Alguém por acasado pode dar uma idéia sobre o que pode ter acontecido com esse motor?
O Motor tem somente 1/2 Galão de Uso. Ontem a noite liguei o carro fui no final da Rua e voltei.. Medi a temperatura, 86ºC - Dei mais uma esticada e morreu no meio do caminho!!!
Ainda não sei o que houve pra fazer isso... Detalhe apesar do Estrago todo a Camisa está perfeita... Virabrequim, Bloco e Rolamentos... Somente Camisa e Biela estouraram...
Anexos
2012-07-13-344.jpg (113.76 KiB) Exibido 1543 vezes
2012-07-13-343_1.jpg (90.5 KiB) Exibido 1543 vezes
2012-07-13-347.jpg (111.84 KiB) Exibido 1543 vezes
Minha suspeita é se vc fez o amaciamento correto, se estava com somente meio galão.... pistão travado em cima da camisa...o pino racho a biela ao meio.
Jacinto escreveu:Minha suspeita é se vc fez o amaciamento correto, se estava com somente meio galão.... pistão travado em cima da camisa...o pino racho a biela ao meio.
É realmente faz sentido... o Problema é que o motor não era meu... eu estava somente regulando para um amigo aqui, então não sei como foi o amaciamento dele!
Resumindo, fiquei no prejuízo pois tirei meu motor e coloquei no carro dele e entreguei regulado. Afinal quebrou na minha mão
Desculpe, mas o aspecto deste motor não mostra somente uso de 1/2 galão! Esta muito sujo po fora!
Minha opinião o amaciamento não foi feito correto, e estava andando muito fino, já vi motores de on road que andam muito fino acontecer isto!
Dente escreveu:Desculpe, mas o aspecto deste motor não mostra somente uso de 1/2 galão! Esta muito sujo po fora!
Minha opinião o amaciamento não foi feito correto, e estava andando muito fino, já vi motores de on road que andam muito fino acontecer isto!
Ele rodou meio Galão sim... o Dono dele comprou em Dezembro do ano passado na Big Field - A sujeira é que ele é relaxado mesmo e não limpa. A mistura fina pode ser junto também com o mau amaciamento.
Mas 1/2 galão de combustivel não é o suficiente para deixar a camisa na cor que esta, um m motor com 1/2 de uso a camisa tem que estar douradinha ainda, anãoser que este motor nem foi amaciado e andou sempre fino com altas temperaturas no bloco, sendo assim o teu amigo te deu uma bomba prestes a estourar.
Pela primeira foto, mostra conjunto camisa/pistão muito desgastado (discordo da sua afirmação de que a camisa estaria perfeita). Isto é indicado pela altura que o pistão sobe na camisa. Num kit com alguma compressão, ele não chega tão próximo da "borda" da camisa.
Na minha opinião, conjunto já bastante castigado pelo tempo de uso + regulagem não ideal, resultando num aquecimento incorreto do conjunto (86ºC = muito frio). As partes não dilataram corretamente, e somando-se o fato de que já estariam consideravelmente usadas, obtemos esse tipo de resultado...
Abraço!
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Tenho que concordar com o ferbosso, esse motor está com uma cara de muito castigado para ser tão pouco utilizado assim. Pode ser que você tenha pego um motor que indevidamente amaciado causou a trinca na biela, que por sua vez atravessou a cabeça do pistão!
Caso você optar por trocar o kit camisa/pistão, procura trocar tambem o jogo de rolamentos do motor pois se o estrago todo foi causado por má utilização e manutenção do motor, os rolamentos devem de estra comprometidos tambem.
Amigo, o relaxo por parte do seu amigo que vc menciona, não se restrinje somente à limpeza externa, pois quando o cara não tem paciência de limpar o motor, ele também não tem cuidados com manutenção, como por exemplo, antes de guardar o carro , funcionar o motor até ter certeza de que queimou todo o combustível e usar after-run para proteger o mesmo.. Dá pra ver isso nas fotos: o virabrequim tá enferrujado,, a camisa está com as bordas das janelas derretidas por superaquecimento,e a biela está azulada onde quebrou, indício claro de superaquecimento... Pelo jeito, além de falta de cuidado, o pobre do motor funcionou mal regulado, e daí voce agora sabe o que acontece... Bobeou com essas coisas, é preju na certa... Uma pena, seu camarada detonou o motor e o prejuízo sobrou pra voce... Se trocar camisa, pistão, rolamentos, biela, pino e clips do pistão, compensa jogar fora esse motor e comprar outro novo, sai mais barato e tem garantia... Eu, no seu lugar, faria isso... Espero ter ajudado.. boa sorte!!!!
OFNA GT DM-1 - Novarosi KAPPO .21 RALLY
KM Racing H-K1 - Novarossi .12 353 SR L.K.O.
LOSI 8IGHT 2.0 RR - Novarossi .21 P5XLT
Truggy SH Z-Car ZMXT-8 - NOVAROSSI ROMA .25
ARC R10 2015 - Hobbywing
REVO 3.3 5309 - Novarossi Revo kit 2.5
1/2 galao? nem sonhando... acredito que esse seja um motor TRX .21 que equipa as revos e jatos... é um motor EXCELENTE e quem querbra é heroi... tenho esse motor e te afirmo que é necessario um bom amaciamente e andar sempre com a mistura proximo ao ideal... ele ja tem cara que de andou MUITO ou que ta rodando a tempos com mistura bem pobre... o dono é descuidado biela apresentando ferrugem = /
o meu motor ja comsumiu 2 galoes de combustivel tornado (20% nitro 12% oleo) + 3 galoes de 10% nitro e 16% oleo e agora ja estou na metade do outro galao 16% nitro e 12% oleo (que particularmente to achando ideal) basta fazer o processo de caburagem adequado que nao tem problema =)
olha a foto do meu motor MUITO BEM UTILZADO
Nao precisa ter dó do motor pq EU NAO TENHO..mas precisa ter cuidado e manutençao... inferlizmente a bobma estourou com voce = /
eu tentaria entra num acordo com seu amigo... pelomenos meio a meio..um motor desse novo e 300 e pocos reais
Amigo Fastinhu, tenho uma REVO 3.3 com esse motor, e concordo em partes com voce... Não acho que esse motor seja comparável aos melhores, como por exemplo Novarossi, OS, e outros, mas tambem não é uma porcaria, como fica entendido em seu post... Ele é RTR, sim, mais simples do qeu os Prós, mas anda muito bem se vc levar em conta o peso da REVO... Eu tive uma decepção com esse motor, que se não fosse isso, diria que é um ótimo motor... Os rolamentos deram problema, especialmente o traseiro, com 1 galão de uso apresentou uma folga enorme que bagunçava o motor inteiro... Troquei os rolamentos por rolamentos da marca NSK, que são muito melhores que os originais e o motor ficou zerado, já rodei mais dois galões sem problema nenhum... Outra coisa desse motor, é que na REVO ele trabalha forçado devido ao peso do carro, e esquenta um bocado, mesmo bem regulado, tem que ficar de olho na temperatura... O meu trabalha entre 130 e 140C... Se vacilar, estoura mesmo...
OFNA GT DM-1 - Novarosi KAPPO .21 RALLY
KM Racing H-K1 - Novarossi .12 353 SR L.K.O.
LOSI 8IGHT 2.0 RR - Novarossi .21 P5XLT
Truggy SH Z-Car ZMXT-8 - NOVAROSSI ROMA .25
ARC R10 2015 - Hobbywing
REVO 3.3 5309 - Novarossi Revo kit 2.5