Ajuda com motor Exceed MadFire

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

lffollmann

Ajuda com motor Exceed MadFire

Mensagem por lffollmann »

Ola, sou novo no forum, é meu primeiro autmodelo, mas ja li muito, sobre acertos e tal, mas não consegui resolver o problema.

Carro: Exceed MadFire .28, combustivel Byron 20%, esta chegando no final do primeiro galão, temperatura para se divertir e não competir em torno de 85 a 95 graus. Amaciamento foi feito com 8 tanques (5 na bancada com motor gordo, afinando progressivamente até o 5º, 2 no chão acelerando uns 20 a 30%, 1 algumas esticadas até 80% da aceleração).

O Problema: Notei q sempre q puxo todo o acelerador ele engasga (não sei se é por falta ou excesso), mas tava indo, andava bem, me diverti muito com ele, mas um tempo atras começou a ficar ruim de lenta e engasgando, tipo to na pista acelero uns 20, 30 %, solto faço a curva acelero de novo ele engasga, se insistir vai até apagar, temperatura em torno dos 90 graus. Olhei a vela e o filamento só estava acendendo da metade para dentro da vela, achei q era a vela, comprei outra igual a original (R4), fui testar hj 04/07/10, com vela nova, dei 2 voltas achei era só a vela, mas depois na 3º volta começou tudo de novo.

Tentei fechar agulha de alta, abrir, agulha de baixa tudo, mas parece q depois de quente ele fica sem lenta e quando acelero algumas vezes começa a engasgar e solta bastante fumaça, mas fechei a agulha de alta e nada. Ele pega acelerando mas solto na lenta ele apaga.

Achei q poderia ser pistão e camisa, mas ele ainda prende quando puxa a cordinha tirando o carro da bancada, como quando era novo com tudo jutitnho, acho q com 1 galão pode ser sedo pra pensar em pistão e camisa ou estou errado? Na minha opinião de novato acho q é o carburador sujo, alguem poderia explicar como limpar? pois só achei passo a passo para desmontar o motor, do carburador nada...

O q vcs acham q pode ser??? desde ja agradeço.
Editado pela última vez por lffollmann em 05 Set 2010, 20:36, em um total de 1 vez.
Wolf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Ajuda com motor Exceed MadFire

Mensagem por Wolf »

olá
É comum a primeira vela estragar pois vc trabalhou com o motor gordo para fazer o amaciamento.
Mas agora que já está amaciado pelo que vc relatou vc apenas acelera a 30 % [já podes dar esticadas em 100%] e isso pode fazer com que dentro do escapamento acabe ficando residuos de sujeira. Verifique se virando o carro sai muita sujeira do escapamento. Quem sabe ainda vc deva fechar um pouco a agulha de alta pois tranquilamente vc pode atingir os 120 graus sem comprometer seu motor.
Abraços
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
lffollmann

Eu acelero 30% pra fazer as curvas, na reta vai até uns 80 a 90% ai ele engasga, se não soltar o acelerador ele vai até apagar. Mas a pista q temos aqui é meio travada, tem rapas meio altas se puxar muito o acelerador e errar a rampa, começa a voar pedeços, hehehe.

Eu ja fechei, abri fiz de tudo, mas o problema é quando ele esta friu vai blz, depois de umas 2 voltas começa a engasgar, apaga, tento ligar, ele pega mas solto o acelerador ele apaga e não fica na lenta. Hj vou fazer mais uns testes.

valeu!!!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Cara, esperimenta limpar as agulhas do carburador. Devem estar com alguma sujeira.

Vc está usando filtro de combustível?

Depois de limpar o carburador, vc vai ter que recarburar o carro. Vc vai perceber que ficou muito mais fácil. Ok?

Abraços.
earlei
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por earlei »

quando fizer isso de novo com ele quente..tenta abrir a agulha da baixa e acerta a lenta dele...
Earlei Salles Ribeiro
lffollmann

Opa, hj a tarde gastei umas 5 horas e muita paciencia, não foi facil, vi q tinha borra de oleo entre a peça onde fixa o recoil e prende no motor, resolvi tirar o motor e limpar tudo e apertar o parafusos, limpei a pipa q tinha quase um lodo dentro, tirei o carburador e limpei pasando um spray pela entra de ar e onde vai a mangueira de combustivel, fiquei com medo de desmontar tudo e não saber mas como montar. Montei tudo no carro e fui testar, liguei ele de cara, 2 puxadas, pensei era isso, coloquei no chão andei um pouco ja começou a engasgar quando acelereva de soco, saia bastante fumaça azul, então fui fechando a agulha de alta, acertando a lenta e tal, nisso foi umas 3 horas, pq quando ele ta quente e apaga o combustivel não vai no carburador, chega no carburador e volta, ai espero esfriar um pouco e vai de novo, ai q deu mais raiva!!!
Mas no final ta quase bom, consigo acelerar até 60% sem engasgar, ai pra cima a fumaça aumenta, engasga até apagar, mas se fechar a agulha de alta ele não pega mais, se fechar agulha de baixa ele sai correndo sozinho, eu fui regulando seguindo uma dica q li aqui no forum, se abrir uma agulha tem q fechar a outra e mexer 1/8 no parufuso, sem paciencia não tem jeito, foi ai q vi uma luz.

Então até 60% da aceleração, sai leve fumaça azul, a cima disso, a fumaça fica bem azul engasga, se insistir apaga, isso é problema na alta ??? e não to usando filtro de combustivel, ainda.
Wolf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Wolf »

Está utilizando o combustível correto ? Bem, pelo que pareçe é sintoma de que vai muito combustivel no carburador, tente fechar mais um pouco a agulha de alta.
Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28
rafael61333
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por rafael61333 »

Se eu estiver errado me corrijão, mas eu acho que a agulha do ar esta muito aberta.
Vai fechando ela bem aos poucos, ate vc ver que a lenta esta boua e o motor funciona mais limpo quando vc acelera, mas se o motor funciona como vc descreveu com 90 a 95gr vai fechando aos poucos a agulha de alta ate chegar + ou - de 110 a 116gr , ai é so alegria hehehe.
Imagem
Potência não é nada sem controle!!!
lffollmann

Estou usando, o combustivel Byron 20% nitro deve ta com uns 7 meses já, esta no finalzinho, deve dar mais um tamque. Tenho um galão zerado, vou testar no feriado.

Rafael, a agulha de ar q vc mensiona é agulha de baixa q regula a lenta?
rafael61333
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por rafael61333 »

Sim ,a agulha do ar é a mesma que a da baixa, mas tem um porem , deve ser combustivel velho demais , um galão depois de aberto sua performace fica boua até dois meses depois de aberto, depois disso ele perde octanagem ( fica vencido ).
Tente usar combustivel novo fica bem mais facil regular.
Imagem
Potência não é nada sem controle!!!
lffollmann

Testei no feriado com o combustivel novo e deu na mesma... Hj tirei o carburador de novo, resolvi mete a cara e desmontar todo (q não é um bicho de 7 cabeça q achei), mas ja quando retirei a parte na cor bronze com a agulha de alta, tem uma peça preta onde engata a mangueira de combustivel, vi q tinha tipo uma espuma branca e seca, acho q é do proprio combustivel, pq ja vi alguma espuma na mangueira, normalmente quando acaba e o motor esta quente, vi algumas bolhas de ar e espuma. Então essa peça preta estava com essa espuma seca, limpei, passei ar em tudo, oleo, montei e fui testar. Nossa ficou zerado, quase não acreditei q um pouco de espuma desse tanta dor de cabeça.
Eu tava decepcionado com o automodelo, mas agora q resolvi o problema, animou, hhehe. Só alegria agora e mais uma q aprendi.

Agradeço a todos q me ajudaram.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

É isso aí amigo!

O maior problema dos autos carburados, tanto carros 1:1 quanto automodelos, são os carburadores.

Tem que tirar e limpar as agulhas sim... Já apanhei muito!!!

O mais impressionante, é que vc gasta VÁRIAS horas tentando carburar... E derepente, limpando as agulhas, o processo fica facinho!

Então, sempre que deixar o auto parado por muito tempo, quando for religar, limpe as agulhas...

Ok?

Abraços!
Responder

Voltar para “Motor”