Lipo no DX3R

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Janos
Piloto
Piloto

Re: lipo p/ DX3R ?

Mensagem por Janos »

Se vc quer aumentar a voltagem não precisa nem por lipo apenas habilite aqueles dois compartimentos a mais que tem para pilhas. Liguei no meu agora chega a 8.2 volts muito forte. Isso pq estou usando 6 pilhas de 1,2 da turnigy, agora pretendo colocar aquela nova de zinco que trabalha com 1,6v. Vamos ver a quanto vai chegar!

falow
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Lipo no DX3R

Mensagem por Abib »

As baterias de Zn chegam a 1,9v.. usando 6 a tensão chegaria até 11.4v..

Minha dúvida é: Por que usar toda esta tensão num rádio feito para trabalhar com 5-6v?

A alteração de adicionar uma célula é coerente, pois usando 4 pilhas alcalinas ou 5 de NiMh, chega-se a 6v, que é a tensão de trabalho que a Spektrum recomenda.

Colocar qualquer coisa a mais do que isso é pedir para queimar o rádio, afinal deve haver algum motivo dos criadores do rádio não liberarem o compartimento de baterias por completo.
Janos
Piloto
Piloto

Mensagem por Janos »

Mas vc acha que estraga eu usar 6 pilhas 1,2 volts? Se não é para usar esse compartimento pq ele disponibilizaram? Procurei no manual para ver se tinha algo contra porem não encontrei nada sendo dessa forma se não é proibido é permitido.

Na verdade apenas coloquei esses pilhas a mais para poder ficar mais tempo sem carregar.

abraços
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Janos escreveu:Procurei no manual para ver se tinha algo contra porem não encontrei nada sendo dessa forma se não é proibido é permitido.
Não entendo isso como justificativa..

Para os mais sensatos, continuo recomendando que se for modificar, não altere a tensão de trabalho. Se ele foi despachado para funcionar com 6v, então evite passar disso: Ou use 4 alcalinas, ou use 5 recarregáveis de 1,2v.
Janos
Piloto
Piloto

Mensagem por Janos »

Hum, agora entendi! E o pessoal que está usando lipo, vc acha que danifica?

abraços
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Acredito que sim. Foi por isso que recomendei usar um BEC para estabilizar a tensão em 6v..

Durante a concepção do rádio, provavelmente ele foi criado para usar 6 células..
Mas durante a bateria de testes que qualquer produto deve ser submetido antes de ser liberado para venda, alguma coisa deve ter sido encontrada para que limitassem a quantidade de células.

Na minha opinião, colocar mais de 6v é para diminuir a vida útil do rádio.
aluzjunior

Mensagem por aluzjunior »

Desculpa me intrometer, mas é claro que danifica, liga um aparelho 110V em uma tomada 220V.vai funcionar a 200% de sua potencia, mas vai queimar. o que pode-se aumentar é a capacidade de carga, isto é de 700mah para 1000mah, de 1500mah para 2000mah, para uma maior durabilidade de bateria. mas isso todo mundo ja sabe.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Junior, opiniões bem descritas e embasadas são sempre bem vindas.

Isso traz uma outra dúvida / modificação que eu acho sem muito sentido se não for feita de forma sábia:

Por que, por exemplo, usar uma LiPo de 1500mAh e 7,4 num rádio (que é a que normalmente cabe no compartimento) se eu posso usar 5 células de NiMH com 3000mAh de capacidade e ter quase o dobro de autonomia?

Eu uso 5 NiMH LSD da HobbyKing no meu DX3R.. ando todo final de semana as vezes com 3 carros diferentes, mas sempre com o mesmo rádio..

E faço a recarga menos de uma vês por mês..
Responder

Voltar para “Rádio”