Limpeza e manutenção basica
Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach
Re: Limpeza e manutenção basica
procurei no site e num achei nao
http://www.br.nsk.com/
http://www.br.nsk.com/
Sempre depois de andar com minha revo...passo um jato de ar bem forte em tudo qto eh parte dela...lavo a bolha...o filtro de ar...e depois olho as engrenagens bem detalhado pra ver se nao tem nenhuma pedrinha entre os dentes...mas demontar ela ainda nao tive coragem...
--

Lucas Francisco

Lucas Francisco
- rafa_sd
- Piloto Advanced

- Contato:
O Birk.. quando a gnt vai dar uma banda velho????
Eu to agitando um pessoal pra fazer uma pista em POA ou em Viamao, tá nas pilhas??
Abraço
Eu to agitando um pessoal pra fazer uma pista em POA ou em Viamao, tá nas pilhas??
Abraço
Ontem eu tirei 2 partes do carro que me facilitaram d+ a limpeza... Tanque e Caixa do Rádio.
Indiquei na imagem os lugares que acho que devem ser lubrificados, se estiver errado ou tiver mais algum, me corrijam

Essa parte perto das rodas, realmente gruda muita sujeira... eu preciso desmontar tudo ou só tirando a roda ja da para lubrificar bem....
Na foto eu ja tinha limpado um pouco, mas dps q tirei a roda e tirei a foto removi completamente a terra desse lugar.
Essas articulações acima e abaixo do eixo tambem devem ser lubrificadas?

Lavei o filtro de ar, mas o oleo do filtro não saiu completamente, lavei várias vezes com detergente neutro, mas ele ainda esta pegajoso... é assim mesmo..
aqui ele guardadinho para um periodo de sono..

Indiquei na imagem os lugares que acho que devem ser lubrificados, se estiver errado ou tiver mais algum, me corrijam

Essa parte perto das rodas, realmente gruda muita sujeira... eu preciso desmontar tudo ou só tirando a roda ja da para lubrificar bem....
Na foto eu ja tinha limpado um pouco, mas dps q tirei a roda e tirei a foto removi completamente a terra desse lugar.
Essas articulações acima e abaixo do eixo tambem devem ser lubrificadas?

Lavei o filtro de ar, mas o oleo do filtro não saiu completamente, lavei várias vezes com detergente neutro, mas ele ainda esta pegajoso... é assim mesmo..
aqui ele guardadinho para um periodo de sono..

- rafa_sd
- Piloto Advanced

- Contato:
O melhor para lubrificar os rolamentos, é tirá-los, limpa-los e depois lubrificar, por mais que vc limpe ele no carro, ele vai continuar sujo, ok?
Existem mais rolamentos dentro do carro, mais 8 na verdade, nos diferencias, que presisam ser revisados de vez em qdo.
Tb é bom botar uma graxa nas engrenagens que ficam nos diferencias dianteiro e traseiro, umas engrenagens de aluminio...
acho que é mais ou menos isso.
Existem mais rolamentos dentro do carro, mais 8 na verdade, nos diferencias, que presisam ser revisados de vez em qdo.
Tb é bom botar uma graxa nas engrenagens que ficam nos diferencias dianteiro e traseiro, umas engrenagens de aluminio...
acho que é mais ou menos isso.
Amigo para limpeza do filtro de ar é necessário utilizar querosene ou algum outro removedor, ai depois vc lava com detergente.
É recomendável fazer essa manutenção/revisão geral a cada galão, se vc anda em locais com muito pó, inclusive no motor tb, pois assim vc consegue verificar um problema pequeno que pode se tornar um grande problema. Como um rolamento com muita "folga", que pode quebrar e danificar alguma outra peça, principalmente as de plástico. Esses devem ser trocados.
Eu faço revisão completa, desmonto o carro inteiro, mais por partes, faço a parte dianteira primeiro, desmonto tudo limpo tudo com querosene, seco e depois uso um lubrificante em spray e tiro o excesso com um pano limpo, se não gruda muito pó, e monto tudo, depois vou para a central e depois a traseira. Não precisa ser nessa ordem, mais faço em partes para não ficar com muitas peças/parafusos espalhadas na bancada.
Utilize o manual de seu automodelo para ver quais as partes que eles recomendam lubrificar e lubrifique sem exagero, pois se não o pó entra, gruda no lubrificante e começa a corroer as peças ai começam as folgas excessivas.
Forte abraço e bom trabalho.
É recomendável fazer essa manutenção/revisão geral a cada galão, se vc anda em locais com muito pó, inclusive no motor tb, pois assim vc consegue verificar um problema pequeno que pode se tornar um grande problema. Como um rolamento com muita "folga", que pode quebrar e danificar alguma outra peça, principalmente as de plástico. Esses devem ser trocados.
Eu faço revisão completa, desmonto o carro inteiro, mais por partes, faço a parte dianteira primeiro, desmonto tudo limpo tudo com querosene, seco e depois uso um lubrificante em spray e tiro o excesso com um pano limpo, se não gruda muito pó, e monto tudo, depois vou para a central e depois a traseira. Não precisa ser nessa ordem, mais faço em partes para não ficar com muitas peças/parafusos espalhadas na bancada.
Utilize o manual de seu automodelo para ver quais as partes que eles recomendam lubrificar e lubrifique sem exagero, pois se não o pó entra, gruda no lubrificante e começa a corroer as peças ai começam as folgas excessivas.
Forte abraço e bom trabalho.
Abraço.
Eduardo Oliveira
Apoio - Difference Import's
Imp. Oficial Team Durango / Alpha Plus Engine
http://www.difference.com.br
http://www.difference.com.br

- Contato:
Fazer uma revisao geral a cada galao eu acho muito tempo.
O ruim é que dá uma mao de obra sem tamanho fazer toda a revisao, mas tem que ser feita.
Pra quem anda em pista, tem que ser muito mais frequente.
Mas depois de um tempo, cada um acha o que é melhor para si. Nada como ir conhecendo o carro e sua peculiaridades.
Por exemplo, no DBX, eu tiro 4 parafusos pra olhar o estado das engrenagens do Diff.
Abraço
O ruim é que dá uma mao de obra sem tamanho fazer toda a revisao, mas tem que ser feita.
Pra quem anda em pista, tem que ser muito mais frequente.
Mas depois de um tempo, cada um acha o que é melhor para si. Nada como ir conhecendo o carro e sua peculiaridades.
Por exemplo, no DBX, eu tiro 4 parafusos pra olhar o estado das engrenagens do Diff.
Abraço
Galera, muito legal todos postando aqui o que fazem nas suas manutenções... da para aprender bastante, lendo os comentarios de vcs
- rafa_sd
- Piloto Advanced

- Contato:
Ihhh, que nada.. eu nem posto pra ajudar voces, eu posto pro meu perfil ali virar "piloto advanced" huahauahauah
Sacanagem!!!!
Tamo aí, ne.. ngn nasce sabendo!
Sacanagem!!!!
Tamo aí, ne.. ngn nasce sabendo!
- Fabrício_DBX
É rafa, desse jeito vc vai virar Moderador.... hahahah...!
Brincadeira, vc é muito prestativo pro pessoal DBX/DST.
Eu queria informar que usar certos produtos como Thiner e outros solventes parecidos em PARTES PLÁSTICAS, principalmente na ESPUMA DO FILTRO DE AR e na BOLHA (carenagem), pode acabar manchando, tirar a tinta da bolha e deixar as peças ásperas (sem brilho).
--> O melhor que vc pode fazer é limpar com ÁLCOOL DE LIMPEZA e depois passar SILICONE EM SPRAY. O silicone é muito bom para todas as partes móveis também, porque diminui o desgaste (mas não exagere, deixe tudo seco com um pano para o pó não grudar). Vc vai notar como tudo fica lizinho e brilhando!
Outras coisas que ajudam na limpeza:
--> Arrume uma escova de dentes (para quando a sujeira for brava);
--> Um pincel (para limpeza mais leve);
--> Uma porrada de flanelinha;
--> Cotonetes também ajudam muito naqueles cantinhos difíceis.
Tenha isso tudo em mãos, crie muita coragem, e BOA SORTE!!!
Brincadeira, vc é muito prestativo pro pessoal DBX/DST.
Eu queria informar que usar certos produtos como Thiner e outros solventes parecidos em PARTES PLÁSTICAS, principalmente na ESPUMA DO FILTRO DE AR e na BOLHA (carenagem), pode acabar manchando, tirar a tinta da bolha e deixar as peças ásperas (sem brilho).
--> O melhor que vc pode fazer é limpar com ÁLCOOL DE LIMPEZA e depois passar SILICONE EM SPRAY. O silicone é muito bom para todas as partes móveis também, porque diminui o desgaste (mas não exagere, deixe tudo seco com um pano para o pó não grudar). Vc vai notar como tudo fica lizinho e brilhando!
Outras coisas que ajudam na limpeza:
--> Arrume uma escova de dentes (para quando a sujeira for brava);
--> Um pincel (para limpeza mais leve);
--> Uma porrada de flanelinha;
--> Cotonetes também ajudam muito naqueles cantinhos difíceis.
Tenha isso tudo em mãos, crie muita coragem, e BOA SORTE!!!
<#Fabrício#=--
- Fabrício_DBX
Outra coisa MUITO IMPORTANTE.
Como peças e parafusos não dão em árvores, tenha muito cuidado quando for desmontar.
--> Nunca aplique muita força para desrosquear qualquer parafuso, principalmente nos mais finos, como os dos servos, porque se vc expanar a rosca de um servo, pode acabar soltando o comando em qualquer posição enquanto anda e aí já viu, aceleração máxima no muro, nem Fail Safe segura!
--> Sempre use a ferramenta adequada: Para um parafuso fino, uma chave fina, um parafuso médio, uma chave média. Um alicate-de-bico para remover pinos e hastes presas (com cuidado).
Obs.: Fique atento ao estado das ferramentas. Ja expanei um parafuso do pull starter com uma chave philips vagab... Fui achar pra comprar em um cubículo em Jundiaí, numa "casa de parafusos" antiga. Tinha uma dúzia na caixa, levei 8 hehehe.
Como peças e parafusos não dão em árvores, tenha muito cuidado quando for desmontar.
--> Nunca aplique muita força para desrosquear qualquer parafuso, principalmente nos mais finos, como os dos servos, porque se vc expanar a rosca de um servo, pode acabar soltando o comando em qualquer posição enquanto anda e aí já viu, aceleração máxima no muro, nem Fail Safe segura!
--> Sempre use a ferramenta adequada: Para um parafuso fino, uma chave fina, um parafuso médio, uma chave média. Um alicate-de-bico para remover pinos e hastes presas (com cuidado).
Obs.: Fique atento ao estado das ferramentas. Ja expanei um parafuso do pull starter com uma chave philips vagab... Fui achar pra comprar em um cubículo em Jundiaí, numa "casa de parafusos" antiga. Tinha uma dúzia na caixa, levei 8 hehehe.
<#Fabrício#=--
Todas as dicas são bem vindas..
valeu fabricio
valeu fabricio
eu normalmente faço a manutenção a cada duas vezes que ando porque não ando todos os fins de semana, mas o ideal seria desmontar pelo menos a cada duas vezes que for andar, o motor pode desmontar depois de cada galão, mas não passe disso. É importante abrir e ver o estado, até porque depois de uma bela limpeza ele vai melhorar o rendimento, usar filtro de combustível ajuda muito, eu tive que retirar as agulhas duas vezes devido a entrada de sujeira pelo combustivel, coloquei filtro e acabaram os problemas. Quando aos rolamentos, eu abri todos eles uma vez já e vi que realmente eles sujam bastante, mas os que realmente precisam de limpeza constante são os das rodas. Quando a usar solvete, como nosso amigo já disse, tem que ter cuidado, se cair na bolha ela vira líquido ueuhehue
Em relação ao filtro de ar, não preciso nem falar.
rafa_sd
eu pilho de uma pista, principalmente em poa hehe, vamo marcar de andar um dia, o problema é que eu dependo dos meu pai pra me levar nos lugares e ele costuma ir pra fora nos sabados e domingos, mas podemos estudar um dia pra andar.
por sinal, onde tu mora? eu moro perto do iguatemi do lado do parque germania, na vila jardim.
nossa que texto hehehe
Em relação ao filtro de ar, não preciso nem falar.
rafa_sd
eu pilho de uma pista, principalmente em poa hehe, vamo marcar de andar um dia, o problema é que eu dependo dos meu pai pra me levar nos lugares e ele costuma ir pra fora nos sabados e domingos, mas podemos estudar um dia pra andar.
por sinal, onde tu mora? eu moro perto do iguatemi do lado do parque germania, na vila jardim.
nossa que texto hehehe
- Tupimare
- Piloto Advanced

Tem uma coisa que eu gosto de fazer e até hoje tem dado bom resultado. Antes de andar lubrifico a engrenagem do sino da embreagem e do dif central com grafite em pó. Além de diminuir o atrito impede que agarre sujeira.
Quando vejo tópico repetido.......