Imax B6

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Abr 2010, 23:00
Localização: SP

Imax B6

Mensagempor Velhinho » 11 Mai 2010, 22:23

Pessoal,
Alguem aqui usa um carregador Imax B6 para sua bateria de receiver?
Na realidade, eu comprei um desses Imax para poder ciclar quando preciso, de forma correta... (já queimei um servo fazendo besteira)

A questão é que o plug da bateria do receiver é femea e não tem nenhum conector macho equivalente no carregador...dos vários que vem...
Me lasquei?

:oops:


KISS - Keep It Simple Stupid!
2 stroke engines...

 HPI Baja 5T      Fuelie 26cc      TF-20U 2.4Ghz      Podium+Motul 800      5T White      OFF: Desert B. / ON: Tarmac B.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Imax B6 e HPI Baja 5x

Mensagempor Abib » 11 Mai 2010, 22:32

Posta fotos.. Eu uso o B6 desde que ele foi lançado..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 153
Registrado em: 06 Dez 2009, 21:00
Localização: Curitiba

Re: Imax B6 e HPI Baja 5x

Mensagempor batadel » 11 Mai 2010, 22:58

Se está precisando para o baja o conector é o tamya, de uma procurada em lojas que venda peças eletrônicas que eles possuem dai é só fazer o cabo com os plugs banana, na própria eletrônica eles devem fazer pra ti ou se entender pode fazer vc mesmo. Este conector tem na Competition, segue o link http://www.competitionhobbies.com.br/de ... 3493&r=105. Boa Sorte.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Abr 2010, 23:00
Localização: SP

Re: Imax B6 e HPI Baja 5x

Mensagempor Velhinho » 11 Mai 2010, 23:37

valeeeu, vou lá amanhã comprar!


KISS - Keep It Simple Stupid!
2 stroke engines...

 HPI Baja 5T      Fuelie 26cc      TF-20U 2.4Ghz      Podium+Motul 800      5T White      OFF: Desert B. / ON: Tarmac B.

Avatar do usuário
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Set 2010, 23:00
Localização: Itaquera (sp)

Carregador IMAX B6

Mensagempor kekofonseca » 04 Nov 2010, 22:20

e ai pessoal, estou com um par de baterias lipo (3s 5000mah e 30c) comprei junto com as mesmas um carregador imax b6.
estou com dúvida para carrega-las, pois vi vários videos de lipo pegando fogo.

alguém poderia me dizer a maneira correta pra carregar?

não precisa ser em 1 hora ou menos não!!!!

só ando com meu TRAXXAS SLASH ULTIMATE NOS FINS DE SEMANA.

outra coisa, me disseram que seria melhor trocar a relação que veio (original) pela outra que veio junto.

valeu a todos.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor Abib » 05 Nov 2010, 06:58

Carregue à 0,7C para uma carga boa, ou à 1C para carga rápida..

C é a capacidade da sua bateria, 5000mAh no caso..

Ou seja: Para uma carga de pouco menos de 2 horas, carregue à 0,7 x 5 = 3.5A
Para carregar rápido, use 5.0A

Se for tentar carregar as duas ao mesmo tempo, vai precisar carregar à menos de 2.0A pois seu carregador não aguentará carrega-la com mais corrente..


Com relação ao pinhão, depende da bateria que vc irá utilizar.. Qto maior a tensão da bateria, menor deve ser o pinhão utilizado.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Set 2010, 23:00
Localização: Itaquera (sp)

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor kekofonseca » 18 Nov 2010, 22:02

e ai pessoal, como disse comprei 2 baterias lipo 3s 11.1v 5000mah, + carregador imax b6.
quando fui colocar pra carregar, está dando uma mensagem de erro (CONECTION BREAK, E FICA APITANDO). não consigo carregar de jeito nenhum.
vcs poderiam me ajudar? quando coloco o (buzzer) na bateria ainda está com 2 luzes verdes.
vi aqui no forum que as vezes a solda do carregador se solta ou a bateria morre.... só que usei as baterias 1 vez só.

espero ter explicado minhas dúvidas do jeito certo.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 376
Registrado em: 12 Out 2005, 23:00
Localização: Teresina

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor Leandrop » 19 Nov 2010, 16:16

tem que conectar os dois conectores da bateria no carregador (o de saída e o de balanceamento). O meu B6 veio com manual, o seu não?

abraços




 Teresina / AMPA Modelismo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 03 Mar 2010, 22:00
Localização: Santo André - SP

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor DionisioPrado » 19 Nov 2010, 19:10

kekofonseca escreveu:e ai pessoal, como disse comprei 2 baterias lipo 3s 11.1v 5000mah, + carregador imax b6.
quando fui colocar pra carregar, está dando uma mensagem de erro (CONECTION BREAK, E FICA APITANDO). não consigo carregar de jeito nenhum.
vcs poderiam me ajudar? quando coloco o (buzzer) na bateria ainda está com 2 luzes verdes.
vi aqui no forum que as vezes a solda do carregador se solta ou a bateria morre.... só que usei as baterias 1 vez só.

espero ter explicado minhas dúvidas do jeito certo.


Esta mensagem do carregador, pode ocorrer também se os seus terminais não estiverem bem fixos (cabo que vai do carregador para o terminal da bateria), neste caso, verifique as conexões. o Segundo fator é que por algum motivo está entrando o sistema de segurança do carregador, verifique as ligações dos cabos, pode ser que vc tenha invertido a polaridade dos cabos, ligue sempre os cabos pretos (que saem do carregador) com os cabos pretos (ou negativos) das baterias, já ví algumas baterias que os cabos negativos são marrons. Na maior parte das vezes o problema é que na pressa ligamos a polaridade de saida do carregador invertida com a polaridade da bateria, felizmente, no caso dos B6 (imax, Mystery e Bantam), esses carregadores possuem um sistema de segurança, para evitar, no mínimo, que a bateria se estrague ou que vc coloque fogo em sua casa...rsrsrs. Nestes casos a mensagem que o carregador exibe no display é justamente a de Connection Break.
Quanto à colocar o cabo do balanceador, não é tão relevante, tenho uma 2S que o terminal é diferente do presente no carregador, então as primeiras cargas foram feitas sem balanceamento, ou seja, sem ligar o cabo de balanceador, e jamais tive este tipo de problema. FIQUE CLARO QUE EU NÃO RECOMENDO QUE ISTO SEJA FEITO, pois reduz e muito a vida útil da bateria, e neste caso corre-se o risco de a bateria se incendiar, pois a carga não é devidamente dividida pelas celulas da mesma, portanto não tentem fazer isto, se não tiverem 101% de certeza do que estão fazendo. Só coloquei isto mesmo para exemplificar que é sim possível carregar LiPo sem conectar o balanceador, apesar de ser extremamente contra indicado.

Espero ter ajudado
Abços




 Mad Kruiser/Mad VE/ e-revo1:16      GX21/T.Orion 2050Kv/VXL Bl      FS GT2 2.4Ghz/TRX 2.4      Byron Gen2 / Eletropaulo      Pro-Line      Originais / Espuma on-road      PMSA / Anywhere / Barranco

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 03 Mar 2010, 22:00
Localização: Santo André - SP

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor DionisioPrado » 19 Nov 2010, 19:15

Outra dica quanto à inversão dos cabos (polaridade) que esquecí de comentar acima.... Verifique que a ponta do cabo banana (cabo que liga na lateral do carregador), esteja ligada corretamente, Terminal preto na saida preta do carregador e terminal vermelho com a saida vermelha do cerregador, eu mesmo já erei nas ligações, e a mensagem que o sistema apresentou foi justamente esta descrita, era novato com carregadores e quebrei muito a cabeça para descobrir onde havia errado :wink:

Fica aí mais esta dica, mas tenha certeza que vc adquiriu um excelente carregador, em minha opinião, o melhor custo benefício do mercado atualmente. Uso inclusive para carregar pilhas recarregáveis para outros equipamentos que não tem relação nenhuma com RC.

Abços




 Mad Kruiser/Mad VE/ e-revo1:16      GX21/T.Orion 2050Kv/VXL Bl      FS GT2 2.4Ghz/TRX 2.4      Byron Gen2 / Eletropaulo      Pro-Line      Originais / Espuma on-road      PMSA / Anywhere / Barranco

Avatar do usuário
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Set 2010, 23:00
Localização: Itaquera (sp)

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor kekofonseca » 22 Nov 2010, 11:30

OBRIGADO A VCS TODOS....

DEPOIS DE TENTAR MUITO, CONSEGUI CARREGAR UMA DAS BATERIAS....
DEPOIS SÓ DESCONECTEI UMA E CONECTEI A OUTRA E A MESMA MENSAGEM APARECEU.... PODE SER PROBLEMA NA BATERIA?

ATÉ AGORA NÃO TIVE MUITO TEMPO PRA LER O MANUAL COM MAIS CALMA, MAS COMO CARREGOU UMA ACHO QUE LIGUEI CERTO.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor mach » 22 Nov 2010, 12:00

Vídeo aula de como carregar sua LIPO

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iUabHoB9aLU[/youtube]


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Avatar do usuário
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Set 2010, 23:00
Localização: Itaquera (sp)

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor kekofonseca » 22 Nov 2010, 17:13

e ai mach, muito obrigado cara.... com video ficou muito mais facil....
só não entendi porque a fonte dele era igual a de um pc!!!!

a minha é uma fonte comum só que vem com tomada com terra.

mas acho que não deve fazer diferença, se tiver, dá uma dica!!!!

valeu mesmo...

sou de itaquera, de onde vc é?

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor mach » 22 Nov 2010, 17:21

Fonte de PC? normal! hehehehe uso duas aqui em casa
Estou na Aricanduva próx a Radial


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 535
Registrado em: 03 Mar 2010, 22:00
Localização: Santo André - SP

Re: Carregador IMAX B6

Mensagempor DionisioPrado » 22 Nov 2010, 18:07

Quanto à fonte de PC, é uma excelente fonte, principalmente muito mais barata que a "própria" para o carregador, que parece uma fonte de Notebook... Tenho 2 ImaxB6 e ligo ambos em paralelo na saida da fonte em 12V e ela aguenta tranquilamente, sem dar a mensagem de "LOW VOLTAGE", que ocorre quando a fonte fornece uma voltagem ou uma amperagem abaixo daquela requisitada para o carregador. Já cheguei a ligar 3 imax na mesma fonte para testes e ela aguentou muito bem também. A que eu uso por aqui é uma fonte ATX de 500W nominais modificada por mim mesmo, seguindo um tuto encontrado pela Net, paguei nela R$28,00 na santa Efigenia, pois peguei uma promoção de queima de estoque de uma loja que estava fechando e comprei logo 3, 2 foram para os PC's e uma ficou de reserva, que acabei usando para fazer a fonte para carregadores...hehehehe




 Mad Kruiser/Mad VE/ e-revo1:16      GX21/T.Orion 2050Kv/VXL Bl      FS GT2 2.4Ghz/TRX 2.4      Byron Gen2 / Eletropaulo      Pro-Line      Originais / Espuma on-road      PMSA / Anywhere / Barranco

Próximo

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante