SERPENT 733 - Avaliação

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: SERPENT 733 - Avaliação

Mensagem por erosenninspp »

Cara vc pode usar no diff traseiro ou oleo 20k ou mesmo 10k pra teste.
Mas uma coisa importante, nos amortecedores o retorno deles deve ser igual para os 4, ou seja quando vc preciona até o final e ele retorna o tanto que ele retornar deve ser igual nos 4.
Por carater de teste tente colocar os insert igual eu falei e teste pra ver no que da.
Tinha feito dos os ajustes e o carro ficou pregado de traseira nao saia nem com o dedo no talo, mas perdi totalmente a frente, por isso acabei voltando para a barra de 2,5mm ai cheguei a onde eu queria
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
Torranojr
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Torranojr »

Rodrigo, testei no sábado o diferencial blocado, mas não troquei o set up do carro. Estava com a mola azul na frente e a vermelha atras e a barra estabilizadora 2,8 na dianteira, e percebi o mesmo que vc perdi a frente como se a dianteira ficasse bamba. No feriado devo ter mais tempo para novos testes, que óleo vc usa nos amortecedores?
Torrano
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Bom eu estou usando oleo 1200 com o danper ( bolacha ) com 3 furos.
Eu participei da corrida do paulista esse fds foi legal mas apesar de varios imprevistos foi bom, poderia ter sido melhor mas valeu pra contar como experiencia.
No sabado durante os teste do motor percebi que o carburador estava com problema dando entrada de ar falça no motor o que me obrigou a trocar o carburador inteiro, o motor que eu estava usando era um 353 09 tuned primeira geração que vinha com o carburador com a base em plastico para ajudar nao esquentar tanto e pegar mais facil quando morre, mas tive que trocar por outro que era do modelo antigo o que funcionou muito bem.
O motor tava empurrando bem o carro tava na mao, terminei em primeiro a primeira tomada mas fui desclassificado por causa da asa traseira que estava fora da medida.
Segunda tomada fui com uns pneus usados e nao truados mas acabei em terceiro a tomada.
Na semi final larguei em 5 e terminei em 4 nao forçando o carro para a final.
Na final escolhi mal a medida do pneu o que fez com que meu carro no inicio da prova fica-se mais lento do que os outros mas da metade pra frente comessou a ficar mais facil de pilotar estava disputando o 3 lugar quando numa ultrapassagem bati e a bolha prendeu na roda, o gandula em vez de tirar e colocar na pista levou o carro ao box e pra melhorar o motor morreu, e o que tinha me salvado acabou me prejudicando e levando 3 minutos para colocar o carro na pista, e pra ajudar faltando experiencia entrei na pista com uma sede de adar rapido que acabei dando uma pancada num carinha que tava muito lento na pista e levei um sotp and go.
Mas fazendo as contas, 3min = 180 segundos eu estava fazendo uma media de 17,9 por volta e isso daria umas boas 10 voltas e me tirou completamente de um podio.
Fiquei 12 voltas do primeiro e 10 voltas do segundo ( olha as minhas 10 voltas ai ) e acabei em oitavo.
Mas fiquei contente com uma coisa o carro estava completamete na mao, fazia o que queria com ele o que faltou mesmo foi treino ja que eu tive um mes pra acertar o carro e andar na corrida, quem sabe na proxima etapa eu ande melhor.
Depois c alguem quizer eu coloco o setup que eu usei na corrida.

Rodrigo.
Torranojr
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Torranojr »

