DESVENDANDO AS BATERIAS LIPO....

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Gondo
Piloto Master
Piloto Master

Re: DESVENDANDO AS BATERIAS LIPO....

Mensagem por Gondo »

Alguem experimentou a nano-tech da HK? Sabe dizer se vale a pena?
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Helvio Lagares escreveu:Sou moderador lá sim.
Mas não sou rei de nada, hehehe... Não tenho micros. Tenho uns 1/10 on e 1/8 off.

então me confundi com outro modera q manja mto os eletricos!

eles chamam-o de rei dos micros.

só ñ lembro quem era....

falou!
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Gondo escreveu:Alguem experimentou a nano-tech da HK? Sabe dizer se vale a pena?

sim, as vezes vou na pista até sem a revinho, só pra ver . tinha um colega q tem uma flux andando com um par de 3s dessa nano-tech. eu vi ele pondo as lipos e perguntei se melhorou mto o punch e ele disse q sentiu diferença, agora a monstra ainda ta mais braba! hehe

qndo a gente ta andando e ele chega a maioria para de andar, nem sei porque né.....

ele ja arrebentou uma revo q morreu no meio da reta, dai ele foi com tudo e deu-le, arrebentou um cubo, e 2 balanças, sem falar o estrago da bolha.

ja deu porrada em inferno, num salto o inferno tava na frente e a flux pousou em cima dele! o inferno coitado ficou sem 1 roda!

sem falar outras q a flux ja fez na pista. apesar de ñ correr mto por causa das capotadas, ela faz mtoooo estrago!

kkkk

se eu fosse contar, tudo.....

desculpem o off topic, hehe
Gondo
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Gondo »

Entao, nem preocupo com o punch pois ando de 5S. Até diminuo o exponencial para -35% para ter mais controle.

Queria saber se incha menos, tem mais runtime, etc
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Gondo escreveu:Entao, nem preocupo com o punch pois ando de 5S. Até diminuo o exponencial para -35% para ter mais controle.

ai eu ñ sei, mais qndo eu ver ele eu pergunto ok??
Helvio Lagares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Helvio Lagares »

Vou considerar que o combo e o conjunto que está usando sejam adequados à aplicação, e vou tecer umas considerações sobre as possíveis causas do problema de inchar bateria.
Se está inchando, é porque o consumo do conjunto está acima da capacidade de descarga da bateria (o "C"). Mesmos sendo Nanotech ou LiPo normal, a bateria deve ser calibrada para o conjunto e aplicação utilizada. Isto posto, o pack adequado para o combo é só uma parte da equação. Exemplo: consideremos uma bateria 30C contínuos e 50C de burst 5000 mAh, que daria 150A contínuos e 250A de burst, e um combo com ESC 150A, ou seja, um conjunto que, em uma análise desatenta e por muitos equivocadamente considerada correta, está escalonado - mas existem outros fatores que deverão ser levados em consideração, como explico a seguir.
Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações que o fabricante informa do conjunto, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de razoável qualidade segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por aí, de baterias inchando: usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo brushless aguentam um pouco de abuso, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece, forçando um burst maior que 10 segundos, o qual o pack não pode suportar, então acaba inchando.
Conclusão: mesmo sendo Nanotech ou LiPo normal, inchará do mesmo jeito se todas as variáveis não forem levadas em consideração.
A propósito (opinião pessoal) não acredito que essas Nanotech sejam essa coca-cola toda não... Uma LiPo normal, num sistema calibrado, faz o serviço certinho sem inchar.

Gondo escreveu:Entao, nem preocupo com o punch pois ando de 5S. Até diminuo o exponencial para -35% para ter mais controle.

Helvio Lagares
caddu81
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por caddu81 »

O runtime só é definido pela quantidade de mAh ou pelos "C" também?

No caso da explicação acima, também seria uma questão de adequar a relação pinhão e coroa?

abs
Caddu!
Gondo
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Gondo »

Helvio,

Como referencia:

1. combo MMM2200
2. Pinhão 16
3. Truggy Mbx6t
4. Lipo 5000 mA 5S 25C

Estou forçando demais?

A proxima Lipo vou por 35C e ver se melhora.
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Helvio Lagares escreveu:Vou considerar que o combo e o conjunto que está usando sejam adequados à aplicação, e vou tecer umas considerações sobre as possíveis causas do problema de inchar bateria.
Se está inchando, é porque o consumo do conjunto está acima da capacidade de descarga da bateria (o "C"). Mesmos sendo Nanotech ou LiPo normal, a bateria deve ser calibrada para o conjunto e aplicação utilizada. Isto posto, o pack adequado para o combo é só uma parte da equação. Exemplo: consideremos uma bateria 30C contínuos e 50C de burst 5000 mAh, que daria 150A contínuos e 250A de burst, e um combo com ESC 150A.
Mesmo usando o combo e pack dentro das especificações que o fabricante informa do conjunto, você deve ter em mente que a corrente suportada pelo ESC é só a corrente máxima com a qual ele pode trabalhar com segurança, acima disso essa margem de segurança vai decrescendo, mas um ESC de razoável qualidade segue funcionando até um eventual desarme por temperatura. É possível até usar um overvoltage e tal, tem gente que pra fazer aquele carros fuderengos que passam dos 200Km/h fazem isso, melhoram a refrigeração e aumentam a voltagem do sistema, dentre outras coisas, mas isso é um exemplo apenas para ilustrar.
Resumindo, o sistema pode puxar mais corrente que o especificado se você estiver usando a relação inadequada ao peso do conjunto e aplicação utilizada (tipo de traçado, estilo de pilotagem, etc...), por exemplo. Acredito que possa ser esse o problema enfrentado por aí, de baterias inchando: usar uma relação muito agressiva, talvez longa demais, o que força o sistema a exigir mais corrente do pack, já que os combo brushless aguentam um pouco de abuso, com motores com muito torque, que até empurram bem o carro com uma relação mais longa, mas exigindo mais que os 150A que o pack fornece, forçando um burst maior que 10 segundos, o qual o pack não pode suportar, então acaba inchando.
Conclusão: mesmo sendo Nanotech ou LiPo normal, inchará do mesmo jeito se todas as variáveis não forem levadas em consideração.
A propósito (opinião pessoal) não acredito que essas Nanotech sejam essa coca-cola toda não... Uma LiPo normal, num sistema calibrado, faz o serviço certinho sem inchar.

putz, q explicação!

talvez minha lipo esteja inchando por relação errada!
caddu81
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por caddu81 »

Vamos ver se eu entendi:

Mamba Monster ESC Specifications:
Continuous: 120A*
Castle 2200kv Motor Specifications:
Amp Rating*: 120

Eu poderia utilizar as baterias abaixo?
- Turnigy nano-tech 6000mah 4S 25~50C (representa 125A - ultrapassa o limite em 5A)
- ZIPPY Flightmax 5000mAh 4S1P 30C~40C (representa 120A - bate com o esc e motor)
- Turnigy 5000mAh 5S 30C~40C (representa 120A - bate com o esc e motor)

Combinaria com um pinhão 16, 17 ou 18.

É isso mesmo? Com um combinação dessas em um truggy possívelmente as baterias não inchem?

abs
Caddu!
Helvio Lagares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

caddu81 escreveu:O runtime só é definido pela quantidade de mAh ou pelos "C" também?

No caso da explicação acima, também seria uma questão de adequar a relação pinhão e coroa?

abs

O runtime é definido pelo conjunto dessas variáveis todas.
É algo um tanto complicado de achar um valor definitivo, em função de todas essas variáveis.
Mas tentando simplificar, se o sistema combo-bateria estiverem mais ou menos dentro das especificações, a relação é um dos fatores mais significantes para se enquadrar dentro de um sistema confiável.
Helvio Lagares
Helvio Lagares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Gondo escreveu:Helvio,

Como referencia:

1. combo MMM2200
2. Pinhão 16
3. Truggy Mbx6t
4. Lipo 5000 mA 5S 25C

Estou forçando demais?

A proxima Lipo vou por 35C e ver se melhora.

É preciso saber a relação final (coroa / pinhão X redução interna). Não conheço o seu chassi, não saberia dizer se está curta ou longa demais a relação, curta demais ou longa demais força o sistema. Isto posto, o esquema é testar, mexendo na relação monitorando temperatura do motor e comportamento do pack (se está esquentando rápido por exemplo), de acordo com a sua aplicação. não existe relação ideal para todas as situações (onroad, off, bashing, dedo nervoso ou calmo...) Cada uma aplicação , tem a sua relação ideal.
No seu caso o pack fornece 125A contínuos, não está exatamente ruim, é um bom começo.
A experiência no uso fará você pegar o "feeling" do esquema, só teste com cautela, que chega no esquema legal.
Editado pela última vez por Helvio Lagares em 24 Jul 2010, 17:04, em um total de 1 vez.
Helvio Lagares
Helvio Lagares
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

caddu81 escreveu:Vamos ver se eu entendi:

Mamba Monster ESC Specifications:
Continuous: 120A*
Castle 2200kv Motor Specifications:
Amp Rating*: 120

- Turnigy nano-tech 6000mah 4S 25~50C (representa 125A - ultrapassa o limite em 5A)
- ZIPPY Flightmax 5000mAh 4S1P 30C~40C (representa 120A - bate com o esc e motor)

É isso mesmo? Com um combinação dessas em um truggy possívelmente as baterias não inchem?

abs

Creio que não compreendeu um fator importante aqui: mesmo se a corrente que a bateria fornece case com o máximo que o ESC lida sem reclamar, o sistema pode facilmente puxar muito mais que os 120A especificados caso a relação e situação de uso exijam mais do sistema.
Helvio Lagares
caddu81
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por caddu81 »

Helvio Lagares escreveu:
caddu81 escreveu:Vamos ver se eu entendi

Mamba Monster ESC Specifications
Continuous 120A*
Castle 2200kv Motor Specifications
Amp Rating* 120

abs

Creio que não compreendeu um fator importante aqui mesmo se a corrente que a bateria fornece case com o máximo que o ESC lida sem reclamar, o sistema pode facilmente puxar muito mais que os 120A especificados caso a relação e situação de uso exijam mais do sistema.
ok!

tks!
Caddu!
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

...
Responder

Voltar para “Elétricos”