Recebi um eMail da Tower algumas semanas atrás sobre a redução deste Kit de $299 parar $199..
Ainda consegui usar o código de desconto 011KE da Tower de $45.. Então o modelo acabou saindo por menos de $155..
É um Chassis tamanho padrão Buggy 1/8, com 330mm de entre-eixos, mas considerado como 1/10 de escala de um Buggy de Duna.
O Kit chegou numa caixa bem grande.. Por estar desmontado, a caixa ainda ficou maior do que o próprio modelo..
E ainda vem com algums acessórios para serem usados caso a diplomacia falhe..
Passo #1: Diferenciais
Abrir o pacote A: Nada muito complexo nesta montagem.. O'Rings no eixo das tulipas e um E Clip chato para prender a coroa da planetária.. Minha dica aqui é pingar uma gota do óleo do Diff na ponta do eixo para "grudar" o E Clip enquanto o pressionamos com um alicate de bico..
O parafuso tem cabeça de 1,5mm e a rosca é M2.. Não force o aperto pois as chances de espanar são grandes.
Passo 2: Caixa do Diff
A Caixa do Diff está no pacote "Plastic 4". Uma informação importante aqui sobre estes pacotes:
Não procure encontrar uma lógica nas peças plásticas e seus respectivos pacotes. Os Pacotes Plásticos não estão ordenados pela montagem. Eles foram agrupados pelo tipo de material utilizado. Existem peças mais duras e outras mais moles, e é este o critério para agrupar as peças plásticas em seus pacotes.
Como na montagem dos Diffs, nada de surpresas nesta montagem.
A dica que eu dou aqui é ficar esperto eu se colocar o E Clip no pinhão, pois ele tem a ponta angulada e não é difícil deste Clip sair voando. Faça esta montagem em um local claro para caso o Clip voe, fique fácil de se achar.
Trava Rosca SEMPRE deve ser usado quando há contato entre metal com metal, com excessão das porcas auto travantes. E o Trava Rosca deve ser passado APENAS na rosca, não no eixo.
Passo 3: Fechamento da Caixa do Diff Dianteiro
Abrir Pacote B: Além deste pacote, demorei para encontrar a peça AX80093-2 - que está no pacote "Plastic 6".
Neste passo é com se acostumar com o uso de um paquímetro para não usar parafusos errados na montagem. Ou pelo menos separe os parafusos por tamanho e saiba quais utilizar.
Eu costumo montar a caixa e apenas depois eu passo a graxa verde na coroa.. assim não precisa lambuzar o dedo durante a montagem.
Aproveitei e também terminei o Diff traseiro, que seria fechado no passo 8, para aproveitar e engraxar tudo de uma vez.. Entretanto será necessário usar parafusos do Pacote C.
Passo 4: Semi Eixos Dianteiros
Os Steering Knuckles estão no pacote "Plastic 1" e precisa ficar esperto para montar o hub certo no local certo. A manga de eixo 1 monta no Hub 1 e vai do lado direito.
O sistema de rotação da manga de eixo é interessante, já que usa uma bucha de latão presa por um parafusinho M3 sem cabeça. Só da medo da manga não conseguir segurar o parafuso corretamente.. Aí se perde o parafuso e a bucha..
Passo 5: Bandejas Dianteiras
Sem muita surpresa nesta montagem. Pino para prender os knuckles na bandeja travado por um parafusinho sem cabeça, prestando atenção apenas na montagem correta direita e esquerda.
PS: Oba.. Temos um Rifle na próxima montagem!
Passo 6: Suspensão Dianteira
Nesta montagem temos um Upgrade que consta na Errata enviada separado do Manual. Antes, as bandejas eram presas por pinos, e agora são por parafusos e porcas auto travantes.
Aqui também é possível escolher entre dois tipos de fixação: Suporte do Pino de alumínio com buchas ou diretamente o suporte plástico (Encontrados junto com o Rifle)
Eu usei o suporte plástico por ser mais fácil de montar e para verificar a qualidade do material. Caso ele não aguente, eu os troco pelos de alumínio depois.
PS: Mais atalhos contra a diplomacia na próxima montagem: Duas Colts 45..
Passo 7: Camber Link
Sem surpresas nesta montagem.. Para quem nunca montou, o turnbuckle que vai segurar os BallLinks possuem roscas esquerdas e direitas.. Verifique bem antes de tentar rosquear os BallLinks para ter sucesso.
Os Balls são de plástico e de um material mais duro. por este motivo, serão encontrados no Pacote "Plastic 2".
PS: Para completar o arsenal, mais um Rifle!
Passo 8 já foi feito junto com o passo 3.
Passo 9 e 10: Montagem nas bandejas Traseiras:
É praticamente igual a montagem dianteira, mantendo o cuidado de verificar a direção das peças em cada lado.
Dica: Existem dois espaçadores que devem ser colocados antes de fixar o Hub traseiro na bandeja. A melhor forma é colocar os espaçadores antes de colocar o Hub.
Passos 11 e 12: Suspensão Traseira
A montagem é igual a dianteira, inclusive com a mesma errata e com a mesma possibilidade de usar alumínio ou plástico para segurar os pinos da bandeja.
Minha dica aqui é apenas inverter a fixação do parafuso do ToeLink na caixa do Diff. O Manual diz para o parafuso vir por dentro e a porca por trás. Eu montei ao contrário para facilitar a manutenção futura, pois é mais fácil colocar uma chave de boca dentro do chassis e a Allen fora do que o contrário.
Passo 13 e 14: Diff central e Chassis
Abra o Pacote D: A montagem do Diff segue exatamente a mesma montagem dos Diffs dianteiro e traseiro.
O chassis também não tem segredo, com excessão du parafuso que deveria prenser as laterias plásticas próximo a caixa do receptor não ser usado neste momento da montagem.
Trava rosca em todos os parafusos do Chassis nesta montagem.
Passo 15: Montante do Motor
A única dificuldade deste passo foi encontrar a bendita peça AX80107-6, que foi encontrada no pacote da Gaiola.
De resto, parafusos em plástico vão sem nada. Parafusos que vão no alumínio devem usar Trava Rosca.
Quem sabe hoje eu consigo montar mais alguma coisa..