GXR .18 a 130º. Normal? (Resolvido!)

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: GXR .18 a 130º. Normal?

Mensagem por FiskIII »

tipo faz um furo na bolha do lado do motor faz na frente e atras melhora muito.
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

FiskIII escreveu:tipo faz um furo na bolha do lado do motor faz na frente e atras melhora muito.
Fisk, já feito, e no meu caso sem alteração significante.
Estou começando achar que a temperatura ideal de operação do meu GXR vem só pra contrariar mesmo!
fabiomparra escreveu:...ja vi que a Kyosho tem belos chassis, mas pessimos motores...
Fábio, gosto de extrair o melhor de todas as situações, mesmo que aparentemente não haja meio de se fazer isso em determinados casos.
Neste, em específico, se estiver certo, assim seja!

Agora, se com esse motorzinho "cabeça dura" (no pé da palavra!...), problemático, a diversão já está sendo ímpar pra mim, imagine quando pegar um nível acima, um desses que eu tanto ouço falar aqui no fórum, e quem sabe até já à álcool!

Já tem aeros aí se divertindo sem o cheiro do nitro! Quem sabe?
Tecnologia e natureza: a combinação perfeita!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Elbain,

Tem um fórum sobre usar álcool. Minha opinião: Use, mas em um motor de baixo valor. Mas faça como recomendado pelo pessoal.

Sobre a temperatura. Hoje, não aguentando mais chegar no final de semana, coloquei meu RS4 com motor OS pra andar na garagem do prédio mesmo.

Simplismente, depois que afinei com a agulha de alta, e dei uma leve apertada na de baixa, o motor estabilizou nos 95°C. Com um ronco ABSURDO, ANIMAL, e com arranque invejável!!! Engata a segunda em poucos metros!!!!

Sobre usar combustível sem nitro. É minha meta! O nitro ataca os metais internos, vira, camisa, pistão, biela...

Quero fazer meu combusta na hora que for usar o carro! Tenho certeza, que com combustível fresquinho, sem nitro, meu auto vai andar bem!

Falow cara!!! Não exite em tentar ajustar o teu motor!!! Se vc gastar 3 tanques e ainda não ficar legal, não se desespere! Continue tentando!!! ehehhehehe
Maxx3262
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Maxx3262 »

São sim! O motor deve atingir seu pico e estabilizar na temperatura ideal....não ocilar para mais como fala, se atinge 125°C e estabiliza mesmo andando forte é o ideal, tem as variações de temperatura e a vela que utiliza. Aliás que vela que você está aí? Quente, fria?
Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Gazo escreveu:...Quero fazer meu combusta na hora que for usar o carro! Tenho certeza, que com combustível fresquinho, sem nitro, meu auto vai andar bem!
Ops Gazo rsrsrs!
Pode acreditar que também sonho com o combustível sem nitro, ainda que caseiro (desde que alguém prove para mim, por a + b, a viabilidade, em todos os sentidos - o difícil, aliás extremamente difícil!), mas neste ponto me referi aos motores a bio-etanol, o glow de álcool anidro que os Japas inventaram... heheheheh
Fui mal interpretado. Acho que é porque a possibilidade deve ser muito remota mesmo de eu vir a ter um num futuro breve... rsrsrsr

Quis dizer que, quando eu vier trocar de motor, talvez venha poder adquirir um desses, para auto, CLARO!:

Imagem

http://voamos.blogspot.com/2009/11/moto ... hegam.html

:wink:
Editado pela última vez por Elbain em 04 Fev 2010, 21:01, em um total de 1 vez.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Cara, estes motores que vc mostrou como exemplo são todos para aero! ehhehehehhehe

Mas com certeza deve ser bem diferente o tipo de álcool que coloca para eles funcionarem com o que temos aqui no Brasil. Não que seja ruim, mas o mais comum que temos tem água! E isso é PÉSSIMO para qualquer motor! Por isso o pessoal recomenda usar Álcool Absoluto. Mas isso é outro tópico.

