punisher / Pontiac / ElCaminho      Pro Line 40 / hpi Terra Pin      Dust

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 17 Abr 2011, 23:00
Localização: sao paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor Henrique100 » 26 Abr 2011, 00:30

bom adelcios ainda bem q agora meu O.S MAX .30VG agora anda com a temperatura baixa da até vontade de deixa ele ligado toda hora rsrsrsrs...bom entao pelo q entendi os motores pro usam sim os 25% e 30% mas pra isso deveria aumentar uma arruela do cabeçote correto? com meu motor O.S MAX .30 VG com 1 arruela no cabeçote nao tem problema eu usar o 20%? entao combustivel nao influencia na temperatura do motor?


Se frear eu passo por cima e se me passar na reta eu choro.

 Kyosho inferno 777      O.S MAX .#) VG      traxxas 2.4      Byron 20%      original      Proline      Parque jundia e pista de cotia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 433
Registrado em: 12 Set 2006, 23:00
Localização: SÃO PAULO-SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor adelcios » 26 Abr 2011, 01:02

Henrique100 escreveu:bom adelcios ainda bem q agora meu O.S MAX .30VG agora anda com a temperatura baixa da até vontade de deixa ele ligado toda hora rsrsrsrs...bom entao pelo q entendi os motores pro usam sim os 25% e 30% mas pra isso deveria aumentar uma arruela do cabeçote correto? com meu motor O.S MAX .30 VG com 1 arruela no cabeçote nao tem problema eu usar o 20%? entao combustivel nao influencia na temperatura do motor?


Caro Henrique, bem tentarei ser bem simples , e passa o que já aprendi na pratica, mas por favor ao amigos mais experientes me corrijam... .
O funcionamento do motor de automodelo precisa de 2 coisas, OXIGENIO E COMBUSTIVEL. Essa mistura quando mais equilibrada melhor e quem faz isso é o carburador., as agulhas...
Então a potencia do motor esta relativamente ligada ao tamanho de sua câmera de combustão, ou seja a quantidade de combustível nele queimada de maneira equilibrada , levando em conta lubrificação .... Sendo assim.. sabendo-se que o nitro após sua queima apresenta na câmera de combustão OXIDO NITROSO, como nos casos de carro de passeio o famoso NOS ( na verdade uma marca). Porem nestes carros o ganho pode chegar a numeros elevados pois ejeta-se diretamento OXIDO NITROSO. Já no automodelo a simples presença de OXIGENIO na dissasociação do OXIDO NITROSO na queima , já eleva a potencia do motor.
Seria como um TURBO para para os automodelos, o nitro ao queimar “aumenta” a quantidade de OXigenio dentro da câmera de combustão. Possibilitanto uma queima ainda maior de “quantidade de combustivel”
Trocandos ainda mais em miúdo, aumentando a quantidade de combustível queimada por “ vez” ,aumenta a lubrificação já que o combustível leva o óleo ..... Ou seja, o NITRO não diminui a temperatura do motor, o que ele faz é permitir que o motor trabalhe com uma queima mais “gorda” ou seja mais afogado ( um termo apenas para ilustrar l que digo, ou seja se o seu automodelo esta afinado com 2 voltas (exemplo..rsrs) na agulha em alta, com nitro de 30% você poderá abrir 3 voltas, aumentando a quantidade de combustível no motor, aumenta o volume de explosão, aumenta potencia...
Mais ou menos isso sacou...
Mas isso é só um básico, tem outras coisas, compressão, vela, é bem técnico a parte de você preparár um motor, e não sou Expert no assunto...
:wink:


[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]

 SERPENT 960 FD / REVO      JP / PICCO .26      M11 SPECTROM TELEM      TRINITY / TOPFUEL

Piloto Advanced
 
Mensagens: 1313
Registrado em: 11 Jan 2010, 21:00
Localização: sp

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor felipeps » 26 Abr 2011, 01:14

A, so quero lembrar q o numero de arruelas nao diz nada
pois temos arruelas de diferentes espessuras...
o q importa é a taxa de compressao

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1303
Registrado em: 05 Mai 2009, 23:00
Localização: São paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor caobianco » 26 Abr 2011, 01:18

felipeps escreveu:A, so quero lembrar q o numero de arruelas nao diz nada
pois temos arruelas de diferentes espessuras...
o q importa é a taxa de compressao

rs... é verdade ...rs


Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

Imagem

 JQ / 811T / Revo / Savage      Reedy / Reedy / 3.3 / .28      M11 / Spectrum      Tornado 30 / Byron 20      Punisher / Pontiac / ElCaminho      Pro Line 40 / hpi Terra Pin      Dust

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 17 Abr 2011, 23:00
Localização: sao paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor Henrique100 » 26 Abr 2011, 03:09

to começando a entender...e amigo caobianco apenas te corrigindo (desculpa rsrsrs)mas o exemplo do turbo nao serve pra esses carros pois uma turbina apenas empurra o ar para o motor em vez de espera ele ser sugado pelo pistao...o exemplo perfeito foi do NOS ou seja oxido nitroso (mistura de gás oxigenio com nitrogenio)resfrigerando a camera de combustao ar mais frio mais oxigenio mais oxigenio mais explosao mais explosao mais potencia...entao se eu usar um combustivel com mais nitro consequentimente ganharei potencia apenas e nao temperatura baixa...estou certo?