Rodrigo, seria interessante vc colocar o seu set up. Que pneus vc usou? O oleo que vc usa nos amortecedores é Exceed?
Parabéns pela corrida e é muito bom que os pilotos mais experientes passem informações e dicas para os mais novos. Valeu
Torrano
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Bom foi esse e o setup que eu usei no dia da corrida.
Umas resalvas, na hora de montar o setup na folha esqueci de colocar a onde vai o link da barra traseira, bom ele vai no furo de dentro.
Outra coisa o diff traseiro ta com 10k, mas esse fds vou testar o 30k e o 40k.
No sabado nos treinos o carro tava impilotavel nao sabia mais o que fazer tava totalmente diferente do fds anterior e olha que nem tirar os rolamentos pra lavar eu tinha tirado, nao tava entendendo o que tava acontecendo, na ocasiao tava com o diff com 30k com as engrenagens de plastico ( muito boas dao um funcionamento muito mais suave que as originais e fora que pesa metade do peso.) mas o carro nao parava a traseira na pista nao tinha jeito que fazer mudei o diff pra 10k que melhorou e eu decidi que ia com o caro desse jeito pra corrida no dia seguinte.
Em casa quando eu estava trocando os rolamentos para a corrida no dia seguinte eu vi que tava quebrado o upright traseiro direito fazendo com que a roda fica-se solta e pertendo todo o setup nas curvas.
Troquei a peça quebrada e mantive os ajustes e fui pra corrida, por sorte nao tinha fugido do setup que eu tinha feito um fds antes e o carro c comportou bem, mas os ajustes continuam e esse fds eu vou testar alguns deles hehehehe.
To colocando o setup c nao der pra visualizar eu vou descrever ele todo.
Anexos
setup 733 tatuapé_616x952.jpg
setup 733 tatuapé_616x952.jpg (118.9 KiB) Exibido 1249 vezes
Torranojr
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Torranojr »

Rodrigo, muito legal de sua parte compartilhar seu set up e suas experiências sobre o 733 no fórum. Seria muito mais interessante se mais " donos " do 733 compartilhassem suas experiências.
Torrano
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Bom um outro detalhe que acho que quem ta começando nao sabe, ou usa errado.
As barras estabilizadoras, com elas vc tem a possibilidade de ajustes rapidos no carro.
Quando vc acha o setup do carro e faz com ele o que vc quer é que nao só os ajustes de geometria da suspenção e pneu mas o equilibrio da barra estabilizadora.
Vamos a exemplos praticos.
No fds anterior o carro ta legal na mão e tal, mas agora o carro ta saindo de traseria pq a pista ta suja ou humida, em vez de vc mudar totalmente o seutp do carro o que vc pode fazer é amolecer a barra traseira, isso faz com que as rodas fiquem em maior contato com o asfalto nas curvas dando mais estabilidade na traseira, mas isso tem um preço vc vai perder frente do carro, mas conforme a pista vai limpando ou melhorando o grip vc pode ir voltando a barra para a posição original.
E o inverso tb é valido, caso o carro esteja sem frente ou por causa que a traseira ta muito pregada ( o que acontece com esse setup que eu fiz pro 733) vc pode endurecer a barra traseira, isso faz com que a traseira fique mais solta e vc ganhe um pouco mais de frente.
Na corrida durante as primeiras tomadas, durante os 3 minutos de aquecimento eu ja tinha visto que o carro tava com a traseira solta entao eu pedi pro mecanico amolecer a barra dei duas voltas e vi que ficou bom, fiz a tomada terminei em primeiro (ta certo que eu fui desclassificado por causa da asa).
Mas o ajuste ajudou na pista e conforme a pista foi melhorando o grip fui voltando a barra para a posição original ou até mais dura.

Rodrigo
Torranojr
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Torranojr »