O Maxx3262 levantou uma questão importante. Sabe qual vela vc está usando? A original que vem no DRT?
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Maxx3262 escreveu:...Aliás que vela que você está aí? Quente, fria?
É a G da KYOSHO pra .18, original do modelo (KYO74904).
Se não me engano é quente, médio quente.

Imagem

Aprendi que a pré-ignição é fatal pro aquecimento do motor, quando ocorre por algum motivo... será?
Editado pela última vez por Elbain em 04 Fev 2010, 21:04, em um total de 1 vez.
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Gazo escreveu:Cara, estes motores que vc mostrou como exemplo são todos para aero! ehhehehehhehe
Tô ligado! Foi só pra ilustrar o tipo de combustível utilizado, álcool mas "não caseiro"!
Mas tem razão. Fiquemos por aqui com o assunto. A novela do combustível já reina em outros tópicos!
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Re: GXR .18 a 130º. Normal? (Questão resolvida!)

Mensagem por Elbain »

Pessoal, ufa!
Parece que consegui concluir a questão de uma vez por todas.

Hoje finalmente choveu aqui na minha região e o dia permaneceu nublado por todo o tempo. Excelente para meus novos testes.

Fui até o mesmo asfalto onde constatei o super aquecimento da primeira vez e repeti os testes exatamente da mesma forma que antes.

Dessa vez, pico máximo registrado: 114º, e forçando!
A temperatura média ficou na casa dos seus surpreendentes 102º! Na lenta cheguei registrar 94º.

Conclusão:
O problema, creio eu, realmente talvez tenha sido simples e óbvio: a temperatura elevada do solo nos dias de sol a pico simplesmente neutralizou a refrigeração natural do motor. E faz sentido!
Acredito que a temperatura tenha facilmente passado dos 50º no asfalto onde eu estava no dia. Extremamente quente, a ponto de causar náuseas a quem permanecesse lá.

Apesar de ter refeito a regulagem do motor dessa vez, acredito que esse tenha sido o fator determinante.

Anotem aí! Além da poeira, areia, água e por aí vai... mais uma situação a se evitar para a garantia da saúde de seu modelo.

Dias excessivamente quentes.

Será que estou certo na conclusão?
Obrigado a todos pelo apoio e participação até agora no tópico. :wink:
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Está plenamente correto! Nossos motores tem refrigeração passiva! Não tem nada a ver com os carros comuns, refrigerados a água.

Se fosse assim, mesmo com a água fervendo, dificilmente o motor passaria dos 110°C!

Mas é complicado mesmo. Em dias mais quentes, melhor perder um pouco o rendimento do motor, deixando ele mais gordo, do que arriscar perder a compressão por excesso de temperatura.
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Tomara que seja isso mesmo, gazo.

E pra complementar, já ia me esquecendo de esclarecer o resto.
Aí vocês me perguntam: mas se o super aquecimento ocorria somente no asfalto acima de 50º, porque toda essa preocupação e debate a respeito.
Bastaria correr na sombra e constatar o problema!

Aí vêm as coincidências...

Acontece que aqui, interior de Minas, nas últimas 2 semanas o clima esteve como o de deserto. Não choveu nada e a onda de calor foi atípica, mesmo pra essa época do ano. Os noticiários constatam.

Onde quer que eu fosse com meu carro, enfrentaria sol escaldante, mesmo à sombra.
Não foi só no asfalto que ocorreu os picos de temperatura. Rodei com ele no sítio também e peguei estrada de terra super seca, com sol rachando em cima. Pode ter certeza meu amigo. Terra solta, seca e debaixo de sol forte por um tempo parece lava incandescente.
Fatos que não notei e que me levaram acreditar que o problema estava no motor, e não nos ambientes que eu freqüentava.

O calor incomum e a minha inexperiência me pegaram de surpresa.
Na verdade eu não esperava que a refrigeração do carro estivesse sendo comprometida, mesmo em movimento.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Melhor tomar cuidado. Caso contrário vamos ter carrinhos fritos de almoço! ehehehheheheh Brincadiras a parte, melhor tomar cuidado mesmo.
Responder

Voltar para “Motor”