Se frear eu passo por cima e se me passar na reta eu choro.

 Kyosho inferno 777      O.S MAX .#) VG      traxxas 2.4      Byron 20%      original      Proline      Parque jundia e pista de cotia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 433
Registrado em: 12 Set 2006, 23:00
Localização: SÃO PAULO-SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor adelcios » 26 Abr 2011, 09:52

Henrique100 escreveu:to começando a entender...e amigo caobianco apenas te corrigindo (desculpa rsrsrs)mas o exemplo do turbo nao serve pra esses carros pois uma turbina apenas empurra o ar para o motor em vez de espera ele ser sugado pelo pistao...o exemplo perfeito foi do NOS ou seja oxido nitroso (mistura de gás oxigenio com nitrogenio)resfrigerando a camera de combustao ar mais frio mais oxigenio mais oxigenio mais explosao mais explosao mais potencia...entao se eu usar um combustivel com mais nitro consequentimente ganharei potencia apenas e nao temperatura baixa...estou certo?

Com mais nitro vc permite regular a carburagem mais gorda , existem outros fatores, mas em resumo, combustivel com maior nitro, permite a queima maior de combu, pois pode usar uma mistura mais gorda sem perda de potência, e assim por ter uma mistura mais gorda temos uma motor mais frio...


[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]

 SERPENT 960 FD / REVO      JP / PICCO .26      M11 SPECTROM TELEM      TRINITY / TOPFUEL

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 905
Registrado em: 20 Ago 2009, 23:00
Localização: São Paulo-SP

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor Gazo » 26 Abr 2011, 10:13

Quanto mais nitro o combustível, mais se abre as agulhas. Deste modo, o consumo tende a ser maior.

Já rodei o auto com combustível sem nitro. Eu não tenho aquela final, nem aquela arrancada, mas em compensação, rodo... rodo... Um tempão! ehehehhehe

A grande sacada dos fabricantes é que efetivamente, a diferença de 20% para 25% nitro no auto é quase imperceptível. A não ser com um cronômetro e na pista. Mas a maior diferença mesmo é no bolso. O preço muda muito.

Alguns pilotos fazem o próprio combustível na hora de rodar. Combustível que você adcionou 20% de nitro é muito diferende do comercial que diz ter 20% de nitro.

Abraços.


- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!

 Savage X      HPI 4.6      Futaba 3PM      Byron 20%      Algumas      Alguns      Estacionamentos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1303
Registrado em: 05 Mai 2009, 23:00
Localização: São paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor caobianco » 26 Abr 2011, 11:05

Henrique100 escreveu:to começando a entender...e amigo caobianco apenas te corrigindo (desculpa rsrsrs)mas o exemplo do turbo nao serve pra esses carros pois uma turbina apenas empurra o ar para o motor em vez de espera ele ser sugado pelo pistao...o exemplo perfeito foi do NOS ou seja oxido nitroso (mistura de gás oxigenio com nitrogenio)resfrigerando a camera de combustao ar mais frio mais oxigenio mais oxigenio mais explosao mais explosao mais potencia...entao se eu usar um combustivel com mais nitro consequentimente ganharei potencia apenas e nao temperatura baixa...estou certo?


Amigo, se vai corrigir, corrige o cara certo ....

Eu não falei em momento algum de turbo ou NOS ou qq coisa do genero.


Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

Imagem

 JQ / 811T / Revo / Savage      Reedy / Reedy / 3.3 / .28      M11 / Spectrum      Tornado 30 / Byron 20      Punisher / Pontiac / ElCaminho      Pro Line 40 / hpi Terra Pin      Dust

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 59
Registrado em: 17 Abr 2011, 23:00
Localização: sao paulo

Re: sobre combustivel 20% , 25% e 30%

Mensagempor Henrique100 » 26 Abr 2011, 12:59

Amigo caobianco me desculpe apenas fiz confusão...realmente quem falou de NOS e turbo foi o ADELCIOS me perdoa ok? e obrigado por todos q responderam esse topico me ajudaram bastante...obrigado.


Se frear eu passo por cima e se me passar na reta eu choro.

 Kyosho inferno 777      O.S MAX .#) VG      traxxas 2.4      Byron 20%      original      Proline      Parque jundia e pista de cotia

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes