Detalhe Importante sobre polimento da Camisa e Pistão

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

docbif

Detalhe Importante sobre polimento da Camisa e Pistão

Mensagem por docbif »

O polimento da camisa e do Pistão faz parte da manutenção do motor, isto todo mundo ja escreveu.
O polimento é feito em geral com uso De Kaol.
Outro dia fiz o procedimento e reparei em um detalhe importante que pode danificar seu motor para sempre.
Após o polimento a camisa fica como nova e limpíssima, mas é certo que uma grande quantidade de Kaol irá se depoisitar nas fendas e janelas da camisa deixando nestes locais uma grande quantidade de abrasivo, que é um dos componentes do Kaol. Se não for retirado este abrasivo ele ira ficar em contato direto com o pistão e a camisa e ao rodar o motor irá desgastar ambos acabando com a compressão do motor.
Assim, antes de montar o motor é preciso lavar muito bem a camisa e o pistão e ter certeza de que não ha depósitos de kaol nas peças.
:!: Detalhe, não vi nada sobre isto em todos os locais onde ha informações sobre como polir a camisa e o pistão. :!:
Ate mais.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Re: Detalhe Importante sobre polimento da Camisa e Pistão

Mensagem por mach »

Sempre que dou uma polida no conjunto, uso algodão mesmo, às vezes uma flanela, mas sempre depois dou uma lavada com nitro certificando que não ficou resíduo nenhum.
Estava lá passeando pela Hobby King quando vi um kit de escovas, pensei q seria o ideal para limpar as janelas, no qual acho mto chato, será q dá certo?
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh ... _brush_set.
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por erosenninspp »

Entao essas escovas foi desenvolvidas para limpar pistolas de pintura, mas segundo ele serve tb para o hobby.
Caso as serdas sejam plasticas possivelmente nao vai ter problemas para limpar as janelas.
Contudo. eu nao acho uma boa ficar mexendo nas janelas que é nelas que ta todo o segredo dos motores 2T.
Por isso acho que tem que tomar muito cuidado quando limpa ou quando faz o polimento nas camisas pra nao alterar o tempo do motor.
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
FIGUEIREDO
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FIGUEIREDO »

o Caol ajuda mas rapido volta ao estado que tava eu uso um produto made em E.U.A nos motores que faço polimento e a diferença aposi um galão e bem bacana,pois proteje bem e aguenta a temperatura
muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por DionisioPrado »

Boas, deixo aqui minha experiência para limpar as janelas da camisa, não sei bem quais são as escovas descritas acima, que talves poderiam ser usadas, mas o que realmente não irá danificar em nada a peça, são escovas interdentais (usadas para escovar entre os dentes de quem usa prótese fixa) encontradas em qualquer farmácia, procure comprar sempre as que tem cerdas macias, todas elas tem cerdas de nylon, e sendo macias, com certeza absoluta não irão abrasionar o metal a ponto de mudar suas características. Afinal, na boca, se ocorrer esta abrasão é um problema sério, pois causaria inúmeros problemas... mas isto é outra história.

Imagem

O pacote com 10 escovas destas deve custar em torno de R$8,00, com 10 unidades. Sempre uso elas não só para limpeza interna do motor, mas também de outras partes do automodelo.

Quaisquer dúvidas, podem postar que terei prazer em ajudar...

Abços.
Goubetti
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Goubetti »

Olá pessoal uma duvida de iniciante.

esse polimento da camisa e pistão é feito de que forma?
a camisa pode ser polida por dentro e por fora tanto o pistão tb pode ser polido nas laterais, isso não pode desgastar o mesmo?
FIGUEIREDO
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FIGUEIREDO »

O pilimento deve ser realizado somente por fora pois se polir por dentro vai desgastar a camisa por dentro somente uma limpeza com o proprio combustivel
muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
SH4RK0
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por SH4RK0 »

E no caso do pistão? O polimento pode ser feito na lateral do pistão?

Analisando o pistão de um motor que tenho aqui, vi que em cima existe uma especie de borra preta.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Claro que não, né jovem?

A não ser se você quiser acabar com seu motor..
SH4RK0
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por SH4RK0 »

Obrigado amigo, sou novato e desculpa a falta de conhecimento no hobby!
douglas.sanches
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por douglas.sanches »

SH4RK0 escreveu:Obrigado amigo, sou novato e desculpa a falta de conhecimento no hobby!

Quanto a borra na cabeça do pistão, vc pode limpar a cabeça (parte de cima) do pistão a vontade, camarada. Isso não vai interferir significativamente na compressão da câmara. Os locais que devem ser protegidos dos abrasivos são a parte interna da camisa e a lateral do pistão, que devem ter um bom atrito pra manter a compressão adequada.
lucasand
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por lucasand »

Boa dica esta, nunca tinha pensado nisso, mas de qualquer maneira sempre limpo meu motor após o polimento...

Lucas.
Guhlatinha
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Guhlatinha »

com qual frequencia deve-se polir a camisa/pistão ???a cada tantos tanques?? abrçs
mugen
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por mugen »

Trabalho com Manutenção de motores aqui na região e gostaria de contribuir com o Tópico fazendo o seguinte comentário.....

O polimento do Pistão, só deve ser feito na parte de cima,jamais na lateral.....caso esteja muuuuuito escurecido a lateral,passe um pano macio com alcool até sair,porém, não deve ser feito com força,caso contrário vai danificar o pistão!!

Eu passo KAOL ou BRASSO com a ponta dos dedos,deixo uns 5 minutos pra "amolecer" onde esta carbonizado e depois uso o próprio dedo ,ate deixar limpo......as vezes, faço, 2,3 vezes esse procedimento.

Outra coisa,como comentado acima,não mexa muito na Camisa.....somente limpe.....

E antes de montar no bloco do motor, passe um jato de Ar Comprimido e já era!!

Mugen.
MUGEN SEIKI / NOVAROSSI / FUTABA

Website http://tomitamugen.forumeiros.com/
Guhlatinha
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Guhlatinha »

obrigado pelas as dicas mas eu queria saber se tem alguma coisa por exemplo quantos tanques usar, ou galhao que vai limpar a camisa e o pistao.
poq o meu esta apenas meio amarelo, e ferrugem entendeu
Responder

Voltar para “Motor”