Rodrigo, vc comentou sobre a barra traseira. E quanto a barra dianteira? A traseira vc já havia comentado e já havia me ensinado como acertar, porém não sabia o quanto sutil poderia ser o ajuste desta barra. Valeu
Torrano
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Bomr respondendo a uma pergunta anterior os oleos de silicone que eu estou usando no carro sao todos de marcas conhecidas (kyosho, mugen, Xray, Team Magic e Xceed) prefiro usar essas marcas por causa da constancia que o oleo proporciona e outra coisa os oleos originais percebi que é meio caixinha de surpresa entao eu nao estou usando os oleos que vieram com o kit, a maioria é xceed inclusive a que esta nos amortecedores e diferenciais.
Outra coisa a barra que eu estou usando é a de 2,5mm que é a horiginal do carro outra coisa eu deixo ela rente com o arame.
A barra dianteira funciona exatamente como a traseira, ou seja amolece pra dar mais frente ou endurece pra dar mais traseira.
Como numa corrida, pra mecher na barra dianteira é mais complicado por causa da bolha e da pressa que vc tá, normalmente esses ajustes rapidos é feito somente na barra traseira.
Mas a barra dianteira vc pode fazer esses ajustes finos quando estiver acertando o carro. Depois vc pode só modificar a barra traseira.
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Como falei a algum tempo atraz estou colocando fotos do Regime que meu 733 entrou.
Uma pena que quando coloquei os parafusos de titanio no carro ainda nao tinha a balança pra saber quanto perdeu de peso o carro.
Sei que o carro ficou com 1780g. aferidos no dia da corrida com pneu baixo, bolha e tanque no osso e transponder amb antigo (tijolão).
Olhando assim parece que nao teve um ganho muito grande mas somando tudo da uma bela diff.
Anexos
Eixo aliviado CSO
Eixo aliviado CSO
733 dieta - 02_800x600.jpg (52.5 KiB) Exibido 1151 vezes
Eixo original Serpent
Eixo original Serpent
733 dieta - 01_800x600.jpg (47.3 KiB) Exibido 1151 vezes
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Nessa nao teve melhoria nenhuma em peso, mas ganhou muito em praticidade e desempenho, ja que os originais eram muito duro na hora de fazer setup e os ball end tinha muita folga, com esses agora esta muito mais suave fazer o setup e a folga acabou.
Anexos
Turnbukle de titanio original serpent mais ball end da mugen.
Turnbukle de titanio original serpent mais ball end da mugen.
733 dieta - 03_800x600.jpg (48.76 KiB) Exibido 1149 vezes
Turnbukle original do kit junto com ball end original do kit.
Turnbukle original do kit junto com ball end original do kit.
733 dieta - 04_800x600.jpg (65.19 KiB) Exibido 1149 vezes
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

A centax troquei pela da Xceed ela é uma grama mais pesada do que o original mas a pegada foi bem melhor e foi mais facil acertar tb.
Anexos
Centax Xceed com pinhoes 17/22
Centax Xceed com pinhoes 17/22
733 dieta - 07_800x600.jpg (76.26 KiB) Exibido 1148 vezes
Centax original com pinhoes 17/22
Centax original com pinhoes 17/22
733 dieta - 06_800x600.jpg (75.82 KiB) Exibido 1148 vezes
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

aqui no receptor da pra aliviar bastante peso tb. essa é simples e qualquer um pode fazer.
Nesse caso nao só aliviei peso como tb melhorei o equilibrio do carro ja que o carro tava quase 30g mais pesado do lado do receptor.
Eu prendi o receptor direto no servo do acelerador usando fita dupla face e fiz o mesmo com o regulador.
No caso do regulador eu tb encurtei os fios para diminuir o peso e melhorar a montagem.
Anexos
Tirei toda a caixa do receptor e troquei o regulador da LiPo por um menor e mais leve.
Tirei toda a caixa do receptor e troquei o regulador da LiPo por um menor e mais leve.
733 dieta - 09_800x600.jpg (57.29 KiB) Exibido 1147 vezes
receptor com caixa e os parafusos de titanio, c for os parafusos originais vai dar mais diferença.
receptor com caixa e os parafusos de titanio, c for os parafusos originais vai dar mais diferença.
733 dieta - 08_800x600.jpg (50.18 KiB) Exibido 1147 vezes
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Outra coisa que deu muita diferença foi os servos.
lembrando que troquei os dois entao foi o dobro do ganho.
Anexos
Usei servos low profile da savox tem a mesma velocidade dos bls451 e o mesmo torque, só que mais leves.
Usei servos low profile da savox tem a mesma velocidade dos bls451 e o mesmo torque, só que mais leves.
733 dieta - 11_800x600.jpg (48.26 KiB) Exibido 1146 vezes
Meus BLS451 servos muito bons e constante mas infelizmente pesados. 
<br />Lamento ter que trocar eles em nome da performance.
Meus BLS451 servos muito bons e constante mas infelizmente pesados.
Lamento ter que trocar eles em nome da performance.
733 dieta - 10_800x600.jpg (52.26 KiB) Exibido 1146 vezes
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Resultado da dieta.... mais de 80g pq estou levando em conta que nao medi a diferença dos parafusos de titanio e dos originais.
Responder

Voltar para “On-